Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo

Data: 4 e 5 de maio de 2017

Horário: das 10h às 17h

Local: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (Pça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro – próximo à estação Tiradentes do metrô)

Promoção: Associação de Arquivistas de São Paulo

Apoio: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e  Molducenter/Conservart

Docente: Fernanda Brito é professora do curso de graduação “Biblioteconomia e Ciência da Informação” e da pós-graduação em “Gestão Arquivística” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, onde ministra a disciplina de Introdução a Preservação e Conservação de Acervos. É pós-graduada em Gerência de Sistemas e Serviços da Informação pela mesma instituição. Realizou o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid, possui mestrado em História da Ciência (2015) e doutorado em andamento também em História da Ciência, pela PUC-SP, onde realiza pesquisa sobre a história da encadernação, sua técnica e a tradição do ensino do ofício no Brasil.

Objetivos do curso: Propor soluções práticas de acondicionamento ao profissional que atua na área de arquivos, bibliotecas e acervos documentais, através do desenvolvimento e da produção de embalagens para tipos diferentes de documentos.  

Público-alvo: Arquivistas, Bibliotecários, Museólogos, Historiadores, Artistas Visuais e interessados em geral.

PROGRAMA

4 de maio

Conceitos e materiais

  • Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
  • Acondicionamento: acesso e pesquisa.
  • Função do acondicionamento e níveis de proteção.
  • Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
  • Confecção de memorial/ mostruário.

 Documentos avulsos, periódicos e espiralados

  • Confecção de embalagens para documentos avulsos: folders, pastas, bifólios, etc.
  • Confecção de pasta para documentos espiralados.

5 de maio

Livros e documentos encadernados: brochura, capa dura e espiral

  • Confecção de embalagens para documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” (livros de menos de 2,5 cm de espessura), “Caixa de uma peça” (4 abas ou cruz, para livros mais grossos) e “Jaqueta de emergência (papel ou poliéster)”.
  • Costura simples em 8 e montagem em “Onglet” para periódicos.

 Fotografias convencionais

  • Confecção de embalagens para fotografias: envelope 4 abas (papel e poliéster).
  • Montagem em passe-partout.
  • Suportes de apoio.
  • Retomada do conteúdo e retirada de dúvidas.
  • Encerramento das atividades.

 

Metodologia empregada: Apresentação teórica no início da oficina e atividades práticas de confecção das embalagens propostas para diferentes tipologias, formatos e suportes.

Observações adicionais: 

  1. O aluno deverá trazer material de uso permanente: tesoura, régua, esquadro, estilete, pincel.
  2. O aluno deverá trazer uma fotografia convencional, um CD, um livro em brochura e outro em capa dura, um documento em espiral para trabalhar na oficina. Para todos os documentos, não há relevância do título e todos devem ser de uso ou acervo pessoal.
  3. O material de consumo (papéis especiais, cartões, colas e fitas adesivas) já estão incluídos na taxa de inscrição.

 

 

INVESTIMENTO

PROFISSIONAL ESTUDANTE* EMPENHO**
ASSOCIADO R$ 200,00 R$ 100,00 R$ 200,00
NÃO ASSOCIADO R$ 360,00 R$ 180,00 R$ 360,00

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Para realizar inscrição por empenho, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. ATENÇÃO 1: Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6. ATENÇÃO 2: Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

 

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br