programacao

Programação ARQ-SP para outubro e novembro

TEM MUITA COISA BOA VINDO POR AÍ NA ARQ-SP!

Para a Semana Nacional dos Arquivistas, divulgada pelo FNArq, ainda em outubro, ofereceremos um curso on-line sobre história administrativa nos arquivos, com a professora Dilma Cabral e uma live gratuita em nosso canal no YouTube para discutir os acervos acadêmicos das instituições de ensino superior (IES).

Em novembro, abriremos as atividades com um curso sobre pesquisa científica e privacidade, com a professora Lenora Schwaitzer, e um seminário gratuito sobre espaços de memória na universidade, em parceria com o Arquivo Geral da USP e o Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp).

Para que mais pessoas possam participar, todas as atividades serão on-line. Fiquem atentos que em breve divulgaremos as formas de inscrição de cada evento!

Curta nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/CjVfefMrPrH/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

programacao
programacao
OFFICINA

Revista OFFICINA

Lembramos que a nossa Revista OFFICINA está com submissões abertas até 30/10!

Aceitamos artigos, traduções e, na seção Arquivo em debate, reflexões críticas.

E aproveitamos para anunciar que já temos ISSN! Agora vocês também podem nos encontrar pelo código 2764-7773.

Esperamos seu texto!

Veja as regras de submissão em nosso site: https://revista.arqsp.org.br/

https://revista.arqsp.org.br/index.php/revista-da-associacao-de-arquivi/about/submissions

Prazo para inscrição de chapas para Diretoria da ARQ-SP (gestão 2022-2025)

Estão abertas as inscrições de chapas para a próxima gestão da Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação de Arquivistas de São Paulo, triênio 20122-2025.

Prazo para envio de propostas: 16 de setembro de 2022.

Os associados interessados em concorrer deverão encaminhar até a data definida a relação dos membros da Diretoria (presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro) e do Conselho Fiscal, composto por três pessoas, juntamente com suas propostas para o triênio 2022-2025, para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

Observação: todos os candidatos da chapa deverão ser associados quites com a anuidade 2022.

Não é necessário dar nome às chapas. Elas serão numeradas de acordo com a ordem de chegada.

BBM/USP realiza a 3ª edição do Curso de Atualização – Centros de Memória: fundamentos e perspectivas

GRATUITO

PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a pessoas graduadas que trabalham em organismos de custódia de documentos e desejam atualizar conhecimentos, aprimorando seu desempenho profissional.

OBJETIVO
Proporcionar uma visão teórico-prática da função estratégica que os centros de memória podem desempenhar no âmbito de instituições públicas e privadas.

CARGA HORÁRIA
35h
14 sessões de 2h30 horas-aula cada, ministradas virtualmente uma vez por semana, nas quintas-feiras, das 15h às 17h30 horas, ao longo do segundo semestre de 2022.

NÚMERO DE VAGAS
60

PERÍODO DE INSCRIÇÃO NO APOLO

12 e 14/07/2022 – A inscrição inicia às 8h do dia 12/07 e termina às 23h59 do dia 14/07/2022. IMPORTANTE: HAVERÁ SELEÇÃO – A inscrição no Sistema Apolo não garante a vaga.

Inscreva-se https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormCursosOferecidosListar?oriins=W&codmnu=1447

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
De 18/08/2022 a 24/11/2022

Para mais informações, clique sobre a imagem.

Centros de Memória: fundamentos e perspectivas
Informação sobre inscrição

Colóquio Brasil – Portugal: Documentos e arquivos de obras e edificações

Dias 22 e 23 de junho de 2022, das 14 às 17 horas

Evento on-line e gratuito

Inscrições: https://www.even3.com.br/cbpdaoe

Objetivo: apresentar e discutir procedimentos técnicos relacionados com a gestão de documentos originários de atividades típicas de planejamento, execução, manutenção e restauração de obras e edificações, tanto na área pública quanto no âmbito privado.

Público-alvo: profissionais de diferentes formações (arquitetos, arquivistas, bibliotecários, documentalistas, engenheiros, historiadores e museólogos, entre outros), na perspectiva de propiciar a troca de experiências e a aproximação daqueles que exercem a curadoria de acervos pessoais e institucionais similares.

Promoção: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Associação de Arquivistas de São Paulo, Arquivo Municipal de Lisboa e Associação Casa da Arquitectura.

palestrantes
palestrantes
OFFICINA

9 de junho – Dia Internacional dos Arquivos – Lançamento da revista OFFICINA

Em sua Assembleia Geral Anual de 2007, o Conselho Internacional de Arquivos definiu o dia 9 de junho para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos. O dia foi escolhido em homenagem à data de criação do Conselho pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 9 de junho de 1948.

Para comemorar esse dia tão importante para a comunidade, a Associação de Arquivistas de São Paulo preparou um presente a todos os profissionais de arquivo, tanto de São Paulo quanto do Brasil e dos demais países que nos acompanham: a publicação do primeiro número de nossa revista OFFICINA, cujo tema escolhido para essa edição especial é TIPOLOGIA DOCUMENTAL.

Acessem: https://revista.arqsp.org.br/index.php/revista-da-associacao-de-arquivi/issue/view/3

ARQ-SP NA 6ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

Venha para nossa live “A USP e seus novos instrumentos de gestão de documentos”!

O webinário abordará o Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP), seus Instrumentos de Gestão Documental atualizados: Plano de Classificação de Atividades (PCA) e Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD), bem como o manual de gestão documental denominado A USP e seus documentos. Destacaremos as inovações metodológicas (“soluções heterodoxas”) aplicadas na elaboração destes documentos, além das peculiaridades e necessidades inerentes à gestão documental na USP

O evento será transmitido pela YouTube da ARQ-SP: https://www.youtube.com/watch?v=jiHnaETsmn8

Sem inscrição prévia | Haverá emissão de certificados
https://www.instagram.com/p/CeWBUYQrvt0/?igshid=MDJmNzVkMjY=

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br