Diadema: Onde estão os documentos?

Associação de Arquivistas de São Paulo e Fundação Fernando Henrique Cardoso convidam para a programação especial da 3ª Semana Nacional de Arquivos / 2019.
Associação de Arquivistas de São Paulo e Fundação Fernando Henrique Cardoso convidam a todos para a programação especial da 3ª Semana Nacional de Arquivos / 2019.
Data: ADIADA. Aguarde nova data.
Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.
Docente: Sonia Troitiño é doutora em História Social pela USP. Possui graduação em História pela USP, formação em Patrimônio Cultural pela Fundación Duques de Sória/Ministério de Cultura de España e em Arquivística pela Fundación Sanchez-Albornoz/Universidad de Valladolid, Espanha. Professora do Departamento de Ciência da Informação (FFC/UNESP) nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Coordenadora do Centro de Documentação e Memória da UNESP – CEDEM e presidente da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Unesp – CADA. Atuou como diretora do Arquivo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo e coordenadora do Centro de Documentação Histórica e Universitária de Marília. Coordenou diversos projetos de transcrição paleográfica.
Objetivo: Capacitar o aluno à leitura de textos manuscritos antigos e edição de transcrições paleográficas.
Público-alvo: Historiadores, arquivistas, bibliotecários, documentalistas e interessados em geral.
Programa:
Investimento:
Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)
Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)
Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)
Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br
São Paulo, de 13 a 15 de maio de 2019.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Promoção: ARQ-SP, CRB-8 e ABER.
Para inscrições e saber mais sobre o evento, acesse:
http://www.crb8.org.br/i-encontro-paulista-de-patrimonio-historico-documental-2/
Arquivos de artistas são fontes inesgotáveis de pesquisa, oferecendo desde dados e informações até a possibilidade de estabelecer relações entre os processos de trabalho e de criação dos artistas e sua obra propriamente dita. O tratamento e a gestão da informação nesse tipo de arquivos parte de metodologias híbridas que levam em consideração o contexto de produção, de guarda e os variados gêneros documentais que abrigam de acordo com os pressupostos estabelecidos pelos mesmos artistas.
Palestrante: MARILÚCIA BOTTALLO é doutora em Ciências da Informação e mestra em Artes pela ECA-USP, bacharel em História pela FFLCH-USP. É diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou o Núcleo de Documentação e Pesquisa. Coordenadora da Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou como museóloga no Museu de Arte Moderna de São Paulo, National Museum of American Art/Smithsonian Institute e no Museu de Arqueologia e Etnografia da USP. Coordenou o Centro de Memória da Fundação Bunge. É membro do Comitê Internacional de Musesus (ICOM), do qual foi diretora, e atualmente integra o Conselho Consultivo. Customiza, desenvolve e coordena projetos de gestão de acervos e de informação em instituições de preservação de memória. Docente de disciplinas relacionadas à salvaguarda patrimonial, documentação em museus, ética patrimonial, gestão de coleções, gestão de processos, curadoria e teoria, história dos museus.
Quando? 28 de março de 2019, às 10:00
Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja como chegar.
Quanto? GRÁTIS
Vagas limitadas
Para fazer sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário
Data: 21 e 22 de março de 2019
Horário: das 10:00 às 17:00
Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.
Docente: RENATA BASSETTO DE OLIVEIRA é graduada em Comunicação Social e Roteiros (Universidade Anhembi Morumbi, SP, 2005) e atua na área de Arquivos desde 1996. Frequentou, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), o curso de extensão “Introdução à Política e ao Tratamento de Arquivos”, além de diversas oficinas e jornadas de atualização nas matérias de tipologia documental, conservação preventiva em arquivos, organização de fotografias, dentre outras. Trabalhou no Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (1996-1997), na Fundação Bienal de São Paulo (1997-2001), Fundação Bunge (2002) e na exposição Anne Frank – Uma História para Hoje (Casa de Cultura de Israel – 2003). Atua, desde 2004, como documentalista na Fundação Fernando Henrique Cardoso.
