Os interessados em submeter trabalhos para o Simpósio Internacional de Arquivos (SIA 2020) na qualidade de ASSOCIADO, podem se filiar à Associação de Arquivistas de São Paulo ainda hoje.
Horário limite para se filiar à ARQ-SP: 18 horas.
Forma de pagamento: CARTÃO DE CRÉDITO.
Procedimentos: Para se filiar à ARQ-SP, acesse o site, clique em MINHA CONTA (somente pelo computador) e faça o pré-cadastro. Saia do site para validar os dados. Acesse novamente e clique em LOJA / FILIAÇÃO. Encontre a opção adequada à sua condição (profissional, aluno de pós-graduação, estudante – graduação ou curso técnico; e instituição). Clique no botão COMPRAR, confira os dados, clique em PROCEED TO CHECKOUT, complete seu cadastro, faça o pagamento pelo PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado) e aguarde o e-mail de confirmação da ARQ-SP.
Se você já é filiado e possui o cadastro no site, entre direto na LOJA / FILIAÇÃO e siga os passos a partir desse ponto.
Se você já é filiado e esqueceu a senha ou o login, mande mensagem para o e-mail diretoria@arqsp.org.br.
Os valores da anuidade referente ao ano de 2020 estão fixados em:
Pessoa Física (Profissionais) – R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
Alunos de Pós-graduação – R$ 120,00 (cento e vinte reais).
Estudantes de Graduação ou curso técnico – R$ 100,00 (cem reais).
O Instituto do Legislativo Paulista – ILP, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP e a Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Marília, convida a todos para a série de lives “Diálogos Informacionais”.
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): da teoria à prática
Oportunidade única!
A Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, ou Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, promove a quebra de paradigma para a sociedade e alteração na relação de equilíbrio entre o indivíduo e uma organização, seja ela pública ou privada. Antes mesmo de entrar em vigor, a LGPD já sofreu alterações significativas e, no momento, encontra-se em fase de nova emenda. Visando ao preparo dos profissionais fundamentais no processo de implantação da LGPD em suas respectivas organizações, sejam públicas ou privadas, a Associação de Arquivistas de São Paulo solicitou à Profª Dra. Lenora Schwaitzer a elaboração desse curso intensivo, que será realizado online e ao vivo, contando com aulas expositivas com apresentação de slides, interação dos participantes por meio de debates, e realização de atividades práticas, essenciais para o entendimento da aplicação da lei.
PÚBLICO-ALVO: arquivistas, bibliotecários, profissionais de gestão de documentos e áreas afins.
Curso LGPD
Ao final do curso, o participante será capaz de:
• Compreender o conceito, o histórico e os fundamentos teóricos da proteção de dados.
• Identificar as etapas necessárias para a aplicação da LGPD sob a perspectiva arquivística.
• Delimitar papéis e responsabilidades do Arquivista, do corpo jurídico e da área de Tecnologia da Informação.
• Efetuar análise tipológica e diplomática de documentos para identificação, classificação e avaliação de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.
CURSO ONLINE, AO VIVO E INTERATIVO, COM DEBATES E AULAS PRÁTICAS!
VAGAS LIMITADAS!
Informações sobre investimento e inscrição, clique aqui!
ATENÇÃO: Devido à pandemia da COVID-19 o curso foi adiado para 2021, quando as inscrições serão reabertas para novos alunos. O curso será reiniciado, ou seja, os alunos que já fizeram a primeira aula poderão fazê-la novamente.
Vagas: 25 (vinte e cinco). Quórum mínimo para o curso ser realizado: 15 (quinze) alunos inscritos na Opção 1.
Local: Associação de Arquivistas de São Paulo (Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – térreo, Sala N – Prédio do Departamento de História da USP, Butantã)
O curso “Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo e acervo bibliográfico” foi pensado tanto para o profissional que atua em arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de memória, museus e em outras instituições de documentação, quanto para estudantes de graduação, pós-graduação, cursos técnicos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Arquitetura, além de História, Ciências Sociais, Administração etc., e também para pessoas interessadas em realizar o acondicionamento de seus documentos e/ou livros produzidos em suportes, formatos e tamanhos diferentes. Está estruturado em 4 (quatro) módulos independentes, que poderão ser adquiridos em conjunto ou individualmente.
Período: O curso será realizado aos sábados, das 9:30 às 17:00 horas, uma vez por mês, obedecendo o cronograma a seguir:
Módulo 1 – Teoria e prática:
documentos avulsos
Data: 14/03/2020 (data atualizada)
Manhã
9h30 às 12h30
Conceitos e materiais.
Apresentação
e definição de conceitos: Preservação,
Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
Função das embalagens e proteção.
Materiais
utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
Costura simples em 8 com a programação, para uso em
revistas e periódicos.
Tarde
14h às 17h
Documentos avulsos.
