
[Palestra] Arquivos permanentes: desafios para classificação e difusão
A palestra tem como objetivo apresentar os desafios encontrados no trabalho de classificação e difusão de acervos dentro do Arquivo Histórico Municipal – AHM. O Arquivo é o departamento responsável pela guarda permanente, identificação, ordenação, conservação e divulgação do valioso conjunto documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século XVI até a primeira metade do século XX. O Acervo, de valor probatório e histórico-cultural, é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo e custodia os documentos considerados mais antigos da América Latina – as Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo (1555- 1558).
Sobre os palestrantes:
Karla Maestrini: Possui graduação em História (2009), extensão cultural em Política e Tratamento dos Arquivos (2011), Mestre em História Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Atua nas áreas de pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. É Supervisora do Acervo Permanente do Arquivo Histórico Municipal (AHM).
Leonardo de Sá Miranda: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), e é mestrando no Programa de Pós-Graduação de História Econômica da USP. Atualmente é coordenador – Arquivo Histórico Municipal – São Paulo/SP e Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (CSA-Cultura) da Secretaria Municipal de Cultura.
Quando? 5 de novembro, às 14 horas
Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.
Quanto? GRÁTIS!
Para fazer sua inscrição, clique aqui.
Atenção! Preencha o formulário de inscrição apenas uma vez. Seus dados ficarão registrados e você receberá a confirmação da inscrição alguns dias antes do evento.