JAP 04/19 – Gestão de Informações Pessoais (PIM)

Data: 3 de outubro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: JORGE PHELIPE LIRA DE ABREU é mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Archivos y Derechos Humanos pela Universidad Autonoma de Barcelona. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Autor do livro Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, publicado pela Associação de Arquivistas de São Paulo. Atualmente é analista de documentação da Federação Brasileira de Bancos.

Objetivos: apresentar o campo da Gestão de Informações Pessoais (PIM) como indicador de comportamento na criação, manutenção, avaliação, seleção e preservação de arquivos pessoais digitais, imprescindíveis para o tratamento desses arquivos, com vistas a elaboração de diretrizes para a produção, manutenção e tratamento de arquivos pessoais digitais.

Público-alvo: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

Programa: 

  • Os arquivos pessoais digitais na teoria arquivística;
  • Autenticidade e preservação em arquivos digitais;
  • Desafios e perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais;
  • Perspectivas da Gestão de Informações Pessoais (PIM);
  • Criação e manutenção de arquivos pessoais digitais;
  • Noções de valor em arquivos pessoais digitais;
  • Práticas de preservação digital em arquivos pessoais.

Metodologia: aula expositiva, com proposição de exercícios e apresentação de estudos de caso. 

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

JAP 02/19 – Estratégias de difusão em arquivos

Data: 3 de setembro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: MARCELO ANTÔNIO CHAVES possui bacharelado e licenciatura em História (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em História Social, todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Institucional, em educação e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil – trabalho – intervenção do Estado nas relações de trabalho – industrialização – sindicalismo – São Paulo. Especializou-se em Organização de Arquivos pelo IEB/USP, com experiência em documentação e organização de arquivo. Desenvolve projetos em Arquivos, tem experiência em gestão documental, arquivos permanentes, difusão em arquivos e gestão administrativa. Editor da Revista do Arquivo – publicação on line do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Objetivos: Apresentar breve diagnóstico sobre atividades de difusão em arquivos; propor marcos conceituais balizadores para difusão em arquivos; avaliar especificidades da difusão em arquivos, relacionando-as com as áreas das chamadas ciências da informação; estimular a extroversão dos conhecimentos acumulados pelos participantes em relação ao tema a fim de proporcionar o diálogo; pôr em discussão eixos norteardes para os serviços de difusão em arquivos.

Programa: 

  • Apresentação geral;
  • Atividade interativa e integrativa para troca de informações e de expectativas;
  • Os arquivos e suas especificidades;
  • Tipologias de arquivos;
  • Breve incursão diagnóstica;
  • Análise de caso;
  • Elementos para elaboração de roteiro para implantação de serviços de difusão em arquivo;
  • Experimentação;
  • Painel conclusivo

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 02/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

[Palestra] – Gestão contemporânea de arquivos e centros de memória

Na próxima palestra do Arquivo Geral da USP, Silvana Goulart abordará o tema, discutindo a formação do acervo, a descrição documental no sentido contextual, construção de base de dados e otimização da pesquisa, segurança das bases de dados, os profissionais destas instituições, , ação educativa, acesso e políticas para arquivos e centros de memória.

Sobre a palestrante: SILVANA GOULART é mestre em História pela Universidade de São Paulo. Publicou o livro Sob a verdade oficial, a respeito da imprensa, censura e propaganda no Estado Novo. Especializada em Arquivologia, é coautora dos livros Tempo e circunstância, que traz proposta metodológica para o tratamento de arquivos sob uma perspectiva contextual (Fundação FHC), e Centros de memória: uma proposta de definição (Edições Sesc), ambos com Ana Maria Camargo. Dedica-se à consultoria, gestão de acervos e projetos culturais, elementos que comumente se reúnem nos centros de memória que tem organizado. 

Quando? 11 de setembro de 2019, às 14 horas.

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.

Quanto? Grátis!

Para fazer sua inscrição, clique aqui

OF 04/19 – LABORATÓRIO DE ELABORAÇÃO DE TABELAS DE TEMPORALIDADE

Data: 20 e 21 de agosto de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: MARCIA PAZIN – Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é bacharel em História pela mesma universidade e especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Docente do curso de Arquivologia UNESP. Foi responsável técnica da Códice – Memória & Arquivo Ltda. e Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Atuou como docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística na FESPSP e no curso de Especialização em Organização de Arquivos do IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais.

Objetivos: apresentar os principais conceitos envolvidos na operacionalização da Avaliação Documental, a partir da realização de exercícios de discussão e anáilise para elaboração de Tabelas de Temporalidade.

Público-alvo: profissionais que atuam ou pretendem atuar em arquivos e centros de documentação, estudantes de graduação ou pós-graduação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e outros cursos de Ciências Humanas.

Programa:

Avaliação Documental: conceitos gerais
Metodologia de avaliação e instrumentos:
 – Comissão de Avaliação de Documentos: composição e atribuições 
– Tabela de Temporalidade (elementos constitutivos)
– Plano de Destinação
Exercícios práticos: 
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Pessoal
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Organizacional
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Público 

Metodologia: aula expositiva dialogada e realização de exercícios de análise de produção documental e análise de legislação, com o objetivo de atribuição de prazos de guardas e destinação final de conjuntos documentais.

