ARQ-SP CONVIDA!3

Tratamento de Documentos Fotográficos – 2

Quinta-feira, 02/07, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossas convidadas são as profissionais Renata Bassetto (Fundação FHC) e Patrícia de Filippi (Massapê Audiovisual e Estúdio 17) para dar continuidade ao debate sobre tratamento de documentos fotográficos.

A transmissão ao vivo será no perfil da ARQ-SP no Facebook.

Não esqueça: dia 02 de julho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!3
ARQ-SP CONVIDA!3
ARQ-SP CONVIDA!2

Tratamento de Documentos Fotográficos

Quinta-feira, 25/06, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossas convidadas são as professoras Anna Carla Almeida Mariz (UNIRIO) e Telma Campanha de Carvalho Madio (UNESP) para uma conversa sobre documentos fotográficos.

A transmissão ao vivo será no Facebook da ARQ-SP.

Não esqueça: dia 25 de junho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!2
Curso Centros de Memória

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) promovem curso online sobre Centros de Memória

De 14 de agosto a 06 de novembro de 2020, será realizado o curso CENTROS DE MEMÓRIA: fundamentos e perspectivas, organizado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Associação de Arquivistas de São Paulo e da Associação Brasileira de Memória Empresarial.

As aulas serão realizadas online e ao vivo, às sextas-feiras, das 15 às 18 horas.

FIQUE ATENTO!

As inscrições estarão abertas do dia 06 ao dia 17 de julho, com VAGAS LIMITADAS!

Para maiores informações, enviar mensagem para o e-mail bbm@usp.br

Curso Centros de Memória
Curso Centros de Memória
ARQ-SP CONVIDA!

8 Fatos sobre Gestão e Preservação de Documentos Audiovisuais e Sonoros

Quinta-feira, 18/06, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossos convidados são Alexandre de Almeida (FFHC) e Mauro Domingues (AN) para uma conversa sobre documentos audiovisuais e sonoros.

A transmissão ao vivo será no Facebook da ARQ-SP.

Não esqueça: dia 18 de junho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse: https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!
ARQ-SP CONVIDA!

Convênio da ARQ-SP com FESPSP

Profissionais encontram nos cursos de pós-graduação atualização nas áreas da Ciência da Informação e de Conteúdo Digital.

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), instituição com mais 85 anos de tradição localizada na Vila Buarque, possui parcerias realizadas com iniciativas públicas e privadas através de Convênios. Essa modalidade permite que a Fundação promova o ensino contínuo e capacite pessoas das mais diferentes áreas para atuarem no mercado em constante evolução. 

Os convênios geralmente concedem bolsa parcial de 15% nas mensalidades dos cursos de graduação ou pós-graduação da instituição. A bolsa parcial é concedida àqueles que  comprovem a cada matrícula vínculo com uma das instituições conveniadas. Associado da ARQ-SP tem direito ao desconto. O benefício não é cumulativo.

Os cursos de pós-graduação na área de Ciência da Informação passam por constante atualização seguindo a dinâmica das organizações e das novas tecnologias. São cursos em Gestão Arquivística, Gestão de Conteúdos e Informação Digital e Gestão Estratégica da Informação.

Mais informação no Atendimento (11) 3123-7800.

https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas

Eleita diretoria para gestão 2019-2022

Foi eleita a diretoria da Associação de Arquivistas de São Paulo para a gestão 2019-2022. A eleição ocorreu no dia 16 de janeiro de 2020, tanto por meio da plataforma Helios Voting quanto pessoalmente, na sede da ARQ-SP.

A atual diretoria é composta pelos seguintes integrantes:

Presidente – Ana Célia Navarro de Andrade. Doutora em História Social pela USP. Atuou como Historiógrafa do Centro de Documentação (CEDIC) da PUC-SP, de julho/1992 a janeiro/2020. Professora do Curso de Pós-Graduação Arquivos e Bibliotecas Escolares do UNIFAI.

Vice-Presidente – Clarissa Moreira dos Santos Schmidt. Doutora em Ciência da Informação pela USP. Professora do Curso de Arquivologia da UFF.

Secretária – Camilla Campoi. Mestre em Ciência da Informação – PPGCI/UFF. Arquivista na empresa Grifo Projetos Históricos e Editorais Ltda. Professora do Curso Técnico em Arquivo – Etec/SP.

Tesoureira – Raquel Oliveira Melo. Mestranda Ciência da Informação ECA- USP. Membro da CADA/MPSP.

