Curso Dilma nova data

Curso livre – Da história da administração às funções: seus usos nas práticas arquivísticas

NOVA DATA!!!

Período: 21 a 24 de novembro de 2023

Horário: das 19 às 21 horas

Carga horária: 8 horas (4 aulas com 2 horas cada uma)

Plataforma: Google Meet (o curso não será gravado)

EMENTA:

A proposta do minicurso é analisar a importância da história administrativa nos arquivos, examinando os elementos que integram uma metodologia para o estudo dos organismos produtores, bem como a identificação e a análise de suas funções. O desenvolvimento das aulas se dará em torno dos seguintes eixos: a história administrativa e os arquivos; os princípios arquivísticos e o contexto de produção de documentos de arquivo; da história administrativa às funções, seus usos nas práticas arquivísticas; uma metodologia para o estudo da história administrativa e das funções; estudos de caso.

CORPO DOCENTE:

Dilma Cabral – possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Angélica Ricci Camargo – possui graduação (Unesp), mestrado e doutorado (UFRJ) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

INVESTIMENTO:

Categoria da inscriçãoAssociado
ARQ-SP
Membro
FNArq
Não
associado
ProfissionalR$ 80,00R$ 100,00R$ 120,00
Pós-graduaçãoR$ 70,00R$ 85,00R$ 105,00
Graduação/técnicoR$ 40,00R$ 50,00R$ 60,00
Valores de inscrição por categoria.

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/3BfJtXREALt1ud548

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Depósito bancário – Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>.
  • PIX – Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>.
  • Cartão de crédito – Aguardar solicitação de pagamento via e-mail do PagSeguro.
  • Boleto – Aguardar solicitação de pagamento via e-mail do PagSeguro.
  • Empenho – Enviar carta de empenho para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME DA INSTITUIÇÃO, CNPJ, DADOS CADASTRAIS, E-MAIL e CELULAR DO CONTATO, NOME COMPLETO DO(S) INTERESSADO(S). ATENÇÃO: para o pagamento por empenho só existe a categoria PROFISSIONAL NÃO ASSOCIADO.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO e ESTUDANTES (graduação e curso técnico): é obrigatório o envio do comprovante de matrícula atualizado para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.
  2. FILIADOS AO FNArq: é obrigatório o envio de declaração de vínculo associativo para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>. Veja aqui o modelo da declaração.
  3. Será emitido certificado de participação aos inscritos.


Nova edição do curso da BBM/USP sobre Centros de Memória está com inscrições abertas

Centros de Memória: fundamentos e perspectivas – 4ª edição

O curso da BBM, apoiado pela Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), pela Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME) e pelo Serviço Social do Comércio – Administração Regional do Estado de São Paulo (SESC-SP) é gratuito!

As aulas serão ministradas às segundas-feiras, de forma on-line, das 15h às 17h30, de 4 de setembro a 11 de dezembro de 2023, em um total de 14 sessões

De 14 a 16 de agosto, estarão abertas as inscrições para a 4ª edição do curso on-line Centros de Memória: Fundamentos e perspectivas, promovido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP.

Para maiores informações, acesse: https://www.bbm.usp.br/pt-br/cursos/-centros-de-mem%C3%B3ria-fundamentos-e-perspectivas—4%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o/

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Curso livre – Introdução à leitura paleográfica: uma abordagem metodológica do documento manuscrito

Data: 30 de agosto, 1 e 4 de setembro de 2023

Horário: das 19:30 às 21:30 horas

Carga horária: 6 horas

EMENTA:

O curso pretende ampliar a habilidade de leitura paleográfica ao promover a experiência de abordar o manuscrito histórico desde o primeiro contato com o texto e sua materialidade até a compreensão e normalização da respectiva transcrição.

Destinado principalmente a estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, História, Letras, Museologia e afins, bem como profissionais das diversas áreas que trabalham com fontes primárias. Não há pré-requisito para participação no curso.

