OF 04/19 – LABORATÓRIO DE ELABORAÇÃO DE TABELAS DE TEMPORALIDADE

Data: 20 e 21 de agosto de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: MARCIA PAZIN – Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é bacharel em História pela mesma universidade e especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Docente do curso de Arquivologia UNESP. Foi responsável técnica da Códice – Memória & Arquivo Ltda. e Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Atuou como docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística na FESPSP e no curso de Especialização em Organização de Arquivos do IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais.

Objetivos: apresentar os principais conceitos envolvidos na operacionalização da Avaliação Documental, a partir da realização de exercícios de discussão e anáilise para elaboração de Tabelas de Temporalidade.

Público-alvo: profissionais que atuam ou pretendem atuar em arquivos e centros de documentação, estudantes de graduação ou pós-graduação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e outros cursos de Ciências Humanas.

Programa:

Avaliação Documental: conceitos gerais
Metodologia de avaliação e instrumentos:
 – Comissão de Avaliação de Documentos: composição e atribuições 
– Tabela de Temporalidade (elementos constitutivos)
– Plano de Destinação
Exercícios práticos: 
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Pessoal
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Organizacional
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Público 

Metodologia: aula expositiva dialogada e realização de exercícios de análise de produção documental e análise de legislação, com o objetivo de atribuição de prazos de guardas e destinação final de conjuntos documentais.

Investimento:

Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)

Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (OF04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF04/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

Chamada de trabalhos – III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

A Associação de Arquivistas de São Paulo convida a comunidade de profissionais de arquivo, pesquisadores e estudantes a compartilhar estudos de caso, relatos de experiência, reflexões teóricas e informes de pesquisa nos painéis de comunicações livres do III ENCONTRO “ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS”. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados como capítulos de livro editado pela ARQ-SP.

O evento, em sua terceira edição, será realizado em São Paulo, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019. Mais informações estão disponíveis no site do evento (em breve).

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Os trabalhos poderão ser assinados por até 2 (dois) autores
  • Pelo menos 1 (um) dos autores deverá estar inscrito no evento para realizar a submissão. O pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado após a divulgação dos trabalhos aprovados.  
  • trabalho completo (em formato “.doc” ou “.docx“) deverá ser enviado até o dia 15 de setembro de 2019 para o e-mail encontroarquivospessoais2019@gmail.com, acompanhado da ficha de identificação do trabalho.
  • Em caso de trabalhos escritos em coautoria, a submissãodo trabalho deverá ser feita por apenas 1 (um) dos autores
  • A lista de trabalhos aprovados será divulgada na página do evento em 1 de outubro de 2019.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  • O trabalho completo deverá ser redigido em língua portuguesa e ter extensão de até 15 (quinze) laudas, incluindo as referências bibliográficas. 
  • Para garantir o anonimato da avaliação, o trabalho não deve trazer qualquer elemento que identifique o(s) autor(es). Por isso, é preciso enviar separadamente a ficha de identificação do trabalho no momento da submissão. (clique aqui para baixar)
  • Recomenda-se utilizar o template disponível para download  (clique aqui para baixar)
  • Formatação do trabalho
    • Título:  Times New Roman; tamanho 12; caixa alta; negrito; centralizado; espaçamento 1,0.
    • Corpo do texto: Times New Roman; tamanho 12; justificado; espaçamento 1,5.
    • Notas de rodapé: Times New Roman; tamanho 10; justificado; espaçamento 1,0. As notas devem ser evitadas ao máximo e incluídas apenas como recurso explicativo. 
    • Bibliografia: Times New Roman; tamanho 10; alinhado à esquerda; espaçamento 1,0. 
  • A estrutura do texto, as citações e as referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas

CRONOGRAMA DE SUBMISSÕES

15 de julho – Abertura da chamada de trabalhos

15 de setembro – Encerramento das submissões

1 de outubro – Divulgação da lista de trabalhos aprovados

15 de novembro – Data-limite para entrega da versão final do trabalho, com eventuais correções ou ajustes

JAP 03/19 – DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS E SONOROS: INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO ARQUIVÍSTICO

Data: 28 de junho de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Fundação Fernando Henrique Cardoso. Rua Formosa, 367, 6o andar, Centro, São Paulo-SP. (Próximo à estação “Anhangabaú” do metrô) Veja o mapa

Docente:  ALEXANDRE DE ALMEIDA é bacharel e licenciado em História e mestre em Antropologia pela PUC-SP. Doutor em História Social pela USP, com pesquisa sobre documentos sonoros. Tem experiência profissional em arquivos públicos, empresariais e pessoais, com passagem pelo Museu Paulista, Museu Banespa, Memorial da América Latina, Arquivo do Estado de São Paulo e Centro de Memória Bunge. Desde 2006 é documentalista na Grifo Projetos Editoriais, atuando na organização e difusão digital dos gêneros Audiovisuais e Sonoros do acervo Presidente FHC. Trabalhou nos anos 1990 como radialista e é produtor audiovisual.

