OF 04/17 – Gestão de Repositórios Digitais

DATA: 26 e 27 de outubro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM).  Veja no mapa!

 

DOCENTE: Humberto Celeste Innarelli. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de
Tecnologia Americana (FATEC-AM – 1998), especialização em Educação, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias pela ACTA Cursos de Pós-Graduação (ACTA – 2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (FEM/UNICAMP – 2006) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP – 2015). Atualmente é profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação e diretor técnico do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (AEL/IFCH/UNICAMP), professor doutor da Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM), professor convidado do curso de extensão de Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro correspondente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CTDE/CONARQ).

 

OBJETIVOS: Apresentar aos profissionais da arquivologia, ciência da informação, tecnologia da informação e áreas afins os princípios, requisitos, estratégias, políticas e ferramentas para implementação e gestão de repositórios digitais. Apresentar ao aluno uma visão geral – teórica e técnica – dos caminhos a serem trilhados durante o processo de implementação e gestão de repositórios digitais em instituições públicas e privadas. Também apresentará questões relacionadas à custódia e à preservação de documentos digitais.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Introdução aos repositórios digitais
  • Princípios e requisitos
  • Estratégias para implementação
  • Políticas de gestão e preservação
  • Ferramentas

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00  / Estudante** – R$ 130,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 04/17).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br