O curso ocorrerá de forma síncrona e on-line. Será utilizada a plataforma Google Meet. As aulas NÃO serão gravadas.

CORPO DOCENTE:

Judie Kristie Pimenta Abrahim é bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo, especialista em Organização de Arquivos pelo IEB/USP, especialista na área de Patrimônio Artístico Ibero-Americano pela Escola de Belas Artes de San Fernando em Madrid-Espanha (Beca Fundación Carolina), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, junto ao acervo do compositor Camargo Guarnieri. Atua na área de organização e conservação de documentos, diplomática e tipologia documental, paleografia musical e paleografia discursiva. Foi professora de Paleografia no curso de Ética e História da Conservação oferecido pelo SENAI-SP. Atualmente é Diretora Técnica do Núcleo de Paleografia do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0749217704126444

Judie
Judie

Fabiana Léo Pereira Nascimento é doutoranda em História na UFMG, onde também cursou o mestrado e a licenciatura. É uma das fundadoras da Oficina de Paleografia e participa desde o primeiro semestre de 2012 como coordenadora da iniciativa. Pela atuação no referido projeto, foi agraciada com a Comenda da Liberdade e Cidadania (2014) e convidada a compor a programação do II Colóquio Luso-Brasileiro de Paleografia, realizado na Universidade de Coimbra (2018), e do Seminário Nacional de Paleografia, realizado na UFBA (2019). Tem mais de 10 anos de experiência lecionando na área da leitura paleográfica e foi a especialista convidada para comentar a 4ª Fase da 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (2022). Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9342930704072606

Fabiana_Léo
Fabiana_Léo

INVESTIMENTO:

Categoria da inscriçãoPROFISSIONALALUNO PÓS-
GRADUAÇÃO
ESTUDANTE
ASSOCIADO_ARQ-SPR$50,00R$35,00R$25,00
NÃO ASSOCIADOR$80,00R$60,00R$40,00
FILIADO_FNArqR$70,00R$50,00R$35,00
Valores de inscrição por categoria.

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/91dZ78cJ3ZpembWQ8

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Depósito bancário em nome de Associação de Arquivistas de São Paulo, Banco Santander (033), agência 0658, conta corrente 13007256-7. Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME COMPLETO, E-MAIL, CATEGORIA DA INSCRIÇÃO.
  • PIX (COD.: 02875020000131 – CNPJ). Enviar cópia da transferência para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME COMPLETO, E-MAIL, CATEGORIA DA INSCRIÇÃO.
  • Cartão de crédito. Enviar solicitação para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME COMPLETO, E-MAIL, CATEGORIA DA INSCRIÇÃO.
  • Boleto. Enviar solicitação para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME COMPLETO, ENDEREÇO COMPLETO, CPF ou CNPJ DO PAGADOR, E-MAIL, CELULAR PARA CONTATO, CATEGORIA DA INSCRIÇÃO.
  • Empenho. Enviar carta de empenho para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME DA INSTITUIÇÃO, CNPJ, DADOS CADASTRAIS, E-MAIL e CELULAR DO CONTATO, NOME COMPLETO DO(S) INTERESSADO(S). ATENÇÃO: para o pagamento por empenho só existe a categoria PROFISSIONAL NÃO ASSOCIADO.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO e ESTUDANTES (graduação e curso técnico): é obrigatório o envio do comprovante de matrícula atualizado para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.
  2. FILIADOS AO FNArq: é obrigatório o envio de declaração de vínculo associativo para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>. Veja aqui o modelo da declaração.
  3. Será emitido certificado de participação aos inscritos.

MINICURSOS do 4º Encontro Arquivos Pessoais

Evento online, realizado no mês de julho de 2023.

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos tem alterado significativamente a maneira como os indivíduos produzem e acumulam documentos, dando aos arquivos de pessoas uma feição ainda mais complexa do que aquela que geralmente costumam ostentar.

