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II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

II Encontro

ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS

São Paulo, 7 e 8 de dezembro

A Associação de Arquivistas de São Paulo convida profissionais de arquivo, estudantes e pesquisadores da Arquivologia e de áreas afins para dois dias de troca de ideias e experiências sobre os dilemas e desafios proporcionados pelos arquivos pessoais, nos planos da teoria e da prática.

Clique aqui para conhecer o programa completo e fazer a sua inscrição!

 

Vagas limitadas!

JAP04/17 – Preservação e segurança da informação digital: a informática aplicada à arquivística

DATA: 16 de novembro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!

 

DOCENTE: Brenda Rocco possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2004), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes (2007) e mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ (2013). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ). Tem experiência profissional em instituições arquivísticas, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão de documentos arquivísticos e documentos arquivísticos digitais. Foi servidora do Arquivo Nacional (2006-2015), onde desenvolveu trabalhos a respeito de documentos arquivísticos digitais. É membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e, também, membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Coordenadora do curso de graduação em Arquivologia da mesma universidade.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória de empresas e da administração pública, estudantes de graduação em Arquivologia, Administração e áreas afins, e demais interessados.

 

PROGRAMA: 

  • As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
  • Ambiente Digital e os Arquivos;
  • Especificidades arquivísticas no ambiente digital;
  • Gestão e Preservação Digital: olhar arquivístico;
  • Segurança e Vigilância da Informação.;

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 80,00 / Estudante** – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

 

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
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[Palestra] Arquivo Histórico Wanda Svevo: desafios para o tratamento de um arquivo de arte

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

Arquivo Histórico Wanda Svevo:

desafios para o tratamento de um arquivo de arte

com Ana Luiza de Oliveira Mattos

Conhecida como uma das mais importantes coleções de documentos sobre arte moderna e contemporânea na América Latina, o Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo possui documentação produzida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, pela Fundação Bienal de São Paulo e por Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo), seu fundador, cobrindo um período de 1948 até o presente, nos mais diversos tipos de suporte. Desde suas origens, em 1955, sua trajetória revela não só os processos e rupturas pelos quais passaram essas instituições, mas também o tratamento dado a sua documentação. Tendo como premissas uma visão integrada do acervo e a aplicação de metodologias e padrões arquivísticos e museológicos em diferentes etapas do trabalho, está em andamento, desde 2014, um projeto para o tratamento da documentação e o desenvolvimento de novas ferramentas para gestão, preservação e acesso à documentação reunida no Arquivo Histórico Wanda Svevo. A palestra pretende apresentar os desafios enfrentados ao longo dessa história e o trabalho em desenvolvimento atualmente no Arquivo.

Sobre a palestrante: Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1986), possui mestrado profissional em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento (FAAP, 2010) e especializações em Gestão de Bibliotecas (UDESC, 2005) e Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais (UFSC, 2000). Atuou em bibliotecas e centros de informação em instituições educacionais e culturais como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da (1988-1990), Folha de São Paulo (1990-1995), British Council (2006-2011), Instituto Butantan (2011-2013), entre outras. Desde 2013 é coordenadora do Arquivo Histórico Wanda Svevo.

Quando: 9 de novembro de 2017, às 14 horas

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto: grátis

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Será conferido certificado aos participantes

Vagas limitadas

Trabalhos aprovados – II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

A ARQ-SP tem a satisfação de divulgar o resultado da avaliação dos resumos submetidos para o II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”.

Informamos aos autores que as cartas de aceite serão enviadas ao longo da semana, junto das normas que devem ser observadas para a redação dos textos completos (que devem ser entregues até o dia 1/12/2017).

Para ver a lista dos trabalhos aprovados, clique aqui

Agradecemos aos autores que enviaram seus resumos e esperamos encontrá-los em São Paulo!

Convocatória para envio de trabalhos

ANUÁRIO DA ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

Facultad de Filosofía y Humanidades – Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)

Publicação impressa e digital

http://revistas.unc.edu.ar/index.php/anuario

ISSN 1843-3949

CONVOCATÓRIA PARA ENVIO DE TRABALHOS – CALL FOR PAPER 
NÚMERO 9 – ANO 2017

O coordenador do anuário da escola de Arquivologia convoca à apresentação de trabalhos para serem publicados em seu número 9.

 

Toda contribuição será avaliada formal e academicamente pelo sistema duplo-cego, e os estudos deverão contemplar alguma das seguintes seções do anuário:

 

 

  1. A) Artigos de investigação

Convoca-se à apresentação de questões diversas relativas ao campo da Arquivologia e suas diversas especialidades; como ciências afins. O requisito primordial é que sejam trabalhos inéditos e que respondam a debates atuais do campo.

Extensão: até 15 páginas, tamanho A4, espaço simples, fonte 12, letra Times New Roman; dentre as que ficarão quadros, gráficos, notas e bibliografia.

 

  1. B) Arquivos e fontes

A seção publica estudos descritivos de arquivos atuais ou do passado, que dêem conta da sua história; organização; riqueza patrimonial de seu/s fundo/s; condições nas que se encontra; e possibilidades de acesso e investigação. Também é factível a publicação de transcrições paleográficas de fontes de indiscutido valor, precedidas de estudos variados (arquivístios, paleográficos, hermenêuticos, históricos, metodológicos)

Extensão: até 10 páginas, e o resto das características iguais à seção A

 

  1. C) Resenhas bibliográficas

Poderão apresentar-se comentários de livros (individuais e coletivos) e atas de congressos dos últimos três anos (2013-2016), relativas ao campo arquivístico ou ciências afins (Diplomática, Paleografia, Codicologia, Conservação, Restauração, dentre outras), publicadas em suporte papel ou digital.

