[OF 03/18] Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Data: 18 e 19 de outubro de 2018

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4). Veja o mapa.

Vagas: 20. 

Docente: FERNANDA BRITO é professora do curso de graduação “Biblioteconomia e Ciência da Informação” e da pós-graduação em “Gestão Arquivística” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, onde ministra a disciplina de Introdução a Preservação e Conservação de Acervos, com pós-graduação em Gerência de Sistemas e Serviços da Informação pela mesma instituição. Realizou o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid no curso de verão de 2015, possui mestrado em História da Ciência (2015) e doutorado em andamento também em História da Ciência, pela PUC-SP, onde realiza pesquisa sobre a história da encadernação, sua técnica e a tradição do ensino do ofício no Brasil.

EMENTA: O principal objetivo da oficina será propor soluções de acondicionamento ao profissional que atua na área de arquivos, bibliotecas e acervos documentais, através do desenvolvimento e da produção de embalagens para tipos diferentes de documentos, propondo assim soluções práticas para a rotina do trabalho.

PROGRAMA: 

Conceitos e materiais.

  • Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
  • Função das embalagens e proteção.
  • Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
  • Costura simples em 8 com a programação, para uso em revistas e periódicos.

Documentos avulsos.

  • Confecção de embalagens para documentos avulsos, como certidões, atas e diplomas: folders, pastas, bifólios, etc.)

Livro brochura e capa dura.

  • Confecção de caixa 4 abas ou caixa em cruz.
  • Confecção de embalagens para livro brochura e/ou documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” e “Jaqueta de emergência (papel)”.
  • Suportes de apoio para livros.

Fotografias convencionais 10×15 e negativos.

  • Confecção de embalagens para fotografias 10×15 e negativos: envelope 4 abas (papel e poliéster).
  • Montagem em passe-partout.

 

OBSERVAÇÃO: O aluno deverá levar se possível, uma fotografia convencional, um CD, um livro brochura e capa dura, um documento em espiral (exemplo, um TCC).Para todos os documentos, não há relevância do título e todos devem ser de uso ou acervo pessoal.

 

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 200,00

R$ 100,00

R$ 200,00

Não associados

R$ 260,00

R$ 130,00

R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 03/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br