ARQ-SP CONVIDA! 5

Tratamento de Documentos Digitais na Área da Saúde

Quinta-feira, 16/07, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Na próxima quinta-feira, a ARQ-SP CONVIDA a professora Margarete Moraes (UFES) e o Professor Gillian Queiroga (UFBA) para conversar sobre o Tratamento de Documentos Digitais na Área da Saúde!

Nosso encontro será às 18h através do Link https://youtu.be/xZX_XsA8BzQ no YouTube da ARQ-SP

Esperamos vocês!

ARQ-SP CONVIDA! 5
ARQ-SP CONVIDA! 5
ARQ-SP CONVIDA! 4

Gestão de Centros de Memória

Quinta-feira, 09/07, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Na próxima quinta-feira, 09 de julho, a ARQ-SP CONVIDA a professora Ana Maria Camargo (USP) e a coordenadora do CEDOC GOL, Sara Sousa, para uma conversa sobre Gestão de Centros de Memória.

Dessa vez, a transmissão será feita pelo canal do YouTube Associação de Arquivistas de SP ARQ-SP, às 18h!

Participem!https://www.youtube.com/channel/UCjOtrIqIE3dOQse6lxnE38A

ARQ-SP CONVIDA! 4
ARQ-SP CONVIDA! 4
ARQ-SP CONVIDA!3

Tratamento de Documentos Fotográficos – 2

Quinta-feira, 02/07, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossas convidadas são as profissionais Renata Bassetto (Fundação FHC) e Patrícia de Filippi (Massapê Audiovisual e Estúdio 17) para dar continuidade ao debate sobre tratamento de documentos fotográficos.

A transmissão ao vivo será no perfil da ARQ-SP no Facebook.

Não esqueça: dia 02 de julho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!3
ARQ-SP CONVIDA!3
ARQ-SP CONVIDA! 2

Tratamento de Documentos Fotográficos

Quinta-feira, 25/06, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossas convidadas são as professoras Anna Carla Almeida Mariz (UNIRIO) e Telma Campanha de Carvalho Madio (UNESP) para uma conversa sobre documentos fotográficos.

A transmissão ao vivo será no Facebook da ARQ-SP.

Não esqueça: dia 25 de junho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-ApYVmxACqo&t=2231s

ARQ-SP CONVIDA! 2
ARQ-SP CONVIDA! 2
ARQ-SP CONVIDA! 1

8 Fatos sobre Gestão e Preservação de Documentos Audiovisuais e Sonoros

Quinta-feira, 18/06, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossos convidados são Alexandre de Almeida (FFHC) e Mauro Domingues (AN) para uma conversa sobre documentos audiovisuais e sonoros.

A transmissão ao vivo será no Facebook da ARQ-SP.

Não esqueça: dia 18 de junho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse: https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA! 1
ARQ-SP CONVIDA! 1

JAP 05/19 – Diante da Imagem: Produção de conteúdo a partir de acervos

Data: 22 de novembro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa

Docente: CRISTAL DA ROCHA é doutoranda em História, Política e
Bens Culturais (FGV – Rio de Janeiro), Mestre em História
Social (USP – São Paulo), Bacharel em Arquivologia
(UFRGS – Porto Alegre). Possui experiência em arquivos
permanentes, patrimônio documental, difusão e marketing
de arquivos, além de desenvolver tese sobre a coleção de
Contatos Fotográficos do Acervo Estadão, mesmo local
onde atua como arquivista. No Acervo do jornal O Estado
de São Paulo
desenvolve atividades relativas à difusão de
conteúdos com atual foco em fotografia.

Objetivos: A proposta da oficina é demonstrar de forma teórica e
prática as possibilidades da produção de conteúdo a partir
de acervos, com enfoque em fotografia. Ampliar a
perspectiva de trabalho do profissional de instituições de
memória a partir da difusão. Estimular a percepção e o
olhar do participante para a imagem de arquivo e seus
usos.

