III SIMPÓSIO ARQUIVOS & EDUCAÇÃO

Local: IEB – USP – São Paulo, SP
Data: 08 e 09 de novembro de 2018, das 09:00 às 19:00 horas

 

O tema do III Simpósio Arquivos & Educação convida à reflexão sobre as dinâmicas da lembrança e do esquecimento, da constituição histórica e social dos sujeitos, na produção de conhecimentos relativos aos acervos documentais. Busca, mais uma vez, dar visibilidade a experiências e pesquisas que interrogam e tensionam concepções de produção acadêmica que separam de forma instrumental as abordagens racionais do conhecimento das reflexões sensíveis, agora focalizando os entrelaçamentos entre a pesquisa de acervos arquivísticos e a emergência e significação de memórias sensíveis, sua circulação social, suas expressões e desdobramentos nas práticas educacionais, escolares e extraescolares.

Voltando o nosso olhar para as práticas de memória contemporâneas que tomam os documentos de arquivo como meio e suporte para suas reflexões, bem como para as práticas educativas que se apoiam em uma perspectiva racional sensível de produção de conhecimento, perguntamo-nos  como as experiências e pesquisas que envolvem os arquivos e a educação podem contribuir para a criação de outras possibilidades de abordagem da documentação arquivística no universo do ensino formal e não formal, nos serviços educativos dos arquivos, nas escolas, nas mídias e em outros espaços de produção e circulação de conhecimento dos quais os arquivos participam.

O tema do Simpósio convoca, mais uma vez, ao diálogo aberto e transdisciplinar. Convidamos a todos interessados em Educação e Arquivos a participarem desse encontro, trazendo suas experiências e reflexões sobre essa e outras temáticas provocadas pela aproximação entre os arquivos e a educação, em múltiplos espaços e perspectivas.

Evento gratuito.

Curso Memórias Seletivas: Arquivos, banco de dados e dispositivos

NOVAS DATAS!!!

Trata-se de um curso ministrado pela artista e pesquisadora Jane de Almeida, professora no programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e do curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP. Serão quatro encontros voltados para as questões sobre arquivos fílmicos, filmes de arquivo e a produção audiovisual recente baseada em bancos de dados, a partir de uma análise da produção do artista Rafael França.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2170263856627645/

Inscrições são até o dia 25/11. 

[Palestra] Arquivo Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul: Preservação para acesso e pesquisa

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

ARQUIVO COMITÊ DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS PARA OS PAÍSES DO CONE SUL: PRESERVAÇÃO PARA ACESSO E PESQUISA

com Ana Célia Navarro de Andrade

Criado no final dos anos 1970, o Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul (Clamor) firmou sério compromisso com seu slogan “Solidariedade não tem fronteiras”, o qual, nos dizeres de Charles Harper, “influenciou de forma precisa nas estratégias adotadas pelo Conselho Mundial de Igrejas como resposta às urgentes necessidades de respeito aos direitos humanos na região” (Harper, 2007). Esse compromisso pode ser facilmente comprovado em uma rápida consulta a seu arquivo, recolhido ao acervo do Centro de Documentação e Informação Científica, CEDIC/PUC-SP, nos anos de 1993 e 1999. Desde então, diversos projetos vêm sendo realizados para a identificação, organização, descrição e digitalização dos documentos do Fundo Clamor com vistas à sua preservação e, num futuro bem próximo, à disponibilização de sua versão digital para consulta online. Neste sentido, a palestra pretende apresentar pequeno histórico da trajetória do Comitê na defesa dos Direitos Humanos, enfatizando seu grande potencial para pesquisa, e relatar as ações até então desenvolvidas com vistas à preservação dos documentos originais e à disponibilização de seu acervo digital para acesso online

Sobre a palestrante: Graduada e licenciada em História (1987), mestre em Ciências/História Social (2000) e doutoranda em História Social, pela Universidade de São Paulo. Desde 1992 ocupa o cargo de Historiógrafa no Centro de Documentação e Informação Científica, (CEDIC/PUC-SP), onde é responsável pelo setor de Conservação e Reprografia. Docente, desde 1997, do curso de extensão cultural “Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos” (CEDIC/PUC-SP)  e do curso de pós-graduação em Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares (UNIFAI) desde 2016. Tem ministrado cursos e palestras sobre reprografia de preservação, conservação de acervos, implantação de centros de documentação e gestão documental em várias cidades do Brasil. Atualmente, exerce o cargo de presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo em sua quarta gestão consecutiva, tendo coordenado a comissão de cursos da Associação de 2007 a 2014. É membro do Conselho Consultivo do Projeto Memórias Reveladas/Arquivo Nacional, do Conselho Consultivo do Arquivo Histórico de São Paulo e do Comitê Científico Internacional da revista Fuentes (Bolívia). Tem organizado e participado de congressos, encontros e seminários, nacionais e internacionais, apresentando trabalhos sobre sua área de atuação, incluindo projetos sobre organização de acervos de Direitos Humanos no período das Ditaduras Civil-Militares no Cone Sul. Possui diversos trabalhos publicados.

