OF 03/17 – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais

DATA: 21 e 22 de setembro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!

 

DOCENTE: José Hermes Martins Pereira. Graduado e licenciado em História (USP), mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, também pela USP. É Especialista em Pesquisa do IEB-USP, atuando como mediador no projeto de atualização do software de gestão do acervo que abrange Arquivo, Biblioteca e Coleção de Artes Visuais, e atualmente é encarregado da Biblioteca Digital desta instituição. Entre 2015 e 2017, foi diretor do Arquivo Histórico de São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura), coordenando projeto de atualização da política de gestão de documentos públicos no âmbito Municipal.Tem experiência nas áreas de Patrimônio Cultural, Museus, Arquivos e Digitalização de Acervos, com ênfase em estudos sobre Patrimônio Arquitetônico-industrial, Educação Patrimonial, Cultura Material, Metodologia da Pesquisa em História e Preservação de Arquivos Digitais.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Por dentro do documento digital
  • Imagem digital e digitalização: conceitos fundamentais
  • Formatos digitais de arquivos de imagem
  • O que e por que digitalizar
  • Equipamentos: tipos de scanner
  • Gerenciamento de imagens digitais e valor probatório de documentos públicos digitalizados
  • Suportes documentais: uso, limitações e durabilidade
  • Desafios da preservação digital

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$  200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00 / Estudante** – R$ 130,00

Empenho: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00

CONSULTE VALORES ESPECIAIS PARA INSCRIÇÃO COMBINADA NOS PRÓXIMOS 3 CURSOS DO CICLO DE JORNADAS E OFICINAS DA ARQ-SP! CLIQUE AQUI.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Para se inscrever apenas nesta atividade, selecione pelo código OF 03/17. Para se inscrever no pacote promocional, clique aqui para ver as instruções). 
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

São Paulo, 7 e 8 de dezembro de 2017

Em sua segunda edição, o Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” espera reunir profissionais, pesquisadores e estudantes para dois dias de troca de experiências e aprendizagem sobre os dilemas e desafios que circundam a teoria e a prática no trabalho com arquivos acumulados por indivíduos.

 

Clique aqui para saber mais sobre o Encontro, ver a programação completa, submeter seu trabalho e fazer a sua inscrição!

Pacote Promocional – Ciclo de Jornadas e Oficinas da ARQ-SP – 2o. Semestre 2017

A ARQ-SP oferece descontos especiais para a inscrição combinada nos próximos 3 cursos oferecidos no 2o. semestre de 2017.

 

21 e 22 de setembro – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais, com José Hermes Martins Pereira (USP)

26 e 27 de outubro – Gestão de repositórios digitais, com Humberto Celeste Innarelli (Unicamp)

16 de novembro – Preservação e segurança da informação digital, com Brenda Rocco (UNIRIO)

 

INVESTIMENTO

Associados (20% de desconto)

Pacote 5 – Profissional: R$320,00

Pacote 6 = Estudante: R$160,00

Não associados (15% de desconto)
Pacote 7 = Profissional: R$425,00
Pacote 8 = Estudante: R$212,50
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br
(**) A categoria “estudante” aplica-se apenas para alunos regulamente inscritos em cursos técnicos ou de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. É preciso enviar cópia do comprovante de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br
Pagamento por empenho: Instituição associada: R$ 320,00 / Instituição não associada: R$ 425,00.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo número do Pacote).  
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

JAP 03/17 – Documentos Arquivísticos Digitais

DATA: 1 de setembro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!

 

DOCENTE: Margareth Silva é professora-adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Professora credenciada do Programa de Pós-Graduação de Memória e Acervos da Casa de Rui Barbosa. Atuou no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e no Arquivo Nacional. É membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

 

OBJETIVOS:Apresentar conceitos, características dos documentos arquivísticos digitais, diferenciando-os de informação e documentos não arquivísticos,  para sua identificação, gestão e preservação.

PÚBLICO-ALVO: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Conceitos fundamentais;
  • Principais características dos documentos digitais;
  • Gestão e preservação

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 80,00 / Estudante** – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

CONSULTE OS VALORES ESPECIAIS PARA INSCRIÇÃO COMBINADA NOS 4 CURSOS DO CICLO DE JORNADAS E OFICINAS DA ARQ-SP! CLIQUE AQUI.

