III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” – Trabalhos aprovados

Informamos que a lista de trabalhos aprovados para os painéis de comunicações orais do III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” já se encontra disponível no site do evento.

Para ver a lista, clique aqui.

Nos próximos dias, a Comissão Organizadora enviará, por e-mail, os pareceres a todos os autores que submeteram trabalhos.


Novo blog da ARQ-SP

A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) acabou de lançar seu novo blog, espaço exclusivamente destinado à manifestação da opinião da entidade sobre o que se escreve ou publica a propósito dos arquivos, com o objetivo de estimular o exercício crítico e o debate entre os profissionais da área.

O blog é fechado mas aceita colaboração. Qualquer pessoa poderá encaminhar um texto, de preferência não muito extenso, para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>, devidamente acompanhado do material objeto da manifestação.

Após análise, se a Associação de Arquivistas de São Paulo estiver de acordo com a manifestação, assumirá totalmente a responsabilidade por sua publicação no blog, resguardando o anonimato de seu autor.

Em tempos de acesso à informação, nosso objetivo não é levar ninguém para a “fogueira”, e sim estimular o pensamento crítico, levantando questões relevantes para a área e seus profissionais.

Para acessar o blog Ponto de Vista, acesse: https://pontodevistaarqsp.wixsite.com/blogpontodevista

Anuidade ARQ-SP 2019 e eleição de Diretoria

Prezado associado,

Em outubro de 2019 será realizada eleição para a nova diretoria da Associação de Arquivistas de São Paulo, triênio 2019-2022.

Todo associado quite com a anuidade de 2019 (vigência: janeiro a dezembro de 2019) estará apto a votar e a ser votado.

Caso você ainda não tenha efetuado o pagamento de sua anuidade de 2019, ainda dá tempo.

Acesse o site <arqsp.org.br>, clique em LOJA / FILIAÇÃO e clique sobre o botão COMPRAR referente à categoria adequada (instituição, estudante*, profissional), e siga as orientações para o pagamento de sua anuidade.

Caso ainda não tenha cadastro no site da ARQ-SP, acesse o site, clique em MINHA CONTA no menu superior, complete com as informações solicitadas; saia do site para validação dos dados; retorne, acesse a loja e siga as orientações mencionadas no parágrafo anterior.

Caso prefira efetuar depósito ou fazer transferência direta para a conta da ARQ-SP no Banco Santander, entre em contato com nossa secretária pelo telefone (11) 3091-3795 ou pelo e-mail secretaria@arqsp.org.br e solicite os dados bancários da Associação. Não se esqueça de enviar cópia do comprovante de depósito/transferência, após ter realizado a transação, para que possamos regularizar sua situação.

Em agosto, divulgaremos no site da Associação as informações referentes à inscrição de chapas, aos prazos e à data da eleição.

Atenciosamente,

Diretoria da ARQ-SP

*Estudante de curso técnico ou de graduação.

III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

Desde 2015, a ARQ-SP vem promovendo o Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”, um espaço aberto para o diálogo e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes.

Este ano, o evento será realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de dezembro e abordará as fronteiras dos arquivos pessoais com os pressupostos teóricos da Arquivologia e com os interesses de outros campos disciplinares, com palestras, mesas redondas e sessões de comunicações livres.

Trabalhos para as sessões de comunicações livres podem ser enviados até o dia 15 de setembro (veja aqui as diretrizes para submissão). O PRAZO PARA SUBMISSÃO FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO.

As inscrições para ouvintes e apresentadores de trabalho também já estão abertas.

Clique aqui para visitar o site do evento e conferir detalhes da programação, as diretrizes completas para submissão de trabalhos e mais informações sobre o evento.

Venha aprender, trocar ideias e experiências com a gente! Esperamos por você!

JAP 05/19 – Diante da Imagem: Produção de conteúdo a partir de acervos

Data: 22 de novembro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa

Docente: CRISTAL DA ROCHA é doutoranda em História, Política e
Bens Culturais (FGV – Rio de Janeiro), Mestre em História
Social (USP – São Paulo), Bacharel em Arquivologia
(UFRGS – Porto Alegre). Possui experiência em arquivos
permanentes, patrimônio documental, difusão e marketing
de arquivos, além de desenvolver tese sobre a coleção de
Contatos Fotográficos do Acervo Estadão, mesmo local
onde atua como arquivista. No Acervo do jornal O Estado
de São Paulo
desenvolve atividades relativas à difusão de
conteúdos com atual foco em fotografia.

