Existir em bits

ARQ-SP lança livro no UNIFAI

Na quarta-feira, dia 11 de abril, a Associação de Arquivistas de São Paulo, em parceria com os cursos de Graduação em Biblioteconomia e Pós-Graduação em Arquivos e Bibliotecas Escolares do UNIFAI, realizou o lançamento do quarto volume de sua série Thesis – Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teria arquivística, de Jorge Phelipe Lira de Abreu.

O evento, realizado no auditório do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, contou com a palestra “Desafios e perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais“, apresentada pelo autor, espaço para perguntas do público presente e coquetel.

O livro encontra-se à venda na loja da ARQ-SP pelo preço promocional de R$30,00.

Promoção válida até o dia 30 de abril. Aproveite!

Vaga de estágio

Formação Acadêmica: Cursando a partir do 2º semestre do curso de graduação em Biblioteconomia, Arquivologia ou História / História da Arte

Requisitos: Conhecimento básico no Word e Excel;

Atividades: Realizar atividades de processamento técnico do acervo arquivístico. Higienização de documentos, acondicionamento e registro em banco de dados. Apoio à pesquisa.

Horário de Trabalho: De segunda a sexta-feira das 11h30 às 18h, com 0:30 minutos de intervalo para almoço

Ao se candidatar é necessário especificar o nome da vaga que lhe interessa no assunto do e-mail.

Recebimento dos currículos de 10/04 à 13/04/2018 pelo e-mail: crh@pinacoteca.org.br

ARQ-SP lança novo título

Para brindar o lançamento oficial de seu livro Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, resultado da dissertação de mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos, Jorge Lira de Abreu apresentará palestra sobre os desafios e as perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais, tema bastante atual e essencial para todos nos dias de hoje.

A palestra será realizada no auditório do Centro Universitário Assunção (UNIFAI) no dia 11 de abril, das 18 às 18:30 horas. Em seguida, o autor participará de sessão de autógrafos.

 

A ARQ-SP estará vendendo os livros no local, com preço especial de lançamento.

Promoção válida SOMENTE para o dia do lançamento, no UNIFAI: De R$35,00 por R$28,00.

 

Existir em bits
Convite_Oficina_Abril

[OF 02/18] Controle de vocabulário para arquivos

DATA: 24 e 25 de abril de 2018

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL:  Sala de Vídeo do Departamento de História da FFLCH-USP. R. Professor Lineu Prestes, 338, 2o. andar, Cidade Universitária, São Paulo – SP. (Como chegar)

DOCENTE: Johanna W. Smit. Professora sênior junto ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP. Foi diretora do Arquivo Geral da USP. É graduada em Biblioteconomia e Documentação pela USP (1970), mestre em Documentação pela École Pratique des Hautes Études (França, 1973) e doutora em Análise do Discurso pela Universidade de Paris-I (França, 1977). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, arquivo fotográfico, vocabulário controlado e organização da informação. (Veja o currículo completo)

EMENTA: A introdução do controle de vocabulário nos arquivos é necessária, embora nem sempre identificada como tal. Partícipe dos procedimentos de padronização realizados nos arquivos, a questão do vocabulário passa a ter uma grande visibilidade quando o uso dos arquivos (correntes e permanentes) recebe especial atenção, quer a busca se dê presencialmente ou à distância, mediada pela tecnologia.

PROGRAMA: 

  • Controle de vocabulário e vocabulário controlado
  • Por que controlar o vocabulário?
  • Onde introduzir o controle de vocabulário?
  • Principais questões-problema de controle: normalização gramatical, opções de grafia, alterações de topônimos e outros nomes próprios, questões de sinonímia, homonímia, quase-sinonímia e termos compostos
  • O recurso às notas de escopo e notas de uso
  • O sistema de remissivas
  • Controle de vocabulário e classificação

METODOLOGIA: Alternância entre apresentações teóricas, discussão de casos e exercícios práticos com a subsequente discussão pelo grupo.

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00  / Estudante** – R$ 130,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00     A aceitação de empenhos está suspensa por tempo indeterminado. Para informações, contate: diretoria@arqsp.org.br

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÁ CONFERIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 02/18).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

Relatório da Comissão da Verdade da USP

No último dia 21 de março, foi entregue ao reitor Vahan Agopyan o relatório final do trabalho empreendido pela Comissão da Verdade da USP. Composto de dez volumes, o material traz relatos e documentos que esclarecem fatos ocorridos de 1964 a 1985 no âmbito da Universidade de São Paulo.

O Arquivo Geral da USP sediou os trabalhos da Comissão, cedendo seu espaço para entrevistas e reuniões, e facultando a consulta à documentação produzida na USP utilizada para reconstituição desse período da nossa história.

