MINICURSOS do 4º Encontro Arquivos Pessoais

Evento online, realizado no mês de julho de 2023.

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos tem alterado significativamente a maneira como os indivíduos produzem e acumulam documentos, dando aos arquivos de pessoas uma feição ainda mais complexa do que aquela que geralmente costumam ostentar.

Pensando nisso, a ARQ-SP convidou especialistas para abordarem, em quatro minicursos, alguns desafios que a teoria ainda não oferece soluções completas ou satisfatórias no tratamento de arquivos pessoais. Será um espaço para conhecimento, reflexão e discussão, que antecede ao 4º Encontro Arquivos Pessoais: Experiências, Reflexões, Perspectivas, que será realizado on-line nos dias 1 e 2 de agosto de 2023.

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NOS MINICURSOS E POLÍTICA DE DESCONTOS

  • Para ter acesso às informações sobre os minicursos oferecidos, acesse a plataforma da Even3, clicando aqui.
  • Os interessados em se inscrever nos minicursos deverão, em primeiro lugar, fazer sua inscrição na plataforma indicada. Essa inscrição é gratuita, mas os cursos são pagos!
  • O valor individual de cada minicurso é R$60,00.
  • Os minicursos têm carga horária individual de 3 horas (das 19 às 22 horas), e serão realizados um por semana. Veja as datas e os dias da semana na plataforma indicada.
  • Os interessados poderão se inscrever em 1, 2, 3 ou 4 cursos. Atenção: a confirmação das inscrições para os minicursos, ou seja, a efetivação do respectivo pagamento, finalizará um dia antes da realização do curso, ou, no caso da aquisição de mais de um curso, um dia antes da realização do curso que acontecer primeiro. Por exemplo: quem quiser adquirir o combo dos 4 cursos deverá efetuar o pagamento até o dia 4/7, uma vez que o primeiro curso será realizado no dia 5/7.
  • Descontos especiais para associados da ARQ-SP quites com a anuidade 2023: para qualquer quantidade de cursos, usem o cupom ASSOCIADO25ARQ para obter 25% de desconto.
  • Descontos especiais para filiados às associações que integram o FNArq: para aquisição de 1 a 3 minicursos, é necessário enviar a declaração de vínculo associativo, devidamente assinada, para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, a fim de receber o cupom de desconto a ser aplicado na compra.
  • Descontos especiais para não associados e filiados ao FNArq que quiserem adquirir todos os cursos: usem o cupom COMBO4CURSOS.
  • Solicitamos que utilizem os cupons corretos evitando o bloqueio ou cancelamento de inscrições em cima da hora.

MINICURSOS – 4º ENCONTRO ARQUIVOS PESSOAIS:

  1. Organização de arquivos pessoais, dia 5/7 – docente: Pedro Carvalho
  2. Identificação de espécies e tipos documentais, dia 13/7 – docente: Renato de Mattos
  3. Planejamento de repositórios digitais para a gestão de acervos documentais, dia 19/7 – docentes: Gabriel Moore Bevilacqua e Ana Maria de Almeida Camargo
  4. Acervos documentais: Difusão e educação em meio digital, dia 27/7 – docentes: Adriana Koyama e Ivana Parrela

OBSERVAÇÃO: Todos os minicursos serão realizados online, ao vivo, pela plataforma Google Meet, das 19 às 22 horas, SEM GRAVAÇÃO!

Afiche

XIV CONGRESSO DE ARQUIVOLOGIA DO MERCOSUL – DIVULGADA A 2ª CIRCULAR COM INFORMAÇÕES DE PAGAMENTO E PROGRAMA PRELIMINAR

Foram divulgados novos documentos referentes ao XIV CONGRESSO DE ARQUIVOLOGIA DO MERCOSUL (XIV CAM), que será realizado de 7 a 10 de novembro de 2023 em San Lorenzo/Assunção, Paraguai.

Clique nos links a seguir para ler os documentos, e não se esqueça de preencher o formulário de pré-inscrição para receber informações sobre os pagamentos.

2ª Circular: custos, formas de pagamento, programa preliminar do XIV CAM: clique aqui.

1ª Circular convocatória para o XIV CAM: clique aqui.

Convocatória para apresentação de trabalhos: clique aqui.

Regulamento de recepção e seleção de trabalhos: clique aqui.

Resolução referente à composição da Comissão Internacional Acadêmica e Avaliadora dos trabalhos: clique aqui.

Clique aqui para acessar o site oficial do XIV CAM.

O e-mail oficial para sanar qualquer dúvida é xivcampy2023@gmail.com

Simpósio Internacional de Arquivos – SIA 2020

A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) promoveu de 5 a 13 de dezembro de 2020 seu primeiro evento totalmente on-line e ao vivo.

Sob o tema central Arquivo, documento e informação em cenários híbridos, o Simpósio Internacional de Arquivos contou com 528 participantes inscritos entre convidados, apresentadores de trabalho e ouvintes. Participaram alunos de graduação, de cursos técnicos e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas da Documentação.

O evento contou com participantes do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, França e Uruguai.

