NOTA EM DEFESA DO ARQUIVO NACIONAL

O Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq) e entidades que subscrevem esta nota vêm a público enfatizar a importância do Arquivo Nacional para a garantia dos direitos civis, a transparência das informações públicas e a preservação da memória e da cultura nacional. Assim, sublinhamos a necessidade de quadros técnicos qualificados para implementar políticas efetivas para a área, dentro da missão institucional do órgão federal.

Considerando ainda que o Decreto nº 9.727/2019 estabelece os critérios e o perfil profissional para cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) na Administração Pública Federal, que é o caso da Direção do Arquivo Nacional, causou consternação a publicação da nomeação, no Diário Oficial da União de 19/11/2021, do Sr. Ricardo Borda D’Água de Almeida Braga para o cargo de Diretor-Geral do Arquivo Nacional, que acumula também o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão central do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), responsável pela política nacional de arquivos.

Neste sentido, reivindicamos a nomeação de um profissional com qualificação técnica e experiência na área, conforme o Decreto supracitado, que estabelece o “perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo ou a função para o qual tenha sido indicado”. No Brasil existem inúmeros profissionais com expertise necessária, e não é razoável que o Arquivo Nacional seja dirigido por indivíduo em cujo currículo não há qualquer menção de atuação com gestão de documentos e/ou formação em arquivologia, ciência da informação, história, patrimônio cultural, memória, preservação e áreas correlatas.

O Arquivo Nacional, instituição secular, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, cumpre, entre outras funções, a gestão dos documentos produzidos e recebidos em todos os órgãos federais, auxiliando na eficiência e na transparência governamental, e a salvaguarda e o acesso de acervos de importância fundamental para a história e a memória de nosso país. Seu acervo é composto de documentos do século XVI ao tempo presente, são cerca de 55 km de documentos textuais, mais de um milhão de fotografias e negativos, além de milhares de diapositivos, caricaturas, charges, cartazes, cartões postais, desenhos, gravuras e ilustrações, mapas, filmes e registros sonoros.

A democracia se baseia na inclusão pela diversidade cultural, onde os processos históricos forjam a Nação, e se legitima na medida em que os cidadãos têm acesso às informações públicas conforme previsto na Constituição Federal Brasileira. Documentos e informações públicas são instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico, demasiadamente estratégicos e sua gestão e proteção exigem uma direção qualificada, experiente e dotada de profundo saber, compatível com os desafios da área. Nosso patrimônio histórico e documental corre perigo nas mãos de pessoas sem o conhecimento e competência técnica necessários ao seu correto tratamento.

Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq):

Associação de Arquivistas da Bahia (AABA)

Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP)

Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina (AAESC)

Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (ARQUIVE-CE)

Associação de Arquivologia do Estado de Goiás (AAG)

Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB)

Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES)

Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ)

Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS)

Associação Mineira de Arquivistas (AMArq)

As entidades abaixo também subscrevem o documento:

Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria-RS

Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB)

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC)

Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC)

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS)

Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP)

Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)

Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA)

Associação Brasileira de História Oral (ABHO)

Associação de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso – Santa Maria-RS

Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (AAAPRS)

Associação dos Amigos do Arquivo Histórico de Santa Maria (AMARQHIST)

Associação Nacional de História (ANPUH)

Associação Nacional de História do Trabalho (ANHT)

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ)

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)

Base de Dados em Arquivística (BDA)

Casa de Memória Edmundo Cardoso – Santa Maria-RS

Centro Acadêmico Bacharelado em História (CABH) – UFAC

Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) – PUC-SP

Centro Acadêmico de História – UFCAT

Centro Acadêmico de História – UFMA/Bacanga

Centro Acadêmico de História – UFPA/Campus Belém

Centro Acadêmico de História – UFRR/Boa Vista

Centro Acadêmico de História – UFU

Centro Acadêmico de História – UnB

Centro Acadêmico de História – UNESC

Centro Acadêmico de História Ágora (CAHISA) – UVA/Sobral

Centro Acadêmico de História Almir Suruí – UNIR/Porto Velho

Centro Acadêmico de História da UFRRJ-IM

Centro Acadêmico de História Igo Castro Carrero – UFPI/Campus Ministro Petrônio Portela

Centro Acadêmico de História Luiza Mahin – UFBA/Salvador

Centro Acadêmico de História Potiguaçu – UFRN

Centro Acadêmico de História (CAHIS Caldeirão) – UECE

Centro Acadêmico Dirceu Lindoso – UFAL/Campus A. C. Simões

Centro Acadêmico do Curso de História – IFG/Goiânia

Centro Acadêmico Ivan Mota Dias – UFF/Niterói

Centro de Estudos de Migrações Internacionais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas (CEMI/IFCH/Unicamp)

Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ)

Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA)

Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR)

Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil)

