Banner - II Encontro

II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

II Encontro

ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS

São Paulo, 7 e 8 de dezembro

A Associação de Arquivistas de São Paulo convida profissionais de arquivo, estudantes e pesquisadores da Arquivologia e de áreas afins para dois dias de troca de ideias e experiências sobre os dilemas e desafios proporcionados pelos arquivos pessoais, nos planos da teoria e da prática.

Clique aqui para conhecer o programa completo e fazer a sua inscrição!

 

Vagas limitadas!

ARQ-SP lança e-book com trabalhos apresentados no I Encontro sobre Arquivos Pessoais

A Associação de Arquivistas de São Paulo lança nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, durante o II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” o e-book de título homônimo, resultado da reunião dos trabalhos apresentados no I Encontro, realizado em 2015.

Para conhecer o livro, volume 4 da Série Eventus, acesse a guia “Biblioteca Digital” no site da ARQ-SP ou clique no link a seguir:

http://arqsp.org.br/wp-content/uploads/2016/11/Arquivos-pessoais_experiencias_reflexoes-perspectivas_1_e-book.pdf

 

Seleção para arquivista – Região metropolitana de São Paulo – URGENTE!

ATENÇÃO!!! O PRAZO PARA ENVIO DE CURRÍCULOS ENCERROU NO DIA 30 DE NOVEMBRO!

Secretaria de Governo em uma prefeitura próxima da capital paulista precisa de arquivista qualificado(a), com experiência, competência técnica e dedicação exclusiva; profissional de confiança para assumir cargo comissionado e ficar responsável pela estruturação do arquivo na Pasta.

Precisa ter conhecimento e habilidade em gestão documental (todas as fases) para implantação praticamente do zero. Até o presente momento, o arquivo era descentralizado e sob outro comando. Com a transferência para a SeGov municipal, a Secretaria quer fazer tudo corretamente, com diagnóstico, tabela de temporalidade etc.

Carga horária: 40 horas semanais.

Salário inicial bruto: R$12 mil.

Os interessados deverão encaminhar currículo com descrição de suas habilidades, cursos realizados e trabalhos desenvolvidos para o endereço: diretoria@arqsp.org.br

Informar no campo assunto: CV para SeGov/SP.

Data limite para recebimento de currículos: 30 de novembro de 2017.

Convite_Arquivos de Artistas

Oficina especial – “Arquivos de artistas”, com Ana Maria Camargo e Silvana Goulart

Abrindo a programação do II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”, a ARQ-SP promove a

Oficina Especial

ARQUIVOS DE ARTISTAS

com Ana Maria de Almeida Camargo e Silvana Goulart

Sobre as professoras:  Ana Maria de Almeida Camargo é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, no qual orienta pesquisas de mestrado, doutorado e supervisiona projetos de pós-doutorado. Silvana Goulart é mestre em História pela Universidade de São Paulo e dedica-se à consultoria, gestão de acervos e projetos culturais. Juntas, Ana Maria Camargo e Silvana Goulart publicaram Centros de Memória: uma proposta de definição (Sesc Edições, 2015) e Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais (Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2007).

Objetivo: Apresentar metodologia que permite, a partir de abordagem contextual, descrever os documentos de um arquivo pessoal de artista e, simultaneamente, preparar as bases paraoutros subprodutos: uma cronologia da trajetória do titular, o catálogo raisonné de sua obra e a fortuna crítica que a acompanhou ao longo do tempo.

Metodologia: A oficina envolverá a discussão de princípios, conceitos e procedimentos da área arquivística, utilizando exemplos dos acervos do Instituto de Arte Wesley Duke Lee e da Pinacoteca do Estado, entre outros.

Público-alvo: Profissionais de arquivos, centros de memória, museus e bibliotecas, estudantes e demais interessados.

Data: 6 de dezembro de 2017, das 10:00 às 17:00

Local: Auditório da Pina Estação (Estação Pinacoteca). Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo. Próximo às estações Luz, do metrô, e Júlio Prestes, da CPTM.

INVESTIMENTO

Pacote especial: Inscrição no II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” e na oficina 

Desconto de 15% para inscrição nas duas atividades. Para conhecer a programação completa do evento, conferir o valor especial e fazer a sua inscrição combinada no Encontro e na Oficina, clique aqui. 