 

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do recibo de pagamento da anuidade vigente.

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Para se inscrever apenas nesta atividade, selecione pelo código JAP 03/17; para se inscrever no pacote promocional, clique aqui para ver as instruções)
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
Convite_Palestra_Agosto

[Palestra] A documentação da OSUSP e seu recolhimento ao Arquivo Geral da USP

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

A documentação da OSUSP e seu recolhimento ao Arquivo Geral da USP 

com Adriano de Castro Meyer

Apresentará as características do arquivo da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Discorrerá sobre o histórico do grupo, suas características e o conjunto documental produzido nos seus 40 anos de existência. Após o processamento da documentação produzida na Orquestra, o acervo classificado como de preservação permanente foi recolhido ao Arquivo Geral da USP em março de 2017. Comentará as espécies documentais encontradas, muitas delas exclusivas de arquivos musicais.

Sobre o palestrante: arquivista responsável pela reorganização do Arquivo da OSUSP, atualmente trabalha no Serviço de Arquivo do IEB-USP. Graduado em Música UFRGS, desenvolve pesquisa de pós-graduação na UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Castagna. Integrou várias orquestras sinfônicas no país, entre as quais a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Jazz Sinfônica e OSESP. Obteve sua formação arquivística nos cursos do CEDIC da PUC-SP, da Associação de Arquivistas de São Paulo e do Arquivo do Estado.

Quando: 22 de agosto de 2017, às 14h.

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Inscrições:  Gratuitas, abertas até o dia 20 de agosto

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

JAP 02/17 – Gestão de Serviços Arquivísticos

COMUNICADO IMPORTANTE: A JAP Gestão de Serviços Arquivísticos será realizada mesmo que ocorra a greve geral prevista para o dia 30 de junho.

DATA: 30 de junho de 2017

HORÁRIO: das 9:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

DOCENTE: Clarissa Schmidt é professora adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB – Associação dos Arquivistas Brasileiros. Mestre em História Social (2005) e bacharel em Ciências Sociais (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sua experiência profissional é voltada à Gestão da Informação e de Documentos, Arquivos Permanentes e Memória Empresarial. É professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – PPGCI/UFF e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO, além de pertencer ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), ocupando o cargo de vice-presidente.

 

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos a caracterização dos Serviços Arquivísticos, a fundamentação de Sistemas e as políticas de arquivo. Introduzir noções de projetos e diagnóstico em arquivos, bem como análise dos serviços de arquivo na perspectiva de Centros de Serviços Compartilhados. Discutir a definição de catálogo de serviços de arquivo; exemplificar metas e indicadores em arquivos; fundamentar gestão de arquivos correntes e demonstrar serviços de protocolo. Orientar o tratamento de arquivo intermediário e a terceirização de guarda de acervo.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória de empresas e da administração pública, estudantes de graduação em Arquivologia, Administração e áreas afins, e demais interessados.

 

PROGRAMA: 

  • Conceitos de Sistemas, Políticas e Serviços de Arquivo.
  • Elaboração de Diagnósticos e Projetos em Arquivos.
  • Definição de Centro de Serviços Compartilhados e as relações com os serviços de Arquivo: catálogo de serviços, metas e indicadores.
  • A gestão de arquivos correntes e os serviços de protocolo.
  • Tratamento de arquivos intermediários e a terceirização da guarda de documentos: orientações e recomendações.

 

METODOLOGIA:  Aula expositiva dialogada com apresentação de slides; realização de exercício de simulação de situação real para discussão do conceitos apresentados.

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) Associados deverão encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade 2017 para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição é obrigatório anexar cópia de atestado de matrícula no sistema da Loja da ARQ-SP. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail <diretoria@arqsp.org.br> antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

Consulte também a opção COMBO para inscrição em SEMINÁRIO + JAP “Gestão de Serviços Arquivísticos”.

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

Seminário “Tipologia Documental em debate”

DATA: 29 de junho de 2017

HORÁRIO: das 14:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

PROGRAMA

13:30 às 14:00 horas – Credenciamento

14:00 às 14:15 horas

Abertura – Luis Soares de Camargo (diretor do AHSP) e Ana Célia Navarro de Andrade (presidente da ARQ-SP)

 

14:20 às 17:50 horas

Mesa “Tipologia Documental em debate’

Coordenação: Ana Maria de Almeida Camargo (USP)

 

14:30 às 15:10 horas

Julia María Rodríguez Barredo (Grupo de Archiveros de Madrid e ANABAD)

La de tipología documental en los archivos municipales.”

