[JAP 04/18] Soluções e estratégias para conservação preventiva de acervos

INSCRIÇÕES ABERTAS!

 

Data:  23 de novembro de 2018

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4). Veja o mapa.

Vagas: 30. 

Docente: ALESSANDRA BARBOSA é bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em História Social também pela USP. Especialista em Conservação de Documentos Gráficos pela Escola SENAI “Theobaldo de Nigris”. Tem experiência na área de Preservação do Patrimônio Cultural, atuando nos seguintes temas: conservação e restauração de acervos em suporte de papel, preservação, conservação preventiva. Realizou o curso Documentación y escritura pela Universidade Complutense de Madri (UCM) como bolsista da Fundação Carolina. Possui experiência profissional na referida área, desenvolvendo atividades de conservadora na Fundação Fernando Henrique Cardoso e Grifo Projetos Históricos e Editoriais. Atua desde 2009 em seu atelier particular como conservadora prestando serviços de acondicionamento e consultoria para algumas empresas como Natura, Serviço Social do Comércio, Unilever, Arquivo Municipal de Rio Claro, Clube Pinheiros, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Instituto de Estudos Brasileiros. Atualmente é conservadora no Centro de Memória da Unicamp.

 

EMENTA: Em vista do reduzido número de instituições capazes de operar em condições ideais para garantir a preservação de seus acervos, num cenário em que muitas não dispõem de recursos financeiros e profissionais especializados em conservação, a presente jornada pretende abordar questões voltadas à conservação preventiva por meio do compartilhamento de experiências a respeito de soluções alternativas, porém eficientes, visando garantir a qualidade das ações de conservação, e desenvolver habilidades que permitam o planejamento da conservação preventiva nas instituições de guarda de acervos, estabelecendo estratégias de ação e oferendo soluções que possam ser adaptadas à realidade das instituições.  Para tanto, serão apresentados exemplos de instituições de referência e relato de experiências. O curso também pretende discutir o papel desses profissionais dentro das instituições levando à reflexão sobre os limites de atuação de profissionais não especializados na área da conservação.

 

PROGRAMA: 

  • O que é conservação preventiva?
  • Identificação dos 10 agentes de deterioração
  • Competências profissionais para planejamento e execução das atividades de conservação preventiva;
  • Estratégias e soluções alternativas: uma solução nem sempre é aplicável para todos os acervos
  • Tabelas, formulários e outros recursos para planejar as ações de conservação
  • Treinamento de equipe e instituição de boas práticas
  • Acondicionamento: soluções simples e eficazes
  • Materiais de conservação: orientações para compra, escolha de fornecedores e elaboração de editais de contratação

 

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 100,00

R$ 50,00

R$ 100,00

Não associados

R$ 130,00

R$ 65,00

R$ 130,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código JAP 04/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

[OF 03/18] Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo

Data: 18 e 19 de outubro de 2018

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4). Veja o mapa.

Vagas: 20. 

Docente: FERNANDA BRITO é professora do curso de graduação “Biblioteconomia e Ciência da Informação” e da pós-graduação em “Gestão Arquivística” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, onde ministra a disciplina de Introdução a Preservação e Conservação de Acervos, com pós-graduação em Gerência de Sistemas e Serviços da Informação pela mesma instituição. Realizou o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid no curso de verão de 2015, possui mestrado em História da Ciência (2015) e doutorado em andamento também em História da Ciência, pela PUC-SP, onde realiza pesquisa sobre a história da encadernação, sua técnica e a tradição do ensino do ofício no Brasil.

EMENTA: O principal objetivo da oficina será propor soluções de acondicionamento ao profissional que atua na área de arquivos, bibliotecas e acervos documentais, através do desenvolvimento e da produção de embalagens para tipos diferentes de documentos, propondo assim soluções práticas para a rotina do trabalho.

PROGRAMA: 

Conceitos e materiais.

  • Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
  • Função das embalagens e proteção.
  • Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
  • Costura simples em 8 com a programação, para uso em revistas e periódicos.

Documentos avulsos.

  • Confecção de embalagens para documentos avulsos, como certidões, atas e diplomas: folders, pastas, bifólios, etc.)

