
CE01/2020 – Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo e acervo bibliográfico
Curso especial em 4 (quatro) módulos.
ATENÇÃO: Devido à pandemia da COVID-19 o curso foi adiado para 2021, quando as inscrições serão reabertas para novos alunos. O curso será reiniciado, ou seja, os alunos que já fizeram a primeira aula poderão fazê-la novamente.
Vagas: 25 (vinte e cinco). Quórum mínimo para o curso ser realizado: 15 (quinze) alunos inscritos na Opção 1.
Local: Associação de Arquivistas de São Paulo (Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – térreo, Sala N – Prédio do Departamento de História da USP, Butantã)
Docente: Fernanda Brito (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5008305763502646)
O curso “Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo e acervo bibliográfico” foi pensado tanto para o profissional que atua em arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de memória, museus e em outras instituições de documentação, quanto para estudantes de graduação, pós-graduação, cursos técnicos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Arquitetura, além de História, Ciências Sociais, Administração etc., e também para pessoas interessadas em realizar o acondicionamento de seus documentos e/ou livros produzidos em suportes, formatos e tamanhos diferentes. Está estruturado em 4 (quatro) módulos independentes, que poderão ser adquiridos em conjunto ou individualmente.
Período: O curso será realizado aos sábados, das 9:30 às 17:00 horas, uma vez por mês, obedecendo o cronograma a seguir:
Módulo 1 – Teoria e prática: documentos avulsos
Data: 14/03/2020 (data atualizada)
Manhã
9h30 às 12h30
Conceitos e materiais.
- Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
- Função das embalagens e proteção.
- Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
- Costura simples em 8 com a programação, para uso em revistas e periódicos.
Tarde
14h às 17h
Documentos avulsos.
- Confecção de embalagens para documentos avulsos, como certidões, atas e diplomas: folders, pastas, bifólios, envelopes, etc.
Módulo 2 – Prática: Livro brochura e capa dura
Data: 04/04/2020
Manhã
9h30 às 12h30
Livro brochura e capa dura.
- Confecção de caixa 4 abas ou caixa em cruz.
- Confecção de embalagens para livro brochura e/ou documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” e “Jaqueta de emergência (papel)”.
Tarde
14h às 17h
Livro brochura e capa dura.
- Luva simples para livros.
- Suportes de apoio para livros em foam-board.
- Estrutura rígida para revistas e periódicos.
Módulo 3 – Prática: Fotografias e negativos
Data: 09/05/2020
Manhã
9h30 às 12h30
Fotografias convencionais 10×15 e negativos.
- Confecção de embalagens para fotografia 10X15: envelope 4 abas (papel).
- Confecção de embalagens para negativos 3,5 x 3,5: envelope 4 abas (poliéster).
Tarde
14h às 17h
Fotografias convencionais 10×15 e negativos.
- Montagem em passe-partout para fotografia em papel.
- Montagem em foam-board para fotografias (exposições).
Módulo 4 – Prática: Obras raras
Data: 06/06/2020
Manhã
9h30 às 12h30
Obras raras: livros, periódicos, documentos e fotografias.
- Confecção de pasta rígida.
Tarde
14h às 17h
Obras raras: livros e fotografias.
- Confecção de caixa rígida, estilo solander.
INVESTIMENTO
Opção 1 –– Curso completo em 4 módulos
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$400,00 |
Aluno de Pós-graduação* | R$300,00 |
Estudante** | R$200,00 |
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$800,00 |
Aluno de Pós-graduação * | R$600,00 |
Estudante** | R$400,00 |
*Aluno de pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado). É obrigatório o envio do comprovante de matrícula referente ao ano corrente para o e-mail cursos@arqsp.org.br, assim que a matrícula for efetuada.
**Aluno regular de curso técnico ou de graduação. É obrigatório o envio do comprovante de matrícula referente ao ano corrente para o e-mail cursos@arqsp.org.br, assim que a matrícula for efetuada.
