7-SNA-2023

Participação da ARQ-SP na 7ª Semana Nacional de Arquivos – #ArquivosUnidos

Veja abaixo a participação da ARQ-SP na 7ª Semana Nacional de Arquivos:

live_AAPB
Mesa Redonda “Documentos de Arquitetura Aproximado Territórios e Vidas”https://www.youtube.com/watch?v=sHIp49fJV0I
live_AMArq1
7ª SNA: O mercado de trabalho e os desafios e conquistas das associações de arquivistashttps://www.youtube.com/watch?v=9ZcekAoqWKk
evento_BMA
7ª Semana Nacional de Arquivos | O patrimônio histórico da Biblioteca Mário de Andradehttps://www.youtube.com/watch?v=jT1Rm21Q4KI
Curso_como-produzir-bons-documentos

Curso livre – Como produzir e manter bons documentos arquivísticos digitais: bases para sua gestão e preservação

Inscrições abertas!!!

Data: 13, 14, 19 e 20 de junho de 2023

Horário: das 18:00 às 21:00 horas

Carga horária: 12 horas

Corpo docente:

Alex Pereira de Holanda: Arquivista no Arquivo Nacional. Graduado em Arquivologia (Unirio) com especializações em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva (Unesa) e Preservação do Patrimônio Cultural (Fiocruz) e mestre em Memória Social (Unirio), doutorando Ciência da Informação (UFF). Pesquisador e líder de grupo de pesquisa no IBICT. Tem experiência na área Arquivologia, com ênfase em Reformatação, Preservação de documentos arquivísticos digitais, RDC-Arq e Políticas de Preservação.

Cláudia Lacombe: Especialista do Arquivo Nacional desde 1988, tendo atuado nestes anos como técnica na área de documentação permanente, como analista de sistemas na área de informática e como supervisora na Coordenação-Geral de Gestão de Documentos. Atualmente trabalha na equipe de normalização e qualidade dos sistemas informatizados da Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Coordenou o Programa Permanente de preservação e Acesso a Documentos Digitais do Arquivo Nacional – AN Digital. Foi Presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2004 a 2020. Pesquisadora do Projeto InterPARES – Projeto colaborativo de pesquisa internacional em Preservação de documentos digitais autênticos, desde 2007. Na terceira fase do projeto (2007-2012) foi diretora da equipe brasileira.

Margareth da Silva: Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2004 a 2020. Atuou profissionalmente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional, no qual desenvolveu trabalhos acerca do tema documentos arquivísticos digitais. É autora do livro O arquivo e o lugar: custódia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos (2017), publicado pela EDUFF, premiado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, na categoria Ciências Sociais Aplicadas em 2018.

Natasha Hermida: Doutorado, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela UFF. Integrante do grupo Rede de Pesquisa Dríade, onde participa como arquivista pesquisadora da linha 04 – Preservação de Documentos Arquivísticos. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Unirio, onde também realizou sua graduação em Arquivologia. Servidora pública em exercício na Unirio, atua nas atividades voltadas para os documentos digitais no Arquivo Central. Trabalhou no Arquivo Nacional, atuando na Coordenação-Geral de Gestão de Documentos com orientação técnica e capacitação sobre gestão de documentos digitais aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Ementa:

Marcos teóricos da Gestão de Documentos Digitais. Ciclo de vida e legislação arquivística. Conceitos de informação, documento e documento arquivístico, documento arquivístico digital. Elementos, características, status e categorias do documento arquivístico digital. SIGAD e Sistemas de Negócio. Conceitos e funções da preservação digital. O objeto digital e componente digital. Repositório arquivístico digital: conceito, características e normas. Metadados. Cadeia de custódia e cadeia de preservação.

Programação:

Módulo I – Dias 13 e 14/06 – Gestão de documentos arquivísticos digitais.

Módulo II – Dias 19 e 20/06 – Preservação de documentos arquivísticos digitais.

Outras informações:

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas NÃO serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 12 horas).

Investimento:

ASSOCIADO À ARQ-SP*

  • Profissional:  R$150,00
  • Aluno de Pós-graduação: R$120,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$75,00
[* Quite com a anuidade referente ao ano de 2023.]

