Curso_Arquivista_Diplomatista

Curso 2021.5 – O Arquivista diplomatista e a governança de dados: desafios contemporâneos

Objetivo: A partir da trajetória da gestão de documentos, pretende-se explicar como o arquivista deve atuar perante os documentos arquivísticos digitais e demonstrar a importância da Diplomática para a efetiva governança de dados

Data: 30 de novembro; 1, 2, 7, 8 e 9 de dezembro de 2021

Horário: das 18:00 às 20:00 horas

Carga horária: 12 horas

DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

PROGRAMA:

  • Documento arquivístico digital – evolução e conceito
  • Gestão de documentos – do físico ao digital
  • Diplomática para gestão de documentos arquivísticos digitais
  • E-Arq e especificação de requisitos para SIGADs Aspectos de funcionalidade e metadados
  • Análise diplomática e tipológica
  • Configurações de SIGADs

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO À ARQ-SP

  • Profissional:       R$100,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$75,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$50,00

FILIADO À ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)

  • Profissional:       R$120,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$90,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$60,00

(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

NÃO ASSOCIADO

  • Profissional:       R$140,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$105,00
  • Estudante (graduação/curso técnico)     R$70,00

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/dBByQZmDsfMc55HS7

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), é necessário entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento (depósito bancário, transferência ou PIX) e solicitar emissão de nota fiscal. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.

ARQ-SP CONVIDA! 20 de outubro 2021

ARQ-SP CONVIDA! – 20 de outubro

A IMPORTÂNCIA DOS ARQUIVOS NA VISÃO DE UM ADMINISTRADOR

No Dia Nacional do Arquivista, a Associação de Arquivistas de São Paulo retoma a série ARQ-SP CONVIDA! apresentando a importância dos arquivos na visão de um Administrador.

Clique no link para assistir ao bate-papo com o Prof. Dr. José Antonio da Silva.

SNA2021

Eventos realizados na 5ª Semana Nacional de Arquivos

Durante a 5ª Semana Nacional de Arquivos (7 a 11 de junho de 2021), a Associação de Arquivistas de São Paulo promoveu, individualmente ou em parceria, os eventos a seguir:

  1. Live Ética e questões de gênero na indexação em arquivos (9 de junho)

Palestrantes: Profª Graziela Medeiros (UFSC) e Profª Raquel Pret

Evento em parceria com o curso Técnico em Arquivo da ETEC Parque da Juventude.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-9KNDpCaEn4

2. Oficina Forma, integridade e reprodução em projetos descritivos (10 de junho)

Ministrante: Profª Ana Célia Navarro de Andrade

Debatedora: Profª Ana Maria de Almeida Camargo

Evento em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=MLlwvgUWbfs

3. Live Descrição e difusão em arquivos (10 de junho)

Palestrantes: Gabriel Moore Forell Bevilacqua (Aarea.co) e Marcelo Quintanilha (APESP)

Evento em parceria com o curso Técnico em Arquivo da ETEC Parque da Juventude.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5k_Fj9TG35g

4. Live Lançamento da OFFICINA (11 de junho)

O lançamento do primeiro número da revista OFFICINA, da Associação de Arquivistas de São Paulo, está previsto para dezembro de 2021.

Para conhecer a estrutura da revista, acesse: http://revista.arqsp.org.br/

Para assistir a live, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=r0DjrWSn6RE

#SNA2021 #IAW2021

LGPD_2021

[Curso on-line 2021.2] Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, ou Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, promove a quebra de paradigma para a sociedade e alteração na relação de equilíbrio entre o indivíduo e uma organização, seja ela pública ou privada.

Visando ao preparo dos profissionais fundamentais no processo de implantação da LGPD em suas respectivas organizações, sejam públicas ou privadas, a Associação de Arquivistas de São Paulo solicitou à Profª Dra. Lenora Schwaitzer a elaboração de três cursos sobre o tema, que terão aulas onlineao vivo e interativas. As aulas não serão gravadas.

Datas: 14, 21 e 28 de maio, e 4 de junho de 2021 (sextas-feiras).

