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I Encontro Espaços de Memória na Universidade

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, das 14 às 17 horas, será realizado o I Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo, pelo Arquivo Geral da USP e pelo Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp.

O evento será gratuito, ao vivo e on-line, realizado por meio da plataforma Even3.

Para informações e inscrições, acesse: https://www.even3.com.br/1-encontro-espacos-de-memoria-na-universidade?even3_orig=events_eventlist

Paralelamente, entre os dias 21 e 23 de novembro, nos períodos da manhã (9 às 12 horas) e da noite (18:30 às 21:30 horas), serão oferecidos seis minicursos relacionados ao tema.

Os minicursos serão pagos e as informações encontram-se no mesmo link acima. Para inscrição, o interessado deverá enviar mensagem para o e-mail comissao_cursos@arqsp.net

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História administrativa

HISTÓRIA ADMINISTRATIVA NOS ARQUIVOS: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos

Durante a Semana Nacional do Arquivista, divulgada pelo @fnarq.brasil, a Associação de Arquivistas de São Paulo promoverá o curso “História da administração nos arquivos: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos”, ministrado por Dilma Cabral (Arquivo Nacional).

O curso ocorrerá nos dias 17, 18 e 19/10, das 19h às 21h, de forma on-line e ao vivo. Não haverá gravação das aulas.

Os valores e as formas de pagamento podem ser encontrados na imagem abaixo e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.

Ementa: O curso tem por objetivo analisar as relações existentes entre a história da administração e os princípios arquivísticos, apresentando como este domínio historiográfico contribui para a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo e a integridade dos fundos, bem como a sua função na compreensão do contexto de criação destes documentos. O desenvolvimento das aulas se dará em torno de três temas: a história da Administração como domínio historiográfico e os arquivos; os princípios arquivísticos, as funções e a história da Administração; a experiência de constituição de um programa de pesquisa de história da administração pública brasileira em uma instituição arquivística, o MAPA do Arquivo Nacional.

Sobre a docente: Dilma Cabral possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Investimento:

curso-investimento
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OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Para obter o desconto, o associado ARQ-SP deverá estar quite com a anuidade de 2022. Para regularizar sua inscrição, vá até a loja no site da ARQ-SP, clique em Filiação, e em seguida, na categoria adequada. Faz mais de 6 anos que a ARQ-SP não altera os valores de anuidade.
  2. Para obter o desconto praticado para as associações que são membro do FNArq (Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil), o interessado deverá baixar aqui o modelo da declaração de vínculo associativo e enviar para sua associação. Assim que esta preencher e assinar a declaração, é só devolver para o e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.
  3. Todos os alunos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) e os estudantes de graduação ou de curso técnico, não importando a área, deverão enviar para o e-mail acima, obrigatoriamente, os comprovantes de matrícula referentes ao semestre vigente.
Curso_Arquivista_Diplomatista

Curso 2021.5 – O Arquivista diplomatista e a governança de dados: desafios contemporâneos

Objetivo: A partir da trajetória da gestão de documentos, pretende-se explicar como o arquivista deve atuar perante os documentos arquivísticos digitais e demonstrar a importância da Diplomática para a efetiva governança de dados

Data: 30 de novembro; 1, 2, 7, 8 e 9 de dezembro de 2021

Horário: das 18:00 às 20:00 horas

Carga horária: 12 horas

DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

PROGRAMA:

  • Documento arquivístico digital – evolução e conceito
  • Gestão de documentos – do físico ao digital
  • Diplomática para gestão de documentos arquivísticos digitais
  • E-Arq e especificação de requisitos para SIGADs Aspectos de funcionalidade e metadados
  • Análise diplomática e tipológica
  • Configurações de SIGADs

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO À ARQ-SP

  • Profissional:       R$100,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$75,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$50,00

FILIADO À ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)

  • Profissional:       R$120,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$90,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$60,00

(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

NÃO ASSOCIADO

  • Profissional:       R$140,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$105,00
  • Estudante (graduação/curso técnico)     R$70,00

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/dBByQZmDsfMc55HS7

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), é necessário entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento (depósito bancário, transferência ou PIX) e solicitar emissão de nota fiscal. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.