NÃO ASSOCIADO**

  • Profissional:  R$210,00
  • Aluno de Pós-graduação:   R$170,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$105,00
[**Necessário enviar o comprovante de matrícula para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br.]

FILIADOS às associações conveniadas que integram o FNArq: R$170,00

[Enviar Declaração de Vínculo Associativo, preenchida e assinada, antes de efetuar o pagamento da inscrição. Para solicitar o modelo da declaração, envie mensagem para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br]

Inscrição:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/RMwxxzuJXmmKsoeJA

JAP – Visita técnica ao Arquivo Público e Histórico de Rio Claro

No último dia 28 de março foi realizada a primeira Jornada de Atualização Profissional (JAP) – Visitas Técnicas, promovida pela Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP). O local escolhido foi o Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro “Oscar de Arruda Penteado” (APHRC).

O APHRC foi criado em 1979 como autarquia, e vem cumprindo um papel importante na guarda da história local e, a partir de 2009, vem se preocupando de forma mais sistemática com a democratização do acesso a seu acervo para que pesquisadores possam realizar seus trabalhos acadêmicos e os cidadãos rio-clarenses, conhecer mais profundamente sua história.

Para saber mais sobre o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, acesse o site da instituição: https://aphrioclaro.sp.gov.br/

O grupo, constituído por 12 participantes oriundos de diversas cidades e instituições do Estado de São Paulo e de Goiás, se reuniu próximo à estação de metrô Barra Funda, de onde partiu a Van, por volta das 8 horas da manhã.

Ao chegar ao APHRC, localizado no Núcleo Administrativo Municipal – NAM à Rua 6, nº 3265 – Alto do Santana, Rio Claro – SP, os participantes foram recepcionados pela Superintendente da Instituição, a arquiteta Mônica Cristina Brunini Frandi Ferreira, que integra a diretoria da atual gestão da ARQ-SP. A Superintendente apresentou a instituição, os procedimentos básicos quanto ao atendimento presencial e os principais projetos em desenvolvimento. Todos os servidores e estagiários do APHRC estavam presentes à apresentação. Em seguida, cada um destes explanou sobre o tratamento técnico realizado nos conjuntos documentais de maior demanda do Arquivo Permanente, como, por exemplo: processos de construção de obras particulares; registros de óbitos do Cemitério Público Municipal; fundo Plínio Salgado; e Biblioteca Rio Claro.

O grupo percorreu, então, as salas do acervo para apresentação do acondicionamento e do armazenamento dos materiais, finalizando no laboratório de digitalização, onde houve o detalhamento dos equipamentos, programas e atividades realizadas.

Após o almoço, o grupo foi visitar a exposição “A casa mais que morada: projetar para construir, conservar para conhecer”, instalada no Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”.

De volta ao NAM, foi a vez do Arquivo Intermediário, localizado em prédio anexo, onde foram apresentadas as rotinas de trabalho, como atendimento às solicitações de documentos, conferência, arquivamento, reacondicionamento e avaliação para eliminação. Alguns dos conjuntos documentais de maior demanda foram apresentados, entre os quais: processos de protocolo e construção, DECA, prontuário de servidor, ordem de pagamento, fichas financeiras, fichas cadastrais, rol de IPTU. O grupo também foi informado sobre o trabalho de gestão documental realizado pelo APHRC e as orientações técnicas elaboradas junto à Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA) e a elaboração e aplicação das Tabelas de Temporalidade de Documentos (TTD).

Na sequência, foi a vez de conhecer o Laboratório de Conservação, também localizado no prédio do Arquivo Intermediário. Além da apresentação das atividades ali realizadas, o grupo teve acesso a diversos modelos de embalagens, criadas de acordo com as necessidades do acervo, bem como ao material utilizado para a realização da higienização e de pequenos reparos.

De volta ao prédio sede, a Superintendente reuniu o grupo para a apresentação dos serviços e produtos culturais e educativos da Coordenadoria de Difusão do Acervo, apresentação do “Projeto ArqAventuras: atividades práticas de educação patrimonial no cotidiano escolar”, e explanação sobre o trabalho com as redes sociais.