PESSOA JURÍDICA*** | VALOR /Pessoa |
ASSOCIADA | R$400,00 |
NÃO ASSOCIADA | R$800,00 |
***Para INSCRIÇÃO DE PESSOA JURÍDICA (associada ou não associada) só existe a modalidade “Profissional”. A inscrição de funcionário(s) e o pedido de empenho para servidor(es) devem ser encaminhados diretamente ao e-mail secretaria@arqsp.org.br, informando obrigatoriamente a opção do curso (1 para curso completo; 2 para módulo avulso + número do módulo), nome completo, e-mail e celular do(s) funcionário(s)/servidor(es) inscrito(s).
Opção 2 –- Módulos avulsos
Módulo 1 – Teoria e prática: documentos avulsos
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$100,00 |
Aluno de Pós-graduação* | R$75,00 |
Estudante** | R$50,00 |
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$200,00 |
Aluno de Pós-graduação * | R$150,00 |
Estudante** | R$100,00 |
PESSOA JURÍDICA*** | VALOR /Pessoa |
ASSOCIADA | R$100,00 |
NÃO ASSOCIADA | R$200,00 |
Módulo 2 – Prática: Livro brochura e capa dura
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$180,00 |
Aluno de Pós-graduação* | R$135,00 |
Estudante** | R$90,00 |
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$360,00 |
Aluno de Pós-graduação * | R$270,00 |
Estudante** | R$180,00 |
PESSOA JURÍDICA*** | VALOR /Pessoa |
ASSOCIADA | R$180,00 |
NÃO ASSOCIADA | R$360,00 |
Módulo 3 – Prática: Fotografias e negativos
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$180,00 |
Aluno de Pós-graduação* | R$135,00 |
Estudante** | R$90,00 |
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$360,00 |
Aluno de Pós-graduação * | R$270,00 |
Estudante** | R$180,00 |
PESSOA JURÍDICA*** | VALOR /Pessoa |
ASSOCIADA | R$180,00 |
NÃO ASSOCIADA | R$360,00 |
Módulo 4 – Prática: Obras raras
PESSOA FÍSICA – ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$200,00 |
Aluno de Pós-graduação* | R$150,00 |
Estudante** | R$100,00 |
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO | VALOR |
Profissional | R$400,00 |
Aluno de Pós-graduação * | R$300,00 |
Estudante** | R$200,00 |
PESSOA JURÍDICA*** | VALOR /Pessoa |
ASSOCIADA | R$200,00 |
NÃO ASSOCIADA | R$400,00 |
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO – PESSOA FÍSICA:
Passo 1 – Fazer cadastro no site da ARQ-SP : clicar em MINHA CONTA (somente pelo computador), no menu superior. Completar os campos com os dados solicitados e sair do site para validá-los.
Passo 2 – Acessar LOJA / CURSOS: após identificar o curso desejado e a categoria correspondente, clicar no botão COMPRAR.
Passo 3 – Conferir os dados e o valor do curso. Clicar em PROCEED TO CHECKOUT.
Passo 4 – Para finalizar a compra, clique no link informado para entrar em sua área privada e completar seu cadastro com as informações solicitadas.
Passo 5 – Efetuar o pagamento na área do PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado).
Passo 6 – Aguardar e-mail da Associação de Arquivistas de São Paulo confirmando o pagamento do curso.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1. Não há reserva de vagas, exceção feita a pagamentos por empenho. A reserva da vaga está condicionada ao pagamento da inscrição.
2. Toda a matéria-prima utilizada nas aulas práticas do curso serão fornecidas pela ARQ-SP.
3. Os alunos levarão para casa todas as embalagens que produzirem nas aulas práticas do curso.
4. Algumas ferramentas (tesoura, régua, lápis etc.), documentos (textuais e iconográficos; folhas avulsas ou encadernados) e livros deverão ser levados pelos alunos para as aulas práticas. A ARQ-SP enviará comunicado sobre o material a ser levado, após a confirmação da inscrição.