Foram nove dias intensos e repletos de muita informação, troca de experiências, multiplicação de conhecimento, encontros e reencontros.

Mas, acima de tudo, o SIA 2020 foi um evento democrático, reunindo na mesma plataforma, simultaneamente e ao vivo, centenas de pessoas que se encontravam em lugares diferentes e em fusos horários distintos.

Para saber mais sobre o evento, consulte o site https://www.simposiointernacionaldearquivos.com/

SIA 2020
SIA2020

12 de outubro – ÚLTIMO DIA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (SIA 2020) – Ainda dá tempo de se filiar à ARQ-SP!

Os interessados em submeter trabalhos para o Simpósio Internacional de Arquivos (SIA 2020) na qualidade de ASSOCIADO, podem se filiar à Associação de Arquivistas de São Paulo ainda hoje.

Horário limite para se filiar à ARQ-SP: 18 horas.

Forma de pagamento: CARTÃO DE CRÉDITO.

Procedimentos: Para se filiar à ARQ-SP, acesse o site, clique em MINHA CONTA (somente pelo computador) e faça o pré-cadastro. Saia do site para validar os dados. Acesse novamente e clique em LOJA / FILIAÇÃO. Encontre a opção adequada à sua condição (profissional, aluno de pós-graduação, estudante – graduação ou curso técnico; e instituição). Clique no botão COMPRAR, confira os dados, clique em PROCEED TO CHECKOUT, complete seu cadastro, faça o pagamento pelo PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado) e aguarde o e-mail de confirmação da ARQ-SP.

Se você já é filiado e possui o cadastro no site, entre direto na LOJA / FILIAÇÃO e siga os passos a partir desse ponto.

Se você já é filiado e esqueceu a senha ou o login, mande mensagem para o e-mail diretoria@arqsp.org.br.

Os valores da anuidade referente ao ano de 2020 estão fixados em:

  • Pessoa Física (Profissionais) – R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
  • Alunos de Pós-graduação – R$ 120,00 (cento e vinte reais).
  • Estudantes de Graduação ou curso técnico – R$ 100,00 (cem reais).
  • Pessoa Jurídica – R$ 600,00 (seiscentos reais).

Arquivos pessoais são tema de encontro na UFMG

Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, acontece em Belo Horizonte o Encontro “Universidade e arquivos pessoais: custódia, preservação, difusão”, organizado por professores dos cursos de Arquivologia e Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

A programação conta com conferência de abertura proferida pela Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo, da Universidade de São Paulo. No dia 6, palestram também Fernando Mencarelli, professor da Escola de Belas Artes, e Diná Araújo, diretora da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG. No dia 7, a Profa. Dra. Elizabeth Ribeiro Azevedo, da USP, falará sobre a experiência do Centro de Documentação Teatral da Universidade de São Paulo e os professores Marta Melgaço, Verona Segantini e José Francisco G. Campos apresentarão o relato da experiência realizada com o arquivo do teatrólogo João das Neves, desenvolvida com alunos da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas no local do evento. Será conferido certificado aos participantes.

Universidade e arquivos pessoais: custódia, preservação, difusão

Quando? 6 e 7 de novembro de 2018, das 19:00 às 22:00

Onde? Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte) 

III SIMPÓSIO ARQUIVOS & EDUCAÇÃO

Local: IEB – USP – São Paulo, SP
Data: 08 e 09 de novembro de 2018, das 09:00 às 19:00 horas

 

O tema do III Simpósio Arquivos & Educação convida à reflexão sobre as dinâmicas da lembrança e do esquecimento, da constituição histórica e social dos sujeitos, na produção de conhecimentos relativos aos acervos documentais. Busca, mais uma vez, dar visibilidade a experiências e pesquisas que interrogam e tensionam concepções de produção acadêmica que separam de forma instrumental as abordagens racionais do conhecimento das reflexões sensíveis, agora focalizando os entrelaçamentos entre a pesquisa de acervos arquivísticos e a emergência e significação de memórias sensíveis, sua circulação social, suas expressões e desdobramentos nas práticas educacionais, escolares e extraescolares.

Voltando o nosso olhar para as práticas de memória contemporâneas que tomam os documentos de arquivo como meio e suporte para suas reflexões, bem como para as práticas educativas que se apoiam em uma perspectiva racional sensível de produção de conhecimento, perguntamo-nos  como as experiências e pesquisas que envolvem os arquivos e a educação podem contribuir para a criação de outras possibilidades de abordagem da documentação arquivística no universo do ensino formal e não formal, nos serviços educativos dos arquivos, nas escolas, nas mídias e em outros espaços de produção e circulação de conhecimento dos quais os arquivos participam.

O tema do Simpósio convoca, mais uma vez, ao diálogo aberto e transdisciplinar. Convidamos a todos interessados em Educação e Arquivos a participarem desse encontro, trazendo suas experiências e reflexões sobre essa e outras temáticas provocadas pela aproximação entre os arquivos e a educação, em múltiplos espaços e perspectivas.

Evento gratuito.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br