[OF01/18] Tipologia documental como método para a organização de documentos acumulados em arquivos

DATA: 22 e 23 de março de 2018

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” – Departamento de História da FFLCH-USP. R. Professor Lineu Prestes, 338, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo – SP. (Como chegar)

DOCENTE: Ana Célia Rodrigues. Professora do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre (2003) e doutora (2008) em História Social pela USP, com pós-doutorado pela USP/Universidade Carlos III de Madrid (2013-2015). Especialista em Organização de Arquivos pelo IEB-USP (1992) e pela Escuela Nacional de Archiveros do Peru/OEA (1993). Tem experiência profissional em arquivos municipais e como consultora em projetos de gestão de documentos junto a entidades públicas e privadas. Coordena o grupo de pesquisa “Gênese Documental Arquivística”, certificado pelo CNPq. (Veja o currículo completo)

OBJETIVOS: Conhecer e aplicar os procedimentos metodológicos para identificar, organizar e disponibilizar documentos acumulados em arquivos. 

PROGRAMA: 

  • Documentos acumulados nos arquivos: por onde iniciar o tratamento técnico
  • Identificação: como reconhecer o documento de arquivo e seu órgão produtor?
  • Identificação: a importância do estudo do órgão produtor e da tipologia documental.
  • Classificação: como representar o contexto de produção dos documentos?
  • Descrição: como recuperar documentos e informações nos arquivos?
  • Exercícios práticos

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00  / Estudante** – R$ 130,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÁ CONFERIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 01/18).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br