[Palestra] Da base ao digital: interdição, liberdade de expressão e acesso público a informações de arquivo

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP 

DA BASE AO DIGITAL: INTERDIÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E

ACESSO PÚBLICO AOS ARQUIVOS

com ANDREA LIMBERTO

Tratará das recentes iniciativas de transposição de informações de arquivo para ambientes digitais, com base especialmente nos principais conceitos de arquitetura da informação, com base em pesquisa de pós-doutoramento realizada na ECA-USP junto aos documentos do Arquivo Miroel Silveira.  Discutirá a possibilidade da aproximação entre termos feita de duas maneiras: na forma da constituição de um arquivo, em suas formas documentais mais tradicionais e, por outro lado, o acumulo de informações possibilitado nos ambientes digitais; e, num segundo momento, na forma de constituição de uma rede, como pode ser entendida a criação de banco de dados para a catalogação de documentos e, por outro lado, a própria rede mundial de computadores através da existência de marcadores (indexadores de busca).

 

Sobre a palestrante: Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a tese “Coincidências da Censura figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do Arquivo Miroel Silveira”.  Possui graduação em Jornalismo e mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa MidiATO Linguagem e Práticas Midiáticas (ECAUSP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOMUSP). Coordenadora do GP Intercom Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão. Seus principais interesses de pesquisa: mídias digitais, linguagem, discurso, interdição, liberdade de expressão, narrativas audiovisuais, imagem, jornalismo, moda e arte.

 

Quando: 24 de maio de 2017, às 14 horas

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Quanto: Grátis

 

INSCRIÇÕES

Para fazer a sua inscrição, envie os seguintes dados para o e-mail cursos@arqsp.org.br:

  • Nome completo
  • Instituição em que estuda ou trabalha
  • E-mail e telefone para contato

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

[Palestra] Arquivos Pessoais: entre teoria e prática

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

ARQUIVOS PESSOAIS: ENTRE TEORIA E PRÁTICA

com José Francisco Guelfi Campos

As características peculiares dos arquivos pessoais impõem, a todo o momento, desafios aos profissionais que se dedicam à sua organização e descrição. Muitas vezes caracterizados como um “legado” intencionalmente arquitetado por quem os acumulou ou encarados como espaços de franca expressão da intimidade, estes conjuntos documentais não deixam de exprimir a condição instrumental comum a qualquer arquivo. No plano da prática, convém discutir os impactos da variedade de gêneros, formatos e espécies documentais e dos contornos fluidos, não raro fragmentários, destes arquivos sobre o arranjo, a descrição e a contextualização dos documentos que os compõem.

Sobre o palestrante: José Francisco Guelfi Campos é mestre em História Social pela USP, tendo defendido a dissertação intitulada “Preservando a memória da ciência brasileira: os arquivos pessoais de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo”, e doutorando pela mesma instituição, desenvolvendo projeto sobre tipologia documental em arquivos pessoais. Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha). Tem participado em eventos e publicado artigos no Brasil e no exterior. Atuou em diversos projetos ligados à organização e descrição de arquivos pessoais, tendo sido coordenador do Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana da USP. Atualmente, é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador de cursos da Associação de Arquivistas de São Paulo.

Quando? 25 de abril de 2017

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4) Veja o mapa!

Quanto? Evento gratuito

INSCRIÇÕES PELO E-MAIL cursos@arqsp.org.br   (LISTA DE ESPERA)

(Envie seu nome completo, instituição em que trabalha/estuda, e-mail e telefone para contato)

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes

Palestra Arquivos Pessoais
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br