Objetivos: Discutir as vantagens de uma abordagem contextual dos documentos fotográficos e propor soluções de natureza prática para preservá-los e torná-los acessíveis aos pesquisadores.
Programa:
1. A fotografia como produto de uma técnica de registro
a) formas
b) suportes
c) formatos
2. Unidades de arquivamento e unidades de descrição
a) problemas de conservação e armazenamento
b) sistema de notação
c) espécies unitárias e coletivas
3. Conteúdo ou contexto?
a) as vantagens de uma abordagem arquivística
b) o projeto descritivo e seu alcance
c) a configuração de uma base de dados eficiente
Metodologia: aula expositiva com ilustração do conteúdo apresentado por meio de exemplos; estudo de caso – a experiência da Fundação Fernando Henrique Cardoso; exercícios para fixação de conceitos e procedimentos.
Investimento:
Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)
Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)
Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.brcópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
Data: 27 de fevereiro de 2019
Horário: das 10:00 às 17:00
Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.
Docente: JOSÉ FRANCISCO GUELFI CAMPOS é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador da comissão de cursos da ARQ-SP. Doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, bacharel e licenciado em História pela mesma instituição. Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha), atuou em diversos projetos de organização e descrição de arquivos e coordenou o Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP entre 2014 e 2016. Interessa-se por arquivos pessoais, diplomática, tipologia documental, descrição documental e memória, temas sobre os quais vem publicando artigos e apresentando trabalhos no Brasil e no exterior.
Objetivos: Discutir estratégias de abordagem, arranjo e descrição de recortes de jornal em arquivos e coleções, bem como a potencialidade destes documentos como fontes para a pesquisa em diversas áreas do conhecimento e como objetos de estudo e trabalho para os profissionais e pesquisadores da Arquivologia.
Programa:
Metodologia: Aula expositiva, ilustrada por estudos de caso, com realização de exercícios.
Investimento:
Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)
Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)
Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)
Para fazer sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.brcópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br
Data: 31/01 e 01/02/2019
Horário: das 10:00 às 17:00
Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.
Vagas: inscrições encerradas
Docente: FERNANDA BRITO é professora do curso de graduação “Biblioteconomia e Ciência da Informação” e da pós-graduação em “Gestão Arquivística” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, onde ministra a disciplina de Introdução a Preservação e Conservação de Acervos, com pós-graduação em Gerência de Sistemas e Serviços da Informação pela mesma instituição. Realizou o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid no curso de verão de 2015, possui mestrado em História da Ciência (2015) e doutorado em andamento também em História da Ciência, pela PUC-SP, onde realiza pesquisa sobre a história da encadernação, sua técnica e a tradição do ensino do ofício no Brasil.
EMENTA: O principal objetivo da oficina será propor soluções de acondicionamento ao profissional que atua na área de arquivos, bibliotecas e acervos documentais, através do desenvolvimento e da produção de embalagens para tipos diferentes de documentos, propondo assim soluções práticas para a rotina do trabalho.
PROGRAMA:
Conceitos e materiais.
Documentos avulsos.
Livro brochura e capa dura.
Fotografias convencionais 10×15 e negativos.
OBSERVAÇÃO: O aluno deverá levar se possível, uma fotografia convencional, um CD, um livro brochura e capa dura, um documento em espiral (exemplo, um TCC).Para todos os documentos, não há relevância do título e todos devem ser de uso ou acervo pessoal.
INVESTIMENTO:
Profissional |
Estudante** |
Empenho*** |
|
Associados ARQ-SP* |
R$ 200,00 |
R$ 100,00 |
R$ 200,00 |
Não associados |
R$ 260,00 |
R$ 130,00 |
R$ 260,00 |
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br
Inscrições encerradas
Data: 3 e 4 de dezembro de 2018 (oficina + seminário)
Local: Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Rua Pedro Vicente, 625 – Canindé (próximo à estação de metrô Armênia)
(antiga Escola Técnica Federal – campus São Paulo)
Promoção conjunta:
Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ-SP
Instituto Federal de São Paulo – IFSP
Objetivo geral:
Incentivar a preservação da história das instituições de ensino por meio de seus arquivos e centros de memória.