Quando? 30 de outubro de 2018, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. (Travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4). Veja o mapa.

Quanto? Grátis!

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Atenção! Esta é uma atividade gratuita e as vagas são limitadas. Faça a sua inscrição apenas se tiver real interesse em participar. Caso tenha se inscrito e não puder comparecer, comunique a desistência com antecedência (cursos@arqsp.org.br), assim a vaga será cedida a outro participante 😉  

[Debate] Desafios à memória histórico-cultural em sociedades contemporâneas

As sociedades contemporâneas se caracterizam pela voracidade do tempo presente, que a tudo e a todos parece engolir cotidianamente, fazendo tábula rasa do passado e nublando a visão do futuro. Vivemos submetidos às pressões do já e do agora, que se intensificaram com o advento das mídias sociais.

Nesse ambiente, as instituições e profissionais que se dedicam a promover a memória histórica e cultural de uma sociedade enfrentam um desafio enorme. Já que não se trata simplesmente de preservar documentos, objetos, edificações, etc, como (re)apresentar o passado ao presente e colocá-lo em diálogo significativo com as demandas, desejos e aspirações das gerações de hoje?

Para discutir esse tema, a Fundação Fernando Henrique Cardos receberá o renomado arqueólogo, curador e historiador da arte italiano Salvatore Settis.

 

Palestrante

SALVATORE SETTIS
Arqueólogo e historiador de arte italiano, é professor catedrático de arqueologia grega e romana. Entre 2008 e 2009, presidiu o Conselho Superior do Patrimônio Cultural da Itália. Dirigiu o Getty Center for the History of Art and the Humanities, em Los Angeles, e a Scuola Normale di Pisa. É autor de diversos livros, entre os mais recentes Se Venezia muore (Se Veneza morre, Einaudi Editore, 2014) e Cultura, creatività, uguaglianza(Cultura, criatividade, igualdade, UTET, 2017).

 

 

Data: 25/09/2018

Horário: 17:00 às 19:00 horas*

Local: Fundação FHC

Endereço: Rua Formosa, 367 – 6º andar, Centro

Telefone: (11) 3359-5000

_______________________________________________

*17:00 às 17:30 horas: Credenciamento e welcome coffee

 

  • Evento gratuito, reservado somente a convidados.
  • Convite pessoal e intransferível.
  • Lugares limitados: os convidados serão direcionados à sala com transmissão ao vivo se e quando não houver mais assentos no auditório.
  • O debate será em italiano, com tradução simultânea.

 

Clique aqui para se inscrever.

 

 

 

Luto nacional

A Associação de Arquivistas de São Paulo lamenta profundamente o trágico incêndio que destruiu o Museu Nacional na noite de hoje, 2 de setembro de 2018, e se solidariza com os museólogos, antropólogos, arqueólogos, historiadores, pesquisadores, técnicos e demais funcionários, que dedicaram grande parte de suas vidas ao tratamento, à conservação, à descrição e à difusão do acervo do Museu Nacional.

Inconformada com essa tragédia, anunciada já há alguns anos, a ARQ-SP espera que os governos, federal e estaduais, repensem suas políticas públicas voltadas para a cultura, para a preservação do patrimônio histórico nacional – edificado e documental -, e consequentemente, para a preservação da memória nacional.

[JAP 04/18] Soluções e estratégias para conservação preventiva de acervos

INSCRIÇÕES ABERTAS!

 

Data:  23 de novembro de 2018

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4). Veja o mapa.

Vagas: 30. 

Docente: ALESSANDRA BARBOSA é bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em História Social também pela USP. Especialista em Conservação de Documentos Gráficos pela Escola SENAI “Theobaldo de Nigris”. Tem experiência na área de Preservação do Patrimônio Cultural, atuando nos seguintes temas: conservação e restauração de acervos em suporte de papel, preservação, conservação preventiva. Realizou o curso Documentación y escritura pela Universidade Complutense de Madri (UCM) como bolsista da Fundação Carolina. Possui experiência profissional na referida área, desenvolvendo atividades de conservadora na Fundação Fernando Henrique Cardoso e Grifo Projetos Históricos e Editoriais. Atua desde 2009 em seu atelier particular como conservadora prestando serviços de acondicionamento e consultoria para algumas empresas como Natura, Serviço Social do Comércio, Unilever, Arquivo Municipal de Rio Claro, Clube Pinheiros, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Instituto de Estudos Brasileiros. Atualmente é conservadora no Centro de Memória da Unicamp.

 

EMENTA: Em vista do reduzido número de instituições capazes de operar em condições ideais para garantir a preservação de seus acervos, num cenário em que muitas não dispõem de recursos financeiros e profissionais especializados em conservação, a presente jornada pretende abordar questões voltadas à conservação preventiva por meio do compartilhamento de experiências a respeito de soluções alternativas, porém eficientes, visando garantir a qualidade das ações de conservação, e desenvolver habilidades que permitam o planejamento da conservação preventiva nas instituições de guarda de acervos, estabelecendo estratégias de ação e oferendo soluções que possam ser adaptadas à realidade das instituições.  Para tanto, serão apresentados exemplos de instituições de referência e relato de experiências. O curso também pretende discutir o papel desses profissionais dentro das instituições levando à reflexão sobre os limites de atuação de profissionais não especializados na área da conservação.

