[Palestra] Arquivos de artistas e a gestão de acervos de interesse público

Arquivos de artistas são fontes inesgotáveis de pesquisa, oferecendo desde dados e informações até a possibilidade de estabelecer relações entre os processos de trabalho e de criação dos artistas e sua obra propriamente dita. O tratamento e a gestão da informação nesse tipo de arquivos parte de metodologias híbridas que levam em consideração o contexto de produção, de guarda e os variados gêneros documentais que abrigam de acordo com os pressupostos estabelecidos pelos mesmos artistas.

Palestrante: MARILÚCIA BOTTALLO é doutora em Ciências da Informação e mestra em Artes pela ECA-USP, bacharel em História pela FFLCH-USP. É diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou o Núcleo de Documentação e Pesquisa. Coordenadora da Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou como museóloga no Museu de Arte Moderna de São Paulo, National Museum of American Art/Smithsonian Institute e no Museu de Arqueologia e Etnografia da USP. Coordenou o Centro de Memória da Fundação Bunge. É membro do Comitê Internacional de Musesus (ICOM), do qual foi diretora, e atualmente integra o Conselho Consultivo. Customiza, desenvolve e coordena projetos de gestão de acervos e de informação em instituições de preservação de memória. Docente de disciplinas relacionadas à salvaguarda patrimonial, documentação em museus, ética patrimonial, gestão de coleções, gestão de processos, curadoria e teoria, história dos museus.

Quando? 28 de março de 2019, às 10:00

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja como chegar.

Quanto? GRÁTIS

Vagas limitadas

Para fazer sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário

OF02/19 – Documentação fotográfica em arquivos: acondicionamento, arranjo e descrição

Data: 21 e 22 de março de 2019

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP.  Veja o mapa.

Docente: RENATA BASSETTO DE OLIVEIRA é graduada em Comunicação Social e Roteiros (Universidade Anhembi Morumbi, SP, 2005) e atua na área de Arquivos desde 1996. Frequentou, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), o curso de extensão “Introdução à Política e ao Tratamento de Arquivos”, além de diversas oficinas e jornadas de atualização nas matérias de tipologia documental, conservação preventiva em arquivos, organização de fotografias, dentre outras. Trabalhou no Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (1996-1997), na Fundação Bienal de São Paulo (1997-2001), Fundação Bunge (2002) e na exposição Anne Frank – Uma História para Hoje (Casa de Cultura de Israel – 2003). Atua, desde 2004, como documentalista na Fundação Fernando Henrique Cardoso.

Objetivos: Discutir as vantagens de uma abordagem contextual dos documentos fotográficos e propor soluções de natureza prática para preservá-los e torná-los acessíveis aos pesquisadores. 

Programa:

1. A fotografia como produto de uma técnica de registro 

a) formas

b) suportes

c) formatos

2. Unidades de arquivamento e unidades de descrição

a) problemas de conservação e armazenamento

b) sistema de notação

c) espécies unitárias e coletivas

3. Conteúdo ou contexto?

a) as vantagens de uma abordagem arquivística

b) o projeto descritivo e seu alcance

c) a configuração de uma base de dados eficiente

Metodologia: aula expositiva com ilustração do conteúdo apresentado por meio de exemplos; estudo de caso – a experiência da Fundação Fernando Henrique Cardoso; exercícios para fixação de conceitos e procedimentos.

Investimento:

Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)

Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.brcópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

JAP 01/19 – Recortes de jornal em arquivos: o que fazer com eles?

Data: 27 de fevereiro de 2019

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: JOSÉ FRANCISCO GUELFI CAMPOS é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador da comissão de cursos da ARQ-SP. Doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, bacharel e licenciado em História pela mesma instituição. Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha), atuou em diversos projetos de organização e descrição de arquivos e coordenou o Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP entre 2014 e 2016. Interessa-se por arquivos pessoais, diplomática, tipologia documental, descrição documental e memória, temas sobre os quais vem publicando artigos e apresentando trabalhos no Brasil e no exterior.

Objetivos: Discutir estratégias de abordagem, arranjo e descrição de recortes de jornal em arquivos e coleções, bem como a potencialidade destes documentos como fontes para a pesquisa em diversas áreas do conhecimento e como objetos de estudo e trabalho para os profissionais e pesquisadores da Arquivologia. 

Programa:

  • Arquivo e coleção: definições, princípios e métodos de trabalho 
  • Recortes de jornal: documentos de arquivo? 
    • Clipping e álbuns de recortes: origens e tradição
    • Atributos funcionais e colecionismo
  • Estratégias de abordagem
    • Descrição unitária/descrição serial
    • Espécies documentais: que nome dar aos documentos?

Metodologia: Aula expositiva, ilustrada por estudos de caso, com realização de exercícios. 

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

Para fazer sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.brcópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

Nota sobre o atendimento no mês de janeiro

Informamos que a secretaria da ARQ-SP estará fechada entre os dias 1 e 14 de janeiro de 2019. Neste período, portanto, não haverá atendimento presencial, por telefone ou pelo e-mail “secretaria@arqsp.org.br”.