Objetivos: A proposta da oficina é demonstrar de forma teórica e
prática as possibilidades da produção de conteúdo a partir
de acervos, com enfoque em fotografia. Ampliar a
perspectiva de trabalho do profissional de instituições de
memória a partir da difusão. Estimular a percepção e o
olhar do participante para a imagem de arquivo e seus
usos.

Público-alvo: Arquivistas, bibliotecários, profissionais de acervo e
instituições de memória, jornalistas e demais interessados
em produção de conteúdo em arquivos e fotografia.

Programa:

Apresentação: a experiência inovadora do Acervo Estadão na difusão e
produção de conteúdos a partir do arquivo do jornal com
144 anos de história

Difusão em acervos e seus desdobramentos

Arquivista & profissional de acervo como produtor de conteúdo

O caminho da fotografia analógica no Acervo Estadão e os contatos fotográficos

Conteúdos do Acervo Estadão, um estudo de caso

Prática 1: Produção de Conteúdo com material inédito
do Acervo Estadão

Prática 2: Produção de Conteúdo para redes sociais

OBSERVAÇÃO: Para a realização das atividades práticas, pede-se aos alunos que levem notebook ou tablet, caso disponham destes equipamentos.

Investimento

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 05/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código JAP 05/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br


[Palestra] Arquivos permanentes: desafios para classificação e difusão

A palestra tem como objetivo apresentar os desafios encontrados no trabalho de classificação e difusão de acervos dentro do Arquivo Histórico Municipal – AHM.  O Arquivo é o departamento responsável pela guarda permanente, identificação, ordenação, conservação e divulgação do valioso conjunto documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século XVI até a primeira metade do século XX. O Acervo, de valor probatório e histórico-cultural, é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo e custodia os documentos considerados mais antigos da América Latina – as Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo (1555- 1558).

Sobre os palestrantes:

Karla Maestrini:  Possui graduação em História (2009), extensão cultural em Política e Tratamento dos Arquivos (2011), Mestre em História Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Atua nas áreas de pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. É Supervisora do Acervo Permanente do Arquivo Histórico Municipal (AHM).

Leonardo de Sá Miranda: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), e é mestrando no Programa de Pós-Graduação de História Econômica da USP. Atualmente é coordenador – Arquivo Histórico Municipal – São Paulo/SP e Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (CSA-Cultura) da Secretaria Municipal de Cultura.

Quando? 5 de novembro, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.

Quanto? GRÁTIS!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Atenção! Preencha o formulário de inscrição apenas uma vez. Seus dados ficarão registrados e você receberá a confirmação da inscrição alguns dias antes do evento.

JAP 04/19 – Gestão de Informações Pessoais (PIM)

Data: 3 de outubro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: JORGE PHELIPE LIRA DE ABREU é mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Archivos y Derechos Humanos pela Universidad Autonoma de Barcelona. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Autor do livro Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, publicado pela Associação de Arquivistas de São Paulo. Atualmente é analista de documentação da Federação Brasileira de Bancos.

Objetivos: apresentar o campo da Gestão de Informações Pessoais (PIM) como indicador de comportamento na criação, manutenção, avaliação, seleção e preservação de arquivos pessoais digitais, imprescindíveis para o tratamento desses arquivos, com vistas a elaboração de diretrizes para a produção, manutenção e tratamento de arquivos pessoais digitais.

Público-alvo: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

Programa: 

  • Os arquivos pessoais digitais na teoria arquivística;
  • Autenticidade e preservação em arquivos digitais;
  • Desafios e perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais;
  • Perspectivas da Gestão de Informações Pessoais (PIM);
  • Criação e manutenção de arquivos pessoais digitais;
  • Noções de valor em arquivos pessoais digitais;
  • Práticas de preservação digital em arquivos pessoais.

