Arquivos pessoais: fronteiras

Encontra-se disponível na Biblioteca Digital da ARQ-SP (https://arqsp.org.br/biblioteca-digital-da-arq-sp/) o sexto número da série Eventus, organizado por José Francisco Guelfi Campos. O livro Arquivos pessoais: fronteiras reúne os trabalhos apresentados na terceira edição do encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas“, promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019.

SIA 2020

Últimos dias para submissão dos trabalhos completos para os Anais do SIA 2020

  • PRAZO: até as 23h59 do dia 10 de março de 2021 (após esse horário a plataforma não receberá mais qualquer tipo de submissão).
  • FORMATO dos trabalhos: PDF.
  • COMUNICAÇÃO ORAL: redação do texto final no arquivo Template docx (TRABALHO COMPLETO) , disponível no campo “Formatação dos textos das comunicações orais – NOVO”  em: https://www.simposiointernacionaldearquivos.com/chamada-de-trabalhos 
  • PÔSTER: revisar o arquivo encaminhado para a Mostra de Áudio Pôsteres do SIA 2020, principalmente ortografia, gramática e dados como nome do orientador. Só serão aceitos arquivos em PDF e que estejam de acordo com o arquivo Template pôsteres, disponível no campo “Formatação dos pôsteres – NOVO” em: https://www.simposiointernacionaldearquivos.com/chamada-de-trabalhos
  • Coordenadores de Seminários Temáticos que apresentaram trabalho, palestrantes e conferencistas: enviar o trabalho completo em PDF para o e-mail sia2020@arqsp.org.br , de acordo com o arquivo Template docx (TRABALHO COMPLETO) , disponível no campo “Formatação dos textos das comunicações orais – NOVO”  em: https://www.simposiointernacionaldearquivos.com/chamada-de-trabalhos 
  • REVISÃO DOS TRABALHOS: responsabilidade total dos autores (ortografia, gramática, citações, referências).
  • DÚVIDAS: secretaria_sia2020@arqsp.org.br 

Vicenta Cortés Alonso

O mundo dos arquivos perdeu no dia de ontem, 4 de janeiro de 2021, aos 96 anos, uma de suas mais fulgurantes estrelas, a Professora Doutora Vicenta Cortés Alonso que, lúcida e brilhante como sempre, vivia atualmente em sua cidade natal, Valencia, de onde até recentemente ainda se correspondia com seus amigos, na maioria arquivistas e ex-alunos de tantos e tantos países. A partir de sua licenciatura e doutorado em História, Vicenta partiu para o Curso de Formação Técnica de Arquivistas e Bibliotecários, o que a habilitou a ingressar no Corpo Facultativo de Arquivistas, Bibliotecários e Arqueólogos.  Coube-lhe ocupar o cargo de arquivista do Arquivo Geral de Índias em Sevilha, depois foi para o Arquivo da Delegação da Fazenda emm Huelva, de onde partiu para assumir crescentes atribuições e responsabilidades em Madri, passando a lecionar História da América e Paleografia (cursos também ministrados com enorme êxito em Bogotá e em Chicago). Paralelamente Vicenta Cortés ia produzindo uma copiosa bibliografia em torno de arquivos municipais e de Paleografia, que reuniu em uma vintena de livros e uma centena de artigos. Foi designada Inspetora Geral de Documentação, Bibliotecas e Arquivos do Ministério de Educação e Cultura nos anos 60 e 70 do século passado, quando também começou a ser coordenadora e professora do Curso de Especialização em Organização de Arquivos promovido e subsidiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), destinado a candidatos de todos os países da América Latina que já tivessem grau universitário e que trabalhassem em arquivos. Esse curso de cerca de 5 meses, que se realizava nas dependências da Escola de Documentalistas da Biblioteca Nacional de Madri e que durou uma vintena de anos, foi absolutamente vital para o progresso e o aperfeiçoamento da Arquivística para inúmeros países do nosso continente. Muitos brasileiros tiveram a incomparável oportunidade de participar desse curso, formado por aulas teóricas dadas por experientes professores, por esclarecedoras visitas e por aulas práticas e estágios em arquivo intermediário (Allcalá de Henares) e em arquivo histórico (Valencia, Sevilha e Orense). A última aula de Vicenta conseguia ser ainda mais brilhante e espetacular que as outras da disciplina que lhe cabia, Organização e Administração de Arquivos. Era quando, com lágrimas nos olhos, com seu apaixonado jeito espanhol de ser, ela nos dizia algo como: “Vayan a sus países y allí empuñen la bandera de los archivos y luten, luten, y luten por ella”.                      

São Paulo, 5 de janeiro de 2021.

Heloísa Liberalli Bellotto

12 de outubro – ÚLTIMO DIA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (SIA 2020) – Ainda dá tempo de se filiar à ARQ-SP!

Os interessados em submeter trabalhos para o Simpósio Internacional de Arquivos (SIA 2020) na qualidade de ASSOCIADO, podem se filiar à Associação de Arquivistas de São Paulo ainda hoje.

Horário limite para se filiar à ARQ-SP: 18 horas.

Forma de pagamento: CARTÃO DE CRÉDITO.

Procedimentos: Para se filiar à ARQ-SP, acesse o site, clique em MINHA CONTA (somente pelo computador) e faça o pré-cadastro. Saia do site para validar os dados. Acesse novamente e clique em LOJA / FILIAÇÃO. Encontre a opção adequada à sua condição (profissional, aluno de pós-graduação, estudante – graduação ou curso técnico; e instituição). Clique no botão COMPRAR, confira os dados, clique em PROCEED TO CHECKOUT, complete seu cadastro, faça o pagamento pelo PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado) e aguarde o e-mail de confirmação da ARQ-SP.

Se você já é filiado e possui o cadastro no site, entre direto na LOJA / FILIAÇÃO e siga os passos a partir desse ponto.

Se você já é filiado e esqueceu a senha ou o login, mande mensagem para o e-mail diretoria@arqsp.org.br.

Os valores da anuidade referente ao ano de 2020 estão fixados em:

  • Pessoa Física (Profissionais) – R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
  • Alunos de Pós-graduação – R$ 120,00 (cento e vinte reais).
  • Estudantes de Graduação ou curso técnico – R$ 100,00 (cem reais).
  • Pessoa Jurídica – R$ 600,00 (seiscentos reais).

Regulamentação da profissão de Historiador

A Associação de Arquivistas de São Paulo parabeniza os historiadores por mais uma etapa concluída rumo à regulamentação de sua profissão.

Parabeniza também a Associação Nacional de História – ANPUH, Nacional e todas as Regionais, pelo empenho nessa luta.

Regulamentação Historiador
Regulamentação Historiador

Convênio da ARQ-SP com FESPSP

Profissionais encontram nos cursos de pós-graduação atualização nas áreas da Ciência da Informação e de Conteúdo Digital.

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), instituição com mais 85 anos de tradição localizada na Vila Buarque, possui parcerias realizadas com iniciativas públicas e privadas através de Convênios. Essa modalidade permite que a Fundação promova o ensino contínuo e capacite pessoas das mais diferentes áreas para atuarem no mercado em constante evolução. 

Os convênios geralmente concedem bolsa parcial de 15% nas mensalidades dos cursos de graduação ou pós-graduação da instituição. A bolsa parcial é concedida àqueles que  comprovem a cada matrícula vínculo com uma das instituições conveniadas. Associado da ARQ-SP tem direito ao desconto. O benefício não é cumulativo.

Os cursos de pós-graduação na área de Ciência da Informação passam por constante atualização seguindo a dinâmica das organizações e das novas tecnologias. São cursos em Gestão Arquivística, Gestão de Conteúdos e Informação Digital e Gestão Estratégica da Informação.

Mais informação no Atendimento (11) 3123-7800.

https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas

Eleita diretoria para gestão 2019-2022

Foi eleita a diretoria da Associação de Arquivistas de São Paulo para a gestão 2019-2022. A eleição ocorreu no dia 16 de janeiro de 2020, tanto por meio da plataforma Helios Voting quanto pessoalmente, na sede da ARQ-SP.

A atual diretoria é composta pelos seguintes integrantes:

Presidente – Ana Célia Navarro de Andrade. Doutora em História Social pela USP. Atuou como Historiógrafa do Centro de Documentação (CEDIC) da PUC-SP, de julho/1992 a janeiro/2020. Professora do Curso de Pós-Graduação Arquivos e Bibliotecas Escolares do UNIFAI.

Vice-Presidente – Clarissa Moreira dos Santos Schmidt. Doutora em Ciência da Informação pela USP. Professora do Curso de Arquivologia da UFF.

Secretária – Camilla Campoi. Mestre em Ciência da Informação – PPGCI/UFF. Arquivista na empresa Grifo Projetos Históricos e Editorais Ltda. Professora do Curso Técnico em Arquivo – Etec/SP.

Tesoureira – Raquel Oliveira Melo. Mestranda Ciência da Informação ECA- USP. Membro da CADA/MPSP.

CONSELHO FISCAL:

Ana Maria de Almeida Camargo (USP)
Heloísa Liberalli Bellotto (USP)
Johanna Wilhelmina Smit (USP)

Eleição para diretoria da ARQ-SP – Gestão 2019-2022

Inscrição de chapa: CHAPA Nº 01

Data da inscrição: setembro de 2019

DIRETORIA:

Presidente – Ana Célia Navarro de Andrade

Doutora em História Social pela USP.
Historiógrafa do Centro de Documentação (CEDIC) da PUC-SP.
Professora do Curso de Pós-Graduação Arquivos e Bibliotecas Escolares do UNIFAI.

Vice-Presidente – Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Doutora em Ciência da Informação pela USP.
Professora do Curso de Arquivologia da UFF.

Secretária – Camilla Campoi

Mestra em Ciência da Informação – PPGCI/UFF.
Arquivista na empresa Grifo Projetos Históricos e Editorais Ltda.
Professora do Curso Técnico em Arquivo – Etec/SP.

Tesoureira – Raquel Oliveira Melo

Mestranda Ciência da Informação ECA- USP.
Membro da CADA/MPSP.

CONSELHO FISCAL:

Ana Maria de Almeida Camargo (USP)
Heloísa Liberalli Bellotto (USP)
Johanna Wilhelmina Smit (USP)

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A GESTÃO 2019-2022

  1. Dar prosseguimento à realização de cursos e eventos.
  2. Incrementar as parcerias com instituições públicas e privadas.
  3. Incrementar a publicação de obras de interesse da área, inclusive com a criação/publicação de um boletim online e/ou de uma revista anual.
  4. Manutenção do site, da loja online e do blog Ponto de Vista.
  5. Fortalecimento da ARQ-SP nas mídias sociais.
  6. Melhorar a mala direta de associados e de interessados.
  7. Fortalecer o relacionamento da ARQ-SP com associações congêneres nacionais e estrangeiras.
  8. Criar um sistema de cobrança de anuidades mais efetivo e incentivar novas filiações.
  9. Criar e enviar a carteirinha da ARQ-SP para os associados.

MARILENA LEITE PAES

A Arquivologia brasileira acaba de perder um dos mais qualificados esteios da sua consolidação como campo de formação, ensino, pesquisa e atuação profissional. Ao longo de toda uma vida dedicada aos arquivos, Marilena Leite Paes tornou-se referência obrigatória para todos aqueles que trabalham na área. Qualquer coisa que se possa dizer a respeito dela, nesse momento, estará sempre aquém de uma real apreciação de seu legado.

À frente dos serviços de documentação da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, de 1955 a 1993, ali implantou um sistema de arquivos que se tornou modelo para instituições congêneres. Tal experiência resultou em intensa atividade didática, lastreada inicialmente pela apostila O papel da arquivística na documentação, de 1969, e mais tarde no manual Arquivo: teoria e prática, de 1986, que conheceu sucessivas edições.

Foi notória sua participação no I Congresso Brasileiro de Arquivologia, realizado no Rio de Janeiro em 1972, ocasião em que ministrou curso introdutório para um significativo público de interessados. Segundo Heloísa Liberalli Bellotto, era a primeira vez em que muitos dos que atuavam na área como voluntários, auxiliares, estagiários, pesquisadores ou técnicos tinham diante de si uma apresentação realmente didática, lógica, clara e ordenada da teoria, da metodologia e da prática arquivísticas; e tudo isso “demonstrado na forma direta, simples, alegre e descomplicada própria da personalidade da nossa Marilena”.  