Extensão: até 4 páginas, e o resto das características iguais à seção A

 

  1. D) Mundo Arquivístico

Preferentemente informes de síntese das conclusões obtidas em simpósios, jornadas e congressos locais, nacionais e internacionais. Igualmente estudos sobre associações arquivísticas, estatutos profissionais, legislação e regulamentos arquivísticos.

Extensão: até 4 páginas, e o resto das características iguais à seção A.

 

Em todos os casos, receptar-se-ão só trabalhos originais e inéditos, em idioma espanhol, inglês, francês, italiano e português. Os trabalhos enviados devem respeitar as pautas de apresentação estabelecidas nas “Normas de publicação”; caso contrário, não serão considerados para sua avaliação e publicação. Os trabalhos recebidos serão considerados pelos membros do Comitê Editorial e pelos avaliadores internos e/ou externos para a sua avaliação.

 

As normas editoriais estão disponíveis no site:

https://revistas.unc.edu.ar/index.php/anuario/about/submissions#authorGuidelines

 

 

Os trabalhos devem ser enviados até 31 de dezembro de 2017 por endereço eletrônico a:

Coordenador: Dr. Silvano G. A. Benito Moya

Secretária: Lic. Carlota Maldonado

anuarioarchi@gmail.com

Submissões encerradas – II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

O prazo de submissão de resumos para os painéis de comunicações livres do II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” se encerrou no último domingo, 1 de outubro.

Recebemos 34 trabalhos, que já foram encaminhadas aos integrantes da Comissão Avaliadora. Os pareceres deverão ser divulgados no dia 15 de outubro.

Agradecemos àqueles que submeteram seus trabalhos e esperamos encontrá-los em São Paulo, para dois dias de debate, troca de experiências e aprendizado!

Não fique de fora, confira a programação do evento e faça a sua inscrição. Esperamos por você!

Conheça o site do Encontro!

[Palestra] Arquivo Miroel Silveira: reinterpretando a censura

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas convidam

ARQUIVO MIROEL SILVEIRA: REINTERPRETANDO A CENSURA

palestra com Maria Aparecida Laet (USP)

O objetivo dessa apresentação é mostrar como documentos arquivísticos contribuíram para a revisão de narrativas (sobre a censura) antes apoiadas majoritariamente sobre a oralidade. Para isso, apresentará o trabalho de organização, sistematização e análise dos documentos que compõem o arquivo da antiga Divisão de Diversões Públicas Estado de São Paulo, órgão responsável pela censura prévia ao teatro, reunidos no Arquivo Miroel Silveira, dando destaque a alguns dos processos que o constituem.

Sobre a palestrante: Bibliotecária na Universidade de São Paulo e ex-professora de História. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a dissertação “Arquivo Miroel Silveira : uma leitura dos processos da censura prévia ao teatro sob o prisma do gerenciamento de informações”, publicada como livro.

Quando: 17 de outubro, às 10 horas.

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto: Grátis.

Para fazer sua inscrição, clique aqui

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes

OF 04/17 – Gestão de Repositórios Digitais

DATA: 26 e 27 de outubro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM).  Veja no mapa!

 

DOCENTE: Humberto Celeste Innarelli. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de
Tecnologia Americana (FATEC-AM – 1998), especialização em Educação, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias pela ACTA Cursos de Pós-Graduação (ACTA – 2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (FEM/UNICAMP – 2006) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP – 2015). Atualmente é profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação e diretor técnico do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (AEL/IFCH/UNICAMP), professor doutor da Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM), professor convidado do curso de extensão de Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro correspondente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CTDE/CONARQ).

 

OBJETIVOS: Apresentar aos profissionais da arquivologia, ciência da informação, tecnologia da informação e áreas afins os princípios, requisitos, estratégias, políticas e ferramentas para implementação e gestão de repositórios digitais. Apresentar ao aluno uma visão geral – teórica e técnica – dos caminhos a serem trilhados durante o processo de implementação e gestão de repositórios digitais em instituições públicas e privadas. Também apresentará questões relacionadas à custódia e à preservação de documentos digitais.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Introdução aos repositórios digitais
  • Princípios e requisitos
  • Estratégias para implementação
  • Políticas de gestão e preservação
  • Ferramentas

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00  / Estudante** – R$ 130,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 04/17).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

ARQ-SP disponibiliza publicações de sua nova Coleção Eventus

A partir de hoje, encontram-se disponíveis para consulta e download os três primeiros volumes da nova Coleção Eventus, editada pela Associação de Arquivistas de São Paulo.

Os dois primeiros volumes, disponibilizados em sua 2ª edição devido a problemas técnicos, incluem as conferências e os trabalhos apresentados nas sessões de comunicações livres e nos eventos paralelos do XI Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado de 19 a 22 de outubro de 2015, em São Paulo/SP.

Já o terceiro volume, intitulado Arquivos Privados: abordagens plurais, congrega os trabalhos apresentados no III Encontro Nacional de Arquivos Privados, promovido pela Associação de Arquivistas do Estado do Ceará, em Fortaleza, em outubro de
2016, por ocasião do VII Congresso Nacional de Arquivologia.

Até o final do ano a ARQ-SP pretende lançar mais dois volumes da Coleção.

Para acessar as publicações da Coleção Eventus, entre no site da Associação e clique na aba Biblioteca Digital da ARQ-SP.

Se preferir, acesse o link: http://arqsp.org.br/biblioteca-digital-da-arq-sp/ 

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
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  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
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