20 de Outubro – DIA DO ARQUIVISTA NO BRASIL

Parabéns a todos os profissionais que se preocupam com e cuidam dos arquivos, sejam eles arquivistas graduados ou graduandos, técnicos de arquivo formados ou em formação, além dos conservadores e daqueles que são arquivistas por vocação, pois preocupar-se com o arquivo é preocupar-se com a própria instituição, com sua administração, sua história e sua memória!

Feliz dia do Arquivista!

Promoção_SNArquivistas

Promoção de livros na loja da ARQ-SP

Para comemorar o Dia do Arquivista, a ARQ-SP resolveu presentear todos os profissionais da área com uma semana inteira de promoção.

De 18 a 22 de outubro todos os livros da nossa loja estarão com descontos de até 50%.

Não perca essa oportunidade e complete sua biblioteca!

Se você ainda não possui cadastro em nosso site, siga os passos a seguir:

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Se você já tem cadastro mas esqueceu sua senha de acesso, envie e-mail para: diretoria@arqsp.org.br

Outras formas de aquisição e de pagamento: enviar e-mail para diretoria@arqsp.org.br informando o(s) título(s) do(s) livro(s) de seu interesse. Após confirmação da disponibilidade dos livros em estoque, o pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária, PIX ou PayPal.

Mas corra: a promoção só vale até sexta-feira ou final do estoque!

Em tempo: os livros serão postados na terça-feira da próxima semana.

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Curso 2021.4 – Ferramentas de gestão e sua usabilidade para profissionais de Arquivo

OFICINA COMO FAZER

Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2021

Horário:18:00 às 22:00 horas

DOCENTE: Dr. José Antonio da Silva (FCRB, IBGE e UFRRJ) – Doutor em Ciência da Informação, autor da premiada tese A Efetividade da Transparência Pública no Brasil à Luz dos Dispositivos de Acesso à Informação: Entre Possibilidades & Limitações, pela CAPES, na área de Comunicação e Informação, em 2021. Mestre em Administração e Especialista em Gestão Pública. Administrador. É Analista em Ciência & Tecnologia (Perfil Gestão) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), cargo para o qual foi aprovado em 1º lugar. Atualmente, está em exercício na área de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor do Magistério Superior Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mais de 15 anos de atuação profissional dedicados à gestão e prêmios na área, dentre eles o de melhor miniempreendedor pela ONG Junior Achievement do Rio de Janeiro, no ano de 2003. Conheça mais o docente: http://lattes.cnpq.br/3415354158735871

PROGRAMA/CRONOGRAMA

Data: 08/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 1. Noções de Administração, Projetos e o Uso de Ferramentas de Gestão com foco em Arquivos.

Objetivo: Apresentar Introdução à Administração, à Gestão de Projetos e algumas Ferramentas como possibilidade de utilização subsidiaria nas ações dos arquivistas. Conteúdo teórico.

Data: 09/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 2. Levantamento de Necessidades  – Discutindo o ambiente e sua implicação no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Ajudar a reconhecer, a partir do levantamento, questões positivas e negativas que envolvam os arquivos no intuito de ajudar os arquivistas a decompor problemas em sua área e achar alternativas na aplicação de ferramentas de qualidade. Conteúdo teórico e prático.

Data: 10/11/2021. (Síncrono). 04 horas.

Módulo 3. Ferramenta 1: Diagrama de Ishikawa – Decompondo problemas no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Desdobrar, a partir desta ferramenta de qualidade, questões positivas e negativas no contexto dos arquivos a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.

Módulo 4. Ferramenta 2: Plano de Ação 5W2H – Descrevendo propostas de soluções no contexto dos Arquivos.

Objetivo: Identificar, com o aporte desta ferramenta de qualidade, possibilidades de soluções para gargalos em arquivos, a partir da perspectiva de seus profissionais. Conteúdo teórico e prático.

Público-Alvo: Arquivistas, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

EstruturaAulas síncronas: apresentação, discussão e prática.

Plataforma: Google Meet. As aulas não serão gravadas.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$100,00
Aluno de Pós-graduação:R$75,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$50,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS (*)VALOR
Profissional:R$120,00
Aluno de Pós-graduação:R$90,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$60,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$140,00
Aluno de Pós-graduação:R$105,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$70,00
(*) Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (preenchimento obrigatório): encurtador.com.br/ajkpD

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de COMPROVANTE DE MATRÍCULA REGULAR referente ao segundo semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da ficha de inscrição (uma ficha para cada funcionário), solicitamos entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade PROFISSIONAL.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO NO SITE DA ARQ-SP (PAGSEGURO):

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Para pagamentos via PIX ou depósito bancário, solicitamos entrar em contato por e-mail (cursos@arqsp.org.br).

Dia 19 de agosto – Dia do Historiador

A Associação de Arquivistas de São Paulo parabeniza todos os Historiadores e alunos de História pelo dia de hoje, e por todos os demais também.

Professores, escritores, arqueólogos, arquivistas, museólogos, conservadores, consultores, gestores de instituições culturais e de custódia de documentos…

Parabéns!