Metodologia: aula expositiva, com proposição de exercícios e apresentação de estudos de caso. 

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

JAP 02/19 – Estratégias de difusão em arquivos

Data: 3 de setembro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: MARCELO ANTÔNIO CHAVES possui bacharelado e licenciatura em História (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em História Social, todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Institucional, em educação e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil – trabalho – intervenção do Estado nas relações de trabalho – industrialização – sindicalismo – São Paulo. Especializou-se em Organização de Arquivos pelo IEB/USP, com experiência em documentação e organização de arquivo. Desenvolve projetos em Arquivos, tem experiência em gestão documental, arquivos permanentes, difusão em arquivos e gestão administrativa. Editor da Revista do Arquivo – publicação on line do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Objetivos: Apresentar breve diagnóstico sobre atividades de difusão em arquivos; propor marcos conceituais balizadores para difusão em arquivos; avaliar especificidades da difusão em arquivos, relacionando-as com as áreas das chamadas ciências da informação; estimular a extroversão dos conhecimentos acumulados pelos participantes em relação ao tema a fim de proporcionar o diálogo; pôr em discussão eixos norteardes para os serviços de difusão em arquivos.

Programa: 

  • Apresentação geral;
  • Atividade interativa e integrativa para troca de informações e de expectativas;
  • Os arquivos e suas especificidades;
  • Tipologias de arquivos;
  • Breve incursão diagnóstica;
  • Análise de caso;
  • Elementos para elaboração de roteiro para implantação de serviços de difusão em arquivo;
  • Experimentação;
  • Painel conclusivo

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 02/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

[Palestra] – Gestão contemporânea de arquivos e centros de memória

Na próxima palestra do Arquivo Geral da USP, Silvana Goulart abordará o tema, discutindo a formação do acervo, a descrição documental no sentido contextual, construção de base de dados e otimização da pesquisa, segurança das bases de dados, os profissionais destas instituições, , ação educativa, acesso e políticas para arquivos e centros de memória.

Sobre a palestrante: SILVANA GOULART é mestre em História pela Universidade de São Paulo. Publicou o livro Sob a verdade oficial, a respeito da imprensa, censura e propaganda no Estado Novo. Especializada em Arquivologia, é coautora dos livros Tempo e circunstância, que traz proposta metodológica para o tratamento de arquivos sob uma perspectiva contextual (Fundação FHC), e Centros de memória: uma proposta de definição (Edições Sesc), ambos com Ana Maria Camargo. Dedica-se à consultoria, gestão de acervos e projetos culturais, elementos que comumente se reúnem nos centros de memória que tem organizado. 

Quando? 11 de setembro de 2019, às 14 horas.

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.

Quanto? Grátis!

Para fazer sua inscrição, clique aqui

OF 04/19 – LABORATÓRIO DE ELABORAÇÃO DE TABELAS DE TEMPORALIDADE

Data: 20 e 21 de agosto de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: MARCIA PAZIN – Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é bacharel em História pela mesma universidade e especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Docente do curso de Arquivologia UNESP. Foi responsável técnica da Códice – Memória & Arquivo Ltda. e Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Atuou como docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística na FESPSP e no curso de Especialização em Organização de Arquivos do IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais.

Objetivos: apresentar os principais conceitos envolvidos na operacionalização da Avaliação Documental, a partir da realização de exercícios de discussão e anáilise para elaboração de Tabelas de Temporalidade.

Público-alvo: profissionais que atuam ou pretendem atuar em arquivos e centros de documentação, estudantes de graduação ou pós-graduação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e outros cursos de Ciências Humanas.

Programa:

Avaliação Documental: conceitos gerais
Metodologia de avaliação e instrumentos:
 – Comissão de Avaliação de Documentos: composição e atribuições 
– Tabela de Temporalidade (elementos constitutivos)
– Plano de Destinação
Exercícios práticos: 
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Pessoal
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Organizacional
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Público 

Metodologia: aula expositiva dialogada e realização de exercícios de análise de produção documental e análise de legislação, com o objetivo de atribuição de prazos de guardas e destinação final de conjuntos documentais.

Investimento:

Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)

Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (OF04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF04/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br