Oficina_CF_Curso_2021_4

Curso 2021.4 – Ferramentas de gestão e sua usabilidade para profissionais de Arquivo

OFICINA COMO FAZER

Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2021

Horário:18:00 às 22:00 horas

DOCENTE: Dr. José Antonio da Silva (FCRB, IBGE e UFRRJ) – Doutor em Ciência da Informação, autor da premiada tese A Efetividade da Transparência Pública no Brasil à Luz dos Dispositivos de Acesso à Informação: Entre Possibilidades & Limitações, pela CAPES, na área de Comunicação e Informação, em 2021. Mestre em Administração e Especialista em Gestão Pública. Administrador. É Analista em Ciência & Tecnologia (Perfil Gestão) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), cargo para o qual foi aprovado em 1º lugar. Atualmente, está em exercício na área de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor do Magistério Superior Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mais de 15 anos de atuação profissional dedicados à gestão e prêmios na área, dentre eles o de melhor miniempreendedor pela ONG Junior Achievement do Rio de Janeiro, no ano de 2003. Conheça mais o docente: http://lattes.cnpq.br/3415354158735871

PROGRAMA/CRONOGRAMA

Data: 08/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 1. Noções de Administração, Projetos e o Uso de Ferramentas de Gestão com foco em Arquivos.

Objetivo: Apresentar Introdução à Administração, à Gestão de Projetos e algumas Ferramentas como possibilidade de utilização subsidiaria nas ações dos arquivistas. Conteúdo teórico.

Data: 09/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 2. Levantamento de Necessidades  – Discutindo o ambiente e sua implicação no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Ajudar a reconhecer, a partir do levantamento, questões positivas e negativas que envolvam os arquivos no intuito de ajudar os arquivistas a decompor problemas em sua área e achar alternativas na aplicação de ferramentas de qualidade. Conteúdo teórico e prático.

Data: 10/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 3. Ferramenta 1: Diagrama de Ishikawa – Decompondo problemas no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Desdobrar, a partir desta ferramenta de qualidade, questões positivas e negativas no contexto dos arquivos a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.

Módulo 4. Ferramenta 2: Plano de Ação 5W2H – Descrevendo propostas de soluções no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Identificar, com o aporte desta ferramenta de qualidade, possibilidades de soluções para gargalos em arquivos, a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.

Público-Alvo: Arquivistas, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

EstruturaAulas síncronas: apresentação, discussão e prática.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$100,00
Aluno de Pós-graduação:R$75,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$50,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)VALOR
Profissional:R$120,00
Aluno de Pós-graduação:R$90,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$60,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$140,00
Aluno de Pós-graduação:R$105,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$70,00
(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (preenchimento obrigatório): encurtador.com.br/ajkpD

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), solicitamos entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
Curso 2021.3

Curso 2021.3 – Diplomática e Arquivos Pessoais: identificando espécies e tipos documentais

Inscrições encerradas!

Data: 27 e 28 de julho de 2021

Horário:15:00 às 18:00 horas

Docentes:

Natália Bolfarini Tognoli: Professora Adjunta A2 no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora do livro “A construção teórica da Diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos arquivísticos”. Líder do Grupo de Pesquisa: Arquivos, Bibliotecas e Organização do Conhecimento. Presidente do Capítulo Brasileiro da ISKO (2020-2021). Coordenadora do PPGCI/UFF. Temas de interesse: Diplomática. Epistemologia da Arquivologia. Epistemologia Social. Organização do Conhecimento. Justiça social em arquivos.

Renato de Mattos: Bacharel (2006) e Licenciado (2007) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2009) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase nos seguintes temas: Arquivos Pessoais e Arquivos Permanentes. Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenou o projeto Acervo Documental da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/RJ) do Rio de Janeiro (SPU/RJ), cooperação interinstitucional entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Superintendência do Patrimônio da União do Rio de Janeiro (SPU/RJ), vinculada ao Programa de Modernização e Gestão do Patrimônio Imobiliário da União do Ministério da Economia e financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atuou na organização da documentação custodiada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC) e pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) e na elaboração de instrumentos de pesquisa da Fundação Mario Covas. É também pesquisador em História do Brasil, com ênfase em história do Império luso-brasileiro, história política e administrativa do período joanino e história e historiografia de São Paulo colonial.

Programa:

  1. Aplicação da Diplomática contemporânea e dos estudos da Tipologia Documental nos arquivos pessoais.
  2. Especificidades dos arquivos pessoais à luz dos princípios arquivísticos.
  3. Abordagem contextual dos arquivos pessoais.
  4. Documentos discricionários e a identificação de espécies e tipos documentais em arquivos pessoais.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, museólogos, historiadores, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$70,00
Aluno de Pós-graduação:R$50,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$35,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$40,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$90,00
Aluno de Pós-graduação:R$70,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$45,00

INSCRIÇÃO: ENCERRADA!

