[SAME_2018] I Seminário Arquivo e Memória Escolar
Data: 3 e 4 de dezembro de 2018 (oficina + seminário)
Local: Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Rua Pedro Vicente, 625 – Canindé (próximo à estação de metrô Armênia)
(antiga Escola Técnica Federal – campus São Paulo)
Promoção conjunta:
Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ-SP
Instituto Federal de São Paulo – IFSP
Objetivo geral:
Incentivar a preservação da história das instituições de ensino por meio de seus arquivos e centros de memória.
PROGRAMAÇÃO
DIA 3/12 (segunda-feira)
OFICINA – IMPLANTAÇÃO DE CENTROS DE MEMÓRIA ESCOLAR
Ana Maria de Almeida Camargo (FFLCH-USP)
Horário: das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas
Vagas limitadas
DIA 4/12 (terça-feira)
I SEMINÁRIO ARQUIVO E MEMÓRIA ESCOLAR
MANHÃ
9:30 – Credenciamento e café de boas-vindas
10:00 às 10:15 – Abertura
Ana Célia Navarro de Andrade (Associação de Arquivistas de São Paulo)
Luís Claudio de Matos Lima Júnior (Instituto Federal de São Paulo)
10:15 às 11:00 – Conferência – Arquivos e fontes na escrita da história da educação brasileira
Conferencista: Bruno Bontempi (FE-USP)
11:00 às 12:30 – Primeira Mesa – Gestão de arquivos escolares
Palestrantes:
Ana Célia Navarro de Andrade (CEDIC-PUC-SP; UNIFAI)
Gestão escolar eficiente ? arquivo escolar preservado.
Renato Júdice de Andrade (Colégio Rio Branco)
As tecnologias e a gestão escolar.
12:30 às 14:00 – Intervalo (almoço)
TARDE
14:00 às 15:30 – Segunda Mesa – Os desafios da preservação da memória escolar
Palestrantes:
Maria Lucia Mendes de Carvalho (Centro Paula Souza)
A educação profissional em São Paulo: história e memória
Daniel Ferraz Chiozzini (PUC-SP)
A memória do Ensino Vocacional de São Paulo
15:30 às 15:45 – Intervalo (café)
15:45 às 17:15 – Terceira Mesa: Sistemas e redes de memória: perspectivas
Palestrantes:
Iomar Barbosa Zaia (Universidade Brasil)
A implantação de centros de memória: balanço de uma experiência
Ricardo Tomasiello Pedro e Raquel Quirino Piñas (Colégio Marista Arquidiocesano)
Memorial do Colégio Marista Arquidiocesano: constituição, acervos e perspectivas.
17:15 às 17:30 – Encerramento e entrega dos certificados de participação.
Investimento:
OFICINA | Profissional | Estudante** | Empenho*** |
Associados ARQ-SP* | R$ 70,00 | R$ 35,00 | R$ 70,00 |
Não associados | R$ 100,00 | R$ 50,00 | R$ 100,00 |
SEMINÁRIO | Profissional | Estudante** | Empenho*** |
Associados ARQ-SP*
Profissionais da Educação |
R$ 100,00 | R$ 50,00 | R$ 100,00 |
Não associados | R$ 130,00 | R$ 65,00 | R$ 130,00 |
OFICINA+SEMINÁRIO | Profissional | Estudante** | Empenho*** |
Associados ARQ-SP*
Profissionais da Educação |
R$ 150,00 | R$ 75,00 | R$ 150,00 |
Não associados | R$ 200,00 | R$ 100,00 | R$ 200,00 |
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é necessário anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido a associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Pagamento por empenho: antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br para confirmação dos trâmites a serem seguidos.
Informações sobre pagamento:
O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP, exceção feita a empenhos. Pedidos de empenho serão aceitos até as 12 horas do dia 30 de novembro.
Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e o pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto bancário (à vista) ou por cartão de crédito (com opções de parcelamento).
Para solicitar nota fiscal, os interessados deverão entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br
VAGAS LIMITADAS!
SERÁ CONFERIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
- Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
- Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
- Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código SAME_2018).
- Realize a compra do seminário, seguindo o passo a passo informado pelo site.
- “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.