Pensando nisso, a ARQ-SP convidou especialistas para abordarem, em quatro minicursos, alguns desafios que a teoria ainda não oferece soluções completas ou satisfatórias no tratamento de arquivos pessoais. Será um espaço para conhecimento, reflexão e discussão, que antecede ao 4º Encontro Arquivos Pessoais: Experiências, Reflexões, Perspectivas, que será realizado on-line nos dias 1 e 2 de agosto de 2023.

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NOS MINICURSOS E POLÍTICA DE DESCONTOS

  • Para ter acesso às informações sobre os minicursos oferecidos, acesse a plataforma da Even3, clicando aqui.
  • Os interessados em se inscrever nos minicursos deverão, em primeiro lugar, fazer sua inscrição na plataforma indicada. Essa inscrição é gratuita, mas os cursos são pagos!
  • O valor individual de cada minicurso é R$60,00.
  • Os minicursos têm carga horária individual de 3 horas (das 19 às 22 horas), e serão realizados um por semana. Veja as datas e os dias da semana na plataforma indicada.
  • Os interessados poderão se inscrever em 1, 2, 3 ou 4 cursos. Atenção: a confirmação das inscrições para os minicursos, ou seja, a efetivação do respectivo pagamento, finalizará um dia antes da realização do curso, ou, no caso da aquisição de mais de um curso, um dia antes da realização do curso que acontecer primeiro. Por exemplo: quem quiser adquirir o combo dos 4 cursos deverá efetuar o pagamento até o dia 4/7, uma vez que o primeiro curso será realizado no dia 5/7.
  • Descontos especiais para associados da ARQ-SP quites com a anuidade 2023: para qualquer quantidade de cursos, usem o cupom ASSOCIADO25ARQ para obter 25% de desconto.
  • Descontos especiais para filiados às associações que integram o FNArq: para aquisição de 1 a 3 minicursos, é necessário enviar a declaração de vínculo associativo, devidamente assinada, para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, a fim de receber o cupom de desconto a ser aplicado na compra.
  • Descontos especiais para não associados e filiados ao FNArq que quiserem adquirir todos os cursos: usem o cupom COMBO4CURSOS.
  • Solicitamos que utilizem os cupons corretos evitando o bloqueio ou cancelamento de inscrições em cima da hora.

MINICURSOS – 4º ENCONTRO ARQUIVOS PESSOAIS:

  1. Organização de arquivos pessoais, dia 5/7 – docente: Pedro Carvalho
  2. Identificação de espécies e tipos documentais, dia 13/7 – docente: Renato de Mattos
  3. Planejamento de repositórios digitais para a gestão de acervos documentais, dia 19/7 – docentes: Gabriel Moore Bevilacqua e Ana Maria de Almeida Camargo
  4. Acervos documentais: Difusão e educação em meio digital, dia 27/7 – docentes: Adriana Koyama e Ivana Parrela

OBSERVAÇÃO: Todos os minicursos serão realizados online, ao vivo, pela plataforma Google Meet, das 19 às 22 horas, SEM GRAVAÇÃO!

4º ENCONTRO ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS

Evento online, a ser realizado nos dias 1 e 2 de agosto de 2023.

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos tem alterado significativamente a maneira como os indivíduos produzem e acumulam documentos, dando aos arquivos de pessoas uma feição ainda mais complexa do que aquela que geralmente costumam ostentar. Para os profissionais de arquivo, isso impõe uma série de desafios para os quais a teoria ainda não oferece soluções completas ou satisfatórias. Da compreensão do sentido da acumulação documental ao arranjo, da identificação dos contextos ao desenho de um projeto descritivo, da preservação à difusão: campo aberto à reflexão e à prospecção de perspectivas que impactam a teoria e a prática dos arquivos.

Link para acessar o site do evento: clique aqui.

ATENÇÃO: As inscrições são gratuitas para ouvintes.

