ARQ-SP CONVIDA!3

Tratamento de Documentos Fotográficos – 2

Quinta-feira, 02/07, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossas convidadas são as profissionais Renata Bassetto (Fundação FHC) e Patrícia de Filippi (Massapê Audiovisual e Estúdio 17) para dar continuidade ao debate sobre tratamento de documentos fotográficos.

A transmissão ao vivo será no perfil da ARQ-SP no Facebook.

Não esqueça: dia 02 de julho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!3
ARQ-SP CONVIDA!3
ARQ-SP CONVIDA!2

Tratamento de Documentos Fotográficos

Quinta-feira, 25/06, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossas convidadas são as professoras Anna Carla Almeida Mariz (UNIRIO) e Telma Campanha de Carvalho Madio (UNESP) para uma conversa sobre documentos fotográficos.

A transmissão ao vivo será no Facebook da ARQ-SP.

Não esqueça: dia 25 de junho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!2
Curso Centros de Memória

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) promovem curso online sobre Centros de Memória

De 14 de agosto a 06 de novembro de 2020, será realizado o curso CENTROS DE MEMÓRIA: fundamentos e perspectivas, organizado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Associação de Arquivistas de São Paulo e da Associação Brasileira de Memória Empresarial.

As aulas serão realizadas online e ao vivo, às sextas-feiras, das 15 às 18 horas.

FIQUE ATENTO!

As inscrições estarão abertas do dia 06 ao dia 17 de julho, com VAGAS LIMITADAS!

Para maiores informações, enviar mensagem para o e-mail bbm@usp.br

Curso Centros de Memória
Curso Centros de Memória
ARQ-SP CONVIDA!

8 Fatos sobre Gestão e Preservação de Documentos Audiovisuais e Sonoros

Quinta-feira, 18/06, ARQ-SP CONVIDA!

Toda quinta às 18h receberemos profissionais e pesquisadores para uma conversa sobre importantes temas da nossa área.

Nessa quinta-feira, nossos convidados são Alexandre de Almeida (FFHC) e Mauro Domingues (AN) para uma conversa sobre documentos audiovisuais e sonoros.

A transmissão ao vivo será no Facebook da ARQ-SP.

Não esqueça: dia 18 de junho, próxima quinta-feira, às 18 horas.

Esperamos vocês!

Acesse: https://www.facebook.com/profile.php?id=100015942126135

ARQ-SP CONVIDA!
ARQ-SP CONVIDA!

CE01/2020 – Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo e acervo bibliográfico

Curso especial em 4 (quatro) módulos.

ATENÇÃO: ADIADO INÍCIO DO CURSO PARA 14/03.

Vagas: 25 (vinte e cinco). Quórum mínimo para o curso ser realizado: 15 (quinze) alunos inscritos na Opção 1.

Local: Associação de Arquivistas de São Paulo (Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – térreo, Sala N – Prédio do Departamento de História da USP, Butantã)

Docente: Fernanda Brito (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5008305763502646)

O curso “Soluções de acondicionamento para documentos de arquivo e acervo bibliográfico” foi pensado tanto para o profissional que atua em arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de memória, museus e em outras instituições de documentação, quanto para estudantes de graduação, pós-graduação, cursos técnicos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Arquitetura, além de História, Ciências Sociais, Administração etc., e também para pessoas interessadas em realizar o acondicionamento de seus documentos e/ou livros produzidos em suportes, formatos e tamanhos diferentes. Está estruturado em 4 (quatro) módulos independentes, que poderão ser adquiridos em conjunto ou individualmente.

Período: O curso será realizado aos sábados, das 9:30 às 17:00 horas, uma vez por mês, obedecendo o cronograma a seguir:

Módulo 1 – Teoria e prática: documentos avulsos

Data: 14/03/2020 (data atualizada)

Manhã

9h30 às 12h30

Conceitos e materiais.

  • Apresentação e definição de conceitos: Preservação, Conservação, Conservação Preventiva e Restauração.
  • Função das embalagens e proteção.
  • Materiais utilizados para embalagens e invólucros – Qualidade Arquivística.
  • Costura simples em 8 com a programação, para uso em revistas e periódicos.

Tarde

14h às 17h

Documentos avulsos.

  • Confecção de embalagens para documentos avulsos, como certidões, atas e diplomas: folders, pastas, bifólios, envelopes, etc.

Módulo 2 – Prática: Livro brochura e capa dura

Data: 04/04/2020

Manhã

9h30 às 12h30

Livro brochura e capa dura.

