Convocatória para envio de trabalhos

ANUÁRIO DA ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

Facultad de Filosofía y Humanidades – Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)

Publicação impressa e digital

http://revistas.unc.edu.ar/index.php/anuario

ISSN 1843-3949

CONVOCATÓRIA PARA ENVIO DE TRABALHOS – CALL FOR PAPER 
NÚMERO 9 – ANO 2017

O coordenador do anuário da escola de Arquivologia convoca à apresentação de trabalhos para serem publicados em seu número 9.

 

Toda contribuição será avaliada formal e academicamente pelo sistema duplo-cego, e os estudos deverão contemplar alguma das seguintes seções do anuário:

 

 

  1. A) Artigos de investigação

Convoca-se à apresentação de questões diversas relativas ao campo da Arquivologia e suas diversas especialidades; como ciências afins. O requisito primordial é que sejam trabalhos inéditos e que respondam a debates atuais do campo.

Extensão: até 15 páginas, tamanho A4, espaço simples, fonte 12, letra Times New Roman; dentre as que ficarão quadros, gráficos, notas e bibliografia.

 

  1. B) Arquivos e fontes

A seção publica estudos descritivos de arquivos atuais ou do passado, que dêem conta da sua história; organização; riqueza patrimonial de seu/s fundo/s; condições nas que se encontra; e possibilidades de acesso e investigação. Também é factível a publicação de transcrições paleográficas de fontes de indiscutido valor, precedidas de estudos variados (arquivístios, paleográficos, hermenêuticos, históricos, metodológicos)

Extensão: até 10 páginas, e o resto das características iguais à seção A

 

  1. C) Resenhas bibliográficas

Poderão apresentar-se comentários de livros (individuais e coletivos) e atas de congressos dos últimos três anos (2013-2016), relativas ao campo arquivístico ou ciências afins (Diplomática, Paleografia, Codicologia, Conservação, Restauração, dentre outras), publicadas em suporte papel ou digital.

Extensão: até 4 páginas, e o resto das características iguais à seção A

 

  1. D) Mundo Arquivístico

Preferentemente informes de síntese das conclusões obtidas em simpósios, jornadas e congressos locais, nacionais e internacionais. Igualmente estudos sobre associações arquivísticas, estatutos profissionais, legislação e regulamentos arquivísticos.

Extensão: até 4 páginas, e o resto das características iguais à seção A.

 

Em todos os casos, receptar-se-ão só trabalhos originais e inéditos, em idioma espanhol, inglês, francês, italiano e português. Os trabalhos enviados devem respeitar as pautas de apresentação estabelecidas nas “Normas de publicação”; caso contrário, não serão considerados para sua avaliação e publicação. Os trabalhos recebidos serão considerados pelos membros do Comitê Editorial e pelos avaliadores internos e/ou externos para a sua avaliação.

 

As normas editoriais estão disponíveis no site:

https://revistas.unc.edu.ar/index.php/anuario/about/submissions#authorGuidelines

 

 

Os trabalhos devem ser enviados até 31 de dezembro de 2017 por endereço eletrônico a:

Coordenador: Dr. Silvano G. A. Benito Moya

Secretária: Lic. Carlota Maldonado

anuarioarchi@gmail.com

ARQ-SP disponibiliza publicações de sua nova Coleção Eventus

A partir de hoje, encontram-se disponíveis para consulta e download os três primeiros volumes da nova Coleção Eventus, editada pela Associação de Arquivistas de São Paulo.

Os dois primeiros volumes, disponibilizados em sua 2ª edição devido a problemas técnicos, incluem as conferências e os trabalhos apresentados nas sessões de comunicações livres e nos eventos paralelos do XI Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado de 19 a 22 de outubro de 2015, em São Paulo/SP.

Já o terceiro volume, intitulado Arquivos Privados: abordagens plurais, congrega os trabalhos apresentados no III Encontro Nacional de Arquivos Privados, promovido pela Associação de Arquivistas do Estado do Ceará, em Fortaleza, em outubro de
2016, por ocasião do VII Congresso Nacional de Arquivologia.

Até o final do ano a ARQ-SP pretende lançar mais dois volumes da Coleção.

Para acessar as publicações da Coleção Eventus, entre no site da Associação e clique na aba Biblioteca Digital da ARQ-SP.

Se preferir, acesse o link: http://arqsp.org.br/biblioteca-digital-da-arq-sp/ 

“Lembrar é resistir” – Ato de encerramento das atividades da Comissão da Verdade da PUC-SP

No próximo dia 18 de setembro de 2017, às 19:30 horas, no Tucarena, terá lugar o ato de encerramento das atividades da Comissão da Verdade da PUC-SP, quando será realizada a diplomação simbólica dos cinco estudantes da Universidade assassinados.

Para acessar o programa do evento, acesse:

http://j.pucsp.br/sites/default/files/convite-ato-de-encerramento_0.pdf

 

 

 

II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

São Paulo, 7 e 8 de dezembro de 2017

Em sua segunda edição, o Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” espera reunir profissionais, pesquisadores e estudantes para dois dias de troca de experiências e aprendizagem sobre os dilemas e desafios que circundam a teoria e a prática no trabalho com arquivos acumulados por indivíduos.

 

Clique aqui para saber mais sobre o Encontro, ver a programação completa, submeter seu trabalho e fazer a sua inscrição!

Debate Público sobre PL7920

No próximo dia 19 de setembro será realizado debate público sobre o Projeto de Lei 7920/2017, que propõe autorizar a destruição de documentos originais após a digitalização.

O debate contará com a presença de conselheiros do CONARQ e de membros da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE/CONARQ), além de palestrantes convidados.

Local: Arquivo Nacional – Praça da República, 173 – Centro, Rio de Janeiro

Horário: das 9 às 17 horas

Segue a programação preliminar: Debate_publico_sobre_pl7920_programação_preliminar

 

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br