 

15:15 às 15:55 horas

André Porto Ancona Lopez (UnB)

“A influência da tipologia documental do Grupo de Madrid no curso de Arquivologia da UnB.”

 

16:00 às 16:25 horas – Intervalo para café

 

16:30 às 17:10 horas

Heloísa Liberalli Bellotto (USP)

“Tipologia documental na teoria e na prática.”

 

17:15 às 17:45 horas – Espaço para perguntas

 

17:50 às 18:00 horas – Encerramento. Entrega dos certificados de participação.

 

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) Associados deverão encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade 2017 para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição é obrigatório anexar cópia do atestado de matrícula (JPG ou PDF).

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail <diretoria@arqsp.org.br> antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

Consulte também a opção COMBO para inscrição em SEMINÁRIO + JAP “Gestão de Serviços Arquivísticos”.

 

 

VAGAS LIMITADAS!

SÃO APENAS 70 LUGARES!

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do evento, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
Banner - JAP - Marcia Pazin

Produção documental e memória organizacional

DATA: 29 de maio de 2017

HORÁRIO: das 9:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

DOCENTE: Marcia Pazin é professora do curso de Arquivologia da UNESP- Campus Marília. Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Durante mais de 20 anos atuou como consultora em projetos de implantação e gerenciamento de arquivos. Foi docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política-FESPSP e do curso de Especialização em Organização de Arquivos do Instituto de Estudos Brasileiros-IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro “Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais”.

 

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos de memória organizacional e memória institucional como instrumentos de gestão da informação orgânica. Explicitar a relação existente entre a etapa de análise da produção documental, como procedimento da gestão documental e a construção da memória organizacional das instituições.

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

– O conceito de memória aplicado às organizações: memória institucional e memória organizacional;
– Estudo da produção documental como etapa da gestão documental;
– O conceito de informação orgânica: documentos de arquivo como fontes de informação;
– A construção da memória organizacional a partir do estudo da produção documental e dos fluxos formais e informais de informação.

METODOLOGIA:  Aula expositiva dialogada com apresentação de slides; realização de exercício de simulação de situação real para discussão do conceitos apresentados.

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante* – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

[Palestra] Da base ao digital: interdição, liberdade de expressão e acesso público a informações de arquivo

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP 

DA BASE AO DIGITAL: INTERDIÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E

ACESSO PÚBLICO AOS ARQUIVOS

com ANDREA LIMBERTO

Tratará das recentes iniciativas de transposição de informações de arquivo para ambientes digitais, com base especialmente nos principais conceitos de arquitetura da informação, com base em pesquisa de pós-doutoramento realizada na ECA-USP junto aos documentos do Arquivo Miroel Silveira.  Discutirá a possibilidade da aproximação entre termos feita de duas maneiras: na forma da constituição de um arquivo, em suas formas documentais mais tradicionais e, por outro lado, o acumulo de informações possibilitado nos ambientes digitais; e, num segundo momento, na forma de constituição de uma rede, como pode ser entendida a criação de banco de dados para a catalogação de documentos e, por outro lado, a própria rede mundial de computadores através da existência de marcadores (indexadores de busca).

 

Sobre a palestrante: Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a tese “Coincidências da Censura figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do Arquivo Miroel Silveira”.  Possui graduação em Jornalismo e mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa MidiATO Linguagem e Práticas Midiáticas (ECAUSP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOMUSP). Coordenadora do GP Intercom Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão. Seus principais interesses de pesquisa: mídias digitais, linguagem, discurso, interdição, liberdade de expressão, narrativas audiovisuais, imagem, jornalismo, moda e arte.

 

Quando: 24 de maio de 2017, às 14 horas

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Quanto: Grátis

 

INSCRIÇÕES

Para fazer a sua inscrição, envie os seguintes dados para o e-mail cursos@arqsp.org.br:

  • Nome completo
  • Instituição em que estuda ou trabalha
  • E-mail e telefone para contato

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br