Antes do retorno a São Paulo, a equipe do Arquivo Público e Histórico preparou uma confraternização de encerramento da visita.

Seguem algumas das imagens produzidas durante a JAP – Visita Técnica ao Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.

A diretoria da ARQ-SP já está pensando na próxima JAP. E você?

Curso livre – Arquivologia e governança de dados: convergências e rupturas

Data: 12, 13, 19 e 20 de abril de 2023

Horário: das 19:00 às 21:00 horas

Carga horária: 8 horas

DOCENTE: Lenora Schwaitzer. Membro da Associação Nacional de Profissionais de Proteção de Dados – ANPPD. Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em Política de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ, e graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), todas pela UFF; e graduação em Sistemas de Informação (2021). Atualmente é docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

PROGRAMA:

  • Governança de dados: definição e aproximações com a arquivologia
  • Dados, documento arquivístico, gestão de documentos e governança de dados – do universo físico ao digital
  • Papéis e responsabilidades: o arquivista e a gestão de dados
  • Diplomática como base para governança de dados: padrões a serem observados

Estrutura – Aulas síncronas: apresentação, discussão e interação com alunos.

Plataforma: Google Meet. As aulas NÃO serão gravadas.

Público-Alvo: arquivistas, administradores, técnicos de arquivo, gestores e profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e de memória, estudantes e interessados em geral.

Observação: Serão emitidos certificados de participação aos inscritos (carga horária: 8 horas).

INVESTIMENTO:

ASSOCIADO À ARQ-SP*

  • Profissional:  R$100,00
  • Aluno de Pós-graduação: R$75,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$50,00
[* Quite com a anuidade referente ao ano de 2023.]

NÃO ASSOCIADO**

  • Profissional:  R$140,00
  • Aluno de Pós-graduação:   R$120,00
  • Estudante (graduação/curso técnico):  R$70,00
[**Necessário enviar o comprovante de matrícula para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br.]

Filiados às associações conveniadas que integram o FNArq: R$120,00

[Enviar Declaração de Vínculo Associativo, preenchida e assinada, antes de efetuar o pagamento da inscrição. Para solicitar o modelo da declaração, envie mensagem para o e-mail: diretoria@arqsp.org.br]

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir:

https://forms.gle/QXt3ksdqUp815cuS6

Sede APHRC

Jornada de Atualização Profissional (JAP): visita técnica

As Jornadas de Atualização Profissional (JAP), criadas em 2002 sob a coordenação de Ana Célia Navarro de Andrade, consistem em minicursos que abordam temas de interesse de administradores, arquivistas, bibliotecários, documentalistas, historiadores, museólogos e outros profissionais. Pretendem atingir um público amplo, já que têm como foco assuntos que, não sendo específicos da área arquivística, são importantes para o desempenho de profissionais que lidam com documentos, quaisquer que sejam seus aspectos formais e de conteúdo.

Em 2023, a Associação de Arquivistas de São Paulo resolveu inovar, criando uma nova linha de JAP, as visitas técnicas. Para tanto, serão escolhidos arquivos públicos e outras instituições de custódia de documentos para a realização de visita técnica especialmente preparada para o grupo de interessados.

Para dar início a esta nova atividade, a ARQ-SP escolheu o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.

Então, reserve a data em sua agenda: 28 de março de 2023.

Serão pouquíssimas vagas para um melhor aproveitamento da visita. O ponto de partida/chegada será a Estação de Metrô Barra Funda.

O embarque será realizado entre 7 e 7:15 horas, para sairmos às 7:30 horas. A chegada em São Paulo está prevista para as 19:30/20 horas.

Clique aqui para ler o roteiro da visita técnica.

Atenção: O grupo é fechado, não sendo autorizada a participação de pessoas que não adquirirem o pacote via Associação de Arquivistas de São Paulo.

O valor individual do investimento é de R$150,00 (cento e cinquenta reais), custo do transporte em Van credenciada pela ARTESP, para o deslocamento São Paulo – Rio Claro – São Paulo, incluindo os traslados locais em Rio Claro.