CARTA ABERTA SOBRE O PROCESSO DE DESESTATIZAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Chamou a atenção da comunidade arquivística brasileira a matéria que Guilherme Amado, jornalista que vem cobrindo a política e o crime organizado em nosso país, publicou em 14 de agosto no periódico digital Metrópoles. Com manchete bombástica – “São Paulo estuda transferir Arquivo Municipal para iniciativa privada” -, a matéria sugere a precariedade das condições em que vive a instituição, comparando-a com a Cinemateca (a mais recente vítima do descaso governamental); e evoca um edital que, tendo sido publicado em 2020, demanda agora providências administrativas que reforçam a ideia de privatização.

O edital de chamamento público n. 23 da Secretaria de Governo do Município de São Paulo, divulgado em 2020, abria à iniciativa privada, de fato, a execução de “serviços de digitalização e microfilmagem, preservação digital e gestão documental-arquivística, incluindo a eventual remodelagem ou requalificação das edificações, a administração predial e exploração imobiliária do Arquivo Público do Município de São Paulo”. A esse grande leque de atividades, todas elas inerentes às incumbências de uma entidade precipuamente devotada à gestão dos documentos acumulados pelo exercício do poder público, não cabe a desculpa jurídica de que correspondem a ações meramente instrumentais e subsidiárias em relação às finalidades do organismo e, portanto, passíveis de terceirização. No caso dos arquivos públicos essa argumentação não procede: as atividades-meio convencionais convertem-se em finalísticas, assumindo o caráter de funções inerentes às categorias abrangidas pelo plano de cargos da entidade. Não é possível ignorar ainda que, em se tratando de arquivos públicos, grande parte dos servidores se reveste da chamada fé pública, isto é, da confiança que o Estado atribui a determinados agentes cujos atos têm sua autenticidade e legalidade presumidas.

A situação dramática do Arquivo Municipal de São Paulo não se limita à falta de verbas, à ausência de concursos para prover a instituição de técnicos ou às precárias instalações que abrigam seu acervo. Há ainda problemas de natureza administrativa que é preciso contornar. A importante atividade de gerenciar os documentos que resultam da missão da Câmara, da Intendência e da Prefeitura no atendimento às demandas sociais de serviços da população de São Paulo, do século XVI aos dias de hoje, é exercida por órgãos de distintas subordinações e com evidentes duplicidades funcionais. O decreto nº 57.783, de 2017, que dispõe sobre a política de gestão documental e o sistema de arquivos do município de São Paulo, quebrou o padrão até então vigente nas instituições públicas brasileiras: retirou do arquivo permanente, por razões que não ficaram esclarecidas, o papel de órgão central do sistema. Todos sabem que a ferramenta sistêmica é uma estratégia para fazer com que entidades de diferentes graus hierárquicos e subordinações possam se articular de maneira horizontal para cumprir determinados objetivos comuns. A produção documental de uma megalópole como São Paulo, por mais complexa que nos pareça em sua magnitude, não escapa à regra: compreende todas as fases do ciclo vital dos documentos gerados pela administração direta e indireta ao longo do tempo. O controle desse processo, que envolve classificação, avaliação, guarda temporária, eliminação, guarda definitiva, descrição e difusão de documentos, numa perspectiva sistêmica, deve ser exercido pelo órgão que, na extremidade final do ciclo, dispõe de uma perspectiva temporal cumulativa e panorâmica. O decreto acabou por conferir à Coordenadoria de Gestão Documental, da Secretaria Municipal de Gestão, o papel de órgão central do sistema, deixando ao Arquivo Histórico Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura, um lugar de mero coadjuvante. Permitiu, inclusive, o aparecimento de um Arquivo Público Municipal no lugar do órgão que cumpria as funções de arquivo intermediário. Mais do que a ambiguidade provocada pelo aparecimento de outro órgão com perfil similar, o fato sugere a transformação do Arquivo Histórico Municipal em vitrine de papéis antigos, sem nenhum protagonismo no ingente esforço de representar e comprovar os atos da municipalidade de São Paulo em seus quase quinhentos anos de história.

Como representantes da comunidade arquivística no Conselho Consultivo do Arquivo Histórico Municipal, gostaríamos de obter respostas a nossas inquietações quanto ao futuro da instituição.

São Paulo, 18 de agosto de 2021.

Ana Maria de Almeida Camargo (USP)

Ana Célia Navarro de Andrade (ARQ-SP)

Sonia Troitiño (UNESP-Marília)

Marcelo Antonio Chaves (APESP)

Curso ofertado pelo Arquivo Nacional é contestado pela comunidade arquivística

Anunciado há meses, no último dia 6 o Arquivo Nacional lançou o curso on-line “Introdução às práticas arquivísticas”. Disponibilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso conta com 27 horas e certificação após a conclusão. Mais do que isso: de acordo com o AN, a formação visa suprir a “necessidade de capacitação de servidores que atuam, ou desejam atuar, em arquivos nos órgãos públicos”. O curso, de acordo com o AN, é o primeiro de cinco que serão lançados na mesma plataforma.

