Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, das 14 às 17 horas, será realizado o I Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo, pelo Arquivo Geral da USP e pelo Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp.
O evento será gratuito, ao vivo e on-line, realizado por meio da plataforma Even3.
Paralelamente, entre os dias 21 e 23 de novembro, nos períodos da manhã (9 às 12 horas) e da noite (18:30 às 21:30 horas), serão oferecidos seis minicursos relacionados ao tema.
Os minicursos serão pagos e as informações encontram-se no mesmo link acima. Para inscrição, o interessado deverá enviar mensagem para o e-mailcomissao_cursos@arqsp.net
Durante a Semana Nacional do Arquivista, divulgada pelo @fnarq.brasil, a Associação de Arquivistas de São Paulo promoverá o curso “História da administração nos arquivos: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos”, ministrado por Dilma Cabral (Arquivo Nacional).
O curso ocorrerá nos dias 17, 18 e 19/10, das 19h às 21h, de forma on-line e ao vivo. Não haverá gravação das aulas.
Os valores e as formas de pagamento podem ser encontrados na imagem abaixo e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.
Ementa: O curso tem por objetivo analisar as relações existentes entre a história da administração e os princípios arquivísticos, apresentando como este domínio historiográfico contribui para a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo e a integridade dos fundos, bem como a sua função na compreensão do contexto de criação destes documentos. O desenvolvimento das aulas se dará em torno de três temas: a história da Administração como domínio historiográfico e os arquivos; os princípios arquivísticos, as funções e a história da Administração; a experiência de constituição de um programa de pesquisa de história da administração pública brasileira em uma instituição arquivística, o MAPA do Arquivo Nacional.
Sobre a docente: Dilma Cabral possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.
Investimento:
curso-investimento
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Para obter o desconto, o associado ARQ-SP deverá estar quite com a anuidade de 2022. Para regularizar sua inscrição, vá até a loja no site da ARQ-SP, clique em Filiação, e em seguida, na categoria adequada. Faz mais de 6 anos que a ARQ-SP não altera os valores de anuidade.
Para obter o desconto praticado para as associações que são membro do FNArq (Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil), o interessado deverá baixar aqui o modelo da declaração de vínculo associativo e enviar para sua associação. Assim que esta preencher e assinar a declaração, é só devolver para o e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.
Todos os alunos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) e os estudantes de graduação ou de curso técnico, não importando a área, deverão enviar para o e-mail acima, obrigatoriamente, os comprovantes de matrícula referentes ao semestre vigente.
Objetivo: A partir da trajetória da gestão de documentos, pretende-se explicar como o arquivista deve atuar perante os documentos arquivísticos digitais e demonstrar a importância da Diplomática para a efetiva governança de dados
Data: 30 de novembro; 1, 2, 7, 8 e 9 de dezembro de 2021
Horário: das 18:00 às 20:00 horas
Carga horária: 12 horas
DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).
PROGRAMA:
Documento arquivístico digital – evolução e conceito
Gestão de documentos – do físico ao digital
Diplomática para gestão de documentos arquivísticos digitais
E-Arq e especificação de requisitos para SIGADs Aspectos de funcionalidade e metadados
Análise diplomática e tipológica
Configurações de SIGADs
Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.
Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.
Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.
(*) Filiados das associações conveniadas: CLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
NÃO ASSOCIADO
Profissional: R$140,00
Aluno de Pós-graduação: R$105,00
Estudante (graduação/curso técnico) R$70,00
INSCRIÇÃO:
É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir:https://forms.gle/dBByQZmDsfMc55HS7
OBSERVAÇÕES:
Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), é necessário entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento (depósito bancário, transferência ou PIX) e solicitar emissão de nota fiscal. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.
INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):
Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
Saia do sistema para validar os dados.
Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
DOCENTE: Dr. José Antonio da Silva (FCRB, IBGE e UFRRJ) – Doutor em Ciência da Informação, autor da premiada tese “A Efetividade da Transparência Pública no Brasil à Luz dos Dispositivos de Acesso à Informação: Entre Possibilidades & Limitações”, pela CAPES, na área de Comunicação e Informação, em 2021. Mestre em Administração e Especialista em Gestão Pública. Administrador. É Analista em Ciência & Tecnologia (Perfil Gestão) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), cargo para o qual foi aprovado em 1º lugar. Atualmente, está em exercício na área de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor do Magistério Superior Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mais de 15 anos de atuação profissional dedicados à gestão e prêmios na área, dentre eles o de melhor miniempreendedor pela ONG Junior Achievement do Rio de Janeiro, no ano de 2003. Conheça mais o docente: http://lattes.cnpq.br/3415354158735871
PROGRAMA/CRONOGRAMA
Data: 08/11/2021. (Síncrono). 04 horas.
Módulo 1. Noções de Administração, Projetos e o Uso de Ferramentas de Gestão com foco em Arquivos.
Objetivo: Apresentar Introdução à Administração, à Gestão de Projetos e algumas Ferramentas como possibilidade de utilização subsidiaria nas ações dos arquivistas. Conteúdo teórico.
Data: 09/11/2021. (Síncrono). 04 horas.
Módulo 2. Levantamento de Necessidades – Discutindo o ambiente e sua implicação no contexto dos Arquivos.
Objetivo: Ajudar a reconhecer, a partir do levantamento, questões positivas e negativas que envolvam os arquivos no intuito de ajudar os arquivistas a decompor problemas em sua área e achar alternativas na aplicação de ferramentas de qualidade. Conteúdo teórico e prático.
Data: 10/11/2021. (Síncrono). 04 horas.
Módulo 3. Ferramenta 1: Diagrama de Ishikawa – Decompondo problemas no contexto dos Arquivos.
Objetivo: Desdobrar, a partir desta ferramenta de qualidade, questões positivas e negativas no contexto dos arquivos a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.
Módulo 4. Ferramenta 2: Plano de Ação 5W2H – Descrevendo propostas de soluções no contexto dos Arquivos.
Objetivo: Identificar, com o aporte desta ferramenta de qualidade, possibilidades de soluções para gargalos em arquivos, a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.
Público-Alvo: Arquivistas, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.
Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e prática.
Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.
(*) Filiados das associações conveniadas: CLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), solicitamos entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.
INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):
Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
Saia do sistema para validar os dados.
Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
Natália Bolfarini Tognoli: Professora Adjunta A2 no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora do livro “A construção teórica da Diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos arquivísticos”. Líder do Grupo de Pesquisa: Arquivos, Bibliotecas e Organização do Conhecimento. Presidente do Capítulo Brasileiro da ISKO (2020-2021). Coordenadora do PPGCI/UFF. Temas de interesse: Diplomática. Epistemologia da Arquivologia. Epistemologia Social. Organização do Conhecimento. Justiça social em arquivos.
Renato de Mattos: Bacharel (2006) e Licenciado (2007) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2009) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase nos seguintes temas: Arquivos Pessoais e Arquivos Permanentes. Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenou o projeto Acervo Documental da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/RJ) do Rio de Janeiro (SPU/RJ), cooperação interinstitucional entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Superintendência do Patrimônio da União do Rio de Janeiro (SPU/RJ), vinculada ao Programa de Modernização e Gestão do Patrimônio Imobiliário da União do Ministério da Economia e financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atuou na organização da documentação custodiada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC) e pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) e na elaboração de instrumentos de pesquisa da Fundação Mario Covas. É também pesquisador em História do Brasil, com ênfase em história do Império luso-brasileiro, história política e administrativa do período joanino e história e historiografia de São Paulo colonial.
Programa:
Aplicação da Diplomática contemporânea e dos estudos da Tipologia Documental nos arquivos pessoais.
