Curso Dilma nova data

Curso livre – Da história da administração às funções: seus usos nas práticas arquivísticas

NOVA DATA!!!

Período: 21 a 24 de novembro de 2023

Horário: das 19 às 21 horas

Carga horária: 8 horas (4 aulas com 2 horas cada uma)

Plataforma: Google Meet (o curso não será gravado)

EMENTA:

A proposta do minicurso é analisar a importância da história administrativa nos arquivos, examinando os elementos que integram uma metodologia para o estudo dos organismos produtores, bem como a identificação e a análise de suas funções. O desenvolvimento das aulas se dará em torno dos seguintes eixos: a história administrativa e os arquivos; os princípios arquivísticos e o contexto de produção de documentos de arquivo; da história administrativa às funções, seus usos nas práticas arquivísticas; uma metodologia para o estudo da história administrativa e das funções; estudos de caso.

CORPO DOCENTE:

Dilma Cabral – possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Angélica Ricci Camargo – possui graduação (Unesp), mestrado e doutorado (UFRJ) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

INVESTIMENTO:

Categoria da inscriçãoAssociado
ARQ-SP
Membro
FNArq
Não
associado
ProfissionalR$ 80,00R$ 100,00R$ 120,00
Pós-graduaçãoR$ 70,00R$ 85,00R$ 105,00
Graduação/técnicoR$ 40,00R$ 50,00R$ 60,00
Valores de inscrição por categoria.

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/3BfJtXREALt1ud548

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Depósito bancário – Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>.
  • PIX – Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>.
  • Cartão de crédito – Aguardar solicitação de pagamento via e-mail do PagSeguro.
  • Boleto – Aguardar solicitação de pagamento via e-mail do PagSeguro.
  • Empenho – Enviar carta de empenho para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME DA INSTITUIÇÃO, CNPJ, DADOS CADASTRAIS, E-MAIL e CELULAR DO CONTATO, NOME COMPLETO DO(S) INTERESSADO(S). ATENÇÃO: para o pagamento por empenho só existe a categoria PROFISSIONAL NÃO ASSOCIADO.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO e ESTUDANTES (graduação e curso técnico): é obrigatório o envio do comprovante de matrícula atualizado para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.
  2. FILIADOS AO FNArq: é obrigatório o envio de declaração de vínculo associativo para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>. Veja aqui o modelo da declaração.
  3. Será emitido certificado de participação aos inscritos.


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Curso livre – Introdução à leitura paleográfica: uma abordagem metodológica do documento manuscrito

Data: 30 de agosto, 1 e 4 de setembro de 2023

Horário: das 19:30 às 21:30 horas

Carga horária: 6 horas

EMENTA:

O curso pretende ampliar a habilidade de leitura paleográfica ao promover a experiência de abordar o manuscrito histórico desde o primeiro contato com o texto e sua materialidade até a compreensão e normalização da respectiva transcrição.

Destinado principalmente a estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, História, Letras, Museologia e afins, bem como profissionais das diversas áreas que trabalham com fontes primárias. Não há pré-requisito para participação no curso.

O curso ocorrerá de forma síncrona e on-line. Será utilizada a plataforma Google Meet. As aulas NÃO serão gravadas.

CORPO DOCENTE:

Judie Kristie Pimenta Abrahim é bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo, especialista em Organização de Arquivos pelo IEB/USP, especialista na área de Patrimônio Artístico Ibero-Americano pela Escola de Belas Artes de San Fernando em Madrid-Espanha (Beca Fundación Carolina), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, junto ao acervo do compositor Camargo Guarnieri. Atua na área de organização e conservação de documentos, diplomática e tipologia documental, paleografia musical e paleografia discursiva. Foi professora de Paleografia no curso de Ética e História da Conservação oferecido pelo SENAI-SP. Atualmente é Diretora Técnica do Núcleo de Paleografia do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0749217704126444

