“Lembrar é resistir” – Ato de encerramento das atividades da Comissão da Verdade da PUC-SP

No próximo dia 18 de setembro de 2017, às 19:30 horas, no Tucarena, terá lugar o ato de encerramento das atividades da Comissão da Verdade da PUC-SP, quando será realizada a diplomação simbólica dos cinco estudantes da Universidade assassinados.

Para acessar o programa do evento, acesse:

http://j.pucsp.br/sites/default/files/convite-ato-de-encerramento_0.pdf

 

 

 

[Palestra] O Museu do Ipiranga e suas ações educativas: a pesquisa em arquivos revelando memórias esquecidas

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

O MUSEU DO IPIRANGA E SUAS AÇÕES EDUCATIVAS: A PESQUISA EM ARQUIVOS REVELANDO MEMÓRIAS ESQUECIDAS

com Denise Cristina Carminatti Peixoto Abeleira

Sobre a palestrante: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1989); especialização em Educação Ambiental e em Metodologia do Ensino, pela UNESP; mestrado em Arqueologia com ênfase em Educação, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP; e é doutoranda em História da Educação junto à Faculdade de Educação da USP. Atua hoje como educadora do Serviço de Atividades Educativas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional converge, portanto, aos seguintes temas: Educação, Museu, Acessibilidade, Arqueologia e História.

Quando?  21 de setembro de 2017, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP (Travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4).

Quanto? Evento gratuito.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO

Vagas limitadas

Será conferido certificado de participação

Pacote promocional – Ciclo de oficinas e jornadas da ARQ-SP

A ARQ-SP oferece descontos especiais para a inscrição combinada nos próximos 3 cursos oferecidos no 2o. semestre de 2017.

21 e 22 de setembro – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais, com José Hermes Martins Pereira (USP)

26 e 27 de outubro – Gestão de repositórios digitais, com Humberto Celeste Innarelli (Unicamp)

16 de novembro – Preservação e segurança da informação digital, com Brenda Rocco (UNIRIO)

INVESTIMENTO

Associados (20% de desconto)

Pacote 5 – Profissional: R$320,00

Pacote 6 = Estudante: R$160,00

Não associados (15% de desconto)
Pacote 7 = Profissional: R$425,00
Pacote 8 = Estudante: R$212,50
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br
(**) A categoria “estudante” aplica-se apenas para alunos regulamente inscritos em cursos técnicos ou de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. É preciso enviar cópia do comprovante de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br
Pagamento por empenho: Instituição associada: R$ 320,00 / Instituição não associada: R$ 425,00.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo número do Pacote).  
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

OF 03/17 – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais

DATA: 21 e 22 de setembro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Pina Estação. Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!

 

DOCENTE: José Hermes Martins Pereira. Graduado e licenciado em História (USP), mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, também pela USP. É Especialista em Pesquisa do IEB-USP, atuando como mediador no projeto de atualização do software de gestão do acervo que abrange Arquivo, Biblioteca e Coleção de Artes Visuais, e atualmente é encarregado da Biblioteca Digital desta instituição. Entre 2015 e 2017, foi diretor do Arquivo Histórico de São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura), coordenando projeto de atualização da política de gestão de documentos públicos no âmbito Municipal.Tem experiência nas áreas de Patrimônio Cultural, Museus, Arquivos e Digitalização de Acervos, com ênfase em estudos sobre Patrimônio Arquitetônico-industrial, Educação Patrimonial, Cultura Material, Metodologia da Pesquisa em História e Preservação de Arquivos Digitais.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Por dentro do documento digital
  • Imagem digital e digitalização: conceitos fundamentais
  • Formatos digitais de arquivos de imagem
  • O que e por que digitalizar
  • Equipamentos: tipos de scanner
  • Gerenciamento de imagens digitais e valor probatório de documentos públicos digitalizados
  • Suportes documentais: uso, limitações e durabilidade
  • Desafios da preservação digital

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$  200,00 / Estudante** – R$ 100,00

Não associados: Profissional – R$ 260,00 / Estudante** – R$ 130,00

Empenho: Instituição associada – R$ 200,00 / Instituição não associada – R$ 260,00

CONSULTE VALORES ESPECIAIS PARA INSCRIÇÃO COMBINADA NOS PRÓXIMOS 3 CURSOS DO CICLO DE JORNADAS E OFICINAS DA ARQ-SP! CLIQUE AQUI.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br

(**) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

 

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

 

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Para se inscrever apenas nesta atividade, selecione pelo código OF 03/17. Para se inscrever no pacote promocional, clique aqui para ver as instruções). 
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

Pacote Promocional – Ciclo de Jornadas e Oficinas da ARQ-SP – 2o. Semestre 2017

A ARQ-SP oferece descontos especiais para a inscrição combinada nos próximos 3 cursos oferecidos no 2o. semestre de 2017.

