CPBA
Projeto CPBA
O Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos – CPBA foi criado com o objetivo de ampliar o conhecimento a preservação dos acervos documentais por meio de um programa de informação e intercâmbio. Suas atividades se realizam em cooperação com um grande número de instituições.
Durante sua existência, o Projeto CPBA criou e alimentou uma página com o intuito de reunir e disseminar o conhecimento atualizado sobre a preservação de documentos e registros em papel, som, filme, fotografia e meio digital.
A Conservação Preventiva é vinculada a muitas áreas de conhecimento. Por esse motivo a ARQ-SP aceitou a proposta de contribuir para a preservação dos acervos brasileiros, compartilhando parte da experiência do Projeto CPBA, além da coleção de 53 títulos de literatura sobre preservação, traduzida para o português.
- Sobre o Projeto
O Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, CPBA foi idealizado em 1994 por um grupo de pessoas preocupadas com a preservação dos acervos documentais brasileiros. As condições climáticas a que estão expostos nossos registros documentais reforça a necessidade de serem elaboradas políticas continuadas, por meio das quais seja possível evitar o acelerado processo de degradação química, o ataque de insetos e micro-organismos e a consequente falência de nossos acervos de memória. A Conservação Preventiva é sem dúvida a opção mais viável em termos de custos e de resultados.
Como esta prática era pouco difundida, este grupo, constituído de representantes de 19 instituições, entre arquivos, bibliotecas, museus e universidades, considerou que seria necessário desenvolver um amplo processo de informação e conscientização sobre a importância da Conservação Preventiva. Primeiramente era preciso disponibilizar, em nosso idioma, uma literatura básica que pudesse atender tanto a iniciantes como a docentes. Como base para a difusão deste conhecimento foram então identificados textos técnicos estrangeiros sobre temas prioritários, para tradução.
A partir desta seleção o grupo cooperativo pôde contar com o apoio técnico da organização norte-americana Commission on Preservation and Access (atualmente incorporada ao CLIR – Council on Library and Information Resources), para a elaboração deste Projeto, que veio a ter o apoio financeiro da fundação norte-americana Andrew W. Mellon e de VITAE, Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. A Fundação Getulio Vargas, como parceira, responsabilizou-se pela administração financeira dos recursos do Projeto e o Arquivo Nacional cedeu espaço e recursos humanos, inclusive para a coordenação. Um número crescente de instituições aliou-se, a partir de então, ao Projeto.
Em 1997, o Projeto CPBA publicou uma seleção de 53 títulos sobre a conservação preventiva de livros e documentos, de filmes, fotografias e meios magnéticos. Estes textos tratam do planejamento e do gerenciamento de programas institucionais, do controle das condições ambientais, da prevenção contra riscos e do salvamento de coleções, em situações de emergência, da armazenagem, conservação e reformatação, envolvendo os recursos da reprodução eletrônica, da microfilmagem e da digitalização.
A distribuição destes textos foi gratuita, beneficiando instituições que haviam respondido a um questionário até outubro de 1997, tendo sido incluídas no Banco de Dados do Projeto. Ainda em 1997, o Projeto iniciou o processo de difusão por meio de seminários organizados nas cinco regiões brasileiras, com a colaboração de instituições cooperativas, formando um grupo de multiplicadores, que por sua vez organizaram novos seminários e cursos, estimulando a prática da conservação preventiva nas instituições. Esse desdobramento é o mais importante resultado do projeto CPBA.
Em 1998, o Projeto CPBA recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. No mesmo ano, recebeu um segundo aporte financeiro de seus patrocinadores, objetivando a consolidação das ações empreendidas. Até junho de 2001, o Projeto CPBA já contabilizava mais de 130 eventos realizados em todo o país, somando mais de 6.000 pessoas envolvidas.
