É com grata satisfação que divulgamos o lançamento da obra Arquivo, documento e informação em cenários híbridos: anais do Simpósio Internacional de Arquivos, volume 8 da série Eventus.
Durante a 5ª Semana Nacional de Arquivos (7 a 11 de junho de 2021), a Associação de Arquivistas de São Paulo promoveu, individualmente ou em parceria, os eventos a seguir:
Live Ética e questões de gênero na indexação em arquivos (9 de junho)
Palestrantes: Profª Graziela Medeiros (UFSC) e Profª Raquel Pret
Evento em parceria com o curso Técnico em Arquivo da ETEC Parque da Juventude.
A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) promoveu de 5 a 13 de dezembro de 2020 seu primeiro evento totalmente on-line e ao vivo.
Sob o tema central Arquivo, documento e informação em cenários híbridos, o Simpósio Internacional de Arquivos contou com 528 participantes inscritos entre convidados, apresentadores de trabalho e ouvintes. Participaram alunos de graduação, de cursos técnicos e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas da Documentação.
O evento contou com participantes do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, França e Uruguai.
Foram nove dias intensos e repletos de muita informação, troca de experiências, multiplicação de conhecimento, encontros e reencontros.
Mas, acima de tudo, o SIA 2020 foi um evento democrático, reunindo na mesma plataforma, simultaneamente e ao vivo, centenas de pessoas que se encontravam em lugares diferentes e em fusos horários distintos.
Os interessados em submeter trabalhos para o Simpósio Internacional de Arquivos (SIA 2020) na qualidade de ASSOCIADO, podem se filiar à Associação de Arquivistas de São Paulo ainda hoje.
Horário limite para se filiar à ARQ-SP: 18 horas.
Forma de pagamento: CARTÃO DE CRÉDITO.
Procedimentos: Para se filiar à ARQ-SP, acesse o site, clique em MINHA CONTA (somente pelo computador) e faça o pré-cadastro. Saia do site para validar os dados. Acesse novamente e clique em LOJA / FILIAÇÃO. Encontre a opção adequada à sua condição (profissional, aluno de pós-graduação, estudante – graduação ou curso técnico; e instituição). Clique no botão COMPRAR, confira os dados, clique em PROCEED TO CHECKOUT, complete seu cadastro, faça o pagamento pelo PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado) e aguarde o e-mail de confirmação da ARQ-SP.
Se você já é filiado e possui o cadastro no site, entre direto na LOJA / FILIAÇÃO e siga os passos a partir desse ponto.
Se você já é filiado e esqueceu a senha ou o login, mande mensagem para o e-mail diretoria@arqsp.org.br.
Os valores da anuidade referente ao ano de 2020 estão fixados em:
Pessoa Física (Profissionais) – R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
Alunos de Pós-graduação – R$ 120,00 (cento e vinte reais).
Estudantes de Graduação ou curso técnico – R$ 100,00 (cem reais).
O Instituto do Legislativo Paulista – ILP, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP e a Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Marília, convida a todos para a série de lives “Diálogos Informacionais”.
Informamos que a lista de trabalhos aprovados para os painéis de comunicações orais do III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” já se encontra disponível no site do evento.
As inscrições prévias para pagamento POR EMPENHO e pelo PagSeguro encerram às 12 horas do dia 30 de novembro de 2019. Após essa data, os interessados só poderão se inscrever no local do evento.
Desde 2015, a ARQ-SP vem promovendo o Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”, um espaço aberto para o diálogo e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes.
Este ano, o evento será realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de dezembro e abordará as fronteiras dos arquivos pessoais com os pressupostos teóricos da Arquivologia e com os interesses de outros campos disciplinares, com palestras, mesas redondas e sessões de comunicações livres.
Trabalhos para as sessões de comunicações livres podem ser enviados até o dia 15 de setembro (veja aqui as diretrizes para submissão). O PRAZO PARA SUBMISSÃO FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO.
As inscrições para ouvintes e apresentadores de trabalho também já estão abertas.
Clique aqui para visitar o site do evento e conferir detalhes da programação, as diretrizes completas para submissão de trabalhos e mais informações sobre o evento.
Venha aprender, trocar ideias e experiências com a gente! Esperamos por você!
A Associação de Arquivistas de São Paulo convida a comunidade de profissionais de arquivo, pesquisadores e estudantes a compartilhar estudos de caso, relatos de experiência, reflexões teóricas e informes de pesquisa nos painéis de comunicações livres do III ENCONTRO “ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS”. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados como capítulos de livro editado pela ARQ-SP.
O evento, em sua terceira edição, será realizado em São Paulo, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019.
Confira detalhes da programação e as normas completas para submissão de trabalhos no site do evento (clique aqui)
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS – NOVO PRAZO
Os trabalhos poderão ser assinados por até 2 (dois) autores.
Pelo menos 1 (um) dos autores deverá estar inscrito no evento para realizar a submissão. O pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado após a divulgação dos trabalhos aprovados.
O trabalho completo (em formato “.doc” ou “.docx“) deverá ser enviado até o dia 27 de setembro de 2019 para o e-mail encontroarquivospessoais2019@gmail.com, acompanhado da ficha de identificação do trabalho.
Em caso de trabalhos escritos em coautoria, a submissãodo trabalho deverá ser feita por apenas 1 (um) dos autores.
A lista de trabalhos aprovados será divulgada na página do evento em 1 de outubro de 2019.
DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
O trabalho completo deverá ser redigido em língua portuguesa e ter extensão de até 15 (quinze) laudas, incluindo as referências bibliográficas.
Para garantir o anonimato da avaliação, o trabalho não deve trazer qualquer elemento que identifique o(s) autor(es). Por isso, é preciso enviar separadamente a ficha de identificação do trabalho no momento da submissão. (clique aqui para baixar)
Título: Times New Roman; tamanho 12; caixa alta; negrito; centralizado; espaçamento 1,0.
Corpo do texto: Times New Roman; tamanho 12; justificado; espaçamento 1,5.
Notas de rodapé: Times New Roman; tamanho 10; justificado; espaçamento 1,0. As notas devem ser evitadas ao máximo e incluídas apenas como recurso explicativo.
Bibliografia: Times New Roman; tamanho 10; alinhado à esquerda; espaçamento 1,0.
A estrutura do texto, as citações e as referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
CRONOGRAMA DE SUBMISSÕES
15 de julho – Abertura da chamada de trabalhos
15 de setembro – Encerramento das submissões – SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 27 DE SETEMBRO
15 de outubro – Divulgação da lista de trabalhos aprovados
15 de novembro – Data-limite para entrega da versão final do trabalho, com eventuais correções ou ajustes