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Produção documental e memória organizacional

DATA: 29 de maio de 2017

HORÁRIO: das 9:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

DOCENTE: Marcia Pazin é professora do curso de Arquivologia da UNESP- Campus Marília. Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Durante mais de 20 anos atuou como consultora em projetos de implantação e gerenciamento de arquivos. Foi docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política-FESPSP e do curso de Especialização em Organização de Arquivos do Instituto de Estudos Brasileiros-IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro “Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais”.

 

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos de memória organizacional e memória institucional como instrumentos de gestão da informação orgânica. Explicitar a relação existente entre a etapa de análise da produção documental, como procedimento da gestão documental e a construção da memória organizacional das instituições.

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

– O conceito de memória aplicado às organizações: memória institucional e memória organizacional;
– Estudo da produção documental como etapa da gestão documental;
– O conceito de informação orgânica: documentos de arquivo como fontes de informação;
– A construção da memória organizacional a partir do estudo da produção documental e dos fluxos formais e informais de informação.

METODOLOGIA:  Aula expositiva dialogada com apresentação de slides; realização de exercício de simulação de situação real para discussão do conceitos apresentados.

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante* – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

[Palestra] Da base ao digital: interdição, liberdade de expressão e acesso público a informações de arquivo

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP 

DA BASE AO DIGITAL: INTERDIÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E

ACESSO PÚBLICO AOS ARQUIVOS

com ANDREA LIMBERTO

Tratará das recentes iniciativas de transposição de informações de arquivo para ambientes digitais, com base especialmente nos principais conceitos de arquitetura da informação, com base em pesquisa de pós-doutoramento realizada na ECA-USP junto aos documentos do Arquivo Miroel Silveira.  Discutirá a possibilidade da aproximação entre termos feita de duas maneiras: na forma da constituição de um arquivo, em suas formas documentais mais tradicionais e, por outro lado, o acumulo de informações possibilitado nos ambientes digitais; e, num segundo momento, na forma de constituição de uma rede, como pode ser entendida a criação de banco de dados para a catalogação de documentos e, por outro lado, a própria rede mundial de computadores através da existência de marcadores (indexadores de busca).

 

Sobre a palestrante: Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a tese “Coincidências da Censura figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do Arquivo Miroel Silveira”.  Possui graduação em Jornalismo e mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa MidiATO Linguagem e Práticas Midiáticas (ECAUSP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOMUSP). Coordenadora do GP Intercom Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão. Seus principais interesses de pesquisa: mídias digitais, linguagem, discurso, interdição, liberdade de expressão, narrativas audiovisuais, imagem, jornalismo, moda e arte.

 

Quando: 24 de maio de 2017, às 14 horas

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Quanto: Grátis

 

INSCRIÇÕES

Para fazer a sua inscrição, envie os seguintes dados para o e-mail cursos@arqsp.org.br:

  • Nome completo
  • Instituição em que estuda ou trabalha
  • E-mail e telefone para contato

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

ALTERAÇÃO DA DATA DA OFICINA “SOLUÇÕES DE ACONDICIONAMENTO PARA DOCUMENTOS DE ARQUIVO”

Em virtude da notícia da convocação de uma “greve geral” prevista para o dia 28 de abril, que poderá acarretar a paralisação de alguns serviços públicos, inclusive os de transporte, informamos que a oficina “Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo”, programada para os dias 27 e 28 de abril, será realizada nos dias 4 e 5 de maio, no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.

As inscrições para esta atividade continuam abertas e podem ser realizadas pelo site da ARQ-SP até o dia 1º de maio. Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

A Comissão de Cursos da ARQ-SP pede desculpas aos inscritos pelo inconveniente, causado por motivos alheios à nossa vontade, e se coloca à disposição para esclarecimentos por e-mail cursos@arqsp.org.br ou pelo telefone (11) 3091-3795.

