Convocatória para envio de trabalhos

ANUÁRIO DA ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

Facultad de Filosofía y Humanidades – Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)

Publicação impressa e digital

http://revistas.unc.edu.ar/index.php/anuario

ISSN 1843-3949

CONVOCATÓRIA PARA ENVIO DE TRABALHOS – CALL FOR PAPER 
NÚMERO 9 – ANO 2017

O coordenador do anuário da escola de Arquivologia convoca à apresentação de trabalhos para serem publicados em seu número 9.

 

Toda contribuição será avaliada formal e academicamente pelo sistema duplo-cego, e os estudos deverão contemplar alguma das seguintes seções do anuário:

 

 

  1. A) Artigos de investigação

Convoca-se à apresentação de questões diversas relativas ao campo da Arquivologia e suas diversas especialidades; como ciências afins. O requisito primordial é que sejam trabalhos inéditos e que respondam a debates atuais do campo.

Extensão: até 15 páginas, tamanho A4, espaço simples, fonte 12, letra Times New Roman; dentre as que ficarão quadros, gráficos, notas e bibliografia.

 

  1. B) Arquivos e fontes

A seção publica estudos descritivos de arquivos atuais ou do passado, que dêem conta da sua história; organização; riqueza patrimonial de seu/s fundo/s; condições nas que se encontra; e possibilidades de acesso e investigação. Também é factível a publicação de transcrições paleográficas de fontes de indiscutido valor, precedidas de estudos variados (arquivístios, paleográficos, hermenêuticos, históricos, metodológicos)

Extensão: até 10 páginas, e o resto das características iguais à seção A

 

  1. C) Resenhas bibliográficas

Poderão apresentar-se comentários de livros (individuais e coletivos) e atas de congressos dos últimos três anos (2013-2016), relativas ao campo arquivístico ou ciências afins (Diplomática, Paleografia, Codicologia, Conservação, Restauração, dentre outras), publicadas em suporte papel ou digital.

Extensão: até 4 páginas, e o resto das características iguais à seção A

 

  1. D) Mundo Arquivístico

Preferentemente informes de síntese das conclusões obtidas em simpósios, jornadas e congressos locais, nacionais e internacionais. Igualmente estudos sobre associações arquivísticas, estatutos profissionais, legislação e regulamentos arquivísticos.

Extensão: até 4 páginas, e o resto das características iguais à seção A.

 

Em todos os casos, receptar-se-ão só trabalhos originais e inéditos, em idioma espanhol, inglês, francês, italiano e português. Os trabalhos enviados devem respeitar as pautas de apresentação estabelecidas nas “Normas de publicação”; caso contrário, não serão considerados para sua avaliação e publicação. Os trabalhos recebidos serão considerados pelos membros do Comitê Editorial e pelos avaliadores internos e/ou externos para a sua avaliação.

 

As normas editoriais estão disponíveis no site:

https://revistas.unc.edu.ar/index.php/anuario/about/submissions#authorGuidelines

 

 

Os trabalhos devem ser enviados até 31 de dezembro de 2017 por endereço eletrônico a:

Coordenador: Dr. Silvano G. A. Benito Moya

Secretária: Lic. Carlota Maldonado

anuarioarchi@gmail.com

Submissões encerradas – II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

O prazo de submissão de resumos para os painéis de comunicações livres do II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” se encerrou no último domingo, 1 de outubro.

Recebemos 34 trabalhos, que já foram encaminhadas aos integrantes da Comissão Avaliadora. Os pareceres deverão ser divulgados no dia 15 de outubro.

Agradecemos àqueles que submeteram seus trabalhos e esperamos encontrá-los em São Paulo, para dois dias de debate, troca de experiências e aprendizado!

Não fique de fora, confira a programação do evento e faça a sua inscrição. Esperamos por você!

Conheça o site do Encontro!