CONSELHO FISCAL:

Ana Maria de Almeida Camargo (USP)
Heloísa Liberalli Bellotto (USP)
Johanna Wilhelmina Smit (USP)

CE01/2020 – Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo e acervo bibliográfico

Curso especial em 4 (quatro) módulos.

ATENÇÃO: ADIADO INÍCIO DO CURSO PARA 14/03.

Vagas: 25 (vinte e cinco). Quórum mínimo para o curso ser realizado: 15 (quinze) alunos inscritos na Opção 1.

Local: Associação de Arquivistas de São Paulo (Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – térreo, Sala N – Prédio do Departamento de História da USP, Butantã)

Docente: Fernanda Brito (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5008305763502646)

O curso “Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo e acervo bibliográfico” foi pensado tanto para o profissional que atua em arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de memória, museus e em outras instituições de documentação, quanto para estudantes de graduação, pós-graduação, cursos técnicos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Arquitetura, além de História, Ciências Sociais, Administração etc., e também para pessoas interessadas em realizar o acondicionamento de seus documentos e/ou livros produzidos em suportes, formatos e tamanhos diferentes. Está estruturado em 4 (quatro) módulos independentes, que poderão ser adquiridos em conjunto ou individualmente.

Período: O curso será realizado aos sábados, das 9:30 às 17:00 horas, uma vez por mês, obedecendo o cronograma a seguir:

Módulo 1 – Teoria e prática: documentos avulsos

Data: 14/03/2020 (data atualizada)

Manhã

9h30 às 12h30

Conceitos e materiais.

  • Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
  • Função das embalagens e proteção.
  • Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
  • Costura simples em 8 com a programação, para uso em revistas e periódicos.

Tarde

14h às 17h

Documentos avulsos.

  • Confecção de embalagens para documentos avulsos, como certidões, atas e diplomas: folders, pastas, bifólios, envelopes, etc.

Módulo 2 – Prática: Livro brochura e capa dura

Data: 04/04/2020

Manhã

9h30 às 12h30

Livro brochura e capa dura.

  • Confecção de caixa 4 abas ou caixa em cruz.
  • Confecção de embalagens para livro brochura e/ou documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” e “Jaqueta de emergência (papel)”.

Tarde

14h às 17h

Livro brochura e capa dura.

  • Luva simples para livros.
  • Suportes de apoio para livros em foam-board.
  • Estrutura rígida para revistas e periódicos.

Módulo 3 – Prática: Fotografias e negativos

Data: 09/05/2020

Manhã

9h30 às 12h30

Fotografias convencionais 10×15 e negativos.

  • Confecção de embalagens para fotografia 10X15: envelope 4 abas (papel).
  • Confecção de embalagens para negativos 3,5 x 3,5: envelope 4 abas (poliéster).

Tarde

14h às 17h

Fotografias convencionais 10×15 e negativos.

  • Montagem em passe-partout para fotografia em papel.
  • Montagem em foam-board para fotografias (exposições).

Módulo 4 – Prática: Obras raras

Data: 06/06/2020

Manhã

9h30 às 12h30

Obras raras: livros, periódicos, documentos e fotografias.

  • Confecção de pasta rígida.

Tarde

14h às 17h

Obras raras: livros e fotografias.

  • Confecção de caixa rígida, estilo solander.

INVESTIMENTO

Opção 1 –Curso completo em 4 módulos

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$400,00
Aluno de Pós-graduação*R$300,00
Estudante**R$200,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$800,00
Aluno de Pós-graduação *R$600,00
Estudante**R$400,00

*Aluno de pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado). É obrigatório o envio do comprovante de matrícula referente ao ano corrente para o e-mail cursos@arqsp.org.br, assim que a matrícula for efetuada.

**Aluno regular de curso técnico ou de graduação. É obrigatório o envio do comprovante de matrícula referente ao ano corrente para o e-mail cursos@arqsp.org.br, assim que a matrícula for efetuada.

PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$400,00
NÃO ASSOCIADAR$800,00

***Para INSCRIÇÃO DE PESSOA JURÍDICA (associada ou não associada) só existe a modalidade “Profissional”. A inscrição de funcionário(s) e o pedido de empenho para servidor(es) devem ser encaminhados diretamente ao e-mail secretaria@arqsp.org.br, informando obrigatoriamente a opção do curso (1 para curso completo; 2 para módulo avulso + número do módulo), nome completo, e-mail e celular do(s) funcionário(s)/servidor(es) inscrito(s).