O Projeto agradece o generoso apoio recebido de seus patrocinadores e das instituições cooperativas, brasileiras e estrangeiras, reconhecendo que sem esta parceria nada teria acontecido. Deseja também agradecer aos autores e editores das publicações disponibilizadas, por terem cedido gratuitamente os direitos autorais.
Considerando que a fase do Projeto apoiada pela Fundação Mellon se encerra em junho de 2001, o grupo cooperativo espera encontrar, em continuidade, colaboradores e parceiros no Brasil, para que o processo de difusão do conhecimento da preservação não seja interrompido.
Rio de Janeiro, junho de 2001.
Ingrid Beck
Coordenadora do Projeto CPBA
- Objetivos
Difundir o conhecimento de preservação e estimular o intercâmbio e a cooperação entre os profissionais atuantes na área da preservação de acervos, para que se consolide a prática da Conservação Preventiva nas instituições.
Desenvolver e manter uma Rede de Informação com dados atualizados sobre a preservação de acervos e sobre as atividades de preservação nas instituições brasileiras, por meio de:
- Publicações sobre preservação;
- Recursos Didáticos;
- Seminários e cursos;
- Banco de dados;
- Mapa da Preservação.
- Publicações
Em 1997, o Projeto CPBA publicou uma seleção de 52 títulos sobre a conservação preventiva de livros e documentos, de filmes, fotografias e meios magnéticos. Estes textos tratam do planejamento e do gerenciamento de programas institucionais, do controle das condições ambientais, da prevenção contra riscos e do salvamento de coleções, em situações de emergência, da armazenagem, conservação e reformatação, envolvendo os recursos da reprodução eletrônica, da microfilmagem e da digitalização.
Reunidos em 23 cadernos temáticos, estes textos, somando mais de mil páginas, foram impressos com uma tiragem de dois mil exemplares e doados a colaboradores, instituições de ensino e demais instituições cadastradas no banco de dados do Projeto.
Esta segunda edição revisada, com uma tiragem de mais dois mil exemplares, pretende, em continuidade, beneficiar as instituições e os profissionais de ensino, e todas aquelas instituições inscritas no banco de dados depois de 1997, que não chegaram a receber os textos.
O Projeto CPBA lança também, em primeira edição, o Manual do RLG sobre Microfilmagem de Arquivos. Este manual recebe o número 53, do conjunto de publicações.
Todos os textos disponíveis para download podem ser reproduzidos e utilizados para fins não comerciais, desde que citadas as devidas referências bibliográficas, os créditos aos autores e ao Projeto CPBA.
Você precisará do plugin Acrobat Reader para visualizar as publicações.
- ACONDICIONAMENTO
1 a 9- Caderno técnico : Armazenagem e manuseio
Conteúdo do Caderno:
1- Métodos de armazenagem e práticas de manuseio – ed. Sherelyn Ogden
2- A limpeza de livros e de prateleiras – ed. Sherelyn Ogden
3- A escolha de invólucros de qualidade arquivística para armazenagem de livros e documentos – ed. Sherelyn Ogden
4- Invólucros de cartão para pequenos livros – ed. Sherelyn Ogden
5- A jaqueta de poliéster para livros – ed. Sherelyn Ogden
6- Suporte para livros: descrição e usos – ed. Sherelyn Ogden
7- Montagens e molduras para trabalhos artísticos e artefatos em papel – ed. Sherelyn Ogden
8- Mobiliário de armazenagem: um breve resumo das opções atuais – ed. Sherelyn Ogden
9- Soluções para armazenagem de artefatos de grandes dimensões – ed. Sherelyn Ogden
- CONSERVAÇÃO
10 a 12- Caderno técnico : procedimentos de conservação
Conteúdo do Caderno:
