Banner_Palestra_Junho

[Palestra] Difusão em arquivos: difundir o quê?

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Difusão em Arquivos: difundir o quê? 

com Marcelo Antônio Chaves

A palestra proporá reflexão crítica sobre determinadas práticas de difusão em arquivos que subordinam o conteúdo da ciência arquivística ao discurso de outras disciplinas. Propõe caminhos para tornar a comunicação dos arquivos mais aderente ao perfil institucional e aos saberes produzidos na área específica.

Sobre o palestrante: graduado em História (2001), mestre(2005) e doutor em História Social (2009) pela UNICAMP. Especializou-se em Organização de Arquivos pelo IEB/USP, com experiência em documentação e organização de arquivo, elaboração de tabela de temporalidade e difusão em arquivos. Atualmente, dirige o Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Quando: 22 de junho de 2017, às 10h.

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Quanto: Grátis

Inscrições:  INCRIÇÕES ENCERRADAS

Para fazer a sua inscrição, envie os seguintes dados para o e-mail cursos@arqsp.org.br:

  • Nome completo
  • Instituição em que estuda ou trabalha
  • E-mail e telefone para contato

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

JAP 02/17 – Gestão de Serviços Arquivísticos

COMUNICADO IMPORTANTE: A JAP Gestão de Serviços Arquivísticos será realizada mesmo que ocorra a greve geral prevista para o dia 30 de junho.

DATA: 30 de junho de 2017

HORÁRIO: das 9:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

DOCENTE: Clarissa Schmidt é professora adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB – Associação dos Arquivistas Brasileiros. Mestre em História Social (2005) e bacharel em Ciências Sociais (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sua experiência profissional é voltada à Gestão da Informação e de Documentos, Arquivos Permanentes e Memória Empresarial. É professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – PPGCI/UFF e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO, além de pertencer ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), ocupando o cargo de vice-presidente.

 

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos a caracterização dos Serviços Arquivísticos, a fundamentação de Sistemas e as políticas de arquivo. Introduzir noções de projetos e diagnóstico em arquivos, bem como análise dos serviços de arquivo na perspectiva de Centros de Serviços Compartilhados. Discutir a definição de catálogo de serviços de arquivo; exemplificar metas e indicadores em arquivos; fundamentar gestão de arquivos correntes e demonstrar serviços de protocolo. Orientar o tratamento de arquivo intermediário e a terceirização de guarda de acervo.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória de empresas e da administração pública, estudantes de graduação em Arquivologia, Administração e áreas afins, e demais interessados.

 

PROGRAMA: 

  • Conceitos de Sistemas, Políticas e Serviços de Arquivo.
  • Elaboração de Diagnósticos e Projetos em Arquivos.
  • Definição de Centro de Serviços Compartilhados e as relações com os serviços de Arquivo: catálogo de serviços, metas e indicadores.
  • A gestão de arquivos correntes e os serviços de protocolo.
  • Tratamento de arquivos intermediários e a terceirização da guarda de documentos: orientações e recomendações.

 

METODOLOGIA:  Aula expositiva dialogada com apresentação de slides; realização de exercício de simulação de situação real para discussão do conceitos apresentados.

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) Associados deverão encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade 2017 para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição é obrigatório anexar cópia de atestado de matrícula no sistema da Loja da ARQ-SP. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail <diretoria@arqsp.org.br> antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

Consulte também a opção COMBO para inscrição em SEMINÁRIO + JAP “Gestão de Serviços Arquivísticos”.

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

Seminário “Tipologia Documental em debate”

DATA: 29 de junho de 2017

HORÁRIO: das 14:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

PROGRAMA

13:30 às 14:00 horas – Credenciamento

14:00 às 14:15 horas

Abertura – Luis Soares de Camargo (diretor do AHSP) e Ana Célia Navarro de Andrade (presidente da ARQ-SP)

 

14:20 às 17:50 horas

Mesa “Tipologia Documental em debate’

Coordenação: Ana Maria de Almeida Camargo (USP)

 

14:30 às 15:10 horas

Julia María Rodríguez Barredo (Grupo de Archiveros de Madrid e ANABAD)

La de tipología documental en los archivos municipales.”