O atendimento pelos e-mails da Diretoria (diretoria@arqsp.org.br) e da Comissão de Cursos (cursos@arqsp.org.br) funcionará normalmente durante o período de férias da secretaria.

Pedidos de itens pela Loja Virtual da ARQ-SP poderão ser feitos pelo site, porém os produtos serão processados e despachados a partir do dia 15/1.

As inscrições em cursos e eventos poderão ser realizadas normalmente pelo site e serão processadas imediatamente pela equipe da ARQ-SP.

 

A Associação de Arquivistas de São Paulo deseja a todos um 2019 feliz e produtivo!

OF01/19 – Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo

Data: 31/01 e 01/02/2019

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Vagas: inscrições encerradas

Docente: FERNANDA BRITO é professora do curso de graduação “Biblioteconomia e Ciência da Informação” e da pós-graduação em “Gestão Arquivística” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, onde ministra a disciplina de Introdução a Preservação e Conservação de Acervos, com pós-graduação em Gerência de Sistemas e Serviços da Informação pela mesma instituição. Realizou o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid no curso de verão de 2015, possui mestrado em História da Ciência (2015) e doutorado em andamento também em História da Ciência, pela PUC-SP, onde realiza pesquisa sobre a história da encadernação, sua técnica e a tradição do ensino do ofício no Brasil.

EMENTA: O principal objetivo da oficina será propor soluções de acondicionamento ao profissional que atua na área de arquivos, bibliotecas e acervos documentais, através do desenvolvimento e da produção de embalagens para tipos diferentes de documentos, propondo assim soluções práticas para a rotina do trabalho.

PROGRAMA: 

Conceitos e materiais.

  • Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
  • Função das embalagens e proteção.
  • Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
  • Costura simples em 8 com a programação, para uso em revistas e periódicos.

Documentos avulsos.

  • Confecção de embalagens para documentos avulsos, como certidões, atas e diplomas: folders, pastas, bifólios, etc.)

Livro brochura e capa dura.

  • Confecção de caixa 4 abas ou caixa em cruz.
  • Confecção de embalagens para livro brochura e/ou documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” e “Jaqueta de emergência (papel)”.
  • Suportes de apoio para livros.

Fotografias convencionais 10×15 e negativos.

  • Confecção de embalagens para fotografias 10×15 e negativos: envelope 4 abas (papel e poliéster).
  • Montagem em passe-partout.

OBSERVAÇÃO: O aluno deverá levar se possível, uma fotografia convencional, um CD, um livro brochura e capa dura, um documento em espiral (exemplo, um TCC).Para todos os documentos, não há relevância do título e todos devem ser de uso ou acervo pessoal.

INVESTIMENTO: 

Profissional

Estudante**

Empenho***

Associados ARQ-SP*

R$ 200,00

R$ 100,00

R$ 200,00

Não associados

R$ 260,00

R$ 130,00

R$ 260,00

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

Inscrições encerradas

Vaga de Arquivista – Campo Grande

Arquivista

Salário a combinar

Campo Grande – MS

Dados da vaga

Gestão de projetos documentais e arquivísticos em órgãos e empresas públicas. Atos Normativos e Administrativos Públicos (Legislação) referente a gestão documental. Estrutura e funcionamento de Comissões de Avaliação Documentos e Acesso. Plano de classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos. Organização Física de Acervos Arquivísticos. Destinação de Documentos para Guarda Temporária, Guarda Permanente e Descarte. Procedimentos formais de descarte de documentos na esfera pública. Desejável experiência em projetos de gestão documental em órgãos e empresas públicas com a aplicação de plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos. Experiência na gestão de equipes. Experiência na elaboração de planos de classificação e tabela de temporalidade de documentos de atividades meio e fim. Experiência em atividades de organização, avaliação, destinação, digitalização e microfilmagem de documentos. Experiência em procedimentos de descarte de documentos na esfera pública.

Benefícios: Tíquete-refeição, Vale-transporte

Regime de contratação: CLT (Efetivo)

Galileu Brito

011-2092-2394

011-4171-2901

011- 99660-6300

www.prioriservicos.com

[SAME_2018] I Seminário Arquivo e Memória Escolar

Data: 3 e 4 de dezembro de 2018 (oficina + seminário)

Local: Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Rua Pedro Vicente, 625 – Canindé (próximo à estação de metrô Armênia)

(antiga Escola Técnica Federal – campus São Paulo)

 

Promoção conjunta:

Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ-SP

Instituto Federal de São Paulo – IFSP

 

Objetivo geral:

Incentivar a preservação da história das instituições de ensino por meio de seus arquivos e centros de memória.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 3/12 (segunda-feira)

 

OFICINA – IMPLANTAÇÃO DE CENTROS DE MEMÓRIA ESCOLAR

Ana Maria de Almeida Camargo (FFLCH-USP)

Horário: das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas

Vagas limitadas

 

 

DIA 4/12 (terça-feira)

 

I SEMINÁRIO ARQUIVO E MEMÓRIA ESCOLAR

MANHÃ

9:30 – Credenciamento e café de boas-vindas

 

10:00 às 10:15 – Abertura

Ana Célia Navarro de Andrade (Associação de Arquivistas de São Paulo)

Luís Claudio de Matos Lima Júnior (Instituto Federal de São Paulo)

 

10:15 às 11:00 – Conferência – Arquivos e fontes na escrita da história da educação brasileira 

Conferencista: Bruno Bontempi (FE-USP)

 

11:00 às 12:30 – Primeira Mesa – Gestão de arquivos escolares

Palestrantes:

Ana Célia Navarro de Andrade (CEDIC-PUC-SP; UNIFAI)

Gestão escolar eficiente ↔ arquivo escolar preservado.

