Curso livre – Da história da administração às funções: seus usos nas práticas arquivísticas

NOVA DATA!!!

Período: 21 a 24 de novembro de 2023

Horário: das 19 às 21 horas

Carga horária: 8 horas (4 aulas com 2 horas cada uma)

Plataforma: Google Meet (o curso não será gravado)

EMENTA:

A proposta do minicurso é analisar a importância da história administrativa nos arquivos, examinando os elementos que integram uma metodologia para o estudo dos organismos produtores, bem como a identificação e a análise de suas funções. O desenvolvimento das aulas se dará em torno dos seguintes eixos: a história administrativa e os arquivos; os princípios arquivísticos e o contexto de produção de documentos de arquivo; da história administrativa às funções, seus usos nas práticas arquivísticas; uma metodologia para o estudo da história administrativa e das funções; estudos de caso.

CORPO DOCENTE:

Dilma Cabral – possui graduação (UERJ), mestrado (UFRJ) e doutorado (UFF) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

Angélica Ricci Camargo – possui graduação (Unesp), mestrado e doutorado (UFRJ) em História. É pesquisadora do Arquivo Nacional, na linha de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA, voltado para a história político-institucional.

INVESTIMENTO:

Categoria da inscriçãoAssociado
ARQ-SP
Membro
FNArq
Não
associado
ProfissionalR$ 80,00R$ 100,00R$ 120,00
Pós-graduaçãoR$ 70,00R$ 85,00R$ 105,00
Graduação/técnicoR$ 40,00R$ 50,00R$ 60,00
Valores de inscrição por categoria.

INSCRIÇÃO:

É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição a seguir: https://forms.gle/3BfJtXREALt1ud548

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Depósito bancário – Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>.
  • PIX – Enviar cópia do comprovante de pagamento para <diretoria@arqsp.org.br>.
  • Cartão de crédito – Aguardar solicitação de pagamento via e-mail do PagSeguro.
  • Boleto – Aguardar solicitação de pagamento via e-mail do PagSeguro.
  • Empenho – Enviar carta de empenho para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, com as seguintes informações: NOME DA INSTITUIÇÃO, CNPJ, DADOS CADASTRAIS, E-MAIL e CELULAR DO CONTATO, NOME COMPLETO DO(S) INTERESSADO(S). ATENÇÃO: para o pagamento por empenho só existe a categoria PROFISSIONAL NÃO ASSOCIADO.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO e ESTUDANTES (graduação e curso técnico): é obrigatório o envio do comprovante de matrícula atualizado para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.
  2. FILIADOS AO FNArq: é obrigatório o envio de declaração de vínculo associativo para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>. Veja aqui o modelo da declaração.
  3. Será emitido certificado de participação aos inscritos.


  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
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  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
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