Coordenação do Curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Departamento de Arquivologia (UNIRIO)

Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Departamento de História da UnB (HIS/UnB)

Diretório Acadêmico Descentralizado de História – Conceição Evaristo

Escola de Arquivologia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Ecomuseu de Pacoti – Ceará

Estudos Arquivísticos em Documentos e Registros Digitais (EADRD)

Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA)

Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB)

Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH)

Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA)

Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa

Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (FEPARQ)

Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de História (GEPEH)

Grupo de Estudos Arquivísticos (GEArq)

Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos” da Escola de Ciência da Informação/Universidade Federal de Minas Gerais (PGDA/ECI/UFMG)

Grupo de Pesquisa Estudos Prospectivos: formação e atuação profissional do arquivista

Grupo Organização do Conhecimento e Gestão Documental (KOD/UFSC) 

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ)

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-Proprietas)

Laboratório de ensino e aprendizagem em História (LEAH)

Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ (LEHMT/UFRJ)

Laboratório de História Oral e Imagem – UFF (LABHOI/UFF)

Latin American Studies Association (LASA) – Seção Archives, Libraries & Digital Scholarship

Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Ceará (PROFHISTÓRIA/UFC)

Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal Fluminense (PROFHISTÓRIA/UFF)

Núcleo de Estudos Contemporâneos do Instituto de História da UFF (NEC/IHT/UFF)

Observatório do Tempo Presente (OTP/UFF)

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas (PPGCS/IFCH/Unicamp)

Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO)

Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas (PPGH/IFCH/Unicamp)

Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (PPGH/UFC)

Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Rede ARQUIFES)

Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno (DOCOMOMO Brasil)

Sindicato dos Bibliotecários, Cientistas da Informação, Documentalistas, Arquivistas, Historiadores, Museólogos, Auxiliares de Biblioteca e Auxiliares de Centros de Documentação de São Paulo (SinBiesp)

Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO)

Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC)

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)

Curso_Arquivista_Diplomatista

Curso 2021.5 – O Arquivista diplomatista e a governança de dados: desafios contemporâneos

Objetivo: A partir da trajetória da gestão de documentos, pretende-se explicar como o arquivista deve atuar perante os documentos arquivísticos digitais e demonstrar a importância da Diplomática para a efetiva governança de dados

Data: 30 de novembro; 1, 2, 7, 8 e 9 de dezembro de 2021

Horário: das 18:00 às 20:00 horas

Carga horária: 12 horas

DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

PROGRAMA:

  • Documento arquivístico digital – evolução e conceito
  • Gestão de documentos – do físico ao digital
  • Diplomática para gestão de documentos arquivísticos digitais
  • E-Arq e especificação de requisitos para SIGADs Aspectos de funcionalidade e metadados
  • Análise diplomática e tipológica
  • Configurações de SIGADs

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO À ARQ-SP

  • Profissional:       R$100,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$75,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$50,00

FILIADO À ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)

  • Profissional:       R$120,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$90,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):    R$60,00

(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

NÃO ASSOCIADO

  • Profissional:       R$140,00
  • Aluno de Pós-graduação:             R$105,00
  • Estudante (graduação/curso técnico)     R$70,00

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/dBByQZmDsfMc55HS7

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), é necessário entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento (depósito bancário, transferência ou PIX) e solicitar emissão de nota fiscal. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.

Artigo sobre Curso Técnico em Arquivos no Boletim SAUSP.doc

Na última terça-feira, dia 26 de outubro, foi publicado o Boletim SAUSP.doc no qual a Profª Camilla Campoi traz informações sobre o Curso Técnico em Arquivos da ETEC/SP (Parque da Juventude) e sua reformulação.

Para ler o boletim, clique no link: https://sites.usp.br/arquivogeral/wp-content/uploads/sites/39/2021/06/2021n05-SAUSP.pdf

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre os boletins SAUSP.doc, basta acessar o link: https://sites.usp.br/arquivogeral/?p=425

Também é possível se cadastrar no site para fazer parte do mailing.

ARQ-SP CONVIDA! 20 de outubro 2021

ARQ-SP CONVIDA! – 20 de outubro

A IMPORTÂNCIA DOS ARQUIVOS NA VISÃO DE UM ADMINISTRADOR

No Dia Nacional do Arquivista, a Associação de Arquivistas de São Paulo retoma a série ARQ-SP CONVIDA! apresentando a importância dos arquivos na visão de um Administrador.

Clique no link para assistir ao bate-papo com o Prof. Dr. José Antonio da Silva.

20 de Outubro – DIA DO ARQUIVISTA NO BRASIL

Parabéns a todos os profissionais que se preocupam com e cuidam dos arquivos, sejam eles arquivistas graduados ou graduandos, técnicos de arquivo formados ou em formação, além dos conservadores e daqueles que são arquivistas por vocação, pois preocupar-se com o arquivo é preocupar-se com a própria instituição, com sua administração, sua história e sua memória!