 

21 e 22 de setembro – Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais, com José Hermes Martins Pereira (USP)

26 e 27 de outubro – Gestão de repositórios digitais, com Humberto Celeste Innarelli (Unicamp)

16 de novembro – Preservação e segurança da informação digital, com Brenda Rocco (UNIRIO)

 

INVESTIMENTO

Associados (20% de desconto)

Pacote 5 – Profissional: R$320,00

Pacote 6 = Estudante: R$160,00

Não associados (15% de desconto)
Pacote 7 = Profissional: R$425,00
Pacote 8 = Estudante: R$212,50
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem encaminhar cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente ou solicitar boleto para pagamento, pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br
(**) A categoria “estudante” aplica-se apenas para alunos regulamente inscritos em cursos técnicos ou de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. É preciso enviar cópia do comprovante de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br
Pagamento por empenho: Instituição associada: R$ 320,00 / Instituição não associada: R$ 425,00.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Selecione pelo número do Pacote).  
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.

JAP 03/17 – Documentos Arquivísticos Digitais

DATA: 1 de setembro de 2017

HORÁRIO: das 10:00 às 17:00

LOCAL: Auditório da Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66, Luz – São Paulo-SP. A poucos metros das estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM). Veja no mapa!

 

DOCENTE: Margareth Silva é professora-adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Professora credenciada do Programa de Pós-Graduação de Memória e Acervos da Casa de Rui Barbosa. Atuou no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e no Arquivo Nacional. É membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

 

OBJETIVOS:Apresentar conceitos, características dos documentos arquivísticos digitais, diferenciando-os de informação e documentos não arquivísticos,  para sua identificação, gestão e preservação.

PÚBLICO-ALVO: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

PROGRAMA: 

  • Conceitos fundamentais;
  • Principais características dos documentos digitais;
  • Gestão e preservação

 

INVESTIMENTO

Associados*: Profissional – R$ 80,00 / Estudante** – R$ 40,00

Não associados: Profissional – R$ 100,00 / Estudante – R$ 50,00

Empenho***: Instituição associada – R$ 80,00 / Instituição não associada – R$ 100,00

CONSULTE OS VALORES ESPECIAIS PARA INSCRIÇÃO COMBINADA NOS 4 CURSOS DO CICLO DE JORNADAS E OFICINAS DA ARQ-SP! CLIQUE AQUI.

 

(*) A categoria “estudante” destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos técnicos. Alunos de pós-graduação, especialização e cursos livres devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso enviar cópia de atestado de matrícula para o e-mail diretoria@arqsp.org.br. 

(**) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar cópia do recibo de pagamento da anuidade vigente.

(***) Pagamento por empenho: O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para Instituições em dia com a anuidade vigente. Entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br antes de fazer a inscrição.

Formas de pagamento: O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio da Loja da ARQ-SP online. Nossas cobranças são processadas pelo PagSeguro e você pode optar entre boleto bancário (à vista) ou cartão de crédito (com opções de parcelamento).

VAGAS LIMITADAS!

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

 

A CONFIRMAÇÃO DA VAGA ESTÁ VINCULADA AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (www.arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP e clique na opção adequada, de acordo com a categoria informada (Para se inscrever apenas nesta atividade, selecione pelo código JAP 03/17; para se inscrever no pacote promocional, clique aqui para ver as instruções)
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. Somente alunos de cursos técnicos e de graduação são considerados ESTUDANTES.
  6.  Somente associados da ARQ-SP têm direito ao desconto referente a essa categoria.
Convite_Palestra_Agosto

[Palestra] A documentação da OSUSP e seu recolhimento ao Arquivo Geral da USP

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

A documentação da OSUSP e seu recolhimento ao Arquivo Geral da USP 

com Adriano de Castro Meyer

Apresentará as características do arquivo da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Discorrerá sobre o histórico do grupo, suas características e o conjunto documental produzido nos seus 40 anos de existência. Após o processamento da documentação produzida na Orquestra, o acervo classificado como de preservação permanente foi recolhido ao Arquivo Geral da USP em março de 2017. Comentará as espécies documentais encontradas, muitas delas exclusivas de arquivos musicais.

Sobre o palestrante: arquivista responsável pela reorganização do Arquivo da OSUSP, atualmente trabalha no Serviço de Arquivo do IEB-USP. Graduado em Música UFRGS, desenvolve pesquisa de pós-graduação na UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Castagna. Integrou várias orquestras sinfônicas no país, entre as quais a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Jazz Sinfônica e OSESP. Obteve sua formação arquivística nos cursos do CEDIC da PUC-SP, da Associação de Arquivistas de São Paulo e do Arquivo do Estado.

Quando: 22 de agosto de 2017, às 14h.

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Inscrições:  Gratuitas, abertas até o dia 20 de agosto

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

Banner_Palestra_Junho

[Palestra] Difusão em arquivos: difundir o quê?

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Difusão em Arquivos: difundir o quê? 

com Marcelo Antônio Chaves

A palestra proporá reflexão crítica sobre determinadas práticas de difusão em arquivos que subordinam o conteúdo da ciência arquivística ao discurso de outras disciplinas. Propõe caminhos para tornar a comunicação dos arquivos mais aderente ao perfil institucional e aos saberes produzidos na área específica.

Sobre o palestrante: graduado em História (2001), mestre(2005) e doutor em História Social (2009) pela UNICAMP. Especializou-se em Organização de Arquivos pelo IEB/USP, com experiência em documentação e organização de arquivo, elaboração de tabela de temporalidade e difusão em arquivos. Atualmente, dirige o Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Quando: 22 de junho de 2017, às 10h.

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Quanto: Grátis

Inscrições:  INCRIÇÕES ENCERRADAS

Para fazer a sua inscrição, envie os seguintes dados para o e-mail cursos@arqsp.org.br:

  • Nome completo
  • Instituição em que estuda ou trabalha
  • E-mail e telefone para contato

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

[Palestra] Da base ao digital: interdição, liberdade de expressão e acesso público a informações de arquivo

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP 

DA BASE AO DIGITAL: INTERDIÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E

ACESSO PÚBLICO AOS ARQUIVOS

com ANDREA LIMBERTO

Tratará das recentes iniciativas de transposição de informações de arquivo para ambientes digitais, com base especialmente nos principais conceitos de arquitetura da informação, com base em pesquisa de pós-doutoramento realizada na ECA-USP junto aos documentos do Arquivo Miroel Silveira.  Discutirá a possibilidade da aproximação entre termos feita de duas maneiras: na forma da constituição de um arquivo, em suas formas documentais mais tradicionais e, por outro lado, o acumulo de informações possibilitado nos ambientes digitais; e, num segundo momento, na forma de constituição de uma rede, como pode ser entendida a criação de banco de dados para a catalogação de documentos e, por outro lado, a própria rede mundial de computadores através da existência de marcadores (indexadores de busca).

 

Sobre a palestrante: Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a tese “Coincidências da Censura figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do Arquivo Miroel Silveira”.  Possui graduação em Jornalismo e mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa MidiATO Linguagem e Práticas Midiáticas (ECAUSP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOMUSP). Coordenadora do GP Intercom Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão. Seus principais interesses de pesquisa: mídias digitais, linguagem, discurso, interdição, liberdade de expressão, narrativas audiovisuais, imagem, jornalismo, moda e arte.

 

Quando: 24 de maio de 2017, às 14 horas

Onde: Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4)

Quanto: Grátis

 

INSCRIÇÕES

Para fazer a sua inscrição, envie os seguintes dados para o e-mail cursos@arqsp.org.br:

  • Nome completo
  • Instituição em que estuda ou trabalha
  • E-mail e telefone para contato

 

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes 

[Palestra] Arquivos Pessoais: entre teoria e prática

O Arquivo Geral da USP e a ARQ-SP convidam

Palestras do Arquivo Geral da USP

ARQUIVOS PESSOAIS: ENTRE TEORIA E PRÁTICA

com José Francisco Guelfi Campos

As características peculiares dos arquivos pessoais impõem, a todo o momento, desafios aos profissionais que se dedicam à sua organização e descrição. Muitas vezes caracterizados como um “legado” intencionalmente arquitetado por quem os acumulou ou encarados como espaços de franca expressão da intimidade, estes conjuntos documentais não deixam de exprimir a condição instrumental comum a qualquer arquivo. No plano da prática, convém discutir os impactos da variedade de gêneros, formatos e espécies documentais e dos contornos fluidos, não raro fragmentários, destes arquivos sobre o arranjo, a descrição e a contextualização dos documentos que os compõem.

Sobre o palestrante: José Francisco Guelfi Campos é mestre em História Social pela USP, tendo defendido a dissertação intitulada “Preservando a memória da ciência brasileira: os arquivos pessoais de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo”, e doutorando pela mesma instituição, desenvolvendo projeto sobre tipologia documental em arquivos pessoais. Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha). Tem participado em eventos e publicado artigos no Brasil e no exterior. Atuou em diversos projetos ligados à organização e descrição de arquivos pessoais, tendo sido coordenador do Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana da USP. Atualmente, é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador de cursos da Associação de Arquivistas de São Paulo.

Quando? 25 de abril de 2017

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo-SP (travessa da Av. Prof. Lineu Prestes, altura do Instituto de Ciências Biomédicas ICB-4) Veja o mapa!

Quanto? Evento gratuito

INSCRIÇÕES PELO E-MAIL cursos@arqsp.org.br   (LISTA DE ESPERA)

(Envie seu nome completo, instituição em que trabalha/estuda, e-mail e telefone para contato)

Vagas limitadas

Será conferido certificado aos participantes

Palestra Arquivos Pessoais
  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br