[Curso on-line 2021.1] A gestão de documentos arquivísticos com restrição de acesso: uma ação crítica.

Discute-se as especificidades legais e procedimentais sobre a gestão, qual seja, produção, acesso e uso, tramitação, arquivamento e destinação de documentos arquivísticos que possuam informações com algum tipo de restrição de acesso. Aborda-se, adicionalmente, aspectos relativos aos requisitos de sistemas informatizados de gestão de documentos para proteção dessas informações.

Docente: Prof. Vanderlei Batista dos Santos

Arquivista, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Foi professor substituto do curso de Arquivologia da UnB e é docente em cursos de pós-graduação em arquivos e ciência da informação, e servidor efetivo da Câmara dos Deputados, onde é o atual Diretor da Coordenação de Arquivos, do Centro de Documentação e Informação. Atuou como consultor em projetos para instituições públicas e privadas de gestão de documentos e informações arquivísticos por quase duas décadas. É autor de diversos livros e artigos sobre a temática arquivística.

Data: 9 e 11 de março de 2021, das 18:30 às 21:30 horas.

Aulas online, ao vivo e interativas. As aulas não serão gravadas.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO (pagamento até o dia 9/03):

  • Profissional: R$ 60,00 (associado) / R$70,00 (não associado)
  • Aluno de pós-graduação: R$45,00 (associado) / R$55,00 (não associado)
  • Estudante: R$30,00 (associado) / R$35,00 (não associado)
  • Pessoa Jurídica: R$ 60,00 (associada) / R$70,00 (não associada)

OBSERVAÇÕES:

  • É obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021 para alunos de pós-graduação e estudantes.
  • Entende-se por estudante o aluno regularmente inscrito em curso técnico ou de graduação.
  • Pessoa Jurídica: inscrição somente por e-mail (secretaria@arqsp.org.br)
  • No ato da inscrição, cadastrar e-mail pessoal para não ter problema ao acessar o curso.
  • O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno no dia 9 de março.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br