Especificidades dos arquivos pessoais à luz dos princípios arquivísticos.
Abordagem contextual dos arquivos pessoais.
Documentos discricionários e a identificação de espécies e tipos documentais em arquivos pessoais.
Plataforma: Google Meet.
Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, museólogos, historiadores, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.
INVESTIMENTO:
ASSOCIADO ARQ-SP
VALOR
Profissional:
R$70,00
Aluno de Pós-graduação:
R$50,00
Estudante (graduação/curso técnico)
R$35,00
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS
VALOR
Profissional:
R$80,00
Aluno de Pós-graduação:
R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)
R$40,00
NÃO ASSOCIADO
VALOR
Profissional:
R$90,00
Aluno de Pós-graduação:
R$70,00
Estudante (graduação/curso técnico)
R$45,00
INSCRIÇÃO:ENCERRADA!
Formulário de preenchimento obrigatório: https://forms.gle/hFaynR2jdjtK3kz67
OBSERVAÇÕES:
Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
Filiados das associações conveniadas: CLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
Pessoa Jurídica: após o preenchimento da(s) ficha(s) de inscrição(ões) de seu(s) funcionário(s), entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade Profissional.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.
INSTRUÇÕES PARA O PAGAMENTO:
Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
Saia do sistema para validar os dados.
Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
A Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, ou Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, promove a quebra de paradigma para a sociedade e alteração na relação de equilíbrio entre o indivíduo e uma organização, seja ela pública ou privada.
Visando ao preparo dos profissionais fundamentais no processo de implantação da LGPD em suas respectivas organizações, sejam públicas ou privadas, a Associação de Arquivistas de São Paulo solicitou à Profª Dra. Lenora Schwaitzer a elaboração de três cursos sobre o tema, que terão aulas online, ao vivo e interativas.As aulas não serão gravadas.
Datas: 14, 21 e 28 de maio, e 4 de junho de 2021 (sextas-feiras).
Horário: das 14 às 18 horas.
Docente: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF.
PROGRAMAÇÃO
Curso 1 – LGPD: fundamentos e aplicabilidade (8 horas)
Datas/horários: dias 14 e 21 de maio, das 14 às 18 horas.
Base histórica;
Incidência;
Dados pessoais e dados pessoais sensíveis;
Abrangência do tratamento de dados;
Direitos do titular dos dados;
Agentes de tratamento;
Fiscalização e penalidades;
Segurança e boas práticas.
Curso 2 – LGPD NA PRÁTICA: Arquivos correntes e intermediário (4 horas)
Data/horário: dia 28 de maio, das 14 às 18 horas.
Importância das funções de identificação, classificação e descrição;
LGPD e:
Judiciário;
Ensino;
Saúde;
Órgãos da Administração Pública.
Curso 3 – LGPD NA PRÁTICA: Arquivos permanentes (4 horas)
Data/horário: dia 4 de junho, das 14 às 18 horas.
Responsabilidade das instituições arquivísticas;
Direito ao esquecimento;
Interesse público x interesse individual;
Critérios para reconhecimento do interesse público.
Plataforma: Google Meet.
Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, profissionais da gestão de arquivos permanentes, estudantes e interessados em geral.
INVESTIMENTO: (inscrições ENCERRADAS para curso 1 e pacotes: cursos 1, 2 e 3; cursos 1 e 2; cursos 1 e 3 )
As inscrições para os cursos 2 e 3 (individualmente ou pacote) estão abertas. Inscrições para pacotes: cursos@arqsp.or.br
Inscrições para o curso 2 ou para o curso 3 – diretamente na loja da ARQ-SP.