Público-alvo: Arquivistas, bibliotecários, profissionais de acervo e
instituições de memória, jornalistas e demais interessados
em produção de conteúdo em arquivos e fotografia.

Programa:

Apresentação: a experiência inovadora do Acervo Estadão na difusão e
produção de conteúdos a partir do arquivo do jornal com
144 anos de história

Difusão em acervos e seus desdobramentos

Arquivista & profissional de acervo como produtor de conteúdo

O caminho da fotografia analógica no Acervo Estadão e os contatos fotográficos

Conteúdos do Acervo Estadão, um estudo de caso

Prática 1: Produção de Conteúdo com material inédito
do Acervo Estadão

Prática 2: Produção de Conteúdo para redes sociais

OBSERVAÇÃO: Para a realização das atividades práticas, pede-se aos alunos que levem notebook ou tablet, caso disponham destes equipamentos.

Investimento

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 05/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código JAP 05/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br


III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” – Trabalhos aprovados

Informamos que a lista de trabalhos aprovados para os painéis de comunicações orais do III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” já se encontra disponível no site do evento.

Para ver a lista, clique aqui.

Nos próximos dias, a Comissão Organizadora enviará, por e-mail, os pareceres a todos os autores que submeteram trabalhos.


[Palestra] Arquivos permanentes: desafios para classificação e difusão

A palestra tem como objetivo apresentar os desafios encontrados no trabalho de classificação e difusão de acervos dentro do Arquivo Histórico Municipal – AHM.  O Arquivo é o departamento responsável pela guarda permanente, identificação, ordenação, conservação e divulgação do valioso conjunto documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século XVI até a primeira metade do século XX. O Acervo, de valor probatório e histórico-cultural, é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo e custodia os documentos considerados mais antigos da América Latina – as Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo (1555- 1558).

Sobre os palestrantes:

Karla Maestrini:  Possui graduação em História (2009), extensão cultural em Política e Tratamento dos Arquivos (2011), Mestre em História Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Atua nas áreas de pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. É Supervisora do Acervo Permanente do Arquivo Histórico Municipal (AHM).

Leonardo de Sá Miranda: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), e é mestrando no Programa de Pós-Graduação de História Econômica da USP. Atualmente é coordenador – Arquivo Histórico Municipal – São Paulo/SP e Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (CSA-Cultura) da Secretaria Municipal de Cultura.

Quando? 5 de novembro, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.

Quanto? GRÁTIS!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Atenção! Preencha o formulário de inscrição apenas uma vez. Seus dados ficarão registrados e você receberá a confirmação da inscrição alguns dias antes do evento.

JAP 04/19 – Gestão de Informações Pessoais (PIM)

Data: 3 de outubro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: JORGE PHELIPE LIRA DE ABREU é mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Archivos y Derechos Humanos pela Universidad Autonoma de Barcelona. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Autor do livro Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, publicado pela Associação de Arquivistas de São Paulo. Atualmente é analista de documentação da Federação Brasileira de Bancos.

Objetivos: apresentar o campo da Gestão de Informações Pessoais (PIM) como indicador de comportamento na criação, manutenção, avaliação, seleção e preservação de arquivos pessoais digitais, imprescindíveis para o tratamento desses arquivos, com vistas a elaboração de diretrizes para a produção, manutenção e tratamento de arquivos pessoais digitais.

Público-alvo: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

Programa: 

  • Os arquivos pessoais digitais na teoria arquivística;
  • Autenticidade e preservação em arquivos digitais;
  • Desafios e perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais;
  • Perspectivas da Gestão de Informações Pessoais (PIM);
  • Criação e manutenção de arquivos pessoais digitais;
  • Noções de valor em arquivos pessoais digitais;
  • Práticas de preservação digital em arquivos pessoais.

Metodologia: aula expositiva, com proposição de exercícios e apresentação de estudos de caso. 

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br