O relatório final está disponível, na íntegra, no seguinte endereço: https://goo.gl/pz8b59

O Jornal da USP, na edição de 23 de março de 2018, também traz matéria a respeito: http://jornal.usp.br/universidade/1964-1985-anos-de-perseguicao-na-usp/

Simpósio Temático Acervos Musicais Brasileiros

Simpósio Temático “Acervos Musicais Brasileiros”

O Simpósio Temático “Acervos Musicais Brasileiros”, do XXVIII Congresso da ANPPOM, reunirá comunicações relacionadas ao levantamento, salvaguarda, tratamento, difusão do conteúdo e pesquisas relacionadas aos acervos musicais do país, bem como ao levantamento do estado atual das pesquisas e da realidade brasileira referente ao patrimônio arquivístico-musical e histórico-musical brasileiro. Interessam particularmente, para este Simpósio Temático, a estrutura política para a proteção do patrimônio musical (legislação federal, estaduais e municipais, regulamentos e normativas institucionais, etc.), o conhecimento disponível sobre a existência, conteúdo e abertura à pesquisa dos acervos musicais brasileiros, os projetos específicos de conservação, catalogação, edição e difusão já realizados, planejados ou em andamento, o conhecimento nacional e internacional acumulado sobre a gestão de acervos musicais correntes e históricos, as interfaces com a história oral e outras narratividades, e o desenvolvimento da metodologia para essas tarefas, considerando-se que acervos musicais – sejam eles de instituições de interpretação e difusão musical (orquestras, coros, bandas, conjuntos, rádios, TVs, etc.), instituições de ensino e pesquisa, bibliotecas, arquivos, centros de documentação e arquivos pessoais – incluem fontes de representação musical gráfica (partituras e partes, impressas, manuscritas e virtuais), gravações (discos de 78, 45 ou 33 rotações, fitas de rolo ou cassete, arquivos digitais, etc.), documentos diversos (cartas, contratos, certificados, documentos oficiais, fotografias, manuscritos de pesquisa, etc.), recortes ou números completos de jornais e revistas, programas, folhetos, textos e outros. Além da apresentação e discussão das comunicações sobre o assunto, o objetivo geral deste Simpósio Temático é o estímulo ao desenvolvimento das ações de salvaguarda, difusão e abertura à consulta dos acervos musicais brasileiros, repositórios que permitem o subsídio concreto da pesquisa sobre a memória e o patrimônio arquivístico-musical e histórico-musical brasileiro, portanto realizada a partir da realidade expressa nas fontes musicais e não apenas a partir das narrativas deixadas por cronistas e historiadores.
Chamada de trabalhos e demais documentos referentes ao congresso: http://anppom.com.br/congressos-anppom-e-anais/
Link para submissões: http://www.anppom.com.br/congre…/index.php/28anppom/28anppom

 

Vaga para digitalizador

Empresa necessita de profissional para o cargo de digitalizador para projeto.
Prazo determinado: 01 (um) ano.
Local: São Paulo, Capital.
Contrato: CLT.
Pré-requisito obrigatório: experiência comprovada na função.
Salário: R$ 1.100,00.
Enviar currículo o e-mail: rosangelacunha@issx.com.br
Convite_Oficina_Março

[OF01/18] Tipologia documental como método para a organização de documentos acumulados em arquivos

DATA: 22 e 23 de março de 2018

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” – Departamento de História da FFLCH-USP. R. Professor Lineu Prestes, 338, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo – SP. (Como chegar)

DOCENTE: Ana Célia Rodrigues. Professora do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre (2003) e doutora (2008) em História Social pela USP, com pós-doutorado pela USP/Universidade Carlos III de Madrid (2013-2015). Especialista em Organização de Arquivos pelo IEB-USP (1992) e pela Escuela Nacional de Archiveros do Peru/OEA (1993). Tem experiência profissional em arquivos municipais e como consultora em projetos de gestão de documentos junto a entidades públicas e privadas. Coordena o grupo de pesquisa “Gênese Documental Arquivística”, certificado pelo CNPq. (Veja o currículo completo)

OBJETIVOS: Conhecer e aplicar os procedimentos metodológicos para identificar, organizar e disponibilizar documentos acumulados em arquivos. 

PROGRAMA: 

  • Documentos acumulados nos arquivos: por onde iniciar o tratamento técnico
  • Identificação: como reconhecer o documento de arquivo e seu órgão produtor?
  • Identificação: a importância do estudo do órgão produtor e da tipologia documental.
  • Classificação: como representar o contexto de produção dos documentos?
  • Descrição: como recuperar documentos e informações nos arquivos?
  • Exercícios práticos

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00  / Estudante** – R$ 130,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÁ CONFERIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo código OF 01/18).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br