Formulário de preenchimento obrigatório: https://forms.gle/hFaynR2jdjtK3kz67

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da(s) ficha(s) de inscrição(ões) de seu(s) funcionário(s), entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade Profissional.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA O PAGAMENTO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
LGPD_2021

[Curso on-line 2021.2] Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, ou Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, promove a quebra de paradigma para a sociedade e alteração na relação de equilíbrio entre o indivíduo e uma organização, seja ela pública ou privada.

Visando ao preparo dos profissionais fundamentais no processo de implantação da LGPD em suas respectivas organizações, sejam públicas ou privadas, a Associação de Arquivistas de São Paulo solicitou à Profª Dra. Lenora Schwaitzer a elaboração de três cursos sobre o tema, que terão aulas onlineao vivo e interativas. As aulas não serão gravadas.

Datas: 14, 21 e 28 de maio, e 4 de junho de 2021 (sextas-feiras).

Horário: das 14 às 18 horas.

Docente: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF.

PROGRAMAÇÃO

Curso 1 – LGPD: fundamentos e aplicabilidade (8 horas)

Datas/horários: dias 14 e 21 de maio, das 14 às 18 horas.

  • Base histórica;
  • Incidência;
  • Dados pessoais e dados pessoais sensíveis;
  • Abrangência do tratamento de dados;
  • Direitos do titular dos dados;
  • Agentes de tratamento;
  • Fiscalização e penalidades;
  • Segurança e boas práticas.

Curso 2 – LGPD NA PRÁTICA: Arquivos correntes e intermediário (4 horas)

Data/horário: dia 28 de maio, das 14 às 18 horas.

  • Importância das funções de identificação, classificação e descrição;
  • LGPD e:
    • Judiciário;
    • Ensino;
    • Saúde;
    • Órgãos da Administração Pública.

Curso 3 – LGPD NA PRÁTICA: Arquivos permanentes (4 horas)

Data/horário: dia 4 de junho, das 14 às 18 horas.

  • Responsabilidade das instituições arquivísticas;
  • Direito ao esquecimento;
  • Interesse público x interesse individual;
  • Critérios para reconhecimento do interesse público.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, profissionais da gestão de arquivos permanentes, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO: (inscrições ENCERRADAS para curso 1 e pacotes: cursos 1, 2 e 3; cursos 1 e 2; cursos 1 e 3 )

As inscrições para os cursos 2 e 3 (individualmente ou pacote) estão abertas. Inscrições para pacotes: cursos@arqsp.or.br

Inscrições para o curso 2 ou para o curso 3 – diretamente na loja da ARQ-SP.

CURSO 1 (Valores por pessoa e por curso) – INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$40,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$90,00
Aluno de Pós-graduação:R$67,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$45,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$100,00
Aluno de Pós-graduação:R$75,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$50,00

CURSO 2 / CURSO 3 (Valores por pessoa e por curso)

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$50,00
Aluno de Pós-graduação:R$37,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$25,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$60,00
Aluno de Pós-graduação:R$45,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$30,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$70,00
Aluno de Pós-graduação:R$52,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$35,00

PACOTES ESPECIAIS (Somente pelo e-mail cursos@arqsp.org.br)

ASSOCIADO ARQ-SP
(20% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$144,00R$104,00R$104,00R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$108,00R$78,00R$78,00R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$72,00R$52,00R$52,00R$40,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS
(10% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$189,00R$135,00R$135,00R$108,00
Aluno de Pós-graduação:R$142,00R$101,00R$101,00R$81,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$94,50R$67,50R$67,50R$54,00
 
NÃO ASSOCIADO
(10% de desconto)
Cursos
1, 2 e 3
Cursos
1 e 2
Cursos
1 e 3
Cursos
2 e 3
Profissional:R$216,00R$153,00R$153,00R$126,00
Aluno de Pós-graduação:R$162,00R$115,00R$115,00R$94,50
Estudante (graduação/curso técnico)R$108,00R$76,50R$76,50R$63,00

OBSERVAÇÕES:

  • É obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021 para alunos de pós-graduação e estudantes. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Filiados das associações conveniadas deverão solicitar à Diretoria da ARQ-SP, por e-mail (diretoria@arqsp.org.br), o modelo da declaração de vínculo associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
  • Pessoa Jurídica: a inscrição de seus funcionários deverá ser realizada somente por e-mail (secretaria@arqsp.org.br). Para pagamentos feitos por PJ só existe a modalidade Profissional.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
cursoVanderlei2021

[Curso on-line 2021.1] A gestão de documentos arquivísticos com restrição de acesso: uma ação crítica.

Discute-se as especificidades legais e procedimentais sobre a gestão, qual seja, produção, acesso e uso, tramitação, arquivamento e destinação de documentos arquivísticos que possuam informações com algum tipo de restrição de acesso. Aborda-se, adicionalmente, aspectos relativos aos requisitos de sistemas informatizados de gestão de documentos para proteção dessas informações.

Docente: Prof. Vanderlei Batista dos Santos

Arquivista, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Foi professor substituto do curso de Arquivologia da UnB e é docente em cursos de pós-graduação em arquivos e ciência da informação, e servidor efetivo da Câmara dos Deputados, onde é o atual Diretor da Coordenação de Arquivos, do Centro de Documentação e Informação. Atuou como consultor em projetos para instituições públicas e privadas de gestão de documentos e informações arquivísticos por quase duas décadas. É autor de diversos livros e artigos sobre a temática arquivística.

Data: 9 e 11 de março de 2021, das 18:30 às 21:30 horas.

Aulas online, ao vivo e interativas. As aulas não serão gravadas.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO (pagamento até o dia 9/03):

  • Profissional: R$ 60,00 (associado) / R$70,00 (não associado)
  • Aluno de pós-graduação: R$45,00 (associado) / R$55,00 (não associado)
  • Estudante: R$30,00 (associado) / R$35,00 (não associado)
  • Pessoa Jurídica: R$ 60,00 (associada) / R$70,00 (não associada)

OBSERVAÇÕES:

  • É obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021 para alunos de pós-graduação e estudantes.
  • Entende-se por estudante o aluno regularmente inscrito em curso técnico ou de graduação.
  • Pessoa Jurídica: inscrição somente por e-mail (secretaria@arqsp.org.br)
  • No ato da inscrição, cadastrar e-mail pessoal para não ter problema ao acessar o curso.
  • O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno no dia 9 de março.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

Simpósio Internacional de Arquivos – SIA 2020

A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) promoveu de 5 a 13 de dezembro de 2020 seu primeiro evento totalmente on-line e ao vivo.

Sob o tema central Arquivo, documento e informação em cenários híbridos, o Simpósio Internacional de Arquivos contou com 528 participantes inscritos entre convidados, apresentadores de trabalho e ouvintes. Participaram alunos de graduação, de cursos técnicos e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas da Documentação.

O evento contou com participantes do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, França e Uruguai.

Foram nove dias intensos e repletos de muita informação, troca de experiências, multiplicação de conhecimento, encontros e reencontros.

Mas, acima de tudo, o SIA 2020 foi um evento democrático, reunindo na mesma plataforma, simultaneamente e ao vivo, centenas de pessoas que se encontravam em lugares diferentes e em fusos horários distintos.

Para saber mais sobre o evento, consulte o site https://www.simposiointernacionaldearquivos.com/

SIA 2020
SIA2020
ARQ-SP_CONVIDA_22

Série especial: Formação e trajetória profissional

Quinta-feira, 12/11, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h recebemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Na quinta-feira, 12 de novembro, o ARQ-SP CONVIDA recebeu a professora Margareth Silva, da Universidade Federal Fluminense, para uma conversa sobre sua formação e trajetória profissional, encerrando a programação de webinários da Associação de Arquivistas de São Paulo de 2020.

O nosso encontro está disponível no Canal da ARQ-SP no YouTube.

Associação de Arquivistas SP ARQ-SP

Esperamos por vocês!!!

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A música e seus documentos

Quinta-feira, 5/11, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h recebemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Na quinta-feira, 5 de novembro, o ARQ-SP CONVIDA recebeu os musicólogos Adriano de Castro Meyer (IEB/USP) e Judie Kristie Pimenta Abrahim (Arquivo Público do Estado de São Paulo) para uma conversa sobre a Música e seus documentos.

O nosso encontro está disponível no Canal da ARQ-SP no YouTube.

Associação de Arquivistas SP ARQ-SP

Esperamos por vocês!!!

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