PROGRAMAÇÃO
DIA 3/12 (segunda-feira)
OFICINA – IMPLANTAÇÃO DE CENTROS DE MEMÓRIA ESCOLAR
Ana Maria de Almeida Camargo (FFLCH-USP)
Horário: das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas
Vagas limitadas
DIA 4/12 (terça-feira)
I SEMINÁRIO ARQUIVO E MEMÓRIA ESCOLAR
MANHÃ
9:30 – Credenciamento e café de boas-vindas
10:00 às 10:15 – Abertura
Ana Célia Navarro de Andrade (Associação de Arquivistas de São Paulo)
Luís Claudio de Matos Lima Júnior (Instituto Federal de São Paulo)
10:15 às 11:00 – Conferência – Arquivos e fontes na escrita da história da educação brasileira
Conferencista: Bruno Bontempi (FE-USP)
11:00 às 12:30 – Primeira Mesa – Gestão de arquivos escolares
Palestrantes:
Ana Célia Navarro de Andrade (CEDIC-PUC-SP; UNIFAI)
Gestão escolar eficiente ↔ arquivo escolar preservado.
Renato Júdice de Andrade (Colégio Rio Branco)
As tecnologias e a gestão escolar.
12:30 às 14:00 – Intervalo (almoço)
TARDE
14:00 às 15:30 – Segunda Mesa – Os desafios da preservação da memória escolar
Palestrantes:
Maria Lucia Mendes de Carvalho (Centro Paula Souza)
A educação profissional em São Paulo: história e memória
Daniel Ferraz Chiozzini (PUC-SP)
A memória do Ensino Vocacional de São Paulo
15:30 às 15:45 – Intervalo (café)
15:45 às 17:15 – Terceira Mesa: Sistemas e redes de memória: perspectivas
Palestrantes:
Iomar Barbosa Zaia (Universidade Brasil)
A implantação de centros de memória: balanço de uma experiência
Ricardo Tomasiello Pedro e Raquel Quirino Piñas (Colégio Marista Arquidiocesano)
Memorial do Colégio Marista Arquidiocesano: constituição, acervos e perspectivas.
17:15 às 17:30 – Encerramento e entrega dos certificados de participação.
Investimento:
OFICINA | Profissional | Estudante** | Empenho*** |
Associados ARQ-SP* | R$ 70,00 | R$ 35,00 | R$ 70,00 |
Não associados | R$ 100,00 | R$ 50,00 | R$ 100,00 |
SEMINÁRIO | Profissional | Estudante** | Empenho*** |
Associados ARQ-SP*
Profissionais da Educação |
R$ 100,00 | R$ 50,00 | R$ 100,00 |
Não associados | R$ 130,00 | R$ 65,00 | R$ 130,00 |
OFICINA+SEMINÁRIO | Profissional | Estudante** | Empenho*** |
Associados ARQ-SP*
Profissionais da Educação |
R$ 150,00 | R$ 75,00 | R$ 150,00 |
Não associados | R$ 200,00 | R$ 100,00 | R$ 200,00 |
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é necessário anexar cópia do atestado de matrícula no sistema. O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido a associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Pagamento por empenho: antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br para confirmação dos trâmites a serem seguidos.
Informações sobre pagamento:
O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP, exceção feita a empenhos. Pedidos de empenho serão aceitos até as 12 horas do dia 30 de novembro.
Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e o pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto bancário (à vista) ou por cartão de crédito (com opções de parcelamento).
Para solicitar nota fiscal, os interessados deverão entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br
VAGAS LIMITADAS!
SERÁ CONFERIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ CONDICIONADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO: