ARQ-SP CONVIDA!2

Tratamento de Documentos Fotográficos

Quinta-feira, 25/06, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossas convidadas são as professoras Anna Carla Almeida Mariz (UNIRIO) e Telma Campanha de Carvalho Madio (UNESP) para uma conversa sobre documentos fotográficos.

A transmissão ao vivo será no Facebook da ARQ-SP.

Não esqueça: dia 25 de junho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!2
ARQ-SP CONVIDA!

8 Fatos sobre Gestão e Preservação de Documentos Audiovisuais e Sonoros

Quinta-feira, 18/06, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossos convidados são Alexandre de Almeida (FFHC) e Mauro Domingues (AN) para uma conversa sobre documentos audiovisuais e sonoros.

A transmissão ao vivo será no Facebook da ARQ-SP.

Não esqueça: dia 18 de junho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse: https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!
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III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” – Trabalhos aprovados

Informamos que a lista de trabalhos aprovados para os painéis de comunicações orais do III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” já se encontra disponível no site do evento.

Para ver a lista, clique aqui.

Nos próximos dias, a Comissão Organizadora enviará, por e-mail, os pareceres a todos os autores que submeteram trabalhos.


III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

ATENÇÃO!!!

As inscrições prévias para pagamento POR EMPENHO e pelo PagSeguro encerram às 12 horas do dia 30 de novembro de 2019.  Após essa data, os interessados só poderão se inscrever no local do evento.

Desde 2015, a ARQ-SP vem promovendo o Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”, um espaço aberto para o diálogo e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes.

Este ano, o evento será realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de dezembro e abordará as fronteiras dos arquivos pessoais com os pressupostos teóricos da Arquivologia e com os interesses de outros campos disciplinares, com palestras, mesas redondas e sessões de comunicações livres.

Trabalhos para as sessões de comunicações livres podem ser enviados até o dia 15 de setembro (veja aqui as diretrizes para submissão). O PRAZO PARA SUBMISSÃO FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO.

As inscrições para ouvintes e apresentadores de trabalho também já estão abertas.

Clique aqui para visitar o site do evento e conferir detalhes da programação, as diretrizes completas para submissão de trabalhos e mais informações sobre o evento.

Venha aprender, trocar ideias e experiências com a gente! Esperamos por você!

Chamada de trabalhos – III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

A Associação de Arquivistas de São Paulo convida a comunidade de profissionais de arquivo, pesquisadores e estudantes a compartilhar estudos de caso, relatos de experiência, reflexões teóricas e informes de pesquisa nos painéis de comunicações livres do III ENCONTRO “ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS”. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados como capítulos de livro editado pela ARQ-SP.

O evento, em sua terceira edição, será realizado em São Paulo, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019.

Confira detalhes da programação e as normas completas para submissão de trabalhos no site do evento (clique aqui)

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS  –  NOVO PRAZO

  • Os trabalhos poderão ser assinados por até 2 (dois) autores
  • Pelo menos 1 (um) dos autores deverá estar inscrito no evento para realizar a submissão. O pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado após a divulgação dos trabalhos aprovados.  
  • trabalho completo (em formato “.doc” ou “.docx“) deverá ser enviado até o dia 27 de setembro de 2019 para o e-mail encontroarquivospessoais2019@gmail.com, acompanhado da ficha de identificação do trabalho.
  • Em caso de trabalhos escritos em coautoria, a submissãodo trabalho deverá ser feita por apenas 1 (um) dos autores
  • A lista de trabalhos aprovados será divulgada na página do evento em 1 de outubro de 2019.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  • O trabalho completo deverá ser redigido em língua portuguesa e ter extensão de até 15 (quinze) laudas, incluindo as referências bibliográficas. 
  • Para garantir o anonimato da avaliação, o trabalho não deve trazer qualquer elemento que identifique o(s) autor(es). Por isso, é preciso enviar separadamente a ficha de identificação do trabalho no momento da submissão. (clique aqui para baixar)
  • Recomenda-se utilizar o template disponível para download  (clique aqui para baixar)
  • Formatação do trabalho
    • Título:  Times New Roman; tamanho 12; caixa alta; negrito; centralizado; espaçamento 1,0.
    • Corpo do texto: Times New Roman; tamanho 12; justificado; espaçamento 1,5.
    • Notas de rodapé: Times New Roman; tamanho 10; justificado; espaçamento 1,0. As notas devem ser evitadas ao máximo e incluídas apenas como recurso explicativo. 
    • Bibliografia: Times New Roman; tamanho 10; alinhado à esquerda; espaçamento 1,0. 
  • A estrutura do texto, as citações e as referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas

CRONOGRAMA DE SUBMISSÕES

15 de julho – Abertura da chamada de trabalhos

15 de setembro – Encerramento das submissões – SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 27 DE SETEMBRO

15 de outubro – Divulgação da lista de trabalhos aprovados

15 de novembro – Data-limite para entrega da versão final do trabalho, com eventuais correções ou ajustes

[Palestra] Arquivo e ditadura

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo convidam

Palestras do Arquivo Geral

ARQUIVO E DITADURA

O QUE SABEMOS HOJE SOBRE O ARQUIVO DO DEOPS-SP

Marcelo Thadeu Quintanilha Martins

De 2013 pra cá, o Arquivo Público do Estado tem se dedicado a organizar e descrever o seu acervo, e tem nesse processo compreendido melhor o acervo do DEOPS-SP. Sob o olhar de um arquivista, traçamos um breve histórico da formação e do recolhimento do acervo do DEOPS-SP, dos trabalhos realizados com auxílio da USP até as últimas descobertas sobre a sua ordem original, procurando mostrar como o conhecimento arquivístico pode contribuir com a pesquisa do seu conteúdo.

AS RELAÇÕES DA USP E OS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR

 (Reconstituindo um arquivo: os documentos da Assessoria Especial de Segurança e Informações da Universidade de São Paulo, 1972-1982)

 Márcia Bassetto Paes

Resultado de velha prática administrativa, os arquivos de instituições públicas ou privadas conservam os originais da correspondência recebida e as cópias da correspondência expedida. De 1972 a 1982, em plena vigência da ditadura militar no Brasil, funcionou na Universidade de São Paulo um organismo denominado Assessoria Especial de Segurança e Informação (AESI), destinado a exercer atividades de controle político e ideológico junto à Reitoria. A AESI-USP, portanto, está presente nos arquivos das entidades com as quais se relacionou na condição de remetente ou de destinatária. Uma delas, e a principal fonte de pesquisa, é o Departamento Estadual de Ordem Política e Social, o DEOPS, cujos arquivos estão sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O propósito da palestra será dar um panorama do que foi este organismo de controle e como está sendo o processo de reconstituição do arquivo; bem como refletir sobre a importância de recolocar estes documentos em seu lugar de origem, isto é, a Universidade de São Paulo.

Sobre os palestrantes: 

Marcelo Thadeu Quintanilha Martins é graduado em História pela USP e em Comunicação Social pela ESPM. Possui especialização em História pela PUC-SP e em Arquivologia pela ARQ-SP. É doutor em História Social pela USP e trabalha como diretor do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Foi coordenador do “Curso de Difusão em Arquivologia – Módulo II: Arquivos Permanentes: teoria e prática”, no Arquivo Público do Estado em parceria com a USP/Leste. É autor de livros e artigos na área de História e de Arquivologia.

Márcia Bassetto Paes é jornalista e cursou Letras e História na USP. Atualmente, é doutoranda em História Social na mesma universidade, pesquisando as relações ente a ditadura civil-militar e as universidades públicas brasileiras (1964 – 1985), com ênfase na Assessoria Especial de Segurança e Informação da Universidade de São Paulo. Participou como relatora da Comissão da Verdade da USP. Atua, desde 1976, em movimentos sociais e feministas.

Quando? 30 de agosto de 2018, às 14 horas

Onde? AUDITÓRIO FERNAND BRAUDEL – DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA FFLCH-USP. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. (Veja o mapa)

Quanto? Grátis!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br