Livro brochura e capa dura.

  • Confecção de caixa 4 abas ou caixa em cruz.
  • Confecção de embalagens para livro brochura e/ou documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” e “Jaqueta de emergência (papel)”.
  • Suportes de apoio para livros.

Fotografias convencionais 10×15 e negativos.

  • Confecção de embalagens para fotografias 10×15 e negativos: envelope 4 abas (papel e poliéster).
  • Montagem em passe-partout.

 

OBSERVAÇÃO: O aluno deverá levar se possível, uma fotografia convencional, um CD, um livro brochura e capa dura, um documento em espiral (exemplo, um TCC).Para todos os documentos, não há relevância do título e todos devem ser de uso ou acervo pessoal.

 

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 200,00

R$ 100,00

R$ 200,00

Não associados

R$ 260,00

R$ 130,00

R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 03/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

[JAP 03/18] Pequenos reparos em documentos de arquivo

VAGAS ESGOTADAS!

Data: 20 de setembro de 2018

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Associação de Arquivistas de São Paulo. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa. 

Vagas: 15. 

 

Docente: ARIZE PINHEIRO é especialista em Pesquisa/Apoio de Museu, responsável pela área de Conservação do Arquivo Geral da USP. Graduada em História pela Unesp/Assis e Técnica em Museu pelo Centro Paula Souza. Cursou Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica pela Escola SENAI “Theobaldo De Negris”, em parceria com Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Ministra palestras e oficinas na área de Conservação de Documentos, com ênfase em suporte papel, junto à comunidade USP.

EMENTA: A jornada traz uma introdução à produção papeleira e um panorama histórico-teórico da Conservação e Restauro para entendimento de alguns conceitos e terminologia de intervenção em bens culturais, com enfoque em documentos com suporte em papel. A partir da teoria, aplicar na prática, o conhecimento nos procedimentos básicos de intervenção de conservação curativa (pequenos reparos), oferecendo noções aos participantes para que adquiram conhecimento técnico básico para realizar intervenções em documentos em papel, a fim de estabilizar o suporte e estancar processo de deterioração, evitando perdas e necessidade futura de restauro.

PROGRAMA: 

  • Panorama histórico-artístico: Renascimento, Revolução Francesa, Neoclassicismo, Romantismo e Contemporâneo. I e II Guerra.
  • Teorias da Conservação e Restauro: Restauro Estlístico, Linha Purista, Restauro Moderno, Restauro Histórico, Restauro Científico e Restauro Crítico.
  • Os desdobramentos: Cartas internacionais
  • Terminologia
  • Processos de produção do papel: papel de trapo e papel de madeira (ácido e alcalino)
  • Exercícios práticos de pequenos reparos.

 

 

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 100,00

R$ 50,00

R$ 100,00

Não associados

R$ 130,00

R$ 65,00

R$ 130,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código JAP 03/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

[JAP 02/18] Conservação e Preservação em acervos arquivísticos

Data: 21 de agosto de 2018

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4). Veja o mapa.

Vagas: 30. 

 

Docente: NORMA CASSARES é graduada em Letras e em Química Industrial, com especialização em conservação/restauração de acervos bibliográficos pelo Senai e pela Library of Congress (EUA). Atua em conservação/preservação/restauro de acervos  bibliográficos desde 1996. Participou de projetos voltados para conservação preventiva, restauro de acervos bibliográficos, gerenciamento de riscos em acervos e atendimento a acervos submetidos a desastres com fogo e água. É diretora da Library Services Conservação de Acervos Bibliográficos Ltda. e do Laboratório de Conservação do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

 

EMENTA: A jornada tem como alvo,  discutir  as funções que Instituições como Arquivos, Bibliotecas e Museus tem perante seus acervos.  Essas funções vão muito além da de tornar disponíveis as informações do acervo documental  sob sua guarda, do recolhimento , do armazenamento, de exposições etc. Cabe a elas todos os cuidados relacionados  à Preservação dos acervos por elas custodiados. A Preservação deve ser considerada parte integral da missão de uma Instituição e  os seus diversos segmentos devem ser claramente definidos para que suas ações garantam a longevidade de seus acervos. Serão abordados os conceitos e atividades da Preservação de acervos em bibliotecas, arquivos e museus conforme  estabelecido pela ECCO Professional Guidelines ( 2002) . Será enfatizada a necessidade de saber identificar e avaliar a influência dos fatores diretamente responsáveis pelos processos de degradação dos materiais constituintes dos acervos .

