Convite_PalestraAgosto

[Palestra] Arquivo e ditadura

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo convidam

Palestras do Arquivo Geral

ARQUIVO E DITADURA

O QUE SABEMOS HOJE SOBRE O ARQUIVO DO DEOPS-SP

Marcelo Thadeu Quintanilha Martins

De 2013 pra cá, o Arquivo Público do Estado tem se dedicado a organizar e descrever o seu acervo, e tem nesse processo compreendido melhor o acervo do DEOPS-SP. Sob o olhar de um arquivista, traçamos um breve histórico da formação e do recolhimento do acervo do DEOPS-SP, dos trabalhos realizados com auxílio da USP até as últimas descobertas sobre a sua ordem original, procurando mostrar como o conhecimento arquivístico pode contribuir com a pesquisa do seu conteúdo.

AS RELAÇÕES DA USP E OS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR

 (Reconstituindo um arquivo: os documentos da Assessoria Especial de Segurança e Informações da Universidade de São Paulo, 1972-1982)

 Márcia Bassetto Paes

Resultado de velha prática administrativa, os arquivos de instituições públicas ou privadas conservam os originais da correspondência recebida e as cópias da correspondência expedida. De 1972 a 1982, em plena vigência da ditadura militar no Brasil, funcionou na Universidade de São Paulo um organismo denominado Assessoria Especial de Segurança e Informação (AESI), destinado a exercer atividades de controle político e ideológico junto à Reitoria. A AESI-USP, portanto, está presente nos arquivos das entidades com as quais se relacionou na condição de remetente ou de destinatária. Uma delas, e a principal fonte de pesquisa, é o Departamento Estadual de Ordem Política e Social, o DEOPS, cujos arquivos estão sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O propósito da palestra será dar um panorama do que foi este organismo de controle e como está sendo o processo de reconstituição do arquivo; bem como refletir sobre a importância de recolocar estes documentos em seu lugar de origem, isto é, a Universidade de São Paulo.

Sobre os palestrantes: 

Marcelo Thadeu Quintanilha Martins é graduado em História pela USP e em Comunicação Social pela ESPM. Possui especialização em História pela PUC-SP e em Arquivologia pela ARQ-SP. É doutor em História Social pela USP e trabalha como diretor do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Foi coordenador do “Curso de Difusão em Arquivologia – Módulo II: Arquivos Permanentes: teoria e prática”, no Arquivo Público do Estado em parceria com a USP/Leste. É autor de livros e artigos na área de História e de Arquivologia.

Márcia Bassetto Paes é jornalista e cursou Letras e História na USP. Atualmente, é doutoranda em História Social na mesma universidade, pesquisando as relações ente a ditadura civil-militar e as universidades públicas brasileiras (1964 – 1985), com ênfase na Assessoria Especial de Segurança e Informação da Universidade de São Paulo. Participou como relatora da Comissão da Verdade da USP. Atua, desde 1976, em movimentos sociais e feministas.

Quando? 30 de agosto de 2018, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (Veja o mapa)

Quanto? Grátis!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Convite_PalestraMaio

[Palestra] Os documentos da música: a partitura

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP – Alinhando Conceitos

OS DOCUMENTOS DA MÚSICA:

A PARTITURA

com

Adriano de Castro Meyer

Ana Maria de Almeida Camargo

Paulo Castagna

 

Com o propósito de discutir questões conceituais relacionadas com a prática arquivística, de preferência aquelas que envolvem abordagens interdisciplinares e não desfrutam de consenso entre profissionais da área, o Arquivo Geral da USP, em parceria com a Associação de Arquivistas de São Paulo, promove uma série de debates que, sob o título Alinhando Conceitospretende, de tempos em tempos, focalizar assuntos polêmicos.

O primeiro da série tem por objeto a partitura musical e seu estatuto como documento de arquivo. O debate será coordenado por Ana Maria de Almeida Camargo e contará com a participação de dois musicólogos: Adriano de Castro Meyer, que discorrerá sobre “Peculiaridades da partitura como documento musical”, e Paulo Castagna, cujo tema é “A unicidade do documento e a multiplicidade da representação de obras em acervos musicais”.

Conheça os palestrantes:

Adriano de Castro Meyer é graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrando em Musicologia pelo Instituto de Artes da UNESP. Trabalha no Serviço de Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

Paulo Castagna é doutor em História Social e mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. Professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP.

Ana Maria de Almeida Camargo (coordenadora) é professora sênior do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Quando? 14 de maio de 2018, às 14 horas.

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4). Clique aqui e veja como chegar.

Quanto? Grátis!