 

15:15 às 15:55 horas

André Porto Ancona Lopez (UnB)

“A influência da tipologia documental do Grupo de Madrid no curso de Arquivologia da UnB.”

 

16:00 às 16:25 horas – Intervalo para café

 

16:30 às 17:10 horas

Heloísa Liberalli Bellotto (USP)

“Tipologia documental na teoria e na prática.”

 

17:15 às 17:45 horas – Espaço para perguntas

 

17:50 às 18:00 horas – Encerramento. Entrega dos certificados de participação.

 

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) Associados deverão encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade 2017 para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição é obrigatório anexar cópia do atestado de matrícula (JPG ou PDF).

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail <diretoria@arqsp.org.br> antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

Consulte também a opção COMBO para inscrição em SEMINÁRIO + JAP “Gestão de Serviços Arquivísticos”.

 

 

VAGAS LIMITADAS!

SÃO APENAS 70 LUGARES!

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do evento, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

Vaga para Arquivista

Empresa Klic Digitalização e Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

 

Características do serviço:

  1. Elaboração do Código de Classificação de Documentos e Arquivo
  2. Aplicação da Tabela de Temporalidade de Documentos e Arquivo
  3. Organização Física dos Acervos Arquivísticos
  4. Destinação para Guarda e Descarte

 

Natureza dos documentos: Administrativos, Fiscais e Jurídicos

Tamanho do Arquivo: Pequeno

 

Local de Trabalho: Franco da Rocha – Próximo à estação de Trem- CPTM

Horário de trabalho: Comercial  – Das 8:00 às 17:30

Salário: entre R$ 1.000 e R$ 1.200,00

Benefícios: Transporte e Alimentação

Período de Contratação: de 30 a 45 dias.

Qualificação: Profissional com experiência como Arquivista.

Formação: Superior completo ou cursando Arquivologia ou áreas afins.

Prazo para seleção: 15 dias.

Local da empresa contratante: Avenida Nordestina, 908, Sala 02 – São Miguel Paulista – SP

Email para envio de currículos: contato@klicdigitalizacao.com.br

Responsável pela vaga: Gabriel Lopes.

 

Banner - JAP - Marcia Pazin

Produção documental e memória organizacional

DATA: 29 de maio de 2017

HORÁRIO: das 9:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

DOCENTE: Marcia Pazin é professora do curso de Arquivologia da UNESP- Campus Marília. Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Durante mais de 20 anos atuou como consultora em projetos de implantação e gerenciamento de arquivos. Foi docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política-FESPSP e do curso de Especialização em Organização de Arquivos do Instituto de Estudos Brasileiros-IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro “Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais”.

 

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos de memória organizacional e memória institucional como instrumentos de gestão da informação orgânica. Explicitar a relação existente entre a etapa de análise da produção documental, como procedimento da gestão documental e a construção da memória organizacional das instituições.

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

– O conceito de memória aplicado às organizações: memória institucional e memória organizacional;
– Estudo da produção documental como etapa da gestão documental;
– O conceito de informação orgânica: documentos de arquivo como fontes de informação;
– A construção da memória organizacional a partir do estudo da produção documental e dos fluxos formais e informais de informação.

METODOLOGIA:  Aula expositiva dialogada com apresentação de slides; realização de exercício de simulação de situação real para discussão do conceitos apresentados.

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante* – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

[Palestra] Da base ao digital: interdição, liberdade de expressão e acesso público a informações de arquivo

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP 

DA BASE AO DIGITAL: INTERDIÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E

ACESSO PÚBLICO AOS ARQUIVOS

com ANDREA LIMBERTO

Tratará das recentes iniciativas de transposição de informações de arquivo para ambientes digitais, com base especialmente nos principais conceitos de arquitetura da informação, com base em pesquisa de pós-doutoramento realizada na ECA-USP junto aos documentos do Arquivo Miroel Silveira.  Discutirá a possibilidade da aproximação entre termos feita de duas maneiras: na forma da constituição de um arquivo, em suas formas documentais mais tradicionais e, por outro lado, o acumulo de informações possibilitado nos ambientes digitais; e, num segundo momento, na forma de constituição de uma rede, como pode ser entendida a criação de banco de dados para a catalogação de documentos e, por outro lado, a própria rede mundial de computadores através da existência de marcadores (indexadores de busca).