CURSO 1 (Valores por pessoa e por curso) – INSCRIÇÕES ENCERRADAS
ASSOCIADO ARQ-SP
VALOR
Profissional:
R$80,00
Aluno de Pós-graduação:
R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)
R$40,00
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS
VALOR
Profissional:
R$90,00
Aluno de Pós-graduação:
R$67,50
Estudante (graduação/curso técnico)
R$45,00
NÃO ASSOCIADO
VALOR
Profissional:
R$100,00
Aluno de Pós-graduação:
R$75,00
Estudante (graduação/curso técnico)
R$50,00
CURSO 2 / CURSO 3 (Valores por pessoa e por curso)
É obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021 para alunos de pós-graduação e estudantes. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
Filiados das associações conveniadas deverão solicitar à Diretoria da ARQ-SP, por e-mail (diretoria@arqsp.org.br), o modelo da declaração de vínculo associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
Pessoa Jurídica: a inscrição de seus funcionários deverá ser realizada somente por e-mail (secretaria@arqsp.org.br). Para pagamentos feitos por PJ só existe a modalidade Profissional.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno um dia antes do início do curso.
INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
Saia do sistema para validar os dados.
Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
“Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
Discute-se as especificidades legais e procedimentais sobre a gestão, qual seja, produção, acesso e uso, tramitação, arquivamento e destinação de documentos arquivísticos que possuam informações com algum tipo de restrição de acesso. Aborda-se, adicionalmente, aspectos relativos aos requisitos de sistemas informatizados de gestão de documentos para proteção dessas informações.
Docente: Prof. Vanderlei Batista dos Santos
Arquivista, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Foi professor substituto do curso de Arquivologia da UnB e é docente em cursos de pós-graduação em arquivos e ciência da informação, e servidor efetivo da Câmara dos Deputados, onde é o atual Diretor da Coordenação de Arquivos, do Centro de Documentação e Informação. Atuou como consultor em projetos para instituições públicas e privadas de gestão de documentos e informações arquivísticos por quase duas décadas. É autor de diversos livros e artigos sobre a temática arquivística.
Data: 9 e 11 de março de 2021, das 18:30 às 21:30 horas.
Aulas online, ao vivo e interativas.As aulas não serão gravadas.
Plataforma: Google Meet.
Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, profissionais da gestão de documentos, estudantes e interessados em geral.
No ato da inscrição, cadastrar e-mail pessoal para não ter problema ao acessar o curso.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail ao aluno no dia 9 de março.
INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
Saia do sistema para validar os dados.
Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria correta.
Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
“Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) promoveu de 5 a 13 de dezembro de 2020 seu primeiro evento totalmente on-line e ao vivo.
Sob o tema central Arquivo, documento e informação em cenários híbridos, o Simpósio Internacional de Arquivos contou com 528 participantes inscritos entre convidados, apresentadores de trabalho e ouvintes. Participaram alunos de graduação, de cursos técnicos e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas da Documentação.
O evento contou com participantes do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, França e Uruguai.
Foram nove dias intensos e repletos de muita informação, troca de experiências, multiplicação de conhecimento, encontros e reencontros.
Mas, acima de tudo, o SIA 2020 foi um evento democrático, reunindo na mesma plataforma, simultaneamente e ao vivo, centenas de pessoas que se encontravam em lugares diferentes e em fusos horários distintos.
Toda quinta às 18h recebemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.
Na quinta-feira, 12 de novembro, o ARQ-SP CONVIDA recebeu a professora Margareth Silva, da Universidade Federal Fluminense, para uma conversa sobre sua formação e trajetória profissional, encerrando a programação de webinários da Associação de Arquivistas de São Paulo de 2020.
O nosso encontro está disponível no Canal da ARQ-SP no YouTube.
Toda quinta às 18h recebemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.
Na quinta-feira, 5 de novembro, o ARQ-SP CONVIDA recebeu os musicólogos Adriano de Castro Meyer (IEB/USP) e Judie Kristie Pimenta Abrahim (Arquivo Público do Estado de São Paulo) para uma conversa sobre a Música e seus documentos.
O nosso encontro está disponível no Canal da ARQ-SP no YouTube.