BIBLIOTECA DIGITAL DA ARQ-SP

O acesso à Biblioteca Digital da ARQ-SP é público. O conteúdo dos arquivos disponibilizados neste endereço on-line ou em endereços indicados nesta seção destina-se para uso pessoal ou científico sendo proibida sua comercialização.

 

ProjetoComo Fazer”

Uma das iniciativas de maior repercussão da Associação de Arquivistas de São Paulo é o Projeto “Como Fazer”.

O Projeto “Como Fazer”, criado em 1986 pela Comissão de Cursos do extinto Núcleo Regional de São Paulo da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB-SP), compreende uma série de oficinas de trabalho que abordam temas específicos em profundidade, tanto em seu aspecto teórico, quanto metodológico e operacional, capacitando o aluno a planejar e realizar as atividades inerentes ao aspecto da Arquivística em foco. Visa o aperfeiçoamento técnico de profissionais que já atuam na área e que possuem, no mínimo, o nível médio completo, bem como conhecimentos arquivísticos básicos.

 

Em 1986, a AAB-SP iniciou sua parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, hoje estendida a diversas instituições públicas e privadas que disponibilizam suas instalações físicas para o desenvolvimento das oficinas “Como Fazer”, cujo propósito é o aperfeiçoamento técnico de profissionais que atuam em arquivos ou instituições afins e que possuam, no mínimo, nível médio completo.

De 1998 a 2003, o Arquivo Público do Estado e a Imprensa Oficial publicaram dez manuais técnicos da Coleção Como Fazer, aqui disponibilizados para download.

 

Você precisará do plugin Acrobat Reader para visualizar as publicações.

 

Coleção Como Fazer TÍTULO
CF01 Como avaliar documentos de arquivo
CF02 Como classificar e ordenar documentos de arquivo
CF03 Como implantar arquivos públicos municipais
CF04 Como tratar coleções de fotografias
CF05 Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas
CF06 Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa
CF07 Como fazer programas de reprodução de documentos de arquivo
CF08 Como fazer análise diplomática e análise tipológica em documento de arquivo
CF09 Como implantar centros de documentação
CF10 Como elaborar vocabulário controlado para aplicação em arquivos

 

 

Dissertações, teses e outras publicações de interesse da área:

Esta seção é dedicada à divulgação de links para dissertações, teses, manuais e outras publicações, técnicas ou acadêmicas de interesse da área, disponíveis em sites oficiais para consulta e/ou download.

 

INNARELLI, Humberto Celeste. Preservação de documentos digitais: confiabilidade de mídias de CD-ROM e CD-R. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000384479

 

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br