Vagas limitadas

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Atenção: Esta é uma atividade gratuita e as vagas são limitadas. Evite fazer sua inscrição se não estiver seguro de seu interesse ou se não tiver certeza de que terá condições de comparecer. Assim você contribui para que outros interessados não fiquem sem vaga! 😉

Será conferido certificado aos participantes

Existir em bits

ARQ-SP lança livro no UNIFAI

Na quarta-feira, dia 11 de abril, a Associação de Arquivistas de São Paulo, em parceria com os cursos de Graduação em Biblioteconomia e Pós-Graduação em Arquivos e Bibliotecas Escolares do UNIFAI, realizou o lançamento do quarto volume de sua série Thesis – Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teria arquivística, de Jorge Phelipe Lira de Abreu.

O evento, realizado no auditório do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, contou com a palestra “Desafios e perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais“, apresentada pelo autor, espaço para perguntas do público presente e coquetel.

O livro encontra-se à venda na loja da ARQ-SP pelo preço promocional de R$30,00.

Promoção válida até o dia 30 de abril. Aproveite!

ARQ-SP lança novo título

Para brindar o lançamento oficial de seu livro Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, resultado da dissertação de mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos, Jorge Lira de Abreu apresentará palestra sobre os desafios e as perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais, tema bastante atual e essencial para todos nos dias de hoje.

A palestra será realizada no auditório do Centro Universitário Assunção (UNIFAI) no dia 11 de abril, das 18 às 18:30 horas. Em seguida, o autor participará de sessão de autógrafos.

 

A ARQ-SP estará vendendo os livros no local, com preço especial de lançamento.

Promoção válida SOMENTE para o dia do lançamento, no UNIFAI: De R$35,00 por R$28,00.

 

Existir em bits
Convite Paletsra_Março

[Palestra] Preservação digital: caminhos possíveis a partir da experiência da Pinacoteca do Estado

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

PRESERVAÇÃO DIGITAL:

CAMINHOS POSSÍVEIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA PINACOTECA DO ESTADO

com Isabel Ayres Maringelli e Charlley Luz

 

A atividade abordará, por meio de exemplos práticos, o processo de definição de políticas de preservação digital, como a que foi elaborada para a Pinacoteca de São Paulo. Traz, ainda, metodologia de elaboração de políticas de preservação.

Conheça os palestrantes:

Isabel Ayres Maringelli é mestre em Ciência da Informação pela USP (2016), Especialista em “Bens Culturais: Economia e Gestão” pela FGV (2009). É bibliotecária, formada pela FESP-SP (1993). Coordena a Biblioteca Walter Wey e o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo e leciona no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESP-SP.

Charlley Luz é arquivista formado pela UFRGS (2006), especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Informação (FESP-SP) e mestre em Ciência da Informação pela USP (2016). É sócio-fundador da Feed Consultoria e leciona no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da FESP-SP.

Quando? 8 de março de 2018, às 14 horas.

Onde? Auditório Safra da Biblioteca da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP). Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Clique aqui para ver como chegar! 

Quanto? Grátis!

Vagas esgotadas

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Atenção: Esta é uma atividade gratuita e as vagas são limitadas. Evite fazer sua inscrição se não estiver seguro de seu interesse ou se não tiver certeza de que terá condições de comparecer. Assim você contribui para que outros interessados não fiquem sem vaga! 😉

Será conferido certificado aos participantes

Convite_Arquivos de Artistas

Oficina especial – “Arquivos de artistas”, com Ana Maria Camargo e Silvana Goulart

Abrindo a programação do II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”, a ARQ-SP promove a

Oficina Especial

ARQUIVOS DE ARTISTAS

com Ana Maria de Almeida Camargo e Silvana Goulart

Sobre as professoras:  Ana Maria de Almeida Camargo é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, no qual orienta pesquisas de mestrado, doutorado e supervisiona projetos de pós-doutorado. Silvana Goulart é mestre em História pela Universidade de São Paulo e dedica-se à consultoria, gestão de acervos e projetos culturais. Juntas, Ana Maria Camargo e Silvana Goulart publicaram Centros de Memória: uma proposta de definição (Sesc Edições, 2015) e Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais (Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2007).

Objetivo: Apresentar metodologia que permite, a partir de abordagem contextual, descrever os documentos de um arquivo pessoal de artista e, simultaneamente, preparar as bases paraoutros subprodutos: uma cronologia da trajetória do titular, o catálogo raisonné de sua obra e a fortuna crítica que a acompanhou ao longo do tempo.

Metodologia: A oficina envolverá a discussão de princípios, conceitos e procedimentos da área arquivística, utilizando exemplos dos acervos do Instituto de Arte Wesley Duke Lee e da Pinacoteca do Estado, entre outros.

Público-alvo: Profissionais de arquivos, centros de memória, museus e bibliotecas, estudantes e demais interessados.

Data: 6 de dezembro de 2017, das 10:00 às 17:00

Local: Auditório da Pina Estação (Estação Pinacoteca). Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo. Próximo às estações Luz, do metrô, e Júlio Prestes, da CPTM.