Judie
Judie

Fabiana Léo Pereira Nascimento é doutoranda em História na UFMG, onde também cursou o mestrado e a licenciatura. É uma das fundadoras da Oficina de Paleografia e participa desde o primeiro semestre de 2012 como coordenadora da iniciativa. Pela atuação no referido projeto, foi agraciada com a Comenda da Liberdade e Cidadania (2014) e convidada a compor a programação do II Colóquio Luso-Brasileiro de Paleografia, realizado na Universidade de Coimbra (2018), e do Seminário Nacional de Paleografia, realizado na UFBA (2019). Tem mais de 10 anos de experiência lecionando na área da leitura paleográfica e foi a especialista convidada para comentar a 4ª Fase da 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (2022). Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9342930704072606

Fabiana_Léo
Fabiana_Léo

INVESTIMENTO:

Categoria da inscriçãoPROFISSIONALALUNO PÓS-
GRADUAÇÃO
ESTUDANTE
ASSOCIADO_ARQ-SPR$50,00R$35,00R$25,00
NÃO ASSOCIADOR$80,00R$60,00R$40,00
FILIADO_FNArqR$70,00R$50,00R$35,00
Valores de inscrição por categoria.

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/91dZ78cJ3ZpembWQ8

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Depósito bancário em nome de Associação de Arquivistas de São Paulo, Banco Santander (033), agência 0658, conta corrente 13007256-7. Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME COMPLETO, E-MAIL, CATEGORIA DA INSCRIÇÃO.
  • PIX (COD.: 02875020000131 – CNPJ). Enviar cópia da transferência para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME COMPLETO, E-MAIL, CATEGORIA DA INSCRIÇÃO.
  • Cartão de crédito. Enviar solicitação para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME COMPLETO, E-MAIL, CATEGORIA DA INSCRIÇÃO.
  • Boleto. Enviar solicitação para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME COMPLETO, ENDEREÇO COMPLETO, CPF ou CNPJ DO PAGADOR, E-MAIL, CELULAR PARA CONTATO, CATEGORIA DA INSCRIÇÃO.
  • Empenho. Enviar carta de empenho para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME DA INSTITUIÇÃO, CNPJ, DADOS CADASTRAIS, E-MAIL e CELULAR DO CONTATO, NOME COMPLETO DO(S) INTERESSADO(S). ATENÇÃO: para o pagamento por empenho só existe a categoria PROFISSIONAL NÃO ASSOCIADO.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO e ESTUDANTES (graduação e curso técnico): é obrigatório o envio do comprovante de matrícula atualizado para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.
  2. FILIADOS AO FNArq: é obrigatório o envio de declaração de vínculo associativo para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>. Veja aqui o modelo da declaração.
  3. Será emitido certificado de participação aos inscritos.

MINICURSOS do 4º Encontro Arquivos Pessoais

Evento online, realizado no mês de julho de 2023.

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos tem alterado significativamente a maneira como os indivíduos produzem e acumulam documentos, dando aos arquivos de pessoas uma feição ainda mais complexa do que aquela que geralmente costumam ostentar.

Pensando nisso, a ARQ-SP convidou especialistas para abordarem, em quatro minicursos, alguns desafios que a teoria ainda não oferece soluções completas ou satisfatórias no tratamento de arquivos pessoais. Será um espaço para conhecimento, reflexão e discussão, que antecede ao 4º Encontro Arquivos Pessoais: Experiências, Reflexões, Perspectivas, que será realizado on-line nos dias 1 e 2 de agosto de 2023.

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NOS MINICURSOS E POLÍTICA DE DESCONTOS

  • Para ter acesso às informações sobre os minicursos oferecidos, acesse a plataforma da Even3, clicando aqui.
  • Os interessados em se inscrever nos minicursos deverão, em primeiro lugar, fazer sua inscrição na plataforma indicada. Essa inscrição é gratuita, mas os cursos são pagos!
  • O valor individual de cada minicurso é R$60,00.
  • Os minicursos têm carga horária individual de 3 horas (das 19 às 22 horas), e serão realizados um por semana. Veja as datas e os dias da semana na plataforma indicada.
  • Os interessados poderão se inscrever em 1, 2, 3 ou 4 cursos. Atenção: a confirmação das inscrições para os minicursos, ou seja, a efetivação do respectivo pagamento, finalizará um dia antes da realização do curso, ou, no caso da aquisição de mais de um curso, um dia antes da realização do curso que acontecer primeiro. Por exemplo: quem quiser adquirir o combo dos 4 cursos deverá efetuar o pagamento até o dia 4/7, uma vez que o primeiro curso será realizado no dia 5/7.
  • Descontos especiais para associados da ARQ-SP quites com a anuidade 2023: para qualquer quantidade de cursos, usem o cupom ASSOCIADO25ARQ para obter 25% de desconto.
  • Descontos especiais para filiados às associações que integram o FNArq: para aquisição de 1 a 3 minicursos, é necessário enviar a declaração de vínculo associativo, devidamente assinada, para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, a fim de receber o cupom de desconto a ser aplicado na compra.
  • Descontos especiais para não associados e filiados ao FNArq que quiserem adquirir todos os cursos: usem o cupom COMBO4CURSOS.
  • Solicitamos que utilizem os cupons corretos evitando o bloqueio ou cancelamento de inscrições em cima da hora.

