Eleição para diretoria da ARQ-SP – GESTÃO 2022-2025

Chapas inscritas: 01

Propostas da Chapa Única

DIRETORIA:

Presidente – Ana Célia Navarro de Andrade

Vice-Presidente – Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Secretária – Mônica Cristina Brunini Frandi Ferreira

Tesoureiro – Pedro José de Carvalho Neto

CONSELHO FISCAL:

Ana Maria de Almeida Camargo (USP)
Heloísa Liberalli Bellotto (USP)
Johanna Wilhelmina Smit (USP)

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A GESTÃO 2022-2025

  1. Retomar a realização de cursos com a frequência anterior à pandemia do COVID-19.
  2. Realizar novos eventos de interesse da área e dar continuidade a eventos já consagrados.
  3. Incrementar as parcerias com instituições públicas e privadas.
  4. Incrementar a publicação de obras de interesse na área: revista OFFICINA e séries Instrumenta, Thesis, Eventus e Scripta.
  5. Manutenção do site e criação de uma nova loja online.
  6. Retomada do blog Ponto de Vista.
  7. Fortalecimento da ARQ-SP nas mídias sociais.
  8. Melhorar a mala direta de associados e de interessados.
  9. Retomar a criação ou adoção de um sistema automático para a cobrança de anuidades.
  10. Fortalecer o relacionamento da ARQ-SP com associações congêneres nacionais (associações membros do FNArq e de outras áreas, como a ANPUH-SP e o CRB-8, entre outras).
  11. Fortalecer o relacionamento da ARQ-SP com associações congêneres estrangeiras (filiação à ALA e manutenção de sua participação no GTAAI/ALA).
  12. Participar de eventos promovidos por associações congêneres nacionais e estrangeiras.
  13. Criar comissões especiais de acordo com as necessidades da associação.
ARQ-SP CONVIDA 20.10.22

ARQ-SP CONVIDA! – As portarias MEC voltadas aos acervos acadêmicos

ARQ-SP CONVIDA! – ESPECIAL DIA DO ARQUIVISTA

Em maio de 2022, por meio da Portaria MEC no. 360, o Ministério da Educação impôs às instituições de ensino superior, que integram o Sistema Federal de Ensino, a obrigatoriedade de converter para o meio digital parcela significativa de seus arquivos. Esta edição de ARQ-SP Convida pretende resgatar o contexto normativo em torno da gestão do “acervo acadêmico” das IES e debater as implicações administrativas e práticas das portarias mais recentes para as universidades públicas e privadas.

DEBATEDORES: Débora Flores (UFSM) e José Francisco Guelfi Campos (UFMG)

MEDIAÇÃO: Anna Carla Almeida Mariz (UNIRIO)

Dia 20/10, Dia do Arquivista, às 18h30.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ABuJQxkiB20

História administrativa

HISTÓRIA ADMINISTRATIVA NOS ARQUIVOS: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos

Durante a Semana Nacional do Arquivista, divulgada pelo @fnarq.brasil, a Associação de Arquivistas de São Paulo promoverá o curso “História da administração nos arquivos: os princípios arquivísticos e o contexto de produção dos documentos”, ministrado por Dilma Cabral (Arquivo Nacional).

O curso ocorrerá nos dias 17, 18 e 19/10, das 19h às 21h, de forma on-line e ao vivo. Não haverá gravação das aulas.

Os valores e as formas de pagamento podem ser encontrados na imagem abaixo e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.

Ementa: O curso tem por objetivo analisar as relações existentes entre a história da administração e os princípios arquivísticos, apresentando como este domínio historiográfico contribui para a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo e a integridade dos fundos, bem como a sua função na compreensão do contexto de criação destes documentos. O desenvolvimento das aulas se dará em torno de três temas: a história da Administração como domínio historiográfico e os arquivos; os princípios arquivísticos, as funções e a história da Administração; a experiência de constituição de um programa de pesquisa de história da administração pública brasileira em uma instituição arquivística, o MAPA do Arquivo Nacional.

Sobre a docente: Dilma Cabral possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Investimento:

curso-investimento
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OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Para obter o desconto, o associado ARQ-SP deverá estar quite com a anuidade de 2022. Para regularizar sua inscrição, vá até a loja no site da ARQ-SP, clique em Filiação, e em seguida, na categoria adequada. Faz mais de 6 anos que a ARQ-SP não altera os valores de anuidade.
  2. Para obter o desconto praticado para as associações que são membro do FNArq (Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil), o interessado deverá baixar aqui o modelo da declaração de vínculo associativo e enviar para sua associação. Assim que esta preencher e assinar a declaração, é só devolver para o e-mail <comissao_cursos@arqsp.net>.
  3. Todos os alunos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) e os estudantes de graduação ou de curso técnico, não importando a área, deverão enviar para o e-mail acima, obrigatoriamente, os comprovantes de matrícula referentes ao semestre vigente.
programacao

Programação ARQ-SP para outubro e novembro

TEM MUITA COISA BOA VINDO POR AÍ NA ARQ-SP!

