Curso_como-produzir-bons-documentos

Curso livre – Como produzir e manter bons documentos arquivísticos digitais: bases para sua gestão e preservação

Inscrições abertas!!!

Data: 13, 14, 19 e 20 de junho de 2023

Horário: das 18:00 às 21:00 horas

Carga horária: 12 horas

Corpo docente:

Alex Pereira de Holanda: Arquivista no Arquivo Nacional. Graduado em Arquivologia (Unirio) com especializações em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva (Unesa) e Preservação do Patrimônio Cultural (Fiocruz) e mestre em Memória Social (Unirio), doutorando Ciência da Informação (UFF). Pesquisador e líder de grupo de pesquisa no IBICT. Tem experiência na área Arquivologia, com ênfase em Reformatação, Preservação de documentos arquivísticos digitais, RDC-Arq e Políticas de Preservação.

Cláudia Lacombe: Especialista do Arquivo Nacional desde 1988, tendo atuado nestes anos como técnica na área de documentação permanente, como analista de sistemas na área de informática e como supervisora na Coordenação-Geral de Gestão de Documentos. Atualmente trabalha na equipe de normalização e qualidade dos sistemas informatizados da Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Coordenou o Programa Permanente de preservação e Acesso a Documentos Digitais do Arquivo Nacional – AN Digital. Foi Presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2004 a 2020. Pesquisadora do Projeto InterPARES – Projeto colaborativo de pesquisa internacional em Preservação de documentos digitais autênticos, desde 2007. Na terceira fase do projeto (2007-2012) foi diretora da equipe brasileira.

Margareth da Silva: Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2004 a 2020. Atuou profissionalmente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional, no qual desenvolveu trabalhos acerca do tema documentos arquivísticos digitais. É autora do livro O arquivo e o lugar: custódia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos (2017), publicado pela EDUFF, premiado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, na categoria Ciências Sociais Aplicadas em 2018.

Natasha Hermida: Doutorado, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela UFF. Integrante do grupo Rede de Pesquisa Dríade, onde participa como arquivista pesquisadora da linha 04 – Preservação de Documentos Arquivísticos. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Unirio, onde também realizou sua graduação em Arquivologia. Servidora pública em exercício na Unirio, atua nas atividades voltadas para os documentos digitais no Arquivo Central. Trabalhou no Arquivo Nacional, atuando na Coordenação-Geral de Gestão de Documentos com orientação técnica e capacitação sobre gestão de documentos digitais aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Ementa:

Marcos teóricos da Gestão de Documentos Digitais. Ciclo de vida e legislação arquivística. Conceitos de informação, documento e documento arquivístico, documento arquivístico digital. Elementos, características, status e categorias do documento arquivístico digital. SIGAD e Sistemas de Negócio. Conceitos e funções da preservação digital. O objeto digital e componente digital. Repositório arquivístico digital: conceito, características e normas. Metadados. Cadeia de custódia e cadeia de preservação.

Programação:

Módulo I – Dias 13 e 14/06 – Gestão de documentos arquivísticos digitais.

Módulo II – Dias 19 e 20/06 – Preservação de documentos arquivísticos digitais.

Outras informações:

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas NÃO serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

Investimento:

ASSOCIADO À ARQ-SP*

  • Profissional:  R$150,00
  • Aluno de Pós-graduação: R$120,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$75,00
[* Quite com a anuidade referente ao ano de 2023.]

NÃO ASSOCIADO**

  • Profissional:  R$210,00
  • Aluno de Pós-graduação:   R$170,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$105,00
[**Necessário enviar o comprovante de matrícula para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br.]

FILIADOS às associações conveniadas que integram o FNArq: R$170,00

[Enviar Declaração de Vínculo Associativo, preenchida e assinada, antes de efetuar o pagamento da inscrição. Para solicitar o modelo da declaração, envie mensagem para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br]

Inscrição:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/RMwxxzuJXmmKsoeJA

Curso livre – Arquivologia e governança de dados: convergências e rupturas

Data: 12, 13, 19 e 20 de abril de 2023

Horário: das 19:00 às 21:00 horas

Carga horária: 8 horas

DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

PROGRAMA:

  • Governança de dados: definição e aproximações com a arquivologia
  • Dados, documento arquivístico, gestão de documentos e governança de dados – do universo físico ao digital
  • Papéis e responsabilidades: o arquivista e a gestão de dados
  • Diplomática como base para governança de dados: padrões a serem observados

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas NÃO serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 8 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO À ARQ-SP*

  • Profissional:  R$100,00
  • Aluno de Pós-graduação: R$75,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$50,00
[* Quite com a anuidade referente ao ano de 2023.]

NÃO ASSOCIADO**

  • Profissional:  R$140,00
  • Aluno de Pós-graduação:   R$120,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$70,00
[**Necessário enviar o comprovante de matrícula para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br.]

Filiados às associações conveniadas que integram o FNArq: R$120,00

[Enviar Declaração de Vínculo Associativo, preenchida e assinada, antes de efetuar o pagamento da inscrição. Para solicitar o modelo da declaração, envie mensagem para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br]

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir:

https://forms.gle/QXt3ksdqUp815cuS6

cartaz_encontro_espacos_memoria

I Encontro Espaços de Memória na Universidade

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, das 14 às 17 horas, será realizado o I Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo, pelo Arquivo Geral da USP e pelo Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp.

O evento será gratuito, ao vivo e on-line, realizado por meio da plataforma Even3.

Para informações e inscrições, acesse: https://www.even3.com.br/1-encontro-espacos-de-memoria-na-universidade?even3_orig=events_eventlist

Paralelamente, entre os dias 21 e 23 de novembro, nos períodos da manhã (9 às 12 horas) e da noite (18:30 às 21:30 horas), serão oferecidos seis minicursos relacionados ao tema.

Os minicursos serão pagos e as informações encontram-se no mesmo link acima. Para inscrição, o interessado deverá enviar mensagem para o e-mail comissao_cursos@arqsp.net

minicursos-encontro-espacos-memoria
minicursos-encontro-espaços-memoria
ARQ-SP CONVIDA 20.10.22

ARQ-SP CONVIDA! – As portarias MEC voltadas aos acervos acadêmicos

ARQ-SP CONVIDA! – ESPECIAL DIA DO ARQUIVISTA

Em maio de 2022, por meio da Portaria MEC no. 360, o Ministério da Educação impôs às instituições de ensino superior, que integram o Sistema Federal de Ensino, a obrigatoriedade de converter para o meio digital parcela significativa de seus arquivos. Esta edição de ARQ-SP Convida pretende resgatar o contexto normativo em torno da gestão do “acervo acadêmico” das IES e debater as implicações administrativas e práticas das portarias mais recentes para as universidades públicas e privadas.

DEBATEDORES: Débora Flores (UFSM) e José Francisco Guelfi Campos (UFMG)

MEDIAÇÃO: Anna Carla Almeida Mariz (UNIRIO)

Dia 20/10, Dia do Arquivista, às 18h30.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ABuJQxkiB20

História administrativa

HISTÓRIA ADMINISTRATIVA NOS ARQUIVOS: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos

Durante a Semana Nacional do Arquivista, divulgada pelo @fnarq.brasil, a Associação de Arquivistas de São Paulo promoverá o curso “História da administração nos arquivos: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos”, ministrado por Dilma Cabral (Arquivo Nacional).

O curso ocorrerá nos dias 17, 18 e 19/10, das 19h às 21h, de forma on-line e ao vivo. Não haverá gravação das aulas.

Os valores e as formas de pagamento podem ser encontrados na imagem abaixo e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.

Ementa: O curso tem por objetivo analisar as relações existentes entre a história da administração e os princípios arquivísticos, apresentando como este domínio historiográfico contribui para a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo e a integridade dos fundos, bem como a sua função na compreensão do contexto de criação destes documentos. O desenvolvimento das aulas se dará em torno de três temas: a história da Administração como domínio historiográfico e os arquivos; os princípios arquivísticos, as funções e a história da Administração; a experiência de constituição de um programa de pesquisa de história da administração pública brasileira em uma instituição arquivística, o MAPA do Arquivo Nacional.

Sobre a docente: Dilma Cabral possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Investimento:

curso-investimento
curso-investimento

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Para obter o desconto, o associado ARQ-SP deverá estar quite com a anuidade de 2022. Para regularizar sua inscrição, vá até a loja no site da ARQ-SP, clique em Filiação, e em seguida, na categoria adequada. Faz mais de 6 anos que a ARQ-SP não altera os valores de anuidade.
  2. Para obter o desconto praticado para as associações que são membro do FNArq (Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil), o interessado deverá baixar aqui o modelo da declaração de vínculo associativo e enviar para sua associação. Assim que esta preencher e assinar a declaração, é só devolver para o e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.
  3. Todos os alunos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) e os estudantes de graduação ou de curso técnico, não importando a área, deverão enviar para o e-mail acima, obrigatoriamente, os comprovantes de matrícula referentes ao semestre vigente.

BBM/USP realiza a 3ª edição do Curso de Atualização – Centros de Memória: fundamentos e perspectivas

GRATUITO

PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a pessoas graduadas que trabalham em organismos de custódia de documentos e desejam atualizar conhecimentos, aprimorando seu desempenho profissional.

OBJETIVO
Proporcionar uma visão teórico-prática da função estratégica que os centros de memória podem desempenhar no âmbito de instituições públicas e privadas.

CARGA HORÁRIA
35h
14 sessões de 2h30 horas-aula cada, ministradas virtualmente uma vez por semana, nas quintas-feiras, das 15h às 17h30 horas, ao longo do segundo semestre de 2022.

NÚMERO DE VAGAS
60

PERÍODO DE INSCRIÇÃO NO APOLO

12 e 14/07/2022 – A inscrição inicia às 8h do dia 12/07 e termina às 23h59 do dia 14/07/2022. IMPORTANTE: HAVERÁ SELEÇÃO – A inscrição no Sistema Apolo não garante a vaga.

Inscreva-se https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormCursosOferecidosListar?oriins=W&codmnu=1447

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
De 18/08/2022 a 24/11/2022

Para mais informações, clique sobre a imagem.

Centros de Memória: fundamentos e perspectivas
Informação sobre inscrição

Colóquio Brasil – Portugal: Documentos e arquivos de obras e edificações

Dias 22 e 23 de junho de 2022, das 14 às 17 horas

Evento on-line e gratuito

Inscrições: https://www.even3.com.br/cbpdaoe

Objetivo: apresentar e discutir procedimentos técnicos relacionados com a gestão de documentos originários de atividades típicas de planejamento, execução, manutenção e restauração de obras e edificações, tanto na área pública quanto no âmbito privado.

Público-alvo: profissionais de diferentes formações (arquitetos, arquivistas, bibliotecários, documentalistas, engenheiros, historiadores e museólogos, entre outros), na perspectiva de propiciar a troca de experiências e a aproximação daqueles que exercem a curadoria de acervos pessoais e institucionais similares.

Promoção: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Associação de Arquivistas de São Paulo, Arquivo Municipal de Lisboa e Associação Casa da Arquitectura.

palestrantes
palestrantes

ARQ-SP NA 6ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

Venha para nossa live “A USP e seus novos instrumentos de gestão de documentos”!

O webinário abordará o Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP), seus Instrumentos de Gestão Documental atualizados: Plano de Classificação de Atividades (PCA) e Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD), bem como o manual de gestão documental denominado A USP e seus documentos. Destacaremos as inovações metodológicas (“soluções heterodoxas”) aplicadas na elaboração destes documentos, além das peculiaridades e necessidades inerentes à gestão documental na USP

O evento será transmitido pela YouTube da ARQ-SP: https://www.youtube.com/watch?v=jiHnaETsmn8

Sem inscrição prévia | Haverá emissão de certificados
https://www.instagram.com/p/CeWBUYQrvt0/?igshid=MDJmNzVkMjY=

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br