Confecção de embalagens para documentos avulsos, como certidões, atas e diplomas: folders, pastas, bifólios, envelopes, etc.
Módulo 2 – Prática: Livro
brochura e capa dura
Data: 04/04/2020
Manhã
9h30 às 12h30
Livro brochura e capa dura.
Confecção de caixa 4 abas ou caixa em cruz.
Confecção de embalagens
para livro brochura e/ou documentos encadernados: confecção de
“Camisa ou “Cinta de proteção” e “Jaqueta de emergência (papel)”.
Tarde
14h às 17h
Livro brochura e capa dura.
Luva simples para livros.
Suportes de apoio para livros em foam-board.
Estrutura rígida para revistas e periódicos.
Módulo 3 – Prática: Fotografias e negativos
Data: 09/05/2020
Manhã
9h30 às 12h30
Fotografias convencionais 10×15 e
negativos.
Confecção
de embalagens para fotografia 10X15: envelope
4 abas (papel).
Confecção
de embalagens para negativos 3,5 x 3,5: envelope
4 abas (poliéster).
Tarde
14h às 17h
Fotografias convencionais 10×15 e
negativos.
Montagem em passe-partout para fotografia em papel.
Montagem em foam-board para fotografias
(exposições).
Módulo 4 – Prática: Obras raras
Data: 06/06/2020
Manhã
9h30 às 12h30
Obras raras: livros, periódicos, documentos
e fotografias.
Confecção de pasta rígida.
Tarde
14h às 17h
Obras raras: livros e fotografias.
Confecção de caixa rígida, estilo solander.
INVESTIMENTO
Opção 1 –– Curso completo em 4 módulos
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$400,00
Aluno de Pós-graduação*
R$300,00
Estudante**
R$200,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$800,00
Aluno de Pós-graduação *
R$600,00
Estudante**
R$400,00
*Aluno de pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado). É obrigatório o envio do comprovante de matrícula referente ao ano corrente para o e-mailcursos@arqsp.org.br, assim que a matrícula for efetuada.
**Aluno regular de curso técnico ou de graduação. É obrigatório o envio do comprovante de matrícula referente ao ano corrente para o e-mailcursos@arqsp.org.br, assim que a matrícula for efetuada.
PESSOA JURÍDICA***
VALOR /Pessoa
ASSOCIADA
R$400,00
NÃO ASSOCIADA
R$800,00
***Para INSCRIÇÃO DE PESSOA JURÍDICA (associada ou não associada) só existe a modalidade “Profissional”. A inscrição de funcionário(s) e o pedido de empenho para servidor(es) devem ser encaminhados diretamente ao e-mailsecretaria@arqsp.org.br, informando obrigatoriamente a opção do curso (1 para curso completo; 2 para módulo avulso + número do módulo), nome completo, e-mail e celular do(s) funcionário(s)/servidor(es) inscrito(s).
Opção 2 –- Módulos avulsos
Módulo 1 – Teoria e prática: documentos avulsos
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$100,00
Aluno de Pós-graduação*
R$75,00
Estudante**
R$50,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$200,00
Aluno de Pós-graduação *
R$150,00
Estudante**
R$100,00
PESSOA JURÍDICA***
VALOR /Pessoa
ASSOCIADA
R$100,00
NÃO ASSOCIADA
R$200,00
Módulo 2 – Prática: Livro brochura e capa dura
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$180,00
Aluno de Pós-graduação*
R$135,00
Estudante**
R$90,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$360,00
Aluno de Pós-graduação *
R$270,00
Estudante**
R$180,00
PESSOA JURÍDICA***
VALOR /Pessoa
ASSOCIADA
R$180,00
NÃO ASSOCIADA
R$360,00
Módulo 3 – Prática: Fotografias e negativos
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$180,00
Aluno de Pós-graduação*
R$135,00
Estudante**
R$90,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$360,00
Aluno de Pós-graduação *
R$270,00
Estudante**
R$180,00
PESSOA JURÍDICA***
VALOR /Pessoa
ASSOCIADA
R$180,00
NÃO ASSOCIADA
R$360,00
Módulo 4 – Prática: Obras raras
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$200,00
Aluno de Pós-graduação*
R$150,00
Estudante**
R$100,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO
VALOR
Profissional
R$400,00
Aluno de Pós-graduação *
R$300,00
Estudante**
R$200,00
PESSOA JURÍDICA***
VALOR /Pessoa
ASSOCIADA
R$200,00
NÃO ASSOCIADA
R$400,00
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO – PESSOA FÍSICA:
Passo 1 – Fazer cadastro no site da ARQ-SP : clicar em MINHA CONTA (somente pelo computador), no menu superior. Completar os campos com os dados solicitados e sair do site para validá-los.
Passo 2 – Acessar LOJA / CURSOS: após identificar o curso desejado e a categoria correspondente, clicar no botão COMPRAR.