MINICURSOS – 4º ENCONTRO ARQUIVOS PESSOAIS:

  1. Organização de arquivos pessoais, dia 5/7 – docente: Pedro Carvalho
  2. Identificação de espécies e tipos documentais, dia 13/7 – docente: Renato de Mattos
  3. Planejamento de repositórios digitais para a gestão de acervos documentais, dia 19/7 – docentes: Gabriel Moore Bevilacqua e Ana Maria de Almeida Camargo
  4. Acervos documentais: Difusão e educação em meio digital, dia 27/7 – docentes: Adriana Koyama e Ivana Parrela

OBSERVAÇÃO: Todos os minicursos serão realizados online, ao vivo, pela plataforma Google Meet, das 19 às 22 horas, SEM GRAVAÇÃO!

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I Encontro Espaços de Memória na Universidade

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, das 14 às 17 horas, será realizado o I Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo, pelo Arquivo Geral da USP e pelo Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp.

O evento será gratuito, ao vivo e on-line, realizado por meio da plataforma Even3.

Para informações e inscrições, acesse: https://www.even3.com.br/1-encontro-espacos-de-memoria-na-universidade?even3_orig=events_eventlist

Paralelamente, entre os dias 21 e 23 de novembro, nos períodos da manhã (9 às 12 horas) e da noite (18:30 às 21:30 horas), serão oferecidos seis minicursos relacionados ao tema.

Os minicursos serão pagos e as informações encontram-se no mesmo link acima. Para inscrição, o interessado deverá enviar mensagem para o e-mail comissao_cursos@arqsp.net

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História administrativa

HISTÓRIA ADMINISTRATIVA NOS ARQUIVOS: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos

Durante a Semana Nacional do Arquivista, divulgada pelo @fnarq.brasil, a Associação de Arquivistas de São Paulo promoverá o curso “História da administração nos arquivos: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos”, ministrado por Dilma Cabral (Arquivo Nacional).

O curso ocorrerá nos dias 17, 18 e 19/10, das 19h às 21h, de forma on-line e ao vivo. Não haverá gravação das aulas.

Os valores e as formas de pagamento podem ser encontrados na imagem abaixo e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.

Ementa: O curso tem por objetivo analisar as relações existentes entre a história da administração e os princípios arquivísticos, apresentando como este domínio historiográfico contribui para a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo e a integridade dos fundos, bem como a sua função na compreensão do contexto de criação destes documentos. O desenvolvimento das aulas se dará em torno de três temas: a história da Administração como domínio historiográfico e os arquivos; os princípios arquivísticos, as funções e a história da Administração; a experiência de constituição de um programa de pesquisa de história da administração pública brasileira em uma instituição arquivística, o MAPA do Arquivo Nacional.

Sobre a docente: Dilma Cabral possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Investimento:

curso-investimento
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OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Para obter o desconto, o associado ARQ-SP deverá estar quite com a anuidade de 2022. Para regularizar sua inscrição, vá até a loja no site da ARQ-SP, clique em Filiação, e em seguida, na categoria adequada. Faz mais de 6 anos que a ARQ-SP não altera os valores de anuidade.
  2. Para obter o desconto praticado para as associações que são membro do FNArq (Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil), o interessado deverá baixar aqui o modelo da declaração de vínculo associativo e enviar para sua associação. Assim que esta preencher e assinar a declaração, é só devolver para o e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.
  3. Todos os alunos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) e os estudantes de graduação ou de curso técnico, não importando a área, deverão enviar para o e-mail acima, obrigatoriamente, os comprovantes de matrícula referentes ao semestre vigente.
Curso_Arquivista_Diplomatista

