O Centro MariAntonia da USP promove, no dia 7 de dezembro, a partir das 15 horas, o evento “A presença de Ana Maria Camargo”, em homenagem à professora da USP e historiadora, falecida em setembro de 2023.
O desenvolvimento dos recursos tecnológicos tem alterado significativamente a maneira como os indivíduos produzem e acumulam documentos, dando aos arquivos de pessoas uma feição ainda mais complexa do que aquela que geralmente costumam ostentar.
Pensando nisso, a ARQ-SP convidou especialistas para abordarem, em quatro minicursos, alguns desafios que a teoria ainda não oferece soluções completas ou satisfatórias no tratamento de arquivos pessoais. Será um espaço para conhecimento, reflexão e discussão, que antecede ao 4º Encontro Arquivos Pessoais: Experiências, Reflexões, Perspectivas, que será realizado on-line nos dias 1 e 2 de agosto de 2023.
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NOS MINICURSOS E POLÍTICA DE DESCONTOS
Para ter acesso às informações sobre os minicursos oferecidos, acesse a plataforma da Even3, clicando aqui.
Os interessados em se inscrever nos minicursos deverão, em primeiro lugar, fazer sua inscrição na plataforma indicada. Essa inscrição é gratuita, mas os cursos são pagos!
O valor individual de cada minicurso é R$60,00.
Os minicursos têm carga horária individual de 3 horas (das 19 às 22 horas), e serão realizados um por semana. Veja as datas e os dias da semana na plataforma indicada.
Os interessados poderão se inscrever em 1, 2, 3 ou 4 cursos. Atenção: a confirmação das inscrições para os minicursos, ou seja, a efetivação do respectivo pagamento, finalizará um dia antes da realização do curso, ou, no caso da aquisição de mais de um curso, um dia antes da realização do curso que acontecer primeiro. Por exemplo: quem quiser adquirir o combo dos 4 cursos deverá efetuar o pagamento até o dia 4/7, uma vez que o primeiro curso será realizado no dia 5/7.
Descontos especiais para associados da ARQ-SP quites com a anuidade 2023: para qualquer quantidade de cursos, usem o cupom ASSOCIADO25ARQ para obter 25% de desconto.
Descontos especiais para filiados às associações que integram o FNArq: para aquisição de 1 a 3 minicursos, é necessário enviar a declaração de vínculo associativo, devidamente assinada, para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, a fim de receber o cupom de desconto a ser aplicado na compra.
Descontos especiais para não associados e filiados ao FNArq que quiserem adquirir todos os cursos: usem o cupom COMBO4CURSOS.
Solicitamos que utilizem os cupons corretos evitando o bloqueio ou cancelamento de inscrições em cima da hora.
MINICURSOS – 4º ENCONTRO ARQUIVOS PESSOAIS:
Organização de arquivos pessoais, dia 5/7 – docente: Pedro Carvalho
Identificação de espécies e tipos documentais, dia 13/7 – docente: Renato de Mattos
Planejamento de repositórios digitais para a gestão de acervos documentais, dia 19/7 – docentes: Gabriel Moore Bevilacqua e Ana Maria de Almeida Camargo
Acervos documentais: Difusão e educação em meio digital, dia 27/7 – docentes: Adriana Koyama e Ivana Parrela
OBSERVAÇÃO: Todos os minicursos serão realizados online, ao vivo, pela plataforma Google Meet, das 19 às 22 horas, SEM GRAVAÇÃO!
Evento online, a ser realizado nosdias 1 e 2 de agosto de 2023.
O desenvolvimento dos recursos tecnológicos tem alterado significativamente a maneira como os indivíduos produzem e acumulam documentos, dando aos arquivos de pessoas uma feição ainda mais complexa do que aquela que geralmente costumam ostentar. Para os profissionais de arquivo, isso impõe uma série de desafios para os quais a teoria ainda não oferece soluções completas ou satisfatórias. Da compreensão do sentido da acumulação documental ao arranjo, da identificação dos contextos ao desenho de um projeto descritivo, da preservação à difusão: campo aberto à reflexão e à prospecção de perspectivas que impactam a teoria e a prática dos arquivos.