 

PROGRAMA:  

  • Discussão das atividades especificas dos segmentos da Ciência da Preservação
  • Desenvolvimento da análise das condições de conservação das obras bibliográficas
  • Avaliação dos fatores de degradação
  • Adoção de critérios de conservação mais adequado

 

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 100,00

R$ 50,00

R$ 100,00

Não associados

R$ 130,00

R$ 65,00

R$ 130,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código JAP 02/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

 

 

 

[CE 02/18] Pacote especial – Jornadas e oficinas do segundo semestre

Desconto de 20% para inscrição nos 4 cursos do semestre!

  • 21 de agosto – Conservação e preservação em acervos arquivísticos, com Norma Cassares
  • 20 de setembro – Pequenos reparos em documentos de arquivo, com Arize Pinheiro
  • 18 e 19 de outubro – Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo, com Fernanda Brito
  • 23 de novembro – Soluções e estratégias para conservação preventiva de acervos, com Alessandra Barbosa

 

INVESTIMENTO

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

de R$ 500,00 por

R$ 400,00

de R$ 250,00 por

R$ 200,00

R$ 400,00

Não associados

de R$ 650,00 por

R$ 520,00

de R$ 325,00 por

R$ 260,00 

R$ 520,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código CE 02/18).
  4. Realize a compra, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
Convite_PalestraAgosto

[Palestra] Arquivo e ditadura

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo convidam

Palestras do Arquivo Geral

ARQUIVO E DITADURA

O QUE SABEMOS HOJE SOBRE O ARQUIVO DO DEOPS-SP

Marcelo Thadeu Quintanilha Martins

De 2013 pra cá, o Arquivo Público do Estado tem se dedicado a organizar e descrever o seu acervo, e tem nesse processo compreendido melhor o acervo do DEOPS-SP. Sob o olhar de um arquivista, traçamos um breve histórico da formação e do recolhimento do acervo do DEOPS-SP, dos trabalhos realizados com auxílio da USP até as últimas descobertas sobre a sua ordem original, procurando mostrar como o conhecimento arquivístico pode contribuir com a pesquisa do seu conteúdo.

AS RELAÇÕES DA USP E OS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR

 (Reconstituindo um arquivo: os documentos da Assessoria Especial de Segurança e Informações da Universidade de São Paulo, 1972-1982)

 Márcia Bassetto Paes

Resultado de velha prática administrativa, os arquivos de instituições públicas ou privadas conservam os originais da correspondência recebida e as cópias da correspondência expedida. De 1972 a 1982, em plena vigência da ditadura militar no Brasil, funcionou na Universidade de São Paulo um organismo denominado Assessoria Especial de Segurança e Informação (AESI), destinado a exercer atividades de controle político e ideológico junto à Reitoria. A AESI-USP, portanto, está presente nos arquivos das entidades com as quais se relacionou na condição de remetente ou de destinatária. Uma delas, e a principal fonte de pesquisa, é o Departamento Estadual de Ordem Política e Social, o DEOPS, cujos arquivos estão sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O propósito da palestra será dar um panorama do que foi este organismo de controle e como está sendo o processo de reconstituição do arquivo; bem como refletir sobre a importância de recolocar estes documentos em seu lugar de origem, isto é, a Universidade de São Paulo.

Sobre os palestrantes: 

Marcelo Thadeu Quintanilha Martins é graduado em História pela USP e em Comunicação Social pela ESPM. Possui especialização em História pela PUC-SP e em Arquivologia pela ARQ-SP. É doutor em História Social pela USP e trabalha como diretor do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Foi coordenador do “Curso de Difusão em Arquivologia – Módulo II: Arquivos Permanentes: teoria e prática”, no Arquivo Público do Estado em parceria com a USP/Leste. É autor de livros e artigos na área de História e de Arquivologia.