Para a Semana Nacional dos Arquivistas, divulgada pelo FNArq, ainda em outubro, ofereceremos um curso on-line sobre história administrativa nos arquivos, com a professora Dilma Cabral e uma live gratuita em nosso canal no YouTube para discutir os acervos acadêmicos das instituições de ensino superior (IES).

Em novembro, abriremos as atividades com um curso sobre pesquisa científica e privacidade, com a professora Lenora Schwaitzer, e um seminário gratuito sobre espaços de memória na universidade, em parceria com o Arquivo Geral da USP e o Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp).

Para que mais pessoas possam participar, todas as atividades serão on-line. Fiquem atentos que em breve divulgaremos as formas de inscrição de cada evento!

Curta nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/CjVfefMrPrH/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

programacao
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OFFICINA

Revista OFFICINA

Lembramos que a nossa Revista OFFICINA está com submissões abertas até 30/10!

Aceitamos artigos, traduções e, na seção Arquivo em debate, reflexões críticas.

E aproveitamos para anunciar que já temos ISSN! Agora vocês também podem nos encontrar pelo código 2764-7773.

Esperamos seu texto!

Veja as regras de submissão em nosso site: https://revista.arqsp.org.br/

https://revista.arqsp.org.br/index.php/revista-da-associacao-de-arquivi/about/submissions

Prazo para inscrição de chapas para Diretoria da ARQ-SP (gestão 2022-2025)

Estão abertas as inscrições de chapas para a próxima gestão da Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação de Arquivistas de São Paulo, triênio 20122-2025.

Prazo para envio de propostas: 16 de setembro de 2022.

Os associados interessados em concorrer deverão encaminhar até a data definida a relação dos membros da Diretoria (presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro) e do Conselho Fiscal, composto por três pessoas, juntamente com suas propostas para o triênio 2022-2025, para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

Observação: todos os candidatos da chapa deverão ser associados quites com a anuidade 2022.

Não é necessário dar nome às chapas. Elas serão numeradas de acordo com a ordem de chegada.

BBM/USP realiza a 3ª edição do Curso de Atualização – Centros de Memória: fundamentos e perspectivas

GRATUITO

PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a pessoas graduadas que trabalham em organismos de custódia de documentos e desejam atualizar conhecimentos, aprimorando seu desempenho profissional.

OBJETIVO
Proporcionar uma visão teórico-prática da função estratégica que os centros de memória podem desempenhar no âmbito de instituições públicas e privadas.

CARGA HORÁRIA
35h
14 sessões de 2h30 horas-aula cada, ministradas virtualmente uma vez por semana, nas quintas-feiras, das 15h às 17h30 horas, ao longo do segundo semestre de 2022.

NÚMERO DE VAGAS
60

PERÍODO DE INSCRIÇÃO NO APOLO

12 e 14/07/2022 – A inscrição inicia às 8h do dia 12/07 e termina às 23h59 do dia 14/07/2022. IMPORTANTE: HAVERÁ SELEÇÃO – A inscrição no Sistema Apolo não garante a vaga.

Inscreva-se https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormCursosOferecidosListar?oriins=W&codmnu=1447

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
De 18/08/2022 a 24/11/2022

Para mais informações, clique sobre a imagem.

Centros de Memória: fundamentos e perspectivas
Informação sobre inscrição

Colóquio Brasil – Portugal: Documentos e arquivos de obras e edificações

Dias 22 e 23 de junho de 2022, das 14 às 17 horas

Evento on-line e gratuito

Inscrições: https://www.even3.com.br/cbpdaoe

Objetivo: apresentar e discutir procedimentos técnicos relacionados com a gestão de documentos originários de atividades típicas de planejamento, execução, manutenção e restauração de obras e edificações, tanto na área pública quanto no âmbito privado.

Público-alvo: profissionais de diferentes formações (arquitetos, arquivistas, bibliotecários, documentalistas, engenheiros, historiadores e museólogos, entre outros), na perspectiva de propiciar a troca de experiências e a aproximação daqueles que exercem a curadoria de acervos pessoais e institucionais similares.

Promoção: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Associação de Arquivistas de São Paulo, Arquivo Municipal de Lisboa e Associação Casa da Arquitectura.

palestrantes
palestrantes
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br