[Palestra] Arquivo Miroel Silveira: reinterpretando a censura

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas convidam

ARQUIVO MIROEL SILVEIRA: REINTERPRETANDO A CENSURA

palestra com Maria Aparecida Laet (USP)

O objetivo dessa apresentação é mostrar como documentos arquivísticos contribuíram para a revisão de narrativas (sobre a censura) antes apoiadas majoritariamente sobre a oralidade. Para isso, apresentará o trabalho de organização, sistematização e análise dos documentos que compõem o arquivo da antiga Divisão de Diversões Públicas Estado de São Paulo, órgão responsável pela censura prévia ao teatro, reunidos no Arquivo Miroel Silveira, dando destaque a alguns dos processos que o constituem.

Sobre a palestrante: Bibliotecária na Universidade de São Paulo e ex-professora de História. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a dissertação “Arquivo Miroel Silveira : uma leitura dos processos da censura prévia ao teatro sob o prisma do gerenciamento de informações”, publicada como livro.

Quando: 17 de outubro, às 10 horas.

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto: Grátis.

Para fazer sua inscrição, clique aqui

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes

OF 04/17 – Gestão de Repositórios Digitais

DATA: 26 e 27 de outubro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM).  Veja no mapa!

 

DOCENTE: Humberto Celeste Innarelli. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de
Tecnologia Americana (FATEC-AM – 1998), especialização em Educação, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias pela ACTA Cursos de Pós-Graduação (ACTA – 2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (FEM/UNICAMP – 2006) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP – 2015). Atualmente é profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação e diretor técnico do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (AEL/IFCH/UNICAMP), professor doutor da Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM), professor convidado do curso de extensão de Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro correspondente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CTDE/CONARQ).

 

OBJETIVOS: Apresentar aos profissionais da arquivologia, ciência da informação, tecnologia da informação e áreas afins os princípios, requisitos, estratégias, políticas e ferramentas para implementação e gestão de repositórios digitais. Apresentar ao aluno uma visão geral – teórica e técnica – dos caminhos a serem trilhados durante o processo de implementação e gestão de repositórios digitais em instituições públicas e privadas. Também apresentará questões relacionadas à custódia e à preservação de documentos digitais.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Introdução aos repositórios digitais
  • Princípios e requisitos
  • Estratégias para implementação
  • Políticas de gestão e preservação
  • Ferramentas

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00  / Estudante** – R$ 130,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 04/17).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

ARQ-SP disponibiliza publicações de sua nova Coleção Eventus

A partir de hoje, encontram-se disponíveis para consulta e download os três primeiros volumes da nova Coleção Eventus, editada pela Associação de Arquivistas de São Paulo.

Os dois primeiros volumes, disponibilizados em sua 2ª edição devido a problemas técnicos, incluem as conferências e os trabalhos apresentados nas sessões de comunicações livres e nos eventos paralelos do XI Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado de 19 a 22 de outubro de 2015, em São Paulo/SP.

Já o terceiro volume, intitulado Arquivos Privados: abordagens plurais, congrega os trabalhos apresentados no III Encontro Nacional de Arquivos Privados, promovido pela Associação de Arquivistas do Estado do Ceará, em Fortaleza, em outubro de
2016, por ocasião do VII Congresso Nacional de Arquivologia.

Até o final do ano a ARQ-SP pretende lançar mais dois volumes da Coleção.

Para acessar as publicações da Coleção Eventus, entre no site da Associação e clique na aba Biblioteca Digital da ARQ-SP.

Se preferir, acesse o link: http://arqsp.org.br/biblioteca-digital-da-arq-sp/ 

“Lembrar é resistir” – Ato de encerramento das atividades da Comissão da Verdade da PUC-SP

No próximo dia 18 de setembro de 2017, às 19:30 horas, no Tucarena, terá lugar o ato de encerramento das atividades da Comissão da Verdade da PUC-SP, quando será realizada a diplomação simbólica dos cinco estudantes da Universidade assassinados.