Márcia Bassetto Paes é jornalista e cursou Letras e História na USP. Atualmente, é doutoranda em História Social na mesma universidade, pesquisando as relações ente a ditadura civil-militar e as universidades públicas brasileiras (1964 – 1985), com ênfase na Assessoria Especial de Segurança e Informação da Universidade de São Paulo. Participou como relatora da Comissão da Verdade da USP. Atua, desde 1976, em movimentos sociais e feministas.

Quando? 30 de agosto de 2018, às 14 horas

Onde? AUDITÓRIO FERNAND BRAUDEL – DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA FFLCH-USP. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. (Veja o mapa)

Quanto? Grátis!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Vaga aberta para Técnico em digitalização

Cargo: Técnico em digitalização.
Formação: Ensino Médio completo ou superior em Audiovisual ou Tecnologia da Informação.
Atribuições: digitalização do acervo do museu; realização de reproduções de acervo; atualização de suportes; armazenamento digital de dados; gerenciamento eletrônico de documentos.
Perfil: boa comunicação; boa redação; responsabilidade; trabalho em equipe; interesse pelas áreas da Ciência da Informação.
Necessário: bons conhecimentos de programas para edição de áudio e vídeo. Experiência com mídias analógicas.
Modalidade: CLT  efetivo.
Benefícios:  VA / VR / VT / SV / AM e AO (opcional).
E-mail para envio de currículos:  recrutamento@mis-sp.org.br  –  Assunto: Técnico em digitalização.
Processo seletivo:
  A  seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada com a coordenação e diretoria.

Reitoria da Unicamp anuncia remanejamento de bibliotecário para Centro de Memória

Após intensa mobilização da sociedade em apoio à Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa, atendimento ao público será retomado parcialmente na próxima segunda-feira (30).

Após reunião realizada entre a direção do Centro de Memória – Unicamp e a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), foi apresentada uma solução para viabilizar a reabertura da Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa, que suspendeu o atendimento ao público na última segunda feira (23) por conta da aposentadoria das duas bibliotecárias que vinham se revezando nas atividades do setor.

A Administração Central da Universidade informou que irá realizar o deslocamento de um bibliotecário vinculado à Biblioteca Central para trabalhar meio período junto ao acervo bibliográfico do Centro de Memória. Segundo a Reitoria, o servidor assumirá a função a partir da próxima segunda-feira (30), inicialmente no período da tarde.

Apesar de não ser uma solução definitiva para a Biblioteca do CMU, a coordenadora associada da Biblioteca Central, Valéria Martins, explicou que o bibliotecário dará expediente inicialmente à tarde, por ser o período de maior procura pelo acervo. “Entretanto, nós vamos avaliar se esse realmente é o melhor horário, de acordo com o movimento. Se for preciso, nós faremos ajustes, de modo a prestar o melhor atendimento possível ao público”, afirmou em notícia publicada no Portal Unicamp.

Mobilização

Após a divulgação da suspensão do atendimento ao público na Biblioteca, o Centro de Memória recebeu diversas manifestações de apoio e solidariedade de pesquisadores, representantes políticos, entidades e associações da área.

Na Unicamp, os docentes do Departamento de História, o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) e o Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio (CEDAE) publicaram notas solicitando a reabertura da Biblioteca. Também se manifestaram no mesmo sentido a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) e a Associação Nacional de História – Seção São Paulo (ANPUH-SP), bem como o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo – 8ª Região (CRB-8), que enviou fiscal da entidade para acompanhar o caso.

Na Câmara de Campinas, uma moção de apelo à reitoria foi proposta pelo vereador Elias Azevedo (PSB), enquanto na Câmara de Vinhedo propositura de igual teor foi protocolada pelo vereador Rodrigo Paixão (REDE). Já o abaixo-assinado pela reabertura da Biblioteca do CMU, lançado no início desta semana, colheu mais de 1.600 assinaturas.

A direção do CMU considera que a mobilização da sociedade foi fundamental para a solução apresentada, agradece os apoios e manifestações de solidariedade recebidos, e informa que seguirá negociando com a Administração Central formas para solução definitiva dos problemas relacionados à reposição do quadro funcional do órgão.

 

Fonte: CMUinforma, 26/07/2018.

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
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