Pacote promocional – Ciclo de oficinas e jornadas da ARQ-SP

A ARQ-SP oferece descontos especiais para a inscrição combinada nos próximos 3 cursos oferecidos no 2o. semestre de 2017.

21 e 22 de setembro – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais, com José Hermes Martins Pereira (USP)

26 e 27 de outubro – Gestão de repositórios digitais, com Humberto Celeste Innarelli (Unicamp)

16 de novembro – Preservação e segurança da informação digital, com Brenda Rocco (UNIRIO)

INVESTIMENTO

Associados (20% de desconto)

Pacote 5 – Profissional: R$320,00

Pacote 6 = Estudante: R$160,00

Não associados (15% de desconto)
Pacote 7 = Profissional: R$425,00
Pacote 8 = Estudante: R$212,50
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br
(**) A categoria “estudante” aplica-se apenas para alunos regulamente inscritos em cursos técnicos ou de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. É preciso enviar cópia do comprovante de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br
Pagamento por empenho: Instituição associada: R$ 320,00 / Instituição não associada: R$ 425,00.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo número do Pacote).  
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

Pacote Promocional – Ciclo de Jornadas e Oficinas da ARQ-SP – 2o. Semestre 2017

A ARQ-SP oferece descontos especiais para a inscrição combinada nos próximos 3 cursos oferecidos no 2o. semestre de 2017.

 

21 e 22 de setembro – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais, com José Hermes Martins Pereira (USP)

26 e 27 de outubro – Gestão de repositórios digitais, com Humberto Celeste Innarelli (Unicamp)

16 de novembro – Preservação e segurança da informação digital, com Brenda Rocco (UNIRIO)

 

INVESTIMENTO

Associados (20% de desconto)

Pacote 5 – Profissional: R$320,00

Pacote 6 = Estudante: R$160,00

Não associados (15% de desconto)
Pacote 7 = Profissional: R$425,00
Pacote 8 = Estudante: R$212,50
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br
(**) A categoria “estudante” aplica-se apenas para alunos regulamente inscritos em cursos técnicos ou de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. É preciso enviar cópia do comprovante de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br
Pagamento por empenho: Instituição associada: R$ 320,00 / Instituição não associada: R$ 425,00.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo número do Pacote).  
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

JAP 03/17 – Documentos Arquivísticos Digitais

DATA: 1 de setembro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!

 

DOCENTE: Margareth Silva é professora-adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Professora credenciada do Programa de Pós-Graduação de Memória e Acervos da Casa de Rui Barbosa. Atuou no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e no Arquivo Nacional. É membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

 

OBJETIVOS:Apresentar conceitos, características dos documentos arquivísticos digitais, diferenciando-os de informação e documentos não arquivísticos,  para sua identificação, gestão e preservação.

PÚBLICO-ALVO: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Conceitos fundamentais;
  • Principais características dos documentos digitais;
  • Gestão e preservação

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 80,00 / Estudante** – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

CONSULTE OS VALORES ESPECIAIS PARA INSCRIÇÃO COMBINADA NOS 4 CURSOS DO CICLO DE JORNADAS E OFICINAS DA ARQ-SP! CLIQUE AQUI.

 

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do recibo de pagamento da anuidade vigente.

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Para se inscrever apenas nesta atividade, selecione pelo código JAP 03/17; para se inscrever no pacote promocional, clique aqui para ver as instruções)
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

JAP 02/17 – Gestão de Serviços Arquivísticos

COMUNICADO IMPORTANTE: A JAP Gestão de Serviços Arquivísticos será realizada mesmo que ocorra a greve geral prevista para o dia 30 de junho.

DATA: 30 de junho de 2017

HORÁRIO: das 9:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

DOCENTE: Clarissa Schmidt é professora adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB – Associação dos Arquivistas Brasileiros. Mestre em História Social (2005) e bacharel em Ciências Sociais (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sua experiência profissional é voltada à Gestão da Informação e de Documentos, Arquivos Permanentes e Memória Empresarial. É professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – PPGCI/UFF e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO, além de pertencer ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), ocupando o cargo de vice-presidente.

 

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos a caracterização dos Serviços Arquivísticos, a fundamentação de Sistemas e as políticas de arquivo. Introduzir noções de projetos e diagnóstico em arquivos, bem como análise dos serviços de arquivo na perspectiva de Centros de Serviços Compartilhados. Discutir a definição de catálogo de serviços de arquivo; exemplificar metas e indicadores em arquivos; fundamentar gestão de arquivos correntes e demonstrar serviços de protocolo. Orientar o tratamento de arquivo intermediário e a terceirização de guarda de acervo.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória de empresas e da administração pública, estudantes de graduação em Arquivologia, Administração e áreas afins, e demais interessados.

 

PROGRAMA: 

  • Conceitos de Sistemas, Políticas e Serviços de Arquivo.
  • Elaboração de Diagnósticos e Projetos em Arquivos.
  • Definição de Centro de Serviços Compartilhados e as relações com os serviços de Arquivo: catálogo de serviços, metas e indicadores.
  • A gestão de arquivos correntes e os serviços de protocolo.
  • Tratamento de arquivos intermediários e a terceirização da guarda de documentos: orientações e recomendações.

 

METODOLOGIA:  Aula expositiva dialogada com apresentação de slides; realização de exercício de simulação de situação real para discussão do conceitos apresentados.

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) Associados deverão encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade 2017 para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição é obrigatório anexar cópia de atestado de matrícula no sistema da Loja da ARQ-SP. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail <diretoria@arqsp.org.br> antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

Consulte também a opção COMBO para inscrição em SEMINÁRIO + JAP “Gestão de Serviços Arquivísticos”.

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

Produção documental e memória organizacional

DATA: 29 de maio de 2017

HORÁRIO: das 9:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

DOCENTE: Marcia Pazin é professora do curso de Arquivologia da UNESP- Campus Marília. Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Durante mais de 20 anos atuou como consultora em projetos de implantação e gerenciamento de arquivos. Foi docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política-FESPSP e do curso de Especialização em Organização de Arquivos do Instituto de Estudos Brasileiros-IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro “Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais”.

 

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos de memória organizacional e memória institucional como instrumentos de gestão da informação orgânica. Explicitar a relação existente entre a etapa de análise da produção documental, como procedimento da gestão documental e a construção da memória organizacional das instituições.

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

– O conceito de memória aplicado às organizações: memória institucional e memória organizacional;
– Estudo da produção documental como etapa da gestão documental;
– O conceito de informação orgânica: documentos de arquivo como fontes de informação;
– A construção da memória organizacional a partir do estudo da produção documental e dos fluxos formais e informais de informação.

METODOLOGIA:  Aula expositiva dialogada com apresentação de slides; realização de exercício de simulação de situação real para discussão do conceitos apresentados.

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante* – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
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