ÁREAS TEMÁTICAS:

  • Arquivos pessoais ante a realidade digital
  • Conservação de arquivos pessoais
  • Difusão em arquivos pessoais
  • Identificação documental em arquivos pessoais
  • Organização de arquivos pessoais
  • Relatos de experiências em arquivos pessoais
  • Teoria dos arquivos pessoais

CRONOGRAMA DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

  • Submissão aberta até o dia 26/6/2023. Observação: pelo menos um dos autores precisa estar inscrito no evento para realizar a submissão do trabalho.
  • Período de avaliação dos trabalhos: 27/6 a 7/7/2023.
  • Divulgação dos trabalhos aprovados: 9/7/2023.
  • Prazo para inscrição do segundo autor no evento: 31/7/2023.
  • Entrega da versão final dos trabalhos: 31/7/2023.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. É obrigatória a inscrição de pelo menos um autor para a submissão do trabalho.
  2. Cada trabalho poderá ter até 3 autores.
  3. Para que o trabalho seja apresentado, os demais autores, se houver, também deverão estar inscritos na modalidade “apresentador de trabalho”.
  4. Cada autor poderá submeter até 3 trabalhos.

POLÍTICA DE REEMBOLSO: De acordo com o Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor, o participante poderá solicitar, no prazo legal de até 7 dias após a compra, o estorno do pagamento integral de sua inscrição.

IM-XIV-CAM

Confirmado: o XIV CAM será realizado em 2023

É com grata satisfação que recebemos a NOTA UNA N° 0818.2023, assinada pela Profª Dra. Zully Vera de Molinas, reitora da Universidad Nacional de Asunción (UNA), confirmando a realização do XIV Congresso de Arquivologia do Mercosul na cidade de San Lorenzo, Paraguai, de 7 a 10 de novembro de 2023.

Tema central: “Los nuevos desafíos de los Archivos y Archivistas en la sociedad de pos pandemia”.

Clique aqui para ler a referida nota, bem como a primeira Circular Convocatória.

7-SNA-2023

Participação da ARQ-SP na 7ª Semana Nacional de Arquivos – #ArquivosUnidos

Veja abaixo a participação da ARQ-SP na 7ª Semana Nacional de Arquivos:

live_AAPB
Mesa Redonda “Documentos de Arquitetura Aproximado Territórios e Vidas”https://www.youtube.com/watch?v=sHIp49fJV0I
live_AMArq1
7ª SNA: O mercado de trabalho e os desafios e conquistas das associações de arquivistashttps://www.youtube.com/watch?v=9ZcekAoqWKk
evento_BMA
7ª Semana Nacional de Arquivos | O patrimônio histórico da Biblioteca Mário de Andradehttps://www.youtube.com/watch?v=jT1Rm21Q4KI
Curso_como-produzir-bons-documentos

Curso livre – Como produzir e manter bons documentos arquivísticos digitais: bases para sua gestão e preservação

Inscrições abertas!!!

Data: 13, 14, 19 e 20 de junho de 2023

Horário: das 18:00 às 21:00 horas

Carga horária: 12 horas

Corpo docente:

Alex Pereira de Holanda: Arquivista no Arquivo Nacional. Graduado em Arquivologia (Unirio) com especializações em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva (Unesa) e Preservação do Patrimônio Cultural (Fiocruz) e mestre em Memória Social (Unirio), doutorando Ciência da Informação (UFF). Pesquisador e líder de grupo de pesquisa no IBICT. Tem experiência na área Arquivologia, com ênfase em Reformatação, Preservação de documentos arquivísticos digitais, RDC-Arq e Políticas de Preservação.

Cláudia Lacombe: Especialista do Arquivo Nacional desde 1988, tendo atuado nestes anos como técnica na área de documentação permanente, como analista de sistemas na área de informática e como supervisora na Coordenação-Geral de Gestão de Documentos. Atualmente trabalha na equipe de normalização e qualidade dos sistemas informatizados da Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Coordenou o Programa Permanente de preservação e Acesso a Documentos Digitais do Arquivo Nacional – AN Digital. Foi Presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2004 a 2020. Pesquisadora do Projeto InterPARES – Projeto colaborativo de pesquisa internacional em Preservação de documentos digitais autênticos, desde 2007. Na terceira fase do projeto (2007-2012) foi diretora da equipe brasileira.