Passo 3 – Conferir os dados e o valor do curso. Clicar em PROCEED TO CHECKOUT.
Passo 4 – Para finalizar a compra, clique no link informado para entrar em sua área privada e completar seu cadastro com as informações solicitadas.
Passo 5 – Efetuar o pagamento na área do PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado).
Passo 6 – Aguardar e-mail da Associação de Arquivistas de São Paulo confirmando o pagamento do curso.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1. Não há reserva de vagas, exceção feita a pagamentos por empenho. A reserva da vaga está condicionada ao pagamento da inscrição.
2. Toda a matéria-prima utilizada nas aulas práticas do curso serão fornecidas pela ARQ-SP.
3. Os alunos levarão para casa todas as embalagens que produzirem nas aulas práticas do curso.
4. Algumas ferramentas (tesoura, régua, lápis etc.), documentos (textuais e iconográficos; folhas avulsas ou encadernados) e livros deverão ser levados pelos alunos para as aulas práticas. A ARQ-SP enviará comunicado sobre o material a ser levado, após a confirmação da inscrição.
Informamos que a lista de trabalhos aprovados para os painéis de comunicações orais do III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” já se encontra disponível no site do evento.
As inscrições prévias para pagamento POR EMPENHO e pelo PagSeguro encerram às 12 horas do dia 30 de novembro de 2019. Após essa data, os interessados só poderão se inscrever no local do evento.
Desde 2015, a ARQ-SP vem promovendo o Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”, um espaço aberto para o diálogo e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes.
Este ano, o evento será realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de dezembro e abordará as fronteiras dos arquivos pessoais com os pressupostos teóricos da Arquivologia e com os interesses de outros campos disciplinares, com palestras, mesas redondas e sessões de comunicações livres.
Trabalhos para as sessões de comunicações livres podem ser enviados até o dia 15 de setembro (veja aqui as diretrizes para submissão). O PRAZO PARA SUBMISSÃO FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO.
As inscrições para ouvintes e apresentadores de trabalho também já estão abertas.
Clique aqui para visitar o site do evento e conferir detalhes da programação, as diretrizes completas para submissão de trabalhos e mais informações sobre o evento.
Venha aprender, trocar ideias e experiências com a gente! Esperamos por você!
A Associação de Arquivistas de São Paulo convida a comunidade de profissionais de arquivo, pesquisadores e estudantes a compartilhar estudos de caso, relatos de experiência, reflexões teóricas e informes de pesquisa nos painéis de comunicações livres do III ENCONTRO “ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS”. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados como capítulos de livro editado pela ARQ-SP.
O evento, em sua terceira edição, será realizado em São Paulo, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019.
Confira detalhes da programação e as normas completas para submissão de trabalhos no site do evento (clique aqui)
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS – NOVO PRAZO
Os trabalhos poderão ser assinados por até 2 (dois) autores.
Pelo menos 1 (um) dos autores deverá estar inscrito no evento para realizar a submissão. O pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado após a divulgação dos trabalhos aprovados.
O trabalho completo (em formato “.doc” ou “.docx“) deverá ser enviado até o dia 27 de setembro de 2019 para o e-mail encontroarquivospessoais2019@gmail.com, acompanhado da ficha de identificação do trabalho.
Em caso de trabalhos escritos em coautoria, a submissãodo trabalho deverá ser feita por apenas 1 (um) dos autores.
A lista de trabalhos aprovados será divulgada na página do evento em 1 de outubro de 2019.
DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
O trabalho completo deverá ser redigido em língua portuguesa e ter extensão de até 15 (quinze) laudas, incluindo as referências bibliográficas.
Para garantir o anonimato da avaliação, o trabalho não deve trazer qualquer elemento que identifique o(s) autor(es). Por isso, é preciso enviar separadamente a ficha de identificação do trabalho no momento da submissão. (clique aqui para baixar)
Título: Times New Roman; tamanho 12; caixa alta; negrito; centralizado; espaçamento 1,0.
Corpo do texto: Times New Roman; tamanho 12; justificado; espaçamento 1,5.
Notas de rodapé: Times New Roman; tamanho 10; justificado; espaçamento 1,0. As notas devem ser evitadas ao máximo e incluídas apenas como recurso explicativo.
Bibliografia: Times New Roman; tamanho 10; alinhado à esquerda; espaçamento 1,0.
A estrutura do texto, as citações e as referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
CRONOGRAMA DE SUBMISSÕES
15 de julho – Abertura da chamada de trabalhos
15 de setembro – Encerramento das submissões – SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 27 DE SETEMBRO
15 de outubro – Divulgação da lista de trabalhos aprovados
15 de novembro – Data-limite para entrega da versão final do trabalho, com eventuais correções ou ajustes
Associação de Arquivistas de São Paulo e Fundação Fernando Henrique Cardoso convidam para a programação especial da 3ª Semana Nacional de Arquivos / 2019.