Horário: das 14 às 18 horas.

Docente: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF.

PROGRAMAÇÃO

Curso 1 – LGPD: fundamentos e aplicabilidade (8 horas)

Datas/horários: dias 14 e 21 de maio, das 14 às 18 horas.

  • Base histórica;
  • Incidência;
  • Dados pessoais e dados pessoais sensíveis;
  • Abrangência do tratamento de dados;
  • Direitos do titular dos dados;
  • Agentes de tratamento;
  • Fiscalização e penalidades;
  • Segurança e boas práticas.

Curso 2 – LGPD NA PRÁTICA: Arquivos correntes e intermediário (4 horas)

Data/horário: dia 28 de maio, das 14 às 18 horas.

  • Importância das funções de identificação, classificação e descrição;
  • LGPD e:
    • Judiciário;
    • Ensino;
    • Saúde;
    • Órgãos da Administração Pública.

Curso 3 – LGPD NA PRÁTICA: Arquivos permanentes (4 horas)

Data/horário: dia 4 de junho, das 14 às 18 horas.

  • Responsabilidade das instituições arquivísticas;
  • Direito ao esquecimento;
  • Interesse público x interesse individual;
  • Critérios para reconhecimento do interesse público.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, profissionais da gestão de arquivos permanentes, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO: (inscrições ENCERRADAS para curso 1 e pacotes: cursos 1, 2 e 3; cursos 1 e 2; cursos 1 e 3 )

As inscrições para os cursos 2 e 3 (individualmente ou pacote) estão abertas. Inscrições para pacotes: cursos@arqsp.or.br

Inscrições para o curso 2 ou para o curso 3 – diretamente na loja da ARQ-SP.

CURSO 1 (Valores por pessoa e por curso) – INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$40,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$90,00
Aluno de Pós-graduação:R$67,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$45,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$100,00
Aluno de Pós-graduação:R$75,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$50,00

CURSO 2 / CURSO 3 (Valores por pessoa e por curso)

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$50,00
Aluno de Pós-graduação:R$37,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$25,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$60,00
Aluno de Pós-graduação:R$45,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$30,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$70,00
Aluno de Pós-graduação:R$52,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$35,00

PACOTES ESPECIAIS (Somente pelo e-mail cursos@arqsp.org.br)

ASSOCIADO ARQ-SP
(20% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$144,00R$104,00R$104,00R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$108,00R$78,00R$78,00R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$72,00R$52,00R$52,00R$40,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS
(10% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$189,00R$135,00R$135,00R$108,00
Aluno de Pós-graduação:R$142,00R$101,00R$101,00R$81,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$94,50R$67,50R$67,50R$54,00
 
NÃO ASSOCIADO
(10% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$216,00R$153,00R$153,00R$126,00
Aluno de Pós-graduação:R$162,00R$115,00R$115,00R$94,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$108,00R$76,50R$76,50R$63,00

OBSERVAÇÕES:

  • É obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021 para alunos de pós-graduação e estudantes. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Filiados das associações conveniadas deverão solicitar à Diretoria da ARQ-SP, por e-mail (diretoria@arqsp.org.br), o modelo da declaração de vínculo associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
  • Pessoa Jurídica: a inscrição de seus funcionários deverá ser realizada somente por e-mail (secretaria@arqsp.org.br). Para pagamentos feitos por PJ só existe a modalidade Profissional.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
cursoVanderlei2021

[Curso on-line 2021.1] A gestão de documentos arquivísticos com restrição de acesso: uma ação crítica.

Discute-se as especificidades legais e procedimentais sobre a gestão, qual seja, produção, acesso e uso, tramitação, arquivamento e destinação de documentos arquivísticos que possuam informações com algum tipo de restrição de acesso. Aborda-se, adicionalmente, aspectos relativos aos requisitos de sistemas informatizados de gestão de documentos para proteção dessas informações.