Além das atividades exercidas junto à Associação dos Arquivistas Brasileiros, que ajudou a fundar em 1971, e ao Conselho Nacional de Arquivos, que coordenou de 1994 a 2011, Marilena Leite Paes prestou consultoria ao Arquivo do Estado de São Paulo na década de 1980. Juntamente com Helena Corrêa Machado, foi responsável pela implantação do SAESP – Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, cujo primeiro fruto foi a publicação, em 1987, do Diagnóstico da situação dos arquivos do governo do Estado de São Paulo. 

Aliando-se aos familiares e amigos de Marilena Leite Paes, a Associação de Arquivistas de São Paulo – que teve a honra de tê-la como sócia fundadora e de publicar, em 2005, Gestão de documentos de arquivo, texto que escreveu para inaugurar a série Instrumenta) – não poderia deixar de reverenciar seu nome e de lamentar o ocorrido. Sentiremos saudades de seu espírito jovial, do otimismo com que enfrentava as adversidades e, acima de tudo, da ética  que sempre caracterizou sua conduta profissional.   

ASSEMBLEIA GERAL E ELEIÇÃO PARA DIRETORIA DA ARQ-SP (2019-2022)

Prezado(a) associado(a),

Para o encerramento da gestão 2016-2019 da ARQ-SP, convocamos todos os associados para participar da ASSEMBLEIA GERAL que será realizada às 19 horas do dia 16 de janeiro de 2020, na sede da Associação de Arquivistas de São Paulo (Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Térreo – Sala N).

Pauta da Assembleia Geral:

I – apreciação e votação dos balanços financeiro e patrimonial dos exercícios 2016 a 2019, proposta orçamentária anual, com os respectivos pareceres do Conselho Fiscal;

II – apreciação do relatório anual de atividades;

III – discussão e deliberação sobre os assuntos que lhe forem submetidos; 

IV – eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da gestão 2019-2022, conforme Estatuto da ARQ-SP.

Esclarecemos que o atraso na convocação da Assembleia se deu pela participação de parte da Diretoria e do Conselho Fiscal da associação em congresso internacional realizado no mês de outubro de 2019, do baixo índice de anuidades recebidas referente ao ano de 2019, da ausência de apresentação de chapas e pela reformulação do processo eleitoral.

Com objetivo de aumentar a participação dos associados, a partir deste ano, a eleição será eletrônica, através da plataforma Helios Voting, que utiliza uma das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado, desenvolvida pelo pesquisador do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), Ben Adida. No que se refere à segurança da votação eletrônica, o sistema protege o segredo do voto. A criptografia, nos mesmos moldes da tecnologia de serviços bancários, traduz a escolha do eleitor numa forma codificada antes de enviá-la ao servidor de dados, impedindo que o voto seja revelado de forma individualizada, alterado ou excluído. A senha enviada para cada eleitor não é de conhecimento de nenhum administrador do sistema, pois é gerada eletronicamente pelo Helios. O associado que tiver qualquer dúvida poderá entrar em contato conosco pelo e-mail  comissaoeleitoralarq@gmail.com e, aqueles que preferirem, poderão votar presencialmente [em uma urna que estará disponível a partir das 16 horas do dia 16 de janeiro de 2020], na sede da ARQ-SP.

Para participar do processo eleitoral é necessário estar QUITE com a anuidade de 2019. Os associados que tiverem alguma pendência com a ARQ-SP têm até o dia 10 de JANEIRO de 2020 para resolvê-las.

Lembramos que a anuidade corresponde ao intervalo entre os dias 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano-exercício correspondente ao seu pagamento. Lembramos também que a Associação necessita de recursos para a promoção de eventos, publicação de livros em suporte papel, além de representação e fortalecimento da Arquivologia no Estado de São Paulo. Agradecemos a colaboração e contamos com a participação de todos.

Atenciosamente, Diretoria da ARQ-SP (GESTÃO 2016-2019)

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br