Curso 2021.4 – Ferramentas de gestão e sua usabilidade para profissionais de Arquivo
OFICINA COMO FAZER
Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2021
Horário:18:00 às 22:00 horas
DOCENTE: Dr. José Antonio da Silva (FCRB, IBGE e UFRRJ) – Doutor em Ciência da Informação, autor da premiada tese “A Efetividade da Transparência Pública no Brasil à Luz dos Dispositivos de Acesso à Informação: Entre Possibilidades & Limitações”, pela CAPES, na área de Comunicação e Informação, em 2021. Mestre em Administração e Especialista em Gestão Pública. Administrador. É Analista em Ciência & Tecnologia (Perfil Gestão) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), cargo para o qual foi aprovado em 1º lugar. Atualmente, está em exercício na área de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor do Magistério Superior Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mais de 15 anos de atuação profissional dedicados à gestão e prêmios na área, dentre eles o de melhor miniempreendedor pela ONG Junior Achievement do Rio de Janeiro, no ano de 2003. Conheça mais o docente: http://lattes.cnpq.br/3415354158735871
PROGRAMA/CRONOGRAMA
Data: 08/11/2021. (Síncrono). 04 horas.
Módulo 1. Noções de Administração, Projetos e o Uso de Ferramentas de Gestão com foco em Arquivos.
Objetivo: Apresentar Introdução à Administração, à Gestão de Projetos e algumas Ferramentas como possibilidade de utilização subsidiaria nas ações dos arquivistas. Conteúdo teórico.
Data: 09/11/2021. (Síncrono). 04 horas.
Módulo 2. Levantamento de Necessidades – Discutindo o ambiente e sua implicação no contexto dos Arquivos.
Objetivo: Ajudar a reconhecer, a partir do levantamento, questões positivas e negativas que envolvam os arquivos no intuito de ajudar os arquivistas a decompor problemas em sua área e achar alternativas na aplicação de ferramentas de qualidade. Conteúdo teórico e prático.
Data: 10/11/2021. (Síncrono). 04 horas.
Módulo 3. Ferramenta 1: Diagrama de Ishikawa – Decompondo problemas no contexto dos Arquivos.
Objetivo: Desdobrar, a partir desta ferramenta de qualidade, questões positivas e negativas no contexto dos arquivos a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.
Módulo 4. Ferramenta 2: Plano de Ação 5W2H – Descrevendo propostas de soluções no contexto dos Arquivos.
Objetivo: Identificar, com o aporte desta ferramenta de qualidade, possibilidades de soluções para gargalos em arquivos, a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.
Público-Alvo: Arquivistas, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.
Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e prática.
Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.
Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).
INVESTIMENTO:
ASSOCIADO ARQ-SP | VALOR |
Profissional: | R$100,00 |
Aluno de Pós-graduação: | R$75,00 |
Estudante (graduação/curso técnico) | R$50,00 |
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*) | VALOR |
Profissional: | R$120,00 |
Aluno de Pós-graduação: | R$90,00 |
Estudante (graduação/curso técnico) | R$60,00 |
NÃO ASSOCIADO | VALOR |
Profissional: | R$140,00 |
Aluno de Pós-graduação: | R$105,00 |
Estudante (graduação/curso técnico) | R$70,00 |
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (preenchimento obrigatório): encurtador.com.br/ajkpD
OBSERVAÇÕES:
- Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
- Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), solicitamos entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
- O link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.
INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):
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