Curso livre – Da história da administração às funções: seus usos nas práticas arquivísticas
NOVA DATA!!!
Período: 21 a 24 de novembro de 2023
Horário: das 19 às 21 horas
Carga horária: 8 horas (4 aulas com 2 horas cada uma)
Plataforma: Google Meet (o curso não será gravado)
EMENTA:
A proposta do minicurso é analisar a importância da história administrativa nos arquivos, examinando os elementos que integram uma metodologia para o estudo dos organismos produtores, bem como a identificação e a análise de suas funções. O desenvolvimento das aulas se dará em torno dos seguintes eixos: a história administrativa e os arquivos; os princípios arquivísticos e o contexto de produção de documentos de arquivo; da história administrativa às funções, seus usos nas práticas arquivísticas; uma metodologia para o estudo da história administrativa e das funções; estudos de caso.
CORPO DOCENTE:
Dilma Cabral – possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.
Angélica Ricci Camargo – possui graduação (Unesp), mestrado e doutorado (UFRJ) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.
INVESTIMENTO:
Categoria da inscrição | Associado ARQ-SP | Membro FNArq | Não associado |
Profissional | R$ 80,00 | R$ 100,00 | R$ 120,00 |
Pós-graduação | R$ 70,00 | R$ 85,00 | R$ 105,00 |
Graduação/técnico | R$ 40,00 | R$ 50,00 | R$ 60,00 |
INSCRIÇÃO:
É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/3BfJtXREALt1ud548
FORMAS DE PAGAMENTO:
- Depósito bancário – Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>.
- PIX – Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>.
- Cartão de crédito – Aguardar solicitação de pagamento via e-mail do PagSeguro.
- Boleto – Aguardar solicitação de pagamento via e-mail do PagSeguro.
- Empenho – Enviar carta de empenho para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME DA INSTITUIÇÃO, CNPJ, DADOS CADASTRAIS, E-MAIL e CELULAR DO CONTATO, NOME COMPLETO DO(S) INTERESSADO(S). ATENÇÃO: para o pagamento por empenho só existe a categoria PROFISSIONAL NÃO ASSOCIADO.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO e ESTUDANTES (graduação e curso técnico): é obrigatório o envio do comprovante de matrícula atualizado para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.
- FILIADOS AO FNArq: é obrigatório o envio de declaração de vínculo associativo para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>. Veja aqui o modelo da declaração.
- Será emitido certificado de participação aos inscritos.