Opção 2 –- Módulos avulsos

Módulo 1 – Teoria e prática: documentos avulsos

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$100,00
Aluno de Pós-graduação*R$75,00
Estudante**R$50,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$200,00
Aluno de Pós-graduação *R$150,00
Estudante**R$100,00
PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$100,00
NÃO ASSOCIADAR$200,00

Módulo 2 – Prática: Livro brochura e capa dura

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$180,00
Aluno de Pós-graduação*R$135,00
Estudante**R$90,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$360,00
Aluno de Pós-graduação *R$270,00
Estudante**R$180,00
PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$180,00
NÃO ASSOCIADAR$360,00

Módulo 3 – Prática: Fotografias e negativos

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$180,00
Aluno de Pós-graduação*R$135,00
Estudante**R$90,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$360,00
Aluno de Pós-graduação *R$270,00
Estudante**R$180,00
PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$180,00
NÃO ASSOCIADAR$360,00

Módulo 4 – Prática: Obras raras

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$200,00
Aluno de Pós-graduação*R$150,00
Estudante**R$100,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$400,00
Aluno de Pós-graduação *R$300,00
Estudante**R$200,00
PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$200,00
NÃO ASSOCIADAR$400,00

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO – PESSOA FÍSICA:

Passo 1 – Fazer cadastro no site da ARQ-SP : clicar em MINHA CONTA (somente pelo computador), no menu superior. Completar os campos com os dados solicitados e sair do site para validá-los.

Passo 2 – Acessar LOJA / CURSOS: após identificar o curso desejado e a categoria correspondente, clicar no botão COMPRAR.

Passo 3 – Conferir os dados e o valor do curso. Clicar em PROCEED TO CHECKOUT.

Passo 4 – Para finalizar a compra, clique no link informado para entrar em sua área privada e completar seu cadastro com as informações solicitadas.

Passo 5 – Efetuar o pagamento na área do PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado).

Passo 6 – Aguardar e-mail da Associação de Arquivistas de São Paulo confirmando o pagamento do curso.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1. Não há reserva de vagas, exceção feita a pagamentos por empenho. A reserva da vaga está condicionada ao pagamento da inscrição.

2. Toda a matéria-prima utilizada nas aulas práticas do curso serão fornecidas pela ARQ-SP.

3. Os alunos levarão para casa todas as embalagens que produzirem nas aulas práticas do curso.

4. Algumas ferramentas (tesoura, régua, lápis etc.), documentos (textuais e iconográficos; folhas avulsas ou encadernados) e livros deverão ser levados pelos alunos para as aulas práticas. A ARQ-SP enviará comunicado sobre o material a ser levado, após a confirmação da inscrição.

Eleição para diretoria da ARQ-SP – Gestão 2019-2022

Inscrição de chapa: CHAPA Nº 01

Data da inscrição: setembro de 2019

DIRETORIA:

Presidente – Ana Célia Navarro de Andrade

Doutora em História Social pela USP.
Historiógrafa do Centro de Documentação (CEDIC) da PUC-SP.
Professora do Curso de Pós-Graduação Arquivos e Bibliotecas Escolares do UNIFAI.

Vice-Presidente – Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Doutora em Ciência da Informação pela USP.
Professora do Curso de Arquivologia da UFF.

Secretária – Camilla Campoi

Mestra em Ciência da Informação – PPGCI/UFF.
Arquivista na empresa Grifo Projetos Históricos e Editorais Ltda.
Professora do Curso Técnico em Arquivo – Etec/SP.

Tesoureira – Raquel Oliveira Melo

Mestranda Ciência da Informação ECA- USP.
Membro da CADA/MPSP.

CONSELHO FISCAL:

Ana Maria de Almeida Camargo (USP)
Heloísa Liberalli Bellotto (USP)
Johanna Wilhelmina Smit (USP)

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A GESTÃO 2019-2022

  1. Dar prosseguimento à realização de cursos e eventos.
  2. Incrementar as parcerias com instituições públicas e privadas.
  3. Incrementar a publicação de obras de interesse da área, inclusive com a criação/publicação de um boletim online e/ou de uma revista anual.
  4. Manutenção do site, da loja online e do blog Ponto de Vista.
  5. Fortalecimento da ARQ-SP nas mídias sociais.
  6. Melhorar a mala direta de associados e de interessados.
  7. Fortalecer o relacionamento da ARQ-SP com associações congêneres nacionais e estrangeiras.
  8. Criar um sistema de cobrança de anuidades mais efetivo e incentivar novas filiações.
  9. Criar e enviar a carteirinha da ARQ-SP para os associados.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br