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I Encontro Espaços de Memória na Universidade

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, das 14 às 17 horas, será realizado o I Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo, pelo Arquivo Geral da USP e pelo Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp.

O evento será gratuito, ao vivo e on-line, realizado por meio da plataforma Even3.

Para informações e inscrições, acesse: https://www.even3.com.br/1-encontro-espacos-de-memoria-na-universidade?even3_orig=events_eventlist

Paralelamente, entre os dias 21 e 23 de novembro, nos períodos da manhã (9 às 12 horas) e da noite (18:30 às 21:30 horas), serão oferecidos seis minicursos relacionados ao tema.

Os minicursos serão pagos e as informações encontram-se no mesmo link acima. Para inscrição, o interessado deverá enviar mensagem para o e-mail comissao_cursos@arqsp.net

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Nova diretoria da ARQ-SP é eleita

Na noite de ontem, 7 de novembro de 2022, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Associação de Arquivistas de São Paulo para eleição da nova diretoria (gestão 2022-2025).

A reunião ocorreu virtualmente, pela plataforma Google Meets. A sala foi aberta às 19 horas, mas somente às 19:20 horas teve início oficialmente a assembleia com a fala da presidente Ana Célia Navarro de Andrade que, além de explicar os procedimentos para a eleição, de acordo com o Estatuto da ARQ-SP, apresentou os relatórios financeiro e de atividades da gestão 2019-2022.

A reunião seguiu com a apresentação da chapa única e dos principais projetos a serem desenvolvidos no triênio 2022-2025, entre os quais, adotar um sistema mais efetivo para a cobrança de anuidades dos associados; voltar a promover pelo menos 8 cursos e 2 grandes eventos por ano; e retomar as publicações. A nova gestão promete novidades, que serão divulgadas no decorrer de 2023.

Terminada a apresentação foram disponibilizados dois links para os associados aptos computarem presença e voto.

A palavra foi cedida aos associados, que puderam tirar dúvidas e dar sugestões à nova gestão.

A Assembleia Geral Ordinária encerrou às 21:30 horas, com a eleição dos seguintes representantes:

Diretoria (gestão 2022-2025):

Ana Célia Navarro de Andrade – presidente

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt – vice-presidente

Monica Cristina Brunini Frandi Ferreira – secretária

Pedro José de Carvalho Neto – tesoureiro

Conselho Fiscal (gestão 2022-2025):

Ana Maria de Almeida Camargo

Heloísa Liberalli Bellotto

Johanna Wilhelmina Smit

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA ARQ-SP (2022-2025)

Prezado(a) associado(a),

Durante os dois últimos anos, a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) realizou a mudança de sua sede para o segundo andar do mesmo prédio, que, devido aos protocolos sanitários contra a COVID-19, ainda se encontra em processo de organização e aguardando a instalação de internet. Por esse motivo nosso atendimento tem sido realizado exclusivamente pelos e-mails institucionais.

Informamos que, recentemente, nosso site passou por alguns problemas de segurança, que já foram sanados, mas atrasaram a divulgação do processo eleitoral para a próxima gestão. Conforme post publicado em outubro, recebemos inscrição de apenas uma chapa, cuja proposta foi igualmente divulgada.

Inicialmente, havíamos programado o dia 31 de outubro de 2022 para a realização da Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova diretoria da ARQ-SP, conforme divulgado no site e nas redes sociais da associação. No entanto, os problemas mencionados, o acúmulo de compromissos profissionais dos membros da diretoria, as atividades da Semana Nacional do Arquivista e a viagem ao exterior de membro da chapa única, fizeram com que essa data fosse adiada.

Além disso, devido à considerável queda no número de anuidades recebidas este ano, voltamos nossos olhares para a realização de cursos para o pagamento de nossos compromissos.

Neste sentido, para o encerramento da gestão 2019-2022, convocamos todos os associados para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, que será realizada no dia 7 de novembro de 2022, a partir das 19 horas, por meio da plataforma Google Meet.

Pauta da Assembleia Geral Ordinária:

I – apreciação e votação do balanço financeiro dos exercícios 2019 a 2022;

II – apreciação do relatório anual de atividades;

III – eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal para a gestão 2022-2025, conforme Estatuto da ARQ-SP.

Para participar do processo eleitoral é necessário estar quite com a anuidade 2022.

Lembramos que a anuidade corresponde ao intervalo entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano vigente. Lembramos também que esses recursos são necessários para o pagamento de taxas e impostos, manutenção dos sites institucional e da revista OFFICINA, promoção de eventos, publicação de livros impressos, além de possibilitar a representação e o fortalecimento da Arquivologia no Estado de São Paulo.

Informamos que o link para participação da Assembleia Geral Ordinária será enviado somente aos associados que estiverem em situação regular com suas obrigações. Para tanto, definimos como prazo até as 12 horas do dia 7 de novembro.

Para efetuar o pagamento da anuidade, siga os passos:

Acesse o site <arqsp.org.br>, clique em LOJA / FILIAÇÃO e, em seguida, clique sobre o botão COMPRAR referente à categoria adequada (instituição, aluno de pós-graduação, estudante de curso técnico ou de graduação, profissional). Siga as orientações para o pagamento de sua anuidade.

Caso ainda não tenha cadastro no site da ARQ-SP, acesse o site, clique em MINHA CONTA no menu superior, complete com as informações solicitadas; saia do site para validação dos dados; retorne, acesse a loja e siga as orientações mencionadas no parágrafo anterior.

Caso prefira efetuar pix, depósito ou transferência direta para a conta da ARQ-SP no Banco Santander, entre em contato conosco pelo e-mail <diretoria@arqsp.org.br> e solicite os dados da Associação para pagamento. Não se esqueça de enviar cópia de seu comprovante de pagamento para que possamos regularizar sua situação.

Caso seja aluno de pós-graduação ou estudante de curso técnico ou de graduação, envie cópia do comprovante de matrícula para o e-mail indicado.

Diretoria da ARQ-SP (GESTÃO 2019-2022)

Eleição para diretoria da ARQ-SP – GESTÃO 2022-2025

Chapas inscritas: 01

Propostas da Chapa Única

DIRETORIA:

Presidente – Ana Célia Navarro de Andrade

Vice-Presidente – Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Secretária – Mônica Cristina Brunini Frandi Ferreira

Tesoureiro – Pedro José de Carvalho Neto

CONSELHO FISCAL:

Ana Maria de Almeida Camargo (USP)
Heloísa Liberalli Bellotto (USP)
Johanna Wilhelmina Smit (USP)

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A GESTÃO 2022-2025

  1. Retomar a realização de cursos com a frequência anterior à pandemia do COVID-19.
  2. Realizar novos eventos de interesse da área e dar continuidade a eventos já consagrados.
  3. Incrementar as parcerias com instituições públicas e privadas.
  4. Incrementar a publicação de obras de interesse na área: revista OFFICINA e séries Instrumenta, Thesis, Eventus e Scripta.
  5. Manutenção do site e criação de uma nova loja online.
  6. Retomada do blog Ponto de Vista.
  7. Fortalecimento da ARQ-SP nas mídias sociais.
  8. Melhorar a mala direta de associados e de interessados.
  9. Retomar a criação ou adoção de um sistema automático para a cobrança de anuidades.
  10. Fortalecer o relacionamento da ARQ-SP com associações congêneres nacionais (associações membros do FNArq e de outras áreas, como a ANPUH-SP e o CRB-8, entre outras).
  11. Fortalecer o relacionamento da ARQ-SP com associações congêneres estrangeiras (filiação à ALA e manutenção de sua participação no GTAAI/ALA).
  12. Participar de eventos promovidos por associações congêneres nacionais e estrangeiras.
  13. Criar comissões especiais de acordo com as necessidades da associação.
ARQ-SP CONVIDA 20.10.22

ARQ-SP CONVIDA! – As portarias MEC voltadas aos acervos acadêmicos

ARQ-SP CONVIDA! – ESPECIAL DIA DO ARQUIVISTA

Em maio de 2022, por meio da Portaria MEC no. 360, o Ministério da Educação impôs às instituições de ensino superior, que integram o Sistema Federal de Ensino, a obrigatoriedade de converter para o meio digital parcela significativa de seus arquivos. Esta edição de ARQ-SP Convida pretende resgatar o contexto normativo em torno da gestão do “acervo acadêmico” das IES e debater as implicações administrativas e práticas das portarias mais recentes para as universidades públicas e privadas.