  • Confecção de caixa 4 abas ou caixa em cruz.
  • Confecção de embalagens para livro brochura e/ou documentos encadernados: confecção de “Camisa ou “Cinta de proteção” e “Jaqueta de emergência (papel)”.

Tarde

14h às 17h

Livro brochura e capa dura.

  • Luva simples para livros.
  • Suportes de apoio para livros em foam-board.
  • Estrutura rígida para revistas e periódicos.

Módulo 3 – Prática: Fotografias e negativos

Data: 09/05/2020

Manhã

9h30 às 12h30

Fotografias convencionais 10×15 e negativos.

  • Confecção de embalagens para fotografia 10X15: envelope 4 abas (papel).
  • Confecção de embalagens para negativos 3,5 x 3,5: envelope 4 abas (poliéster).

Tarde

14h às 17h

Fotografias convencionais 10×15 e negativos.

  • Montagem em passe-partout para fotografia em papel.
  • Montagem em foam-board para fotografias (exposições).

Módulo 4 – Prática: Obras raras

Data: 06/06/2020

Manhã

9h30 às 12h30

Obras raras: livros, periódicos, documentos e fotografias.

  • Confecção de pasta rígida.

Tarde

14h às 17h

Obras raras: livros e fotografias.

  • Confecção de caixa rígida, estilo solander.

INVESTIMENTO

Opção 1 –Curso completo em 4 módulos

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$400,00
Aluno de Pós-graduação*R$300,00
Estudante**R$200,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$800,00
Aluno de Pós-graduação *R$600,00
Estudante**R$400,00

*Aluno de pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado). É obrigatório o envio do comprovante de matrícula referente ao ano corrente para o e-mail cursos@arqsp.org.br, assim que a matrícula for efetuada.

**Aluno regular de curso técnico ou de graduação. É obrigatório o envio do comprovante de matrícula referente ao ano corrente para o e-mail cursos@arqsp.org.br, assim que a matrícula for efetuada.

PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$400,00
NÃO ASSOCIADAR$800,00

***Para INSCRIÇÃO DE PESSOA JURÍDICA (associada ou não associada) só existe a modalidade “Profissional”. A inscrição de funcionário(s) e o pedido de empenho para servidor(es) devem ser encaminhados diretamente ao e-mail secretaria@arqsp.org.br, informando obrigatoriamente a opção do curso (1 para curso completo; 2 para módulo avulso + número do módulo), nome completo, e-mail e celular do(s) funcionário(s)/servidor(es) inscrito(s).

Opção 2 –- Módulos avulsos

Módulo 1 – Teoria e prática: documentos avulsos

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$100,00
Aluno de Pós-graduação*R$75,00
Estudante**R$50,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$200,00
Aluno de Pós-graduação *R$150,00
Estudante**R$100,00
PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$100,00
NÃO ASSOCIADAR$200,00

Módulo 2 – Prática: Livro brochura e capa dura

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$180,00
Aluno de Pós-graduação*R$135,00
Estudante**R$90,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$360,00
Aluno de Pós-graduação *R$270,00
Estudante**R$180,00
PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$180,00
NÃO ASSOCIADAR$360,00

Módulo 3 – Prática: Fotografias e negativos

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$180,00
Aluno de Pós-graduação*R$135,00
Estudante**R$90,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$360,00
Aluno de Pós-graduação *R$270,00
Estudante**R$180,00
PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$180,00
NÃO ASSOCIADAR$360,00

Módulo 4 – Prática: Obras raras

PESSOA FÍSICA – ASSOCIADOVALOR
ProfissionalR$200,00
Aluno de Pós-graduação*R$150,00
Estudante**R$100,00
PESSOA FÍSICA – NÃO ASSOCIADO VALOR
ProfissionalR$400,00
Aluno de Pós-graduação *R$300,00
Estudante**R$200,00
PESSOA JURÍDICA*** VALOR /Pessoa
ASSOCIADAR$200,00
NÃO ASSOCIADAR$400,00

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO – PESSOA FÍSICA:

Passo 1 – Fazer cadastro no site da ARQ-SP : clicar em MINHA CONTA (somente pelo computador), no menu superior. Completar os campos com os dados solicitados e sair do site para validá-los.

Passo 2 – Acessar LOJA / CURSOS: após identificar o curso desejado e a categoria correspondente, clicar no botão COMPRAR.