JAP 04/19 – Gestão de Informações Pessoais (PIM)
Data: 3 de outubro de 2019, das 10:00 às 17:00
Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.
Docente: JORGE PHELIPE LIRA DE ABREU é mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Archivos y Derechos Humanos pela Universidad Autonoma de Barcelona. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Autor do livro Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, publicado pela Associação de Arquivistas de São Paulo. Atualmente é analista de documentação da Federação Brasileira de Bancos.
Objetivos: apresentar o campo da Gestão de Informações Pessoais (PIM) como indicador de comportamento na criação, manutenção, avaliação, seleção e preservação de arquivos pessoais digitais, imprescindíveis para o tratamento desses arquivos, com vistas a elaboração de diretrizes para a produção, manutenção e tratamento de arquivos pessoais digitais.
Público-alvo: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.
Programa:
- Os arquivos pessoais digitais na teoria arquivística;
- Autenticidade e preservação em arquivos digitais;
- Desafios e perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais;
- Perspectivas da Gestão de Informações Pessoais (PIM);
- Criação e manutenção de arquivos pessoais digitais;
- Noções de valor em arquivos pessoais digitais;
- Práticas de preservação digital em arquivos pessoais.
Metodologia: aula expositiva, com proposição de exercícios e apresentação de estudos de caso.
Investimento:
Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)
Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)
Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)
INSCRIÇÕES ABERTAS
Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
- Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
- Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
- Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
- Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
- “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br