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I Encontro Espaços de Memória na Universidade

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, das 14 às 17 horas, será realizado o I Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo, pelo Arquivo Geral da USP e pelo Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp.

O evento será gratuito, ao vivo e on-line, realizado por meio da plataforma Even3.

Para informações e inscrições, acesse: https://www.even3.com.br/1-encontro-espacos-de-memoria-na-universidade?even3_orig=events_eventlist

Paralelamente, entre os dias 21 e 23 de novembro, nos períodos da manhã (9 às 12 horas) e da noite (18:30 às 21:30 horas), serão oferecidos seis minicursos relacionados ao tema.

Os minicursos serão pagos e as informações encontram-se no mesmo link acima. Para inscrição, o interessado deverá enviar mensagem para o e-mail comissao_cursos@arqsp.net

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ARQ-SP CONVIDA 20.10.22

ARQ-SP CONVIDA! – As portarias MEC voltadas aos acervos acadêmicos

ARQ-SP CONVIDA! – ESPECIAL DIA DO ARQUIVISTA

Em maio de 2022, por meio da Portaria MEC no. 360, o Ministério da Educação impôs às instituições de ensino superior, que integram o Sistema Federal de Ensino, a obrigatoriedade de converter para o meio digital parcela significativa de seus arquivos. Esta edição de ARQ-SP Convida pretende resgatar o contexto normativo em torno da gestão do “acervo acadêmico” das IES e debater as implicações administrativas e práticas das portarias mais recentes para as universidades públicas e privadas.

DEBATEDORES: Débora Flores (UFSM) e José Francisco Guelfi Campos (UFMG)

MEDIAÇÃO: Anna Carla Almeida Mariz (UNIRIO)

Dia 20/10, Dia do Arquivista, às 18h30.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ABuJQxkiB20

História administrativa

HISTÓRIA ADMINISTRATIVA NOS ARQUIVOS: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos

Durante a Semana Nacional do Arquivista, divulgada pelo @fnarq.brasil, a Associação de Arquivistas de São Paulo promoverá o curso “História da administração nos arquivos: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos”, ministrado por Dilma Cabral (Arquivo Nacional).

O curso ocorrerá nos dias 17, 18 e 19/10, das 19h às 21h, de forma on-line e ao vivo. Não haverá gravação das aulas.

Os valores e as formas de pagamento podem ser encontrados na imagem abaixo e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.

Ementa: O curso tem por objetivo analisar as relações existentes entre a história da administração e os princípios arquivísticos, apresentando como este domínio historiográfico contribui para a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo e a integridade dos fundos, bem como a sua função na compreensão do contexto de criação destes documentos. O desenvolvimento das aulas se dará em torno de três temas: a história da Administração como domínio historiográfico e os arquivos; os princípios arquivísticos, as funções e a história da Administração; a experiência de constituição de um programa de pesquisa de história da administração pública brasileira em uma instituição arquivística, o MAPA do Arquivo Nacional.

Sobre a docente: Dilma Cabral possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Investimento:

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OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Para obter o desconto, o associado ARQ-SP deverá estar quite com a anuidade de 2022. Para regularizar sua inscrição, vá até a loja no site da ARQ-SP, clique em Filiação, e em seguida, na categoria adequada. Faz mais de 6 anos que a ARQ-SP não altera os valores de anuidade.
  2. Para obter o desconto praticado para as associações que são membro do FNArq (Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil), o interessado deverá baixar aqui o modelo da declaração de vínculo associativo e enviar para sua associação. Assim que esta preencher e assinar a declaração, é só devolver para o e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.
  3. Todos os alunos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) e os estudantes de graduação ou de curso técnico, não importando a área, deverão enviar para o e-mail acima, obrigatoriamente, os comprovantes de matrícula referentes ao semestre vigente.

BBM/USP realiza a 3ª edição do Curso de Atualização – Centros de Memória: fundamentos e perspectivas

GRATUITO

PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a pessoas graduadas que trabalham em organismos de custódia de documentos e desejam atualizar conhecimentos, aprimorando seu desempenho profissional.