Curso 2021.5 – O Arquivista diplomatista e a governança de dados: desafios contemporâneos

Objetivo: A partir da trajetória da gestão de documentos, pretende-se explicar como o arquivista deve atuar perante os documentos arquivísticos digitais e demonstrar a importância da Diplomática para a efetiva governança de dados

Data: 30 de novembro; 1, 2, 7, 8 e 9 de dezembro de 2021

Horário: das 18:00 às 20:00 horas

Carga horária: 12 horas

DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

PROGRAMA:

  • Documento arquivístico digital – evolução e conceito
  • Gestão de documentos – do físico ao digital
  • Diplomática para gestão de documentos arquivísticos digitais
  • E-Arq e especificação de requisitos para SIGADs Aspectos de funcionalidade e metadados
  • Análise diplomática e tipológica
  • Configurações de SIGADs

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO À ARQ-SP

  • Profissional:       R$100,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$75,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$50,00

FILIADO À ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)

  • Profissional:       R$120,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$90,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$60,00

(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

NÃO ASSOCIADO

  • Profissional:       R$140,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$105,00
  • Estudante (graduação/curso técnico)     R$70,00

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/dBByQZmDsfMc55HS7

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), é necessário entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento (depósito bancário, transferência ou PIX) e solicitar emissão de nota fiscal. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.

Oficina_CF_Curso_2021_4

Curso 2021.4 – Ferramentas de gestão e sua usabilidade para profissionais de Arquivo

OFICINA COMO FAZER

Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2021

Horário:18:00 às 22:00 horas

DOCENTE: Dr. José Antonio da Silva (FCRB, IBGE e UFRRJ) – Doutor em Ciência da Informação, autor da premiada tese A Efetividade da Transparência Pública no Brasil à Luz dos Dispositivos de Acesso à Informação: Entre Possibilidades & Limitações, pela CAPES, na área de Comunicação e Informação, em 2021. Mestre em Administração e Especialista em Gestão Pública. Administrador. É Analista em Ciência & Tecnologia (Perfil Gestão) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), cargo para o qual foi aprovado em 1º lugar. Atualmente, está em exercício na área de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor do Magistério Superior Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mais de 15 anos de atuação profissional dedicados à gestão e prêmios na área, dentre eles o de melhor miniempreendedor pela ONG Junior Achievement do Rio de Janeiro, no ano de 2003. Conheça mais o docente: http://lattes.cnpq.br/3415354158735871

PROGRAMA/CRONOGRAMA

Data: 08/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 1. Noções de Administração, Projetos e o Uso de Ferramentas de Gestão com foco em Arquivos.

Objetivo: Apresentar Introdução à Administração, à Gestão de Projetos e algumas Ferramentas como possibilidade de utilização subsidiaria nas ações dos arquivistas. Conteúdo teórico.

Data: 09/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 2. Levantamento de Necessidades  – Discutindo o ambiente e sua implicação no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Ajudar a reconhecer, a partir do levantamento, questões positivas e negativas que envolvam os arquivos no intuito de ajudar os arquivistas a decompor problemas em sua área e achar alternativas na aplicação de ferramentas de qualidade. Conteúdo teórico e prático.

Data: 10/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 3. Ferramenta 1: Diagrama de Ishikawa – Decompondo problemas no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Desdobrar, a partir desta ferramenta de qualidade, questões positivas e negativas no contexto dos arquivos a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.

Módulo 4. Ferramenta 2: Plano de Ação 5W2H – Descrevendo propostas de soluções no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Identificar, com o aporte desta ferramenta de qualidade, possibilidades de soluções para gargalos em arquivos, a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.

Público-Alvo: Arquivistas, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

EstruturaAulas síncronas: apresentação, discussão e prática.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$100,00
Aluno de Pós-graduação:R$75,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$50,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)VALOR
Profissional:R$120,00
Aluno de Pós-graduação:R$90,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$60,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$140,00
Aluno de Pós-graduação:R$105,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$70,00
(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (preenchimento obrigatório): encurtador.com.br/ajkpD

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), solicitamos entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
Curso 2021.3

Curso 2021.3 – Diplomática e Arquivos Pessoais: identificando espécies e tipos documentais

Inscrições encerradas!