Docente: Prof. Vanderlei Batista dos Santos

Arquivista, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Foi professor substituto do curso de Arquivologia da UnB e é docente em cursos de pós-graduação em arquivos e ciência da informação, e servidor efetivo da Câmara dos Deputados, onde é o atual Diretor da Coordenação de Arquivos, do Centro de Documentação e Informação. Atuou como consultor em projetos para instituições públicas e privadas de gestão de documentos e informações arquivísticos por quase duas décadas. É autor de diversos livros e artigos sobre a temática arquivística.

Data: 9 e 11 de março de 2021, das 18:30 às 21:30 horas.

Aulas online, ao vivo e interativas. As aulas não serão gravadas.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO (pagamento até o dia 9/03):

  • Profissional: R$ 60,00 (associado) / R$70,00 (não associado)
  • Aluno de pós-graduação: R$45,00 (associado) / R$55,00 (não associado)
  • Estudante: R$30,00 (associado) / R$35,00 (não associado)
  • Pessoa Jurídica: R$ 60,00 (associada) / R$70,00 (não associada)

OBSERVAÇÕES:

  • É obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021 para alunos de pós-graduação e estudantes.
  • Entende-se por estudante o aluno regularmente inscrito em curso técnico ou de graduação.
  • Pessoa Jurídica: inscrição somente por e-mail (secretaria@arqsp.org.br)
  • No ato da inscrição, cadastrar e-mail pessoal para não ter problema ao acessar o curso.
  • O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno no dia 9 de março.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

Simpósio Internacional de Arquivos – SIA 2020

A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) promoveu de 5 a 13 de dezembro de 2020 seu primeiro evento totalmente on-line e ao vivo.

Sob o tema central Arquivo, documento e informação em cenários híbridos, o Simpósio Internacional de Arquivos contou com 528 participantes inscritos entre convidados, apresentadores de trabalho e ouvintes. Participaram alunos de graduação, de cursos técnicos e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas da Documentação.

O evento contou com participantes do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, França e Uruguai.

Foram nove dias intensos e repletos de muita informação, troca de experiências, multiplicação de conhecimento, encontros e reencontros.

Mas, acima de tudo, o SIA 2020 foi um evento democrático, reunindo na mesma plataforma, simultaneamente e ao vivo, centenas de pessoas que se encontravam em lugares diferentes e em fusos horários distintos.

Para saber mais sobre o evento, consulte o site https://www.simposiointernacionaldearquivos.com/

SIA 2020
SIA2020

12 de outubro – ÚLTIMO DIA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (SIA 2020) – Ainda dá tempo de se filiar à ARQ-SP!

Os interessados em submeter trabalhos para o Simpósio Internacional de Arquivos (SIA 2020) na qualidade de ASSOCIADO, podem se filiar à Associação de Arquivistas de São Paulo ainda hoje.

Horário limite para se filiar à ARQ-SP: 18 horas.

Forma de pagamento: CARTÃO DE CRÉDITO.

Procedimentos: Para se filiar à ARQ-SP, acesse o site, clique em MINHA CONTA (somente pelo computador) e faça o pré-cadastro. Saia do site para validar os dados. Acesse novamente e clique em LOJA / FILIAÇÃO. Encontre a opção adequada à sua condição (profissional, aluno de pós-graduação, estudante – graduação ou curso técnico; e instituição). Clique no botão COMPRAR, confira os dados, clique em PROCEED TO CHECKOUT, complete seu cadastro, faça o pagamento pelo PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado) e aguarde o e-mail de confirmação da ARQ-SP.

Se você já é filiado e possui o cadastro no site, entre direto na LOJA / FILIAÇÃO e siga os passos a partir desse ponto.

Se você já é filiado e esqueceu a senha ou o login, mande mensagem para o e-mail diretoria@arqsp.org.br.

Os valores da anuidade referente ao ano de 2020 estão fixados em:

  • Pessoa Física (Profissionais) – R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
  • Alunos de Pós-graduação – R$ 120,00 (cento e vinte reais).
  • Estudantes de Graduação ou curso técnico – R$ 100,00 (cem reais).
  • Pessoa Jurídica – R$ 600,00 (seiscentos reais).
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br