Clique aqui para fazer sua inscrição e pagamento.

Não perca essa oportunidade!

Nota de pesar por Heloísa Bellotto

Prezados associados, colegas, amigos e admiradores, é com imenso pesar que comunicamos o falecimento da Professora Dra. Heloísa Liberalli Bellotto, sócia-fundadora da Associação de Arquivistas de São Paulo, referência da Arquivologia tanto no Brasil quanto no exterior, e mestra de todos nós, na noite de ontem, 1 de março de 2023.

Diretoria da ARQ-SP

Ano novo, programação nova!

Feliz 2023!

E, como o Carnaval já passou, é hora de conhecer uma prévia da programação da ARQ-SP para este ano.

Em breve, serão divulgadas as atividades que a Associação de Arquivistas de São Paulo está preparando para seus associados e, claro, para os não associados também…

Em outubro de 2023 a Associação completará bodas de prata. Sim, 25 anos de uma trajetória voltada para o fortalecimento da categoria (profissionais, graduados ou não, docentes, estudantes e pesquisadores que trabalham com arquivos, seja na gestão ou na preservação de documentos e acervos), e, principalmente, para sua capacitação contínua e atualizada.

Por isso, criamos a OFFICINA: revista da Associação de Arquivistas de São Paulo, que está com inscrições abertas para submissão de trabalhos.

Veja as regras de submissão em nosso site: https://revista.arqsp.org.br/

Além da revista, como de costume, a ARQ-SP irá promover cursos e eventos, cuja programação do primeiro semestre está em fase final de preparação.

Mas, vamos começar o ano com uma novidade.

Em parceria com o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, a ARQ-SP irá promover visita técnica ao APHRC e ao Museu Histórico e Pedagógico, exclusivamente planejada para o grupo organizado pela Associação.

Ficou interessada/interessado?

Então reserve a data em sua agenda: 28 de março de 2023.

Serão pouquíssimas vagas para um melhor aproveitamento da visita. O ponto de partida/chegada será a Estação de Metrô Barra Funda.

A saída será por volta das 7:15 horas, e o desembarque está previsto para as 19 horas.

Você não pode perder esta oportunidade!

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I Encontro Espaços de Memória na Universidade

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, das 14 às 17 horas, será realizado o I Encontro Espaços de Memória na Universidade, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo, pelo Arquivo Geral da USP e pelo Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp.

O evento será gratuito, ao vivo e on-line, realizado por meio da plataforma Even3.

Para informações e inscrições, acesse: https://www.even3.com.br/1-encontro-espacos-de-memoria-na-universidade?even3_orig=events_eventlist

Paralelamente, entre os dias 21 e 23 de novembro, nos períodos da manhã (9 às 12 horas) e da noite (18:30 às 21:30 horas), serão oferecidos seis minicursos relacionados ao tema.

Os minicursos serão pagos e as informações encontram-se no mesmo link acima. Para inscrição, o interessado deverá enviar mensagem para o e-mail comissao_cursos@arqsp.net

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Nova diretoria da ARQ-SP é eleita

Na noite de ontem, 7 de novembro de 2022, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Associação de Arquivistas de São Paulo para eleição da nova diretoria (gestão 2022-2025).

A reunião ocorreu virtualmente, pela plataforma Google Meets. A sala foi aberta às 19 horas, mas somente às 19:20 horas teve início oficialmente a assembleia com a fala da presidente Ana Célia Navarro de Andrade que, além de explicar os procedimentos para a eleição, de acordo com o Estatuto da ARQ-SP, apresentou os relatórios financeiro e de atividades da gestão 2019-2022.

A reunião seguiu com a apresentação da chapa única e dos principais projetos a serem desenvolvidos no triênio 2022-2025, entre os quais, adotar um sistema mais efetivo para a cobrança de anuidades dos associados; voltar a promover pelo menos 8 cursos e 2 grandes eventos por ano; e retomar as publicações. A nova gestão promete novidades, que serão divulgadas no decorrer de 2023.

Terminada a apresentação foram disponibilizados dois links para os associados aptos computarem presença e voto.

A palavra foi cedida aos associados, que puderam tirar dúvidas e dar sugestões à nova gestão.