A notícia foi recebida com rechaço por parte da comunidade arquivística brasileira. A Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia foi a primeira entidade a se manifestar. Em nota, a ENEA considerou a iniciativa do AN como uma “afronta ao desenvolvimento da educação arquivística em nível de graduação no país” e pediu respeito à lei que regulamenta a profissão desde 1978. No mesmo dia, o Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil manifestou preocupação com os cursos. Em nota, o FNArq se disse “contrário a toda e qualquer iniciativa que possa causar obstrução da atuação dos arquivistas de acordo com o previsto na Lei nº 6.546/1978”, uma referência à proposta do AN em criar cursos de nível intermediário em gerenciamento de serviços arquivísticos.

No dia 11, o Arquivo Nacional publicou uma nota de esclarecimentos sobre os cursos. De acordo com o documento, as formações fazem parte do Planejamento Estratégico Setorial do órgão e “não visam substituir a formação necessária em Arquivologia”. 

Fonte: GIRO DA ARQUIVO. Ano III. Edição 142. Agosto de 2021.

O Giro da Arquivo é um instrumento de divulgação e popularização técnica, científica e cultural para a Arquivologia coordenado pelo Prof. Francisco Alcides Cougo Junior, da UFSM. Para assinar o Giro da Arquivo, acesse: https://ufrgs.us12.list-manage.com/subscribe?u=47a6aa33d7d9eb27e0516fbe8&id=03e8159373

Curso 2021.3

Curso 2021.3 – Diplomática e Arquivos Pessoais: identificando espécies e tipos documentais

Inscrições encerradas!

Data: 27 e 28 de julho de 2021

Horário:15:00 às 18:00 horas

Docentes:

Natália Bolfarini Tognoli: Professora Adjunta A2 no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora do livro “A construção teórica da Diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos arquivísticos”. Líder do Grupo de Pesquisa: Arquivos, Bibliotecas e Organização do Conhecimento. Presidente do Capítulo Brasileiro da ISKO (2020-2021). Coordenadora do PPGCI/UFF. Temas de interesse: Diplomática. Epistemologia da Arquivologia. Epistemologia Social. Organização do Conhecimento. Justiça social em arquivos.

Renato de Mattos: Bacharel (2006) e Licenciado (2007) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2009) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase nos seguintes temas: Arquivos Pessoais e Arquivos Permanentes. Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenou o projeto Acervo Documental da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/RJ) do Rio de Janeiro (SPU/RJ), cooperação interinstitucional entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Superintendência do Patrimônio da União do Rio de Janeiro (SPU/RJ), vinculada ao Programa de Modernização e Gestão do Patrimônio Imobiliário da União do Ministério da Economia e financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atuou na organização da documentação custodiada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC) e pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) e na elaboração de instrumentos de pesquisa da Fundação Mario Covas. É também pesquisador em História do Brasil, com ênfase em história do Império luso-brasileiro, história política e administrativa do período joanino e história e historiografia de São Paulo colonial.

Programa:

  1. Aplicação da Diplomática contemporânea e dos estudos da Tipologia Documental nos arquivos pessoais.
  2. Especificidades dos arquivos pessoais à luz dos princípios arquivísticos.
  3. Abordagem contextual dos arquivos pessoais.
  4. Documentos discricionários e a identificação de espécies e tipos documentais em arquivos pessoais.

Plataforma: Google Meet.

Público-alvo: arquivistas, bibliotecários, museólogos, historiadores, profissionais que atuam em centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO ARQ-SPVALOR
Profissional:R$70,00
Aluno de Pós-graduação:R$50,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$35,00
 
ASSOCIAÇÕES CONVENIADASVALOR
Profissional:R$80,00
Aluno de Pós-graduação:R$60,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$40,00
 
NÃO ASSOCIADOVALOR
Profissional:R$90,00
Aluno de Pós-graduação:R$70,00
Estudante (graduação/curso técnico)R$45,00

INSCRIÇÃO: ENCERRADA!

Formulário de preenchimento obrigatório: https://forms.gle/hFaynR2jdjtK3kz67

OBSERVAÇÕES:

  • Alunos de pós-graduação e estudantes: é obrigatório o envio de comprovante de matrícula referente ao primeiro semestre de 2021. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail cursos@arqsp.org.br
  • Filiados das associações conveniadasCLIQUE AQUI para baixar o modelo de Declaração de Vínculo Associativo antes de efetuar o pagamento de sua inscrição.
  • Pessoa Jurídica: após o preenchimento da(s) ficha(s) de inscrição(ões) de seu(s) funcionário(s), entrar em contato com a secretária da ARQ-SP por e-mail (secretaria@arqsp.org.br) para tratar do pagamento. Para pagamentos por PJ só existe a modalidade Profissional.
  • link de acesso à sala de aula virtual será enviado ao aluno um dia antes do início do curso.

INSTRUÇÕES PARA O PAGAMENTO:

  1. Cadastre-se no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (https://arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção correspondente à categoria adequada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
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