DEBATEDORES: Débora Flores (UFSM) e José Francisco Guelfi Campos (UFMG)

MEDIAÇÃO: Anna Carla Almeida Mariz (UNIRIO)

Dia 20/10, Dia do Arquivista, às 18h30.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ABuJQxkiB20

História administrativa

HISTÓRIA ADMINISTRATIVA NOS ARQUIVOS: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos

Durante a Semana Nacional do Arquivista, divulgada pelo @fnarq.brasil, a Associação de Arquivistas de São Paulo promoverá o curso “História da administração nos arquivos: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos”, ministrado por Dilma Cabral (Arquivo Nacional).

O curso ocorrerá nos dias 17, 18 e 19/10, das 19h às 21h, de forma on-line e ao vivo. Não haverá gravação das aulas.

Os valores e as formas de pagamento podem ser encontrados na imagem abaixo e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.

Ementa: O curso tem por objetivo analisar as relações existentes entre a história da administração e os princípios arquivísticos, apresentando como este domínio historiográfico contribui para a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo e a integridade dos fundos, bem como a sua função na compreensão do contexto de criação destes documentos. O desenvolvimento das aulas se dará em torno de três temas: a história da Administração como domínio historiográfico e os arquivos; os princípios arquivísticos, as funções e a história da Administração; a experiência de constituição de um programa de pesquisa de história da administração pública brasileira em uma instituição arquivística, o MAPA do Arquivo Nacional.

Sobre a docente: Dilma Cabral possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Investimento:

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OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Para obter o desconto, o associado ARQ-SP deverá estar quite com a anuidade de 2022. Para regularizar sua inscrição, vá até a loja no site da ARQ-SP, clique em Filiação, e em seguida, na categoria adequada. Faz mais de 6 anos que a ARQ-SP não altera os valores de anuidade.
  2. Para obter o desconto praticado para as associações que são membro do FNArq (Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil), o interessado deverá baixar aqui o modelo da declaração de vínculo associativo e enviar para sua associação. Assim que esta preencher e assinar a declaração, é só devolver para o e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.
  3. Todos os alunos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) e os estudantes de graduação ou de curso técnico, não importando a área, deverão enviar para o e-mail acima, obrigatoriamente, os comprovantes de matrícula referentes ao semestre vigente.
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Programação ARQ-SP para outubro e novembro

TEM MUITA COISA BOA VINDO POR AÍ NA ARQ-SP!

Para a Semana Nacional dos Arquivistas, divulgada pelo FNArq, ainda em outubro, ofereceremos um curso on-line sobre história administrativa nos arquivos, com a professora Dilma Cabral e uma live gratuita em nosso canal no YouTube para discutir os acervos acadêmicos das instituições de ensino superior (IES).

Em novembro, abriremos as atividades com um curso sobre pesquisa científica e privacidade, com a professora Lenora Schwaitzer, e um seminário gratuito sobre espaços de memória na universidade, em parceria com o Arquivo Geral da USP e o Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp).

Para que mais pessoas possam participar, todas as atividades serão on-line. Fiquem atentos que em breve divulgaremos as formas de inscrição de cada evento!

Curta nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/CjVfefMrPrH/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

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OFFICINA

Revista OFFICINA

Lembramos que a nossa Revista OFFICINA está com submissões abertas até 30/10!

Aceitamos artigos, traduções e, na seção Arquivo em debate, reflexões críticas.

E aproveitamos para anunciar que já temos ISSN! Agora vocês também podem nos encontrar pelo código 2764-7773.

Esperamos seu texto!

Veja as regras de submissão em nosso site: https://revista.arqsp.org.br/

https://revista.arqsp.org.br/index.php/revista-da-associacao-de-arquivi/about/submissions

Prazo para inscrição de chapas para Diretoria da ARQ-SP (gestão 2022-2025)

Estão abertas as inscrições de chapas para a próxima gestão da Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação de Arquivistas de São Paulo, triênio 20122-2025.

Prazo para envio de propostas: 16 de setembro de 2022.

Os associados interessados em concorrer deverão encaminhar até a data definida a relação dos membros da Diretoria (presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro) e do Conselho Fiscal, composto por três pessoas, juntamente com suas propostas para o triênio 2022-2025, para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

Observação: todos os candidatos da chapa deverão ser associados quites com a anuidade 2022.

Não é necessário dar nome às chapas. Elas serão numeradas de acordo com a ordem de chegada.

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br