[Palestra] Arquivos Pessoais: entre teoria e prática

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

ARQUIVOS PESSOAIS: ENTRE TEORIA E PRÁTICA

com José Francisco Guelfi Campos

As características peculiares dos arquivos pessoais impõem, a todo o momento, desafios aos profissionais que se dedicam à sua organização e descrição. Muitas vezes caracterizados como um “legado” intencionalmente arquitetado por quem os acumulou ou encarados como espaços de franca expressão da intimidade, estes conjuntos documentais não deixam de exprimir a condição instrumental comum a qualquer arquivo. No plano da prática, convém discutir os impactos da variedade de gêneros, formatos e espécies documentais e dos contornos fluidos, não raro fragmentários, destes arquivos sobre o arranjo, a descrição e a contextualização dos documentos que os compõem.

Sobre o palestrante: José Francisco Guelfi Campos é mestre em História Social pela USP, tendo defendido a dissertação intitulada “Preservando a memória da ciência brasileira: os arquivos pessoais de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo”, e doutorando pela mesma instituição, desenvolvendo projeto sobre tipologia documental em arquivos pessoais. Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha). Tem participado em eventos e publicado artigos no Brasil e no exterior. Atuou em diversos projetos ligados à organização e descrição de arquivos pessoais, tendo sido coordenador do Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana da USP. Atualmente, é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador de cursos da Associação de Arquivistas de São Paulo.

Quando? 25 de abril de 2017

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4) Veja o mapa!

Quanto? Evento gratuito

INSCRIÇÕES PELO E-MAIL cursos@arqsp.org.br   (LISTA DE ESPERA)

(Envie seu nome completo, instituição em que trabalha/estuda, e-mail e telefone para contato)

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes

Palestra Arquivos Pessoais
ENCUENTRO DE ASOCIACIONES CATELLANO

XII Congresso de Arquivologia do MERCOSUL

Encontram-se abertas as inscrições para o XII Congresso de Arquivologia do MERCOSUL – “Arquivos e Arquivistas na sociedade do conhecimento”.

Para fazer sua inscrição, acesse:  http://www.xiicam.congresos.unc.edu.ar/inscripciones/

 

Assim como nas edições anteriores, o XII CAM contará com vários eventos paralelos, entre os quais o VIII Encontro de Associações Profissionais.

ENCUENTRO DE ASOCIACIONES PORTUGUES

 

VIII Reunion de Asociaciones Profesionales

 

Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo

Data: 4 e 5 de maio de 2017

Horário: das 10h às 17h

Local: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (Pça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro – próximo à estação Tiradentes do metrô)

Promoção: Associação de Arquivistas de São Paulo

Apoio: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e  Molducenter/Conservart

Docente: Fernanda Brito é professora do curso de graduação “Biblioteconomia e Ciência da Informação” e da pós-graduação em “Gestão Arquivística” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, onde ministra a disciplina de Introdução a Preservação e Conservação de Acervos. É pós-graduada em Gerência de Sistemas e Serviços da Informação pela mesma instituição. Realizou o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid, possui mestrado em História da Ciência (2015) e doutorado em andamento também em História da Ciência, pela PUC-SP, onde realiza pesquisa sobre a história da encadernação, sua técnica e a tradição do ensino do ofício no Brasil.

Objetivos do curso: Propor soluções práticas de acondicionamento ao profissional que atua na área de arquivos, bibliotecas e acervos documentais, através do desenvolvimento e da produção de embalagens para tipos diferentes de documentos.  

Público-alvo: Arquivistas, Bibliotecários, Museólogos, Historiadores, Artistas Visuais e interessados em geral.

PROGRAMA

4 de maio

Conceitos e materiais

  • Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
  • Acondicionamento: acesso e pesquisa.
  • Função do acondicionamento e níveis de proteção.
  • Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
  • Confecção de memorial/ mostruário.

 Documentos avulsos, periódicos e espiralados

  • Confecção de embalagens para documentos avulsos: folders, pastas, bifólios, etc.
  • Confecção de pasta para documentos espiralados.