 

PROGRAMA: 

  • O que é conservação preventiva?
  • Identificação dos 10 agentes de deterioração
  • Competências profissionais para planejamento e execução das atividades de conservação preventiva;
  • Estratégias e soluções alternativas: uma solução nem sempre é aplicável para todos os acervos
  • Tabelas, formulários e outros recursos para planejar as ações de conservação
  • Treinamento de equipe e instituição de boas práticas
  • Acondicionamento: soluções simples e eficazes
  • Materiais de conservação: orientações para compra, escolha de fornecedores e elaboração de editais de contratação

 

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 100,00

R$ 50,00

R$ 100,00

Não associados

R$ 130,00

R$ 65,00

R$ 130,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código JAP 04/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

[OF 03/18] Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo

Data: 18 e 19 de outubro de 2018

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4). Veja o mapa.

Vagas: 20. 

Docente: FERNANDA BRITO é professora do curso de graduação “Biblioteconomia e Ciência da Informação” e da pós-graduação em “Gestão Arquivística” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, onde ministra a disciplina de Introdução a Preservação e Conservação de Acervos, com pós-graduação em Gerência de Sistemas e Serviços da Informação pela mesma instituição. Realizou o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid no curso de verão de 2015, possui mestrado em História da Ciência (2015) e doutorado em andamento também em História da Ciência, pela PUC-SP, onde realiza pesquisa sobre a história da encadernação, sua técnica e a tradição do ensino do ofício no Brasil.

EMENTA: O principal objetivo da oficina será propor soluções de acondicionamento ao profissional que atua na área de arquivos, bibliotecas e acervos documentais, através do desenvolvimento e da produção de embalagens para tipos diferentes de documentos, propondo assim soluções práticas para a rotina do trabalho.

PROGRAMA: 

Conceitos e materiais.

  • Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
  • Função das embalagens e proteção.
  • Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
  • Costura simples em 8 com a programação, para uso em revistas e periódicos.

Documentos avulsos.

  • Confecção de embalagens para documentos avulsos, como certidões, atas e diplomas: folders, pastas, bifólios, etc.)

Livro brochura e capa dura.

  • Confecção de caixa 4 abas ou caixa em cruz.
  • Confecção de embalagens para livro brochura e/ou documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” e “Jaqueta de emergência (papel)”.
  • Suportes de apoio para livros.

Fotografias convencionais 10×15 e negativos.

  • Confecção de embalagens para fotografias 10×15 e negativos: envelope 4 abas (papel e poliéster).
  • Montagem em passe-partout.

 

OBSERVAÇÃO: O aluno deverá levar se possível, uma fotografia convencional, um CD, um livro brochura e capa dura, um documento em espiral (exemplo, um TCC).Para todos os documentos, não há relevância do título e todos devem ser de uso ou acervo pessoal.

 

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 200,00

R$ 100,00

R$ 200,00

Não associados

R$ 260,00

R$ 130,00

R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 03/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

[JAP 03/18] Pequenos reparos em documentos de arquivo

VAGAS ESGOTADAS!

Data: 20 de setembro de 2018

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Associação de Arquivistas de São Paulo. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa. 

Vagas: 15. 

 

Docente: ARIZE PINHEIRO é especialista em Pesquisa/Apoio de Museu, responsável pela área de Conservação do Arquivo Geral da USP. Graduada em História pela Unesp/Assis e Técnica em Museu pelo Centro Paula Souza. Cursou Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica pela Escola SENAI “Theobaldo De Negris”, em parceria com Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Ministra palestras e oficinas na área de Conservação de Documentos, com ênfase em suporte papel, junto à comunidade USP.

EMENTA: A jornada traz uma introdução à produção papeleira e um panorama histórico-teórico da Conservação e Restauro para entendimento de alguns conceitos e terminologia de intervenção em bens culturais, com enfoque em documentos com suporte em papel. A partir da teoria, aplicar na prática, o conhecimento nos procedimentos básicos de intervenção de conservação curativa (pequenos reparos), oferecendo noções aos participantes para que adquiram conhecimento técnico básico para realizar intervenções em documentos em papel, a fim de estabilizar o suporte e estancar processo de deterioração, evitando perdas e necessidade futura de restauro.

PROGRAMA: 

  • Panorama histórico-artístico: Renascimento, Revolução Francesa, Neoclassicismo, Romantismo e Contemporâneo. I e II Guerra.
  • Teorias da Conservação e Restauro: Restauro Estlístico, Linha Purista, Restauro Moderno, Restauro Histórico, Restauro Científico e Restauro Crítico.
  • Os desdobramentos: Cartas internacionais
  • Terminologia
  • Processos de produção do papel: papel de trapo e papel de madeira (ácido e alcalino)
  • Exercícios práticos de pequenos reparos.

 

 

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 100,00

R$ 50,00

R$ 100,00

Não associados

R$ 130,00

R$ 65,00

R$ 130,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código JAP 03/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br