OBJETIVO
Proporcionar uma visão teórico-prática da função estratégica que os centros de memória podem desempenhar no âmbito de instituições públicas e privadas.

CARGA HORÁRIA
35h
14 sessões de 2h30 horas-aula cada, ministradas virtualmente uma vez por semana, nas quintas-feiras, das 15h às 17h30 horas, ao longo do segundo semestre de 2022.

NÚMERO DE VAGAS
60

PERÍODO DE INSCRIÇÃO NO APOLO

12 e 14/07/2022 – A inscrição inicia às 8h do dia 12/07 e termina às 23h59 do dia 14/07/2022. IMPORTANTE: HAVERÁ SELEÇÃO – A inscrição no Sistema Apolo não garante a vaga.

Inscreva-se https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormCursosOferecidosListar?oriins=W&codmnu=1447

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
De 18/08/2022 a 24/11/2022

Para mais informações, clique sobre a imagem.

Centros de Memória: fundamentos e perspectivas
Informação sobre inscrição

Colóquio Brasil – Portugal: Documentos e arquivos de obras e edificações

Dias 22 e 23 de junho de 2022, das 14 às 17 horas

Evento on-line e gratuito

Inscrições: https://www.even3.com.br/cbpdaoe

Objetivo: apresentar e discutir procedimentos técnicos relacionados com a gestão de documentos originários de atividades típicas de planejamento, execução, manutenção e restauração de obras e edificações, tanto na área pública quanto no âmbito privado.

Público-alvo: profissionais de diferentes formações (arquitetos, arquivistas, bibliotecários, documentalistas, engenheiros, historiadores e museólogos, entre outros), na perspectiva de propiciar a troca de experiências e a aproximação daqueles que exercem a curadoria de acervos pessoais e institucionais similares.

Promoção: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Associação de Arquivistas de São Paulo, Arquivo Municipal de Lisboa e Associação Casa da Arquitectura.

palestrantes
palestrantes

ARQ-SP NA 6ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

Venha para nossa live “A USP e seus novos instrumentos de gestão de documentos”!

O webinário abordará o Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP), seus Instrumentos de Gestão Documental atualizados: Plano de Classificação de Atividades (PCA) e Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD), bem como o manual de gestão documental denominado A USP e seus documentos. Destacaremos as inovações metodológicas (“soluções heterodoxas”) aplicadas na elaboração destes documentos, além das peculiaridades e necessidades inerentes à gestão documental na USP

O evento será transmitido pela YouTube da ARQ-SP: https://www.youtube.com/watch?v=jiHnaETsmn8

Sem inscrição prévia | Haverá emissão de certificados
https://www.instagram.com/p/CeWBUYQrvt0/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Curso_Arquivista_Diplomatista

Curso 2021.5 – O Arquivista diplomatista e a governança de dados: desafios contemporâneos

Objetivo: A partir da trajetória da gestão de documentos, pretende-se explicar como o arquivista deve atuar perante os documentos arquivísticos digitais e demonstrar a importância da Diplomática para a efetiva governança de dados

Data: 30 de novembro; 1, 2, 7, 8 e 9 de dezembro de 2021

Horário: das 18:00 às 20:00 horas

Carga horária: 12 horas

DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

PROGRAMA:

  • Documento arquivístico digital – evolução e conceito
  • Gestão de documentos – do físico ao digital
  • Diplomática para gestão de documentos arquivísticos digitais
  • E-Arq e especificação de requisitos para SIGADs Aspectos de funcionalidade e metadados
  • Análise diplomática e tipológica
  • Configurações de SIGADs

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO À ARQ-SP

  • Profissional:       R$100,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$75,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$50,00

FILIADO À ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)

  • Profissional:       R$120,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$90,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$60,00

(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

NÃO ASSOCIADO

  • Profissional:       R$140,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$105,00
  • Estudante (graduação/curso técnico)     R$70,00

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/dBByQZmDsfMc55HS7

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), é necessário entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento (depósito bancário, transferência ou PIX) e solicitar emissão de nota fiscal. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br