Margareth da Silva: Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2004 a 2020. Atuou profissionalmente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional, no qual desenvolveu trabalhos acerca do tema documentos arquivísticos digitais. É autora do livro O arquivo e o lugar: custódia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos (2017), publicado pela EDUFF, premiado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, na categoria Ciências Sociais Aplicadas em 2018.

Natasha Hermida: Doutorado, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela UFF. Integrante do grupo Rede de Pesquisa Dríade, onde participa como arquivista pesquisadora da linha 04 – Preservação de Documentos Arquivísticos. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Unirio, onde também realizou sua graduação em Arquivologia. Servidora pública em exercício na Unirio, atua nas atividades voltadas para os documentos digitais no Arquivo Central. Trabalhou no Arquivo Nacional, atuando na Coordenação-Geral de Gestão de Documentos com orientação técnica e capacitação sobre gestão de documentos digitais aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Ementa:

Marcos teóricos da Gestão de Documentos Digitais. Ciclo de vida e legislação arquivística. Conceitos de informação, documento e documento arquivístico, documento arquivístico digital. Elementos, características, status e categorias do documento arquivístico digital. SIGAD e Sistemas de Negócio. Conceitos e funções da preservação digital. O objeto digital e componente digital. Repositório arquivístico digital: conceito, características e normas. Metadados. Cadeia de custódia e cadeia de preservação.

Programação:

Módulo I – Dias 13 e 14/06 – Gestão de documentos arquivísticos digitais.

Módulo II – Dias 19 e 20/06 – Preservação de documentos arquivísticos digitais.

Outras informações:

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas NÃO serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

Investimento:

ASSOCIADO À ARQ-SP*

  • Profissional:  R$150,00
  • Aluno de Pós-graduação: R$120,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$75,00
[* Quite com a anuidade referente ao ano de 2023.]

NÃO ASSOCIADO**

  • Profissional:  R$210,00
  • Aluno de Pós-graduação:   R$170,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$105,00
[**Necessário enviar o comprovante de matrícula para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br.]

FILIADOS às associações conveniadas que integram o FNArq: R$170,00

[Enviar Declaração de Vínculo Associativo, preenchida e assinada, antes de efetuar o pagamento da inscrição. Para solicitar o modelo da declaração, envie mensagem para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br]

Inscrição:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/RMwxxzuJXmmKsoeJA

Curso livre – Arquivologia e governança de dados: convergências e rupturas

Data: 12, 13, 19 e 20 de abril de 2023

Horário: das 19:00 às 21:00 horas

Carga horária: 8 horas

DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

PROGRAMA:

  • Governança de dados: definição e aproximações com a arquivologia
  • Dados, documento arquivístico, gestão de documentos e governança de dados – do universo físico ao digital
  • Papéis e responsabilidades: o arquivista e a gestão de dados
  • Diplomática como base para governança de dados: padrões a serem observados

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas NÃO serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 8 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO À ARQ-SP*

  • Profissional:  R$100,00
  • Aluno de Pós-graduação: R$75,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$50,00
[* Quite com a anuidade referente ao ano de 2023.]

NÃO ASSOCIADO**

  • Profissional:  R$140,00
  • Aluno de Pós-graduação:   R$120,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$70,00
[**Necessário enviar o comprovante de matrícula para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br.]

Filiados às associações conveniadas que integram o FNArq: R$120,00

[Enviar Declaração de Vínculo Associativo, preenchida e assinada, antes de efetuar o pagamento da inscrição. Para solicitar o modelo da declaração, envie mensagem para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br]

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir:

https://forms.gle/QXt3ksdqUp815cuS6

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br