JAP04/17 – Preservação e segurança da informação digital: a informática aplicada à arquivística
DATA: 16 de novembro de 2017
HORÁRIO: das 10:00 às 17:00
LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!
DOCENTE: Brenda Rocco possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2004), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes (2007) e mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ (2013). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ). Tem experiência profissional em instituições arquivísticas, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão de documentos arquivísticos e documentos arquivísticos digitais. Foi servidora do Arquivo Nacional (2006-2015), onde desenvolveu trabalhos a respeito de documentos arquivísticos digitais. É membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e, também, membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Coordenadora do curso de graduação em Arquivologia da mesma universidade.
PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória de empresas e da administração pública, estudantes de graduação em Arquivologia, Administração e áreas afins, e demais interessados.
PROGRAMA:
- As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
- Ambiente Digital e os Arquivos;
- Especificidades arquivísticas no ambiente digital;
- Gestão e Preservação Digital: olhar arquivístico;
- Segurança e Vigilância da Informação.;
INVESTIMENTO
Associados*: Profissional – R$ 80,00 / Estudante** – R$ 40,00
Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00
Empenho***: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br
(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br.
(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.
Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).
VAGAS LIMITADAS!
SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO
A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:
- Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
- Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
- Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
- Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
- Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
- Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.