 

Inscrição apenas na oficina: 

Associados*: Profissional – R$ 80,00 / Estudante** – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante** – R$ 50,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 80,00 / instituição não associada – R$ 100,00

Para fazer a sua inscrição apenas na oficina, acesse a loja da ARQ-SP (observe as instruções no final desta página)

 

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO APENAS NA OFICINA: 

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

[Palestra] Um resgate do serviço de documentação da USP e outras histórias

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

Um resgate do serviço de documentação da USP e outras histórias 

com Johanna W. Smit

Resgate – a partir de documentos arquivísticos – das idas e vindas da constituição de um serviço de documentação que tinha, dentre suas atribuições, a produção de microfilmes e documentos audiovisuais como suporte ao ensino e à pesquisa. Esta história atravessa outra, a saber: a constituição do curso de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP, com ênfase em duas personalidades essenciais para seu desenlace: Maria Luíza Monteiro da Cunha e Guelfo Oscar Oswaldo Campiglia.

Sobre a palestrante: Johanna Smit é graduada em Biblioteconomia pela ECA/USP, com mestrado e doutorado obtidos na França. Foi docente do Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP (anteriormente denominado Departamento de Biblioteconomia e Documentação) entre 1981 e 2015, tendo atuado tanto na graduação e pós-graduação, e também na área administrativa da Universidade, ao coordenar várias avaliações da área de Ciência da Informação na CAPES e ao dirigir o Arquivo Geral da USP entre 2005 e 2013, quando se aposentou.

Quando: 30 de novembro de 2017, às 10h.

Onde: Arquivo Geral da USP. R. Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo, SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto: grátis

Para fazer a sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes

JAP04/17 – Preservação e segurança da informação digital: a informática aplicada à arquivística

DATA: 16 de novembro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!

 

DOCENTE: Brenda Rocco possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2004), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes (2007) e mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ (2013). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ). Tem experiência profissional em instituições arquivísticas, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão de documentos arquivísticos e documentos arquivísticos digitais. Foi servidora do Arquivo Nacional (2006-2015), onde desenvolveu trabalhos a respeito de documentos arquivísticos digitais. É membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e, também, membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Coordenadora do curso de graduação em Arquivologia da mesma universidade.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória de empresas e da administração pública, estudantes de graduação em Arquivologia, Administração e áreas afins, e demais interessados.

 

PROGRAMA: 

  • As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
  • Ambiente Digital e os Arquivos;
  • Especificidades arquivísticas no ambiente digital;
  • Gestão e Preservação Digital: olhar arquivístico;
  • Segurança e Vigilância da Informação.;

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 80,00 / Estudante** – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

 

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
Convite_AG_Novembro

[Palestra] Arquivo Histórico Wanda Svevo: desafios para o tratamento de um arquivo de arte

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

Arquivo Histórico Wanda Svevo:

desafios para o tratamento de um arquivo de arte

com Ana Luiza de Oliveira Mattos

Conhecida como uma das mais importantes coleções de documentos sobre arte moderna e contemporânea na América Latina, o Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo possui documentação produzida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, pela Fundação Bienal de São Paulo e por Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo), seu fundador, cobrindo um período de 1948 até o presente, nos mais diversos tipos de suporte. Desde suas origens, em 1955, sua trajetória revela não só os processos e rupturas pelos quais passaram essas instituições, mas também o tratamento dado a sua documentação. Tendo como premissas uma visão integrada do acervo e a aplicação de metodologias e padrões arquivísticos e museológicos em diferentes etapas do trabalho, está em andamento, desde 2014, um projeto para o tratamento da documentação e o desenvolvimento de novas ferramentas para gestão, preservação e acesso à documentação reunida no Arquivo Histórico Wanda Svevo. A palestra pretende apresentar os desafios enfrentados ao longo dessa história e o trabalho em desenvolvimento atualmente no Arquivo.

Sobre a palestrante: Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1986), possui mestrado profissional em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento (FAAP, 2010) e especializações em Gestão de Bibliotecas (UDESC, 2005) e Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais (UFSC, 2000). Atuou em bibliotecas e centros de informação em instituições educacionais e culturais como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da (1988-1990), Folha de São Paulo (1990-1995), British Council (2006-2011), Instituto Butantan (2011-2013), entre outras. Desde 2013 é coordenadora do Arquivo Histórico Wanda Svevo.

Quando: 9 de novembro de 2017, às 14 horas

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto: grátis

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Será conferido certificado aos participantes

Vagas limitadas

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br