10- Planificação do papel por meio de umidificação – ed. Sherelyn Ogden
11- Como fazer o seu próprio passe-partout – ed. Sherelyn Ogden
12- Preservação de livros de recortes e álbuns – ed. Sherelyn Ogden
13- Manual de pequenos reparos em livros – Robert J. Milevski
- MEIO AMBIENTE
14 a 17- Caderno técnico : meio ambiente
Conteúdo do Caderno:
14- Temperatura, umidade relativa do ar, luz e qualidade do ar: diretrizes básicas de preservação – ed. Sherelyn Ogden
15- A proteção contra danos provocados pela luz – ed. Sherelyn Ogden
16- Monitoramento da temperatura e umidade relativa – ed. Sherelyn Ogden
17- A proteção de livros e papéis durante exposições – ed. Sherelyn Ogden
18- Isopermas: uma ferramenta para o gerenciamento ambiental – Donald K. Sebera
- EMERGÊNCIAS
20 a 25- Caderno técnico : administração de emergências
Conteúdo do Caderno:
20- Planejamento para casos de emergência- ed. Sherelyn Ogden
21- Segurança contra perdas: danos provocados por água e fogo, agentes biológicos, roubo e vandalismo – ed. Sherelyn Ogden
22- Secagem de livros e documentos molhados – ed. Sherelyn Ogden
23- A proteção de coleções durante obras – ed. Sherelyn Ogden
24- Salvamento de fotografias em casos de emergência – ed. Sherelyn Ogden
25- Planilha para o delineamento de planos de emergência – ed. Sherelyn Ogden
26 a 29- Caderno técnico : emergências com pragas em arquivos e bibliotecas
Conteúdo do Caderno:
26- Controle integrado de pragas – ed. Sherelyn Ogden
27- A proteção de livros e papel contra o mofo – ed. Sherelyn Ogden
28- Como lidar com uma invasão de mofo: instruções em resposta a uma situação de emergência – Lois Olcott Price
29- Controle de insetos por meio de gases inertes em arquivos e bibliotecas – Nieves Valentin e Frank Preusser
- PLANEJAMENTO
30 a 32- Caderno técnico : planejamento e prioridades
Conteúdo do Caderno:
30- Planejamento para preservação – ed. Sherelyn Ogden
31- Políticas de desenvolvimento de coleção e preservação – ed. Sherelyn Ogden
32- Planejamento de um programa eficaz de manutenção de acervos – Karen Garlick
33 a 36- Caderno técnico: Planejamento de preservação e gerenciamento de programas
Conteúdo do Caderno:
33- Desenvolvimento, gerenciamento e preservação de coleções – Dan Hazen
34- Seleção para preservação: uma abordagem materialística – Ross W. Atkinson
35- Considerações complementares sobre “Seleção para Preservação” : uma abordagem materialística – Margaret Child
36- Implementando um programa de reparo e tratamento de livros – Robert J.Milevski, e Linda Nainis
- FOTOGRAFIAS E FILMES
40- Guia do Image Permanence Institute (IPI) para armazenamento de filmes de acetato – James M. Reilly
- REGISTROS SONOROS E FITAS MAGNÉTICAS
43- Guarda e manuseio de materiais de registro sonoro – Gilles St. Laurent
- REFORMATAÇÃO
44 a 47- Caderno técnico : reformatação
Conteúdo do Caderno:
44- O básico sobre o processo de digitalizar imagens – ed. Sherelyn Ogden
45- Microfilme de preservação: plataforma para sistemas digitais de acesso – Lee C. Jones
46 – O processo decisório em presevação e fotocopiagem para arquivamento – Gay Walker
47- Controle de qualidade em cópias eletrostáticas para arquivamento – Norvel M.M. Jones
48- Microfilmagem de preservação: um guia para bibliotecários e arquivistas – ed. Lisa Fox
49- Do microfilme à imagem digital – Donald J. Waters
50- Uma abordagem de sistemas híbridos para a preservação de materiais impressos – Don Willis
52- Preservação no Universo Digital – Paul Conway
53- Manual do RLG para microfilmagem de arquivos – Nancy E.Elkington