OF 04/19 – LABORATÓRIO DE ELABORAÇÃO DE TABELAS DE TEMPORALIDADE
Data: 20 e 21 de agosto de 2019, das 10:00 às 17:00
Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.
Docente: MARCIA PAZIN – Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é bacharel em História pela mesma universidade e especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Docente do curso de Arquivologia UNESP. Foi responsável técnica da Códice – Memória & Arquivo Ltda. e Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Atuou como docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística na FESPSP e no curso de Especialização em Organização de Arquivos do IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais.
Objetivos: apresentar os principais conceitos envolvidos na operacionalização da Avaliação Documental, a partir da realização de exercícios de discussão e anáilise para elaboração de Tabelas de Temporalidade.
Público-alvo: profissionais que atuam ou pretendem atuar em arquivos e centros de documentação, estudantes de graduação ou pós-graduação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e outros cursos de Ciências Humanas.
Programa:
Avaliação Documental: conceitos gerais Metodologia de avaliação e instrumentos: – Comissão de Avaliação de Documentos: composição e atribuições – Tabela de Temporalidade (elementos constitutivos) – Plano de Destinação Exercícios práticos: – proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Pessoal – proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Organizacional – proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Público |
Metodologia: aula expositiva dialogada e realização de exercícios de análise de produção documental e análise de legislação, com o objetivo de atribuição de prazos de guardas e destinação final de conjuntos documentais.
Investimento:
Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)
Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)
Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)
Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br
INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
- Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
- Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
- Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF04/19).
- Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
- “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br