INVESTIMENTO

Pacote especial: Inscrição no II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” e na oficina 

Desconto de 15% para inscrição nas duas atividades. Para conhecer a programação completa do evento, conferir o valor especial e fazer a sua inscrição combinada no Encontro e na Oficina, clique aqui. 

 

Inscrição apenas na oficina: 

Associados*: Profissional – R$ 80,00 / Estudante** – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante** – R$ 50,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 80,00 / instituição não associada – R$ 100,00

Para fazer a sua inscrição apenas na oficina, acesse a loja da ARQ-SP (observe as instruções no final desta página)

 

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO APENAS NA OFICINA: 

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

[Palestra] Um resgate do serviço de documentação da USP e outras histórias

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

Um resgate do serviço de documentação da USP e outras histórias 

com Johanna W. Smit

Resgate – a partir de documentos arquivísticos – das idas e vindas da constituição de um serviço de documentação que tinha, dentre suas atribuições, a produção de microfilmes e documentos audiovisuais como suporte ao ensino e à pesquisa. Esta história atravessa outra, a saber: a constituição do curso de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP, com ênfase em duas personalidades essenciais para seu desenlace: Maria Luíza Monteiro da Cunha e Guelfo Oscar Oswaldo Campiglia.

Sobre a palestrante: Johanna Smit é graduada em Biblioteconomia pela ECA/USP, com mestrado e doutorado obtidos na França. Foi docente do Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP (anteriormente denominado Departamento de Biblioteconomia e Documentação) entre 1981 e 2015, tendo atuado tanto na graduação e pós-graduação, e também na área administrativa da Universidade, ao coordenar várias avaliações da área de Ciência da Informação na CAPES e ao dirigir o Arquivo Geral da USP entre 2005 e 2013, quando se aposentou.

Quando: 30 de novembro de 2017, às 10h.

Onde: Arquivo Geral da USP. R. Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo, SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto: grátis

Para fazer a sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes

Banner - II Encontro

II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

II Encontro

ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS

São Paulo, 7 e 8 de dezembro

A Associação de Arquivistas de São Paulo convida profissionais de arquivo, estudantes e pesquisadores da Arquivologia e de áreas afins para dois dias de troca de ideias e experiências sobre os dilemas e desafios proporcionados pelos arquivos pessoais, nos planos da teoria e da prática.

Clique aqui para conhecer o programa completo e fazer a sua inscrição!

 

Vagas limitadas!

Convite_AG_Novembro

[Palestra] Arquivo Histórico Wanda Svevo: desafios para o tratamento de um arquivo de arte

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

Arquivo Histórico Wanda Svevo:

desafios para o tratamento de um arquivo de arte

com Ana Luiza de Oliveira Mattos

Conhecida como uma das mais importantes coleções de documentos sobre arte moderna e contemporânea na América Latina, o Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo possui documentação produzida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, pela Fundação Bienal de São Paulo e por Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo), seu fundador, cobrindo um período de 1948 até o presente, nos mais diversos tipos de suporte. Desde suas origens, em 1955, sua trajetória revela não só os processos e rupturas pelos quais passaram essas instituições, mas também o tratamento dado a sua documentação. Tendo como premissas uma visão integrada do acervo e a aplicação de metodologias e padrões arquivísticos e museológicos em diferentes etapas do trabalho, está em andamento, desde 2014, um projeto para o tratamento da documentação e o desenvolvimento de novas ferramentas para gestão, preservação e acesso à documentação reunida no Arquivo Histórico Wanda Svevo. A palestra pretende apresentar os desafios enfrentados ao longo dessa história e o trabalho em desenvolvimento atualmente no Arquivo.

Sobre a palestrante: Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1986), possui mestrado profissional em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento (FAAP, 2010) e especializações em Gestão de Bibliotecas (UDESC, 2005) e Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais (UFSC, 2000). Atuou em bibliotecas e centros de informação em instituições educacionais e culturais como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da (1988-1990), Folha de São Paulo (1990-1995), British Council (2006-2011), Instituto Butantan (2011-2013), entre outras. Desde 2013 é coordenadora do Arquivo Histórico Wanda Svevo.

Quando: 9 de novembro de 2017, às 14 horas

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto: grátis

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Será conferido certificado aos participantes

Vagas limitadas

Trabalhos aprovados – II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

A ARQ-SP tem a satisfação de divulgar o resultado da avaliação dos resumos submetidos para o II Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”.

Informamos aos autores que as cartas de aceite serão enviadas ao longo da semana, junto das normas que devem ser observadas para a redação dos textos completos (que devem ser entregues até o dia 1/12/2017).

Para ver a lista dos trabalhos aprovados, clique aqui

Agradecemos aos autores que enviaram seus resumos e esperamos encontrá-los em São Paulo!

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    ARQ-SP
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    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
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