Objetivos: abordar principais aspectos da rotina de tratamento arquivístico de documentos dos gêneros audiovisual e sonoro presentes em instituições custodiadoras de acervos.

Programa: Apresentação geral;

  • O que são documentos audiovisuais e sonoros?
  • Como avaliar e descartar corretamente os suportes?
  • Como fazer análise tipológica desses documentos e garantir uma descrição eficaz?
  • Como otimizar o espaço físico do seu acervo?
  • Qual a melhor estratégia para a digitalização de documentos audiovisuais e sonoros, considerando custos e otimização do espaço virtual?
  • Visita técnica ao acervo da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Investimento: 

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)I

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 03/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código JAP03/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

OF 03/19 – PALEOGRAFIA INSTRUMENTAL

Data: ADIADA. Aguarde nova data.

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: Sonia Troitiño é doutora em História Social pela USP. Possui graduação em História pela USP, formação em Patrimônio Cultural pela Fundación Duques de Sória/Ministério de Cultura de España e em Arquivística pela Fundación Sanchez-Albornoz/Universidad de Valladolid, Espanha. Professora do Departamento de Ciência da Informação (FFC/UNESP) nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Coordenadora do Centro de Documentação e Memória da UNESP – CEDEM e presidente da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Unesp – CADA. Atuou como diretora do Arquivo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo e coordenadora do Centro de Documentação Histórica e Universitária de Marília. Coordenou diversos projetos de transcrição paleográfica.

Objetivo: Capacitar o aluno à leitura de textos manuscritos antigos e edição de transcrições paleográficas.

Público-alvo: Historiadores, arquivistas, bibliotecários, documentalistas e interessados em geral.

Programa:

  1. Origem, conceito e objeto da paleografia. 
  2. A análise paleográfica de documentos;
  3. Técnicas de leitura e transcrição de manuscritos. 
  4. Os diferentes tipos de transcrição e normas. Convenções.
  5. Exercícios práticos de leitura e transcrição

Investimento: 

Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)

Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)


Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (OF03/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF03/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br


JAP 02/19 – Estratégias de difusão em arquivos

Data: ADIADA. Aguarde nova data.

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: MARCELO ANTÔNIO CHAVES possui bacharelado e licenciatura em História (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em História Social, todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Institucional, em educação e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil – trabalho – intervenção do Estado nas relações de trabalho – industrialização – sindicalismo – São Paulo. Especializou-se em Organização de Arquivos pelo IEB/USP, com experiência em documentação e organização de arquivo. Desenvolve projetos em Arquivos, tem experiência em gestão documental, arquivos permanentes, difusão em arquivos e gestão administrativa. Editor da Revista do Arquivo – publicação on line do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Objetivos: Apresentar breve diagnóstico sobre atividades de difusão em arquivos; propor marcos conceituais balizadores para difusão em arquivos; avaliar especificidades da difusão em arquivos, relacionando-as com as áreas das chamadas ciências da informação; estimular a extroversão dos conhecimentos acumulados pelos participantes em relação ao tema a fim de proporcionar o diálogo; pôr em discussão eixos norteardes para os serviços de difusão em arquivos.

Programa: 

  • Apresentação geral;
  • Atividade interativa e integrativa para troca de informações e de expectativas;
  • Os arquivos e suas especificidades;
  • Tipologias de arquivos;
  • Breve incursão diagnóstica;
  • Análise de caso;
  • Elementos para elaboração de roteiro para implantação de serviços de difusão em arquivo;
  • Experimentação;
  • Painel conclusivo

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 02/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

[Palestra] Arquivos de artistas e a gestão de acervos de interesse público

Arquivos de artistas são fontes inesgotáveis de pesquisa, oferecendo desde dados e informações até a possibilidade de estabelecer relações entre os processos de trabalho e de criação dos artistas e sua obra propriamente dita. O tratamento e a gestão da informação nesse tipo de arquivos parte de metodologias híbridas que levam em consideração o contexto de produção, de guarda e os variados gêneros documentais que abrigam de acordo com os pressupostos estabelecidos pelos mesmos artistas.

Palestrante: MARILÚCIA BOTTALLO é doutora em Ciências da Informação e mestra em Artes pela ECA-USP, bacharel em História pela FFLCH-USP. É diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou o Núcleo de Documentação e Pesquisa. Coordenadora da Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou como museóloga no Museu de Arte Moderna de São Paulo, National Museum of American Art/Smithsonian Institute e no Museu de Arqueologia e Etnografia da USP. Coordenou o Centro de Memória da Fundação Bunge. É membro do Comitê Internacional de Musesus (ICOM), do qual foi diretora, e atualmente integra o Conselho Consultivo. Customiza, desenvolve e coordena projetos de gestão de acervos e de informação em instituições de preservação de memória. Docente de disciplinas relacionadas à salvaguarda patrimonial, documentação em museus, ética patrimonial, gestão de coleções, gestão de processos, curadoria e teoria, história dos museus.

Quando? 28 de março de 2019, às 10:00

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja como chegar.

Quanto? GRÁTIS

Vagas limitadas

Para fazer sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br