Convite_Palestra_Agosto

[Palestra] A documentação da OSUSP e seu recolhimento ao Arquivo Geral da USP

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

A documentação da OSUSP e seu recolhimento ao Arquivo Geral da USP 

com Adriano de Castro Meyer

Apresentará as características do arquivo da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Discorrerá sobre o histórico do grupo, suas características e o conjunto documental produzido nos seus 40 anos de existência. Após o processamento da documentação produzida na Orquestra, o acervo classificado como de preservação permanente foi recolhido ao Arquivo Geral da USP em março de 2017. Comentará as espécies documentais encontradas, muitas delas exclusivas de arquivos musicais.

Sobre o palestrante: arquivista responsável pela reorganização do Arquivo da OSUSP, atualmente trabalha no Serviço de Arquivo do IEB-USP. Graduado em Música UFRGS, desenvolve pesquisa de pós-graduação na UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Castagna. Integrou várias orquestras sinfônicas no país, entre as quais a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Jazz Sinfônica e OSESP. Obteve sua formação arquivística nos cursos do CEDIC da PUC-SP, da Associação de Arquivistas de São Paulo e do Arquivo do Estado.

Quando: 22 de agosto de 2017, às 14h.

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Inscrições:  Gratuitas, abertas até o dia 20 de agosto

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

JAP 02/17 – Gestão de Serviços Arquivísticos

COMUNICADO IMPORTANTE: A JAP Gestão de Serviços Arquivísticos será realizada mesmo que ocorra a greve geral prevista para o dia 30 de junho.

DATA: 30 de junho de 2017

HORÁRIO: das 9:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

DOCENTE: Clarissa Schmidt é professora adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB – Associação dos Arquivistas Brasileiros. Mestre em História Social (2005) e bacharel em Ciências Sociais (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sua experiência profissional é voltada à Gestão da Informação e de Documentos, Arquivos Permanentes e Memória Empresarial. É professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – PPGCI/UFF e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO, além de pertencer ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), ocupando o cargo de vice-presidente.

 

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos a caracterização dos Serviços Arquivísticos, a fundamentação de Sistemas e as políticas de arquivo. Introduzir noções de projetos e diagnóstico em arquivos, bem como análise dos serviços de arquivo na perspectiva de Centros de Serviços Compartilhados. Discutir a definição de catálogo de serviços de arquivo; exemplificar metas e indicadores em arquivos; fundamentar gestão de arquivos correntes e demonstrar serviços de protocolo. Orientar o tratamento de arquivo intermediário e a terceirização de guarda de acervo.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais gestores de arquivos e centros de memória de empresas e da administração pública, estudantes de graduação em Arquivologia, Administração e áreas afins, e demais interessados.

 

PROGRAMA: 

  • Conceitos de Sistemas, Políticas e Serviços de Arquivo.
  • Elaboração de Diagnósticos e Projetos em Arquivos.
  • Definição de Centro de Serviços Compartilhados e as relações com os serviços de Arquivo: catálogo de serviços, metas e indicadores.
  • A gestão de arquivos correntes e os serviços de protocolo.
  • Tratamento de arquivos intermediários e a terceirização da guarda de documentos: orientações e recomendações.

 

METODOLOGIA:  Aula expositiva dialogada com apresentação de slides; realização de exercício de simulação de situação real para discussão do conceitos apresentados.

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) Associados deverão encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade 2017 para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição é obrigatório anexar cópia de atestado de matrícula no sistema da Loja da ARQ-SP. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail <diretoria@arqsp.org.br> antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

Consulte também a opção COMBO para inscrição em SEMINÁRIO + JAP “Gestão de Serviços Arquivísticos”.

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO AOS ALUNOS.

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

Seminário “Tipologia Documental em debate”

DATA: 29 de junho de 2017

HORÁRIO: das 14:00 às 18:00

LOCAL: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP (próximo à estação Tiradentes do Metrô)

 

PROGRAMA

13:30 às 14:00 horas – Credenciamento

14:00 às 14:15 horas

Abertura – Luis Soares de Camargo (diretor do AHSP) e Ana Célia Navarro de Andrade (presidente da ARQ-SP)

 

14:20 às 17:50 horas

Mesa “Tipologia Documental em debate’

Coordenação: Ana Maria de Almeida Camargo (USP)

 

14:30 às 15:10 horas

Julia María Rodríguez Barredo (Grupo de Archiveros de Madrid e ANABAD)

La de tipología documental en los archivos municipales.”

 

15:15 às 15:55 horas

André Porto Ancona Lopez (UnB)

“A influência da tipologia documental do Grupo de Madrid no curso de Arquivologia da UnB.”

 

16:00 às 16:25 horas – Intervalo para café

 

16:30 às 17:10 horas

Heloísa Liberalli Bellotto (USP)

“Tipologia documental na teoria e na prática.”

 

17:15 às 17:45 horas – Espaço para perguntas

 

17:50 às 18:00 horas – Encerramento. Entrega dos certificados de participação.

 

 

INVESTIMENTO

Associados: Profissional – R$ 80,00 / Estudante – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

(*) Associados deverão encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade 2017 para o e-mail <diretoria@arqsp.org.br>.

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição é obrigatório anexar cópia do atestado de matrícula (JPG ou PDF).

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail <diretoria@arqsp.org.br> antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

Consulte também a opção COMBO para inscrição em SEMINÁRIO + JAP “Gestão de Serviços Arquivísticos”.

 

 

VAGAS LIMITADAS!

SÃO APENAS 70 LUGARES!

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada.
  4. Realize a compra do evento, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br