
Colóquio Brasil – Portugal: Documentos e arquivos de obras e edificações. Programação
Objetivos Programação geral
Dias 22 e 23 de junho de 2022, das 14 às 17 horas
Evento on-line e gratuito
Inscrições: https://www.even3.com.br/cbpdaoe
Objetivo: apresentar e discutir procedimentos técnicos relacionados com a gestão de documentos originários de atividades típicas de planejamento, execução, manutenção e restauração de obras e edificações, tanto na área pública quanto no âmbito privado.
Público-alvo: profissionais de diferentes formações (arquitetos, arquivistas, bibliotecários, documentalistas, engenheiros, historiadores e museólogos, entre outros), na perspectiva de propiciar a troca de experiências e a aproximação daqueles que exercem a curadoria de acervos pessoais e institucionais similares.
Promoção: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Associação de Arquivistas de São Paulo, Arquivo Municipal de Lisboa e Associação Casa da Arquitectura.
Em sua Assembleia Geral Anual de 2007, o Conselho Internacional de Arquivos definiu o dia 9 de junho para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos. O dia foi escolhido em homenagem à data de criação do Conselho pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 9 de junho de 1948.
Para comemorar esse dia tão importante para a comunidade, a Associação de Arquivistas de São Paulo preparou um presente a todos os profissionais de arquivo, tanto de São Paulo quanto do Brasil e dos demais países que nos acompanham: a publicação do primeiro número de nossa revista OFFICINA, cujo tema escolhido para essa edição especial é TIPOLOGIA DOCUMENTAL.
Acessem: https://revista.arqsp.org.br/index.php/revista-da-associacao-de-arquivi/issue/view/3
Gestão documental e acesso à informação
Venha para nossa live “A USP e seus novos instrumentos de gestão de documentos”!
O webinário abordará o Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP), seus Instrumentos de Gestão Documental atualizados: Plano de Classificação de Atividades (PCA) e Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD), bem como o manual de gestão documental denominado A USP e seus documentos. Destacaremos as inovações metodológicas (“soluções heterodoxas”) aplicadas na elaboração destes documentos, além das peculiaridades e necessidades inerentes à gestão documental na USP
O evento será transmitido pela YouTube da ARQ-SP: https://www.youtube.com/watch?v=jiHnaETsmn8
Sem inscrição prévia | Haverá emissão de certificados
https://www.instagram.com/p/CeWBUYQrvt0/?igshid=MDJmNzVkMjY=