Para acessar o programa do evento, acesse:

http://j.pucsp.br/sites/default/files/convite-ato-de-encerramento_0.pdf

 

 

 

[Palestra] O Museu do Ipiranga e suas ações educativas: a pesquisa em arquivos revelando memórias esquecidas

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

O MUSEU DO IPIRANGA E SUAS AÇÕES EDUCATIVAS: A PESQUISA EM ARQUIVOS REVELANDO MEMÓRIAS ESQUECIDAS

com Denise Cristina Carminatti Peixoto Abeleira

Sobre a palestrante: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1989); especialização em Educação Ambiental e em Metodologia do Ensino, pela UNESP; mestrado em Arqueologia com ênfase em Educação, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP; e é doutoranda em História da Educação junto à Faculdade de Educação da USP. Atua hoje como educadora do Serviço de Atividades Educativas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional converge, portanto, aos seguintes temas: Educação, Museu, Acessibilidade, Arqueologia e História.

Quando?  21 de setembro de 2017, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (Travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto? Evento gratuito.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO

Vagas limitadas

Será conferido certificado de participação

Pacote promocional – Ciclo de oficinas e jornadas da ARQ-SP

A ARQ-SP oferece descontos especiais para a inscrição combinada nos próximos 3 cursos oferecidos no 2o. semestre de 2017.

21 e 22 de setembro – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais, com José Hermes Martins Pereira (USP)

26 e 27 de outubro – Gestão de repositórios digitais, com Humberto Celeste Innarelli (Unicamp)

16 de novembro – Preservação e segurança da informação digital, com Brenda Rocco (UNIRIO)

INVESTIMENTO

Associados (20% de desconto)

Pacote 5 – Profissional: R$320,00

Pacote 6 = Estudante: R$160,00

Não associados (15% de desconto)
Pacote 7 = Profissional: R$425,00
Pacote 8 = Estudante: R$212,50
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br
(**) A categoria “estudante” aplica-se apenas para alunos regulamente inscritos em cursos técnicos ou de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. É preciso enviar cópia do comprovante de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br
Pagamento por empenho: Instituição associada: R$ 320,00 / Instituição não associada: R$ 425,00.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo número do Pacote).  
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

OF 03/17 – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais

DATA: 21 e 22 de setembro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!

 

DOCENTE: José Hermes Martins Pereira. Graduado e licenciado em História (USP), mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, também pela USP. É Especialista em Pesquisa do IEB-USP, atuando como mediador no projeto de atualização do software de gestão do acervo que abrange Arquivo, Biblioteca e Coleção de Artes Visuais, e atualmente é encarregado da Biblioteca Digital desta instituição. Entre 2015 e 2017, foi diretor do Arquivo Histórico de São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura), coordenando projeto de atualização da política de gestão de documentos públicos no âmbito Municipal.Tem experiência nas áreas de Patrimônio Cultural, Museus, Arquivos e Digitalização de Acervos, com ênfase em estudos sobre Patrimônio Arquitetônico-industrial, Educação Patrimonial, Cultura Material, Metodologia da Pesquisa em História e Preservação de Arquivos Digitais.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Por dentro do documento digital
  • Imagem digital e digitalização: conceitos fundamentais
  • Formatos digitais de arquivos de imagem
  • O que e por que digitalizar
  • Equipamentos: tipos de scanner
  • Gerenciamento de imagens digitais e valor probatório de documentos públicos digitalizados
  • Suportes documentais: uso, limitações e durabilidade
  • Desafios da preservação digital

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$  200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00 / Estudante** – R$ 130,00

Empenho: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00

CONSULTE VALORES ESPECIAIS PARA INSCRIÇÃO COMBINADA NOS PRÓXIMOS 3 CURSOS DO CICLO DE JORNADAS E OFICINAS DA ARQ-SP! CLIQUE AQUI.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Para se inscrever apenas nesta atividade, selecione pelo código OF 03/17. Para se inscrever no pacote promocional, clique aqui para ver as instruções). 
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br