Investimento:

Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)

Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (OF04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF04/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

JAP 03/19 – DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS E SONOROS: INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO ARQUIVÍSTICO

Data: 28 de junho de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Fundação Fernando Henrique Cardoso. Rua Formosa, 367, 6o andar, Centro, São Paulo-SP. (Próximo à estação “Anhangabaú” do metrô) Veja o mapa

Docente:  ALEXANDRE DE ALMEIDA é bacharel e licenciado em História e mestre em Antropologia pela PUC-SP. Doutor em História Social pela USP, com pesquisa sobre documentos sonoros. Tem experiência profissional em arquivos públicos, empresariais e pessoais, com passagem pelo Museu Paulista, Museu Banespa, Memorial da América Latina, Arquivo do Estado de São Paulo e Centro de Memória Bunge. Desde 2006 é documentalista na Grifo Projetos Editoriais, atuando na organização e difusão digital dos gêneros Audiovisuais e Sonoros do acervo Presidente FHC. Trabalhou nos anos 1990 como radialista e é produtor audiovisual.

Objetivos: abordar principais aspectos da rotina de tratamento arquivístico de documentos dos gêneros audiovisual e sonoro presentes em instituições custodiadoras de acervos.

Programa: Apresentação geral;

  • O que são documentos audiovisuais e sonoros?
  • Como avaliar e descartar corretamente os suportes?
  • Como fazer análise tipológica desses documentos e garantir uma descrição eficaz?
  • Como otimizar o espaço físico do seu acervo?
  • Qual a melhor estratégia para a digitalização de documentos audiovisuais e sonoros, considerando custos e otimização do espaço virtual?
  • Visita técnica ao acervo da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Investimento: 

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)I

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 03/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código JAP03/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

[Palestra] Arquivos de artistas e a gestão de acervos de interesse público

Arquivos de artistas são fontes inesgotáveis de pesquisa, oferecendo desde dados e informações até a possibilidade de estabelecer relações entre os processos de trabalho e de criação dos artistas e sua obra propriamente dita. O tratamento e a gestão da informação nesse tipo de arquivos parte de metodologias híbridas que levam em consideração o contexto de produção, de guarda e os variados gêneros documentais que abrigam de acordo com os pressupostos estabelecidos pelos mesmos artistas.

Palestrante: MARILÚCIA BOTTALLO é doutora em Ciências da Informação e mestra em Artes pela ECA-USP, bacharel em História pela FFLCH-USP. É diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou o Núcleo de Documentação e Pesquisa. Coordenadora da Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou como museóloga no Museu de Arte Moderna de São Paulo, National Museum of American Art/Smithsonian Institute e no Museu de Arqueologia e Etnografia da USP. Coordenou o Centro de Memória da Fundação Bunge. É membro do Comitê Internacional de Musesus (ICOM), do qual foi diretora, e atualmente integra o Conselho Consultivo. Customiza, desenvolve e coordena projetos de gestão de acervos e de informação em instituições de preservação de memória. Docente de disciplinas relacionadas à salvaguarda patrimonial, documentação em museus, ética patrimonial, gestão de coleções, gestão de processos, curadoria e teoria, história dos museus.

Quando? 28 de março de 2019, às 10:00

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja como chegar.

Quanto? GRÁTIS

Vagas limitadas

Para fazer sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário

OF02/19 – Documentação fotográfica em arquivos: acondicionamento, arranjo e descrição

Data: 21 e 22 de março de 2019

Horário: das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP.  Veja o mapa.

Docente: RENATA BASSETTO DE OLIVEIRA é graduada em Comunicação Social e Roteiros (Universidade Anhembi Morumbi, SP, 2005) e atua na área de Arquivos desde 1996. Frequentou, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), o curso de extensão “Introdução à Política e ao Tratamento de Arquivos”, além de diversas oficinas e jornadas de atualização nas matérias de tipologia documental, conservação preventiva em arquivos, organização de fotografias, dentre outras. Trabalhou no Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (1996-1997), na Fundação Bienal de São Paulo (1997-2001), Fundação Bunge (2002) e na exposição Anne Frank – Uma História para Hoje (Casa de Cultura de Israel – 2003). Atua, desde 2004, como documentalista na Fundação Fernando Henrique Cardoso.

Objetivos: Discutir as vantagens de uma abordagem contextual dos documentos fotográficos e propor soluções de natureza prática para preservá-los e torná-los acessíveis aos pesquisadores. 

Programa:

1. A fotografia como produto de uma técnica de registro 

a) formas

b) suportes

c) formatos

2. Unidades de arquivamento e unidades de descrição

a) problemas de conservação e armazenamento

b) sistema de notação

c) espécies unitárias e coletivas

3. Conteúdo ou contexto?

a) as vantagens de uma abordagem arquivística

b) o projeto descritivo e seu alcance

c) a configuração de uma base de dados eficiente

Metodologia: aula expositiva com ilustração do conteúdo apresentado por meio de exemplos; estudo de caso – a experiência da Fundação Fernando Henrique Cardoso; exercícios para fixação de conceitos e procedimentos.

Investimento:

Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)

Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.brcópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br