5 de maio

Livros e documentos encadernados: brochura, capa dura e espiral

  • Confecção de embalagens para documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” (livros de menos de 2,5 cm de espessura), “Caixa de uma peça” (4 abas ou cruz, para livros mais grossos) e “Jaqueta de emergência (papel ou poliéster)”.
  • Costura simples em 8 e montagem em “Onglet” para periódicos.

 Fotografias convencionais

  • Confecção de embalagens para fotografias: envelope 4 abas (papel e poliéster).
  • Montagem em passe-partout.
  • Suportes de apoio.
  • Retomada do conteúdo e retirada de dúvidas.
  • Encerramento das atividades.

 

Metodologia empregada: Apresentação teórica no início da oficina e atividades práticas de confecção das embalagens propostas para diferentes tipologias, formatos e suportes.

Observações adicionais: 

  1. O aluno deverá trazer material de uso permanente: tesoura, régua, esquadro, estilete, pincel.
  2. O aluno deverá trazer uma fotografia convencional, um CD, um livro em brochura e outro em capa dura, um documento em espiral para trabalhar na oficina. Para todos os documentos, não há relevância do título e todos devem ser de uso ou acervo pessoal.
  3. O material de consumo (papéis especiais, cartões, colas e fitas adesivas) já estão incluídos na taxa de inscrição.

 

 

INVESTIMENTO

PROFISSIONAL ESTUDANTE* EMPENHO**
ASSOCIADO R$ 200,00 R$ 100,00 R$ 200,00
NÃO ASSOCIADO R$ 360,00 R$ 180,00 R$ 360,00

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Para realizar inscrição por empenho, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. ATENÇÃO 1: Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6. ATENÇÃO 2: Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

 

Higienização e pequenos reparos em documentos em suporte papel

Higienização e pequenos reparos em documentos em suporte papel

DATA: 30 e 31 de março de 2017 (quinta e sexta feiras)

HORÁRIO: das 10 às 17 horas

LOCAL: Arquivo Histórico de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro (próximo ao Metrô Tiradentes)

Sala do 2º. andar da Torre da Memória

PROMOÇÃO: Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP)

APOIO: Arquivo Histórico de São Paulo e Molducenter/Conservart

 

DOCENTE: Alessandra Barbosa é mestranda do programa de pós-graduação em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com especialização em Preservação de Documentos e Obras de Arte em Papel pelo Núcleo de Conservação e Restauro do SENAI. Atualmente desenvolve atividades de Conservação Preventiva na Fundação FHC.

 

OBJETIVOS: A oficina pretende capacitar os participantes a desenvolverem atividades de conservação preventiva em suporte papel. Privilegiaremos a higienização, considerada uma ação imprescindível na preservação de acervos, como a primeira e mais eficaz medida de conservação de arquivos e bibliotecas contra os agentes de degradação.

 

PÚBLICO ALVO: Arquivistas, bibliotecários, museólogos, estudantes e interessados em geral. (iniciantes)

 

PROGRAMA:

30 de março

Aula teórica

  • Definição de conceitos: preservação, conservação e restauração.
  • História do Papel
  • Conservação Preventiva:
  1. Diagnóstico
  2. Escolha de materiais e equipamentos
  3. EPIs
  4. Higienização

 

Aula prática

  • Construção de protótipos para as atividades de higienização:
  1. berço para livros
  2. mini capela de higienização
  • Métodos e técnicas de higienização
  1. Higienização de livros
  2. Higienização de documentos planos (pequeno e grande formato)

 

31 de março

Aula teórica

  • Intervenções de conservação preventiva: limites de tratamento
  • Apresentação de materiais e equipamentos
  • Métodos e técnicas para pequenos reparos

 

Aula prática

  • Pequenos reparos em documentos e livros

 

OBSERVAÇÕES ADICIONAIS: 

  1. O aluno deverá trazer material de uso permanente: tesoura, régua de aço, estilete, esquadro, pincel, lápis, borracha e tábua de corte.
  2. O aluno deverá trazer livro e ou documento para trabalhar na oficina.

 

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br