Feliz dia do Arquivista!

Promoção_SNArquivistas

Promoção de livros na loja da ARQ-SP

Para comemorar o Dia do Arquivista, a ARQ-SP resolveu presentear todos os profissionais da área com uma semana inteira de promoção.

De 18 a 22 de outubro todos os livros da nossa loja estarão com descontos de até 50%.

Não perca essa oportunidade e complete sua biblioteca!

Se você ainda não possui cadastro em nosso site, siga os passos a seguir:

  • Clique em MINHA CONTA, no canto superior direito da página, ao lado do carrinho de compras.
  • Preencha os campos solicitados.
  • Saia do site para validar seus dados.
  • Acesse a LOJA.
  • Clique em LIVROS.
  • Escolha seu(s) produto(s) sempre clicando no botão COMPRAR.
  • Confirme os produtos no carrinho e, em seguida, clique em PROCEED TO CHECKOUT.
  • Siga as orientações do site para completar seu cadastro.
  • Pague a compra por meio do PagSeguro (boleto, débito automático ou cartão de crédito – à vista ou parcelado).

Se você já tem cadastro mas esqueceu sua senha de acesso, envie e-mail para: diretoria@arqsp.org.br

Outras formas de aquisição e de pagamento: enviar e-mail para diretoria@arqsp.org.br informando o(s) título(s) do(s) livro(s) de seu interesse. Após confirmação da disponibilidade dos livros em estoque, o pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária, PIX ou PayPal.

Mas corra: a promoção só vale até sexta-feira ou final do estoque!

Em tempo: os livros serão postados na terça-feira da próxima semana.

Oficina_CF_Curso_2021_4

Curso 2021.4 – Ferramentas de gestão e sua usabilidade para profissionais de Arquivo

OFICINA COMO FAZER

Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2021

Horário:18:00 às 22:00 horas

DOCENTE: Dr. José Antonio da Silva (FCRB, IBGE e UFRRJ) – Doutor em Ciência da Informação, autor da premiada tese A Efetividade da Transparência Pública no Brasil à Luz dos Dispositivos de Acesso à Informação: Entre Possibilidades & Limitações, pela CAPES, na área de Comunicação e Informação, em 2021. Mestre em Administração e Especialista em Gestão Pública. Administrador. É Analista em Ciência & Tecnologia (Perfil Gestão) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), cargo para o qual foi aprovado em 1º lugar. Atualmente, está em exercício na área de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor do Magistério Superior Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mais de 15 anos de atuação profissional dedicados à gestão e prêmios na área, dentre eles o de melhor miniempreendedor pela ONG Junior Achievement do Rio de Janeiro, no ano de 2003. Conheça mais o docente: http://lattes.cnpq.br/3415354158735871

PROGRAMA/CRONOGRAMA

Data: 08/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 1. Noções de Administração, Projetos e o Uso de Ferramentas de Gestão com foco em Arquivos.

Objetivo: Apresentar Introdução à Administração, à Gestão de Projetos e algumas Ferramentas como possibilidade de utilização subsidiaria nas ações dos arquivistas. Conteúdo teórico.

Data: 09/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 2. Levantamento de Necessidades  – Discutindo o ambiente e sua implicação no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Ajudar a reconhecer, a partir do levantamento, questões positivas e negativas que envolvam os arquivos no intuito de ajudar os arquivistas a decompor problemas em sua área e achar alternativas na aplicação de ferramentas de qualidade. Conteúdo teórico e prático.

Data: 10/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 3. Ferramenta 1: Diagrama de Ishikawa – Decompondo problemas no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Desdobrar, a partir desta ferramenta de qualidade, questões positivas e negativas no contexto dos arquivos a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.

Módulo 4. Ferramenta 2: Plano de Ação 5W2H – Descrevendo propostas de soluções no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Identificar, com o aporte desta ferramenta de qualidade, possibilidades de soluções para gargalos em arquivos, a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.

Público-Alvo: Arquivistas, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

EstruturaAulas síncronas: apresentação, discussão e prática.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$100,00
Aluno de Pós-graduação:R$75,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$50,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)VALOR
Profissional:R$120,00
Aluno de Pós-graduação:R$90,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$60,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$140,00
Aluno de Pós-graduação:R$105,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$70,00
(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (preenchimento obrigatório): encurtador.com.br/ajkpD

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), solicitamos entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).

Dia 19 de agosto – Dia do Historiador

A Associação de Arquivistas de São Paulo parabeniza todos os Historiadores e alunos de História pelo dia de hoje, e por todos os demais também.

Professores, escritores, arqueólogos, arquivistas, museólogos, conservadores, consultores, gestores de instituições culturais e de custódia de documentos…

Parabéns!

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br