 

Sobre a palestrante: Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a tese “Coincidências da Censura figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do Arquivo Miroel Silveira”.  Possui graduação em Jornalismo e mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa MidiATO Linguagem e Práticas Midiáticas (ECAUSP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOMUSP). Coordenadora do GP Intercom Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão. Seus principais interesses de pesquisa: mídias digitais, linguagem, discurso, interdição, liberdade de expressão, narrativas audiovisuais, imagem, jornalismo, moda e arte.

 

Quando: 24 de maio de 2017, às 14 horas

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Quanto: Grátis

 

INSCRIÇÕES

Para fazer a sua inscrição, envie os seguintes dados para o e-mail cursos@arqsp.org.br:

  • Nome completo
  • Instituição em que estuda ou trabalha
  • E-mail e telefone para contato

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

ALTERAÇÃO DA DATA DA OFICINA “SOLUÇÕES DE ACONDICIONAMENTO PARA DOCUMENTOS DE ARQUIVO”

Em virtude da notícia da convocação de uma “greve geral” prevista para o dia 28 de abril, que poderá acarretar a paralisação de alguns serviços públicos, inclusive os de transporte, informamos que a oficina “Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo”, programada para os dias 27 e 28 de abril, será realizada nos dias 4 e 5 de maio, no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.

As inscrições para esta atividade continuam abertas e podem ser realizadas pelo site da ARQ-SP até o dia 1º de maio. Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

A Comissão de Cursos da ARQ-SP pede desculpas aos inscritos pelo inconveniente, causado por motivos alheios à nossa vontade, e se coloca à disposição para esclarecimentos por e-mail cursos@arqsp.org.br ou pelo telefone (11) 3091-3795.

[Palestra] Arquivos Pessoais: entre teoria e prática

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

ARQUIVOS PESSOAIS: ENTRE TEORIA E PRÁTICA

com José Francisco Guelfi Campos

As características peculiares dos arquivos pessoais impõem, a todo o momento, desafios aos profissionais que se dedicam à sua organização e descrição. Muitas vezes caracterizados como um “legado” intencionalmente arquitetado por quem os acumulou ou encarados como espaços de franca expressão da intimidade, estes conjuntos documentais não deixam de exprimir a condição instrumental comum a qualquer arquivo. No plano da prática, convém discutir os impactos da variedade de gêneros, formatos e espécies documentais e dos contornos fluidos, não raro fragmentários, destes arquivos sobre o arranjo, a descrição e a contextualização dos documentos que os compõem.

Sobre o palestrante: José Francisco Guelfi Campos é mestre em História Social pela USP, tendo defendido a dissertação intitulada “Preservando a memória da ciência brasileira: os arquivos pessoais de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo”, e doutorando pela mesma instituição, desenvolvendo projeto sobre tipologia documental em arquivos pessoais. Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha). Tem participado em eventos e publicado artigos no Brasil e no exterior. Atuou em diversos projetos ligados à organização e descrição de arquivos pessoais, tendo sido coordenador do Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana da USP. Atualmente, é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador de cursos da Associação de Arquivistas de São Paulo.

Quando? 25 de abril de 2017

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4) Veja o mapa!

Quanto? Evento gratuito

INSCRIÇÕES PELO E-MAIL cursos@arqsp.org.br   (LISTA DE ESPERA)

(Envie seu nome completo, instituição em que trabalha/estuda, e-mail e telefone para contato)

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes

Palestra Arquivos Pessoais
ENCUENTRO DE ASOCIACIONES CATELLANO

XII Congresso de Arquivologia do MERCOSUL

Encontram-se abertas as inscrições para o XII Congresso de Arquivologia do MERCOSUL – “Arquivos e Arquivistas na sociedade do conhecimento”.

Para fazer sua inscrição, acesse:  http://www.xiicam.congresos.unc.edu.ar/inscripciones/

 

Assim como nas edições anteriores, o XII CAM contará com vários eventos paralelos, entre os quais o VIII Encontro de Associações Profissionais.

ENCUENTRO DE ASOCIACIONES PORTUGUES

 

VIII Reunion de Asociaciones Profesionales

 

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br