Data: 27 e 28 de julho de 2021

Horário:15:00 às 18:00 horas

Docentes:

Natália Bolfarini Tognoli: Professora Adjunta A2 no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora do livro “A construção teórica da Diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos arquivísticos”. Líder do Grupo de Pesquisa: Arquivos, Bibliotecas e Organização do Conhecimento. Presidente do Capítulo Brasileiro da ISKO (2020-2021). Coordenadora do PPGCI/UFF. Temas de interesse: Diplomática. Epistemologia da Arquivologia. Epistemologia Social. Organização do Conhecimento. Justiça social em arquivos.

Renato de Mattos: Bacharel (2006) e Licenciado (2007) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2009) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase nos seguintes temas: Arquivos Pessoais e Arquivos Permanentes. Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenou o projeto Acervo Documental da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/RJ) do Rio de Janeiro (SPU/RJ), cooperação interinstitucional entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Superintendência do Patrimônio da União do Rio de Janeiro (SPU/RJ), vinculada ao Programa de Modernização e Gestão do Patrimônio Imobiliário da União do Ministério da Economia e financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atuou na organização da documentação custodiada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC) e pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) e na elaboração de instrumentos de pesquisa da Fundação Mario Covas. É também pesquisador em História do Brasil, com ênfase em história do Império luso-brasileiro, história política e administrativa do período joanino e história e historiografia de São Paulo colonial.

Programa:

  1. Aplicação da Diplomática contemporânea e dos estudos da Tipologia Documental nos arquivos pessoais.
  2. Especificidades dos arquivos pessoais à luz dos princípios arquivísticos.
  3. Abordagem contextual dos arquivos pessoais.
  4. Documentos discricionários e a identificação de espécies e tipos documentais em arquivos pessoais.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, museólogos, historiadores, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$70,00
Aluno de Pós-graduação:R$50,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$35,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$40,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$90,00
Aluno de Pós-graduação:R$70,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$45,00

INSCRIÇÃO: ENCERRADA!

Formulário de preenchimento obrigatório: https://forms.gle/hFaynR2jdjtK3kz67

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da(s) ficha(s) de inscrição(ões) de seu(s) funcionário(s), entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade Profissional.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA O PAGAMENTO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
LGPD_2021

[Curso on-line 2021.2] Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, ou Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, promove a quebra de paradigma para a sociedade e alteração na relação de equilíbrio entre o indivíduo e uma organização, seja ela pública ou privada.

Visando ao preparo dos profissionais fundamentais no processo de implantação da LGPD em suas respectivas organizações, sejam públicas ou privadas, a Associação de Arquivistas de São Paulo solicitou à Profª Dra. Lenora Schwaitzer a elaboração de três cursos sobre o tema, que terão aulas onlineao vivo e interativas. As aulas não serão gravadas.

Datas: 14, 21 e 28 de maio, e 4 de junho de 2021 (sextas-feiras).

Horário: das 14 às 18 horas.

Docente: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF.

PROGRAMAÇÃO

Curso 1 – LGPD: fundamentos e aplicabilidade (8 horas)

Datas/horários: dias 14 e 21 de maio, das 14 às 18 horas.

  • Base histórica;
  • Incidência;
  • Dados pessoais e dados pessoais sensíveis;
  • Abrangência do tratamento de dados;
  • Direitos do titular dos dados;
  • Agentes de tratamento;
  • Fiscalização e penalidades;
  • Segurança e boas práticas.

Curso 2 – LGPD NA PRÁTICA: Arquivos correntes e intermediário (4 horas)

Data/horário: dia 28 de maio, das 14 às 18 horas.

  • Importância das funções de identificação, classificação e descrição;
  • LGPD e:
    • Judiciário;
    • Ensino;
    • Saúde;
    • Órgãos da Administração Pública.

Curso 3 – LGPD NA PRÁTICA: Arquivos permanentes (4 horas)

Data/horário: dia 4 de junho, das 14 às 18 horas.

