É com grata satisfação que divulgamos o lançamento da obra Arquivo, documento e informação em cenários híbridos: anais do Simpósio Internacional de Arquivos, volume 8 da série Eventus.
Na edição do dia 28 de junho de 2021, o Jornal da USP publicou um artigo sobre o Colégio Universitário, que funcionou entre 1934 e 1943 na Universidade de São Paulo, mais especificamente nas cidades de São Paulo e Piracicaba, com o objetivo de preparar alunos do então ensino médio que pretendiam estudar na USP.
Os documentos foram encontrados por funcionários do Arquivo Geral da USP em 2012, quando iniciaram o trabalho de identificação dos conjuntos documentais da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), atual FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).
No artigo, a jornalista Hérica Dias entrevista a historiadora, supervisora técnica de Gestão Documental do Arquivo Geral e membro da diretoria da ARQ-SP, Lilian Miranda Bezerra, que utilizou o arquivo do colégio como objeto de sua pesquisa de mestrado, cuja dissertação foi defendida em 2020 sob o titulo “O Arquivo do Colégio Universitário da USP: um instrumento de pesquisa”.
Durante a 5ª Semana Nacional de Arquivos (7 a 11 de junho de 2021), a Associação de Arquivistas de São Paulo promoveu, individualmente ou em parceria, os eventos a seguir:
Live Ética e questões de gênero na indexação em arquivos (9 de junho)
Palestrantes: Profª Graziela Medeiros (UFSC) e Profª Raquel Pret
Evento em parceria com o curso Técnico em Arquivo da ETEC Parque da Juventude.