ATENÇÃO:As inscrições são gratuitas para ouvintes.
ÁREAS TEMÁTICAS:
Arquivos pessoais ante a realidade digital
Conservação de arquivos pessoais
Difusão em arquivos pessoais
Identificação documental em arquivos pessoais
Organização de arquivos pessoais
Relatos de experiências em arquivos pessoais
Teoria dos arquivos pessoais
CRONOGRAMA DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
Submissão aberta até o dia 26/6/2023. Observação: pelo menos um dos autores precisa estar inscrito no evento para realizar a submissão do trabalho.
Período de avaliação dos trabalhos: 27/6 a 7/7/2023.
Divulgação dos trabalhos aprovados: 9/7/2023.
Prazo para inscrição do segundo autor no evento: 31/7/2023.
Entrega da versão final dos trabalhos: 31/7/2023.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
É obrigatória a inscrição de pelo menos um autor para a submissão do trabalho.
Cada trabalho poderá ter até 3 autores.
Para que o trabalho seja apresentado, os demais autores, se houver, também deverão estar inscritos na modalidade “apresentador de trabalho”.
Cada autor poderá submeter até 3 trabalhos.
POLÍTICA DE REEMBOLSO: De acordo com o Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor, o participante poderá solicitar, no prazo legal de até 7 dias após a compra, o estorno do pagamento integral de sua inscrição.
É com grata satisfação que recebemos a NOTA UNA N° 0818.2023, assinada pela Profª Dra. Zully Vera de Molinas, reitora da Universidad Nacional de Asunción (UNA), confirmando a realização do XIV Congresso de Arquivologia do Mercosul na cidade de San Lorenzo, Paraguai, de 7 a 10 de novembro de 2023.
Tema central: “Los nuevos desafíos de los Archivos y Archivistas en la sociedad de pos pandemia”.
Clique aqui para ler a referida nota, bem como a primeira Circular Convocatória.
Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, das 14 às 17 horas, será realizado o I Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo, pelo Arquivo Geral da USP e pelo Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp.
O evento será gratuito, ao vivo e on-line, realizado por meio da plataforma Even3.
Paralelamente, entre os dias 21 e 23 de novembro, nos períodos da manhã (9 às 12 horas) e da noite (18:30 às 21:30 horas), serão oferecidos seis minicursos relacionados ao tema.
Os minicursos serão pagos e as informações encontram-se no mesmo link acima. Para inscrição, o interessado deverá enviar mensagem para o e-mailcomissao_cursos@arqsp.net
Em maio de 2022, por meio da Portaria MEC no. 360, o Ministério da Educação impôs às instituições de ensino superior, que integram o Sistema Federal de Ensino, a obrigatoriedade de converter para o meio digital parcela significativa de seus arquivos. Esta edição de ARQ-SP Convida pretende resgatar o contexto normativo em torno da gestão do “acervo acadêmico” das IES e debater as implicações administrativas e práticas das portarias mais recentes para as universidades públicas e privadas.
DEBATEDORES: Débora Flores (UFSM) e José Francisco Guelfi Campos (UFMG)
Objetivo: apresentar e discutir procedimentos técnicos relacionados com a gestão de documentos originários de atividades típicas de planejamento, execução, manutenção e restauração de obras e edificações, tanto na área pública quanto no âmbito privado.
Público-alvo: profissionais de diferentes formações (arquitetos, arquivistas, bibliotecários, documentalistas, engenheiros, historiadores e museólogos, entre outros), na perspectiva de propiciar a troca de experiências e a aproximação daqueles que exercem a curadoria de acervos pessoais e institucionais similares.
Promoção: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Associação de Arquivistas de São Paulo, Arquivo Municipal de Lisboa e Associação Casa da Arquitectura.