A Assembleia Geral Ordinária encerrou às 21:30 horas, com a eleição dos seguintes representantes:

Diretoria (gestão 2022-2025):

Ana Célia Navarro de Andrade – presidente

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt – vice-presidente

Monica Cristina Brunini Frandi Ferreira – secretária

Pedro José de Carvalho Neto – tesoureiro

Conselho Fiscal (gestão 2022-2025):

Ana Maria de Almeida Camargo

Heloísa Liberalli Bellotto

Johanna Wilhelmina Smit

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA ARQ-SP (2022-2025)

Prezado(a) associado(a),

Durante os dois últimos anos, a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) realizou a mudança de sua sede para o segundo andar do mesmo prédio, que, devido aos protocolos sanitários contra a COVID-19, ainda se encontra em processo de organização e aguardando a instalação de internet. Por esse motivo nosso atendimento tem sido realizado exclusivamente pelos e-mails institucionais.

Informamos que, recentemente, nosso site passou por alguns problemas de segurança, que já foram sanados, mas atrasaram a divulgação do processo eleitoral para a próxima gestão. Conforme post publicado em outubro, recebemos inscrição de apenas uma chapa, cuja proposta foi igualmente divulgada.

Inicialmente, havíamos programado o dia 31 de outubro de 2022 para a realização da Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova diretoria da ARQ-SP, conforme divulgado no site e nas redes sociais da associação. No entanto, os problemas mencionados, o acúmulo de compromissos profissionais dos membros da diretoria, as atividades da Semana Nacional do Arquivista e a viagem ao exterior de membro da chapa única, fizeram com que essa data fosse adiada.

Além disso, devido à considerável queda no número de anuidades recebidas este ano, voltamos nossos olhares para a realização de cursos para o pagamento de nossos compromissos.

Neste sentido, para o encerramento da gestão 2019-2022, convocamos todos os associados para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, que será realizada no dia 7 de novembro de 2022, a partir das 19 horas, por meio da plataforma Google Meet.

Pauta da Assembleia Geral Ordinária:

I – apreciação e votação do balanço financeiro dos exercícios 2019 a 2022;

II – apreciação do relatório anual de atividades;

III – eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal para a gestão 2022-2025, conforme Estatuto da ARQ-SP.

Para participar do processo eleitoral é necessário estar quite com a anuidade 2022.

Lembramos que a anuidade corresponde ao intervalo entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano vigente. Lembramos também que esses recursos são necessários para o pagamento de taxas e impostos, manutenção dos sites institucional e da revista OFFICINA, promoção de eventos, publicação de livros impressos, além de possibilitar a representação e o fortalecimento da Arquivologia no Estado de São Paulo.

Informamos que o link para participação da Assembleia Geral Ordinária será enviado somente aos associados que estiverem em situação regular com suas obrigações. Para tanto, definimos como prazo até as 12 horas do dia 7 de novembro.

Para efetuar o pagamento da anuidade, siga os passos:

Acesse o site <arqsp.org.br>, clique em LOJA / FILIAÇÃO e, em seguida, clique sobre o botão COMPRAR referente à categoria adequada (instituição, aluno de pós-graduação, estudante de curso técnico ou de graduação, profissional). Siga as orientações para o pagamento de sua anuidade.

Caso ainda não tenha cadastro no site da ARQ-SP, acesse o site, clique em MINHA CONTA no menu superior, complete com as informações solicitadas; saia do site para validação dos dados; retorne, acesse a loja e siga as orientações mencionadas no parágrafo anterior.

Caso prefira efetuar pix, depósito ou transferência direta para a conta da ARQ-SP no Banco Santander, entre em contato conosco pelo e-mail <diretoria@arqsp.org.br> e solicite os dados da Associação para pagamento. Não se esqueça de enviar cópia de seu comprovante de pagamento para que possamos regularizar sua situação.

Caso seja aluno de pós-graduação ou estudante de curso técnico ou de graduação, envie cópia do comprovante de matrícula para o e-mail indicado.

Diretoria da ARQ-SP (GESTÃO 2019-2022)

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br