  • Responsabilidade das instituições arquivísticas;
  • Direito ao esquecimento;
  • Interesse público x interesse individual;
  • Critérios para reconhecimento do interesse público.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, profissionais da gestão de arquivos permanentes, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO: (inscrições ENCERRADAS para curso 1 e pacotes: cursos 1, 2 e 3; cursos 1 e 2; cursos 1 e 3 )

As inscrições para os cursos 2 e 3 (individualmente ou pacote) estão abertas. Inscrições para pacotes: cursos@arqsp.or.br

Inscrições para o curso 2 ou para o curso 3 – diretamente na loja da ARQ-SP.

CURSO 1 (Valores por pessoa e por curso) – INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$40,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$90,00
Aluno de Pós-graduação:R$67,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$45,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$100,00
Aluno de Pós-graduação:R$75,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$50,00

CURSO 2 / CURSO 3 (Valores por pessoa e por curso)

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$50,00
Aluno de Pós-graduação:R$37,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$25,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$60,00
Aluno de Pós-graduação:R$45,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$30,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$70,00
Aluno de Pós-graduação:R$52,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$35,00

PACOTES ESPECIAIS (Somente pelo e-mail cursos@arqsp.org.br)

ASSOCIADO ARQ-SP
(20% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$144,00R$104,00R$104,00R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$108,00R$78,00R$78,00R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$72,00R$52,00R$52,00R$40,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS
(10% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$189,00R$135,00R$135,00R$108,00
Aluno de Pós-graduação:R$142,00R$101,00R$101,00R$81,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$94,50R$67,50R$67,50R$54,00
 
NÃO ASSOCIADO
(10% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$216,00R$153,00R$153,00R$126,00
Aluno de Pós-graduação:R$162,00R$115,00R$115,00R$94,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$108,00R$76,50R$76,50R$63,00

OBSERVAÇÕES:

  • É obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021 para alunos de pós-graduação e estudantes. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Filiados das associações conveniadas deverão solicitar à Diretoria da ARQ-SP, por e-mail (diretoria@arqsp.org.br), o modelo da declaração de vínculo associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
  • Pessoa Jurídica: a inscrição de seus funcionários deverá ser realizada somente por e-mail (secretaria@arqsp.org.br). Para pagamentos feitos por PJ só existe a modalidade Profissional.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
cursoVanderlei2021

[Curso on-line 2021.1] A gestão de documentos arquivísticos com restrição de acesso: uma ação crítica.

Discute-se as especificidades legais e procedimentais sobre a gestão, qual seja, produção, acesso e uso, tramitação, arquivamento e destinação de documentos arquivísticos que possuam informações com algum tipo de restrição de acesso. Aborda-se, adicionalmente, aspectos relativos aos requisitos de sistemas informatizados de gestão de documentos para proteção dessas informações.

Docente: Prof. Vanderlei Batista dos Santos

Arquivista, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Foi professor substituto do curso de Arquivologia da UnB e é docente em cursos de pós-graduação em arquivos e ciência da informação, e servidor efetivo da Câmara dos Deputados, onde é o atual Diretor da Coordenação de Arquivos, do Centro de Documentação e Informação. Atuou como consultor em projetos para instituições públicas e privadas de gestão de documentos e informações arquivísticos por quase duas décadas. É autor de diversos livros e artigos sobre a temática arquivística.

Data: 9 e 11 de março de 2021, das 18:30 às 21:30 horas.

Aulas online, ao vivo e interativas. As aulas não serão gravadas.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO (pagamento até o dia 9/03):

  • Profissional: R$ 60,00 (associado) / R$70,00 (não associado)
  • Aluno de pós-graduação: R$45,00 (associado) / R$55,00 (não associado)
  • Estudante: R$30,00 (associado) / R$35,00 (não associado)
  • Pessoa Jurídica: R$ 60,00 (associada) / R$70,00 (não associada)

OBSERVAÇÕES:

  • É obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021 para alunos de pós-graduação e estudantes.
  • Entende-se por estudante o aluno regularmente inscrito em curso técnico ou de graduação.
  • Pessoa Jurídica: inscrição somente por e-mail (secretaria@arqsp.org.br)
  • No ato da inscrição, cadastrar e-mail pessoal para não ter problema ao acessar o curso.
  • O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno no dia 9 de março.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br