[Palestra] Arquivos permanentes: desafios para classificação e difusão

A palestra tem como objetivo apresentar os desafios encontrados no trabalho de classificação e difusão de acervos dentro do Arquivo Histórico Municipal – AHM.  O Arquivo é o departamento responsável pela guarda permanente, identificação, ordenação, conservação e divulgação do valioso conjunto documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século XVI até a primeira metade do século XX. O Acervo, de valor probatório e histórico-cultural, é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo e custodia os documentos considerados mais antigos da América Latina – as Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo (1555- 1558).

Sobre os palestrantes:

Karla Maestrini:  Possui graduação em História (2009), extensão cultural em Política e Tratamento dos Arquivos (2011), Mestre em História Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Atua nas áreas de pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. É Supervisora do Acervo Permanente do Arquivo Histórico Municipal (AHM).

Leonardo de Sá Miranda: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), e é mestrando no Programa de Pós-Graduação de História Econômica da USP. Atualmente é coordenador – Arquivo Histórico Municipal – São Paulo/SP e Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (CSA-Cultura) da Secretaria Municipal de Cultura.

Quando? 5 de novembro, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.

Quanto? GRÁTIS!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Atenção! Preencha o formulário de inscrição apenas uma vez. Seus dados ficarão registrados e você receberá a confirmação da inscrição alguns dias antes do evento.

III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

ATENÇÃO!!!

As inscrições prévias para pagamento POR EMPENHO e pelo PagSeguro encerram às 12 horas do dia 30 de novembro de 2019.  Após essa data, os interessados só poderão se inscrever no local do evento.

Desde 2015, a ARQ-SP vem promovendo o Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”, um espaço aberto para o diálogo e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes.

Este ano, o evento será realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de dezembro e abordará as fronteiras dos arquivos pessoais com os pressupostos teóricos da Arquivologia e com os interesses de outros campos disciplinares, com palestras, mesas redondas e sessões de comunicações livres.

Trabalhos para as sessões de comunicações livres podem ser enviados até o dia 15 de setembro (veja aqui as diretrizes para submissão). O PRAZO PARA SUBMISSÃO FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO.

As inscrições para ouvintes e apresentadores de trabalho também já estão abertas.

Clique aqui para visitar o site do evento e conferir detalhes da programação, as diretrizes completas para submissão de trabalhos e mais informações sobre o evento.

Venha aprender, trocar ideias e experiências com a gente! Esperamos por você!

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br