 

Renato Júdice de Andrade (Colégio Rio Branco)

As tecnologias e a gestão escolar.

 

12:30 às 14:00 – Intervalo (almoço)

 

 

TARDE

 14:00 às 15:30 – Segunda Mesa – Os desafios da preservação da memória escolar

Palestrantes:

Maria Lucia Mendes de Carvalho (Centro Paula Souza)

A educação profissional em São Paulo: história e memória

 

Daniel Ferraz Chiozzini (PUC-SP)

A memória do Ensino Vocacional de São Paulo

 

 

15:30 às 15:45 – Intervalo (café)

 

 

15:45 às 17:15 – Terceira Mesa: Sistemas e redes de memória: perspectivas

Palestrantes:

Iomar Barbosa Zaia (Universidade Brasil)

A implantação de centros de memória: balanço de uma experiência

 

Ricardo Tomasiello Pedro e Raquel Quirino Piñas (Colégio Marista Arquidiocesano)

Memorial do Colégio Marista Arquidiocesano: constituição, acervos e perspectivas.

 

17:15 às 17:30 – Encerramento e entrega dos certificados de participação.

 

 

 

Investimento:

OFICINA Profissional Estudante** Empenho***
Associados ARQ-SP* R$ 70,00 R$ 35,00 R$ 70,00
Não associados R$ 100,00 R$ 50,00 R$ 100,00

 

SEMINÁRIO Profissional Estudante** Empenho***
Associados ARQ-SP*

Profissionais da Educação

R$ 100,00 R$ 50,00 R$ 100,00
Não associados R$ 130,00 R$ 65,00 R$ 130,00

 

OFICINA+SEMINÁRIO Profissional Estudante** Empenho***
Associados ARQ-SP*

Profissionais da Educação

R$ 150,00 R$ 75,00 R$ 150,00
Não associados R$ 200,00 R$ 100,00 R$ 200,00

 

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é necessário anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido a associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Pagamento por empenho: antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br para confirmação dos trâmites a serem seguidos.

 

Informações sobre pagamento:

O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP, exceção feita a empenhos. Pedidos de empenho serão aceitos até as 12 horas do dia 30 de novembro.

Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e o pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto bancário (à vista) ou por cartão de crédito (com opções de parcelamento).

Para solicitar nota fiscal, os interessados deverão entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br

 

VAGAS LIMITADAS!

 

SERÁ CONFERIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

 

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código SAME_2018).
  4. Realize a compra do seminário, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

 

 

Reunião de rearticulação do Escudo Azul/Blue Shield no Brasil (08/11/2018, às 16h30, na Biblioteca Mário de Andrade)

Prezados(as) colegas,
No próximo dia 8 de novembro às 16h30 será realizada, na Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – República, São Paulo), reunião para tratarmos da rearticulação do Escudo Azul Brasil. Contamos com a presença de todos os antigos participantes e interessados.
 
Convidamos a todos os profissionais interessados para a reunião de rearticulação do Escudo Azul / Blue Shield no Brasil. O objetivo é a reativação e estruturação da importante iniciativa que tem por missão principal a proteção do patrimônio cultural mundial e o apoio técnico-profissional voluntário a acervos, instituições e sítios culturais em situação de risco. O encontro será realizado no dia 08 de novembro, às 16:30, na Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – República, São Paulo).
 
Cordialmente,
 
Comissão de Transição do Escudo Azul no Brasil
Diretoria do ICOM Brasil

Arquivos pessoais são tema de encontro na UFMG

Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, acontece em Belo Horizonte o Encontro “Universidade e arquivos pessoais: custódia, preservação, difusão”, organizado por professores dos cursos de Arquivologia e Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

A programação conta com conferência de abertura proferida pela Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo, da Universidade de São Paulo. No dia 6, palestram também Fernando Mencarelli, professor da Escola de Belas Artes, e Diná Araújo, diretora da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG. No dia 7, a Profa. Dra. Elizabeth Ribeiro Azevedo, da USP, falará sobre a experiência do Centro de Documentação Teatral da Universidade de São Paulo e os professores Marta Melgaço, Verona Segantini e José Francisco G. Campos apresentarão o relato da experiência realizada com o arquivo do teatrólogo João das Neves, desenvolvida com alunos da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas no local do evento. Será conferido certificado aos participantes.

Universidade e arquivos pessoais: custódia, preservação, difusão

Quando? 6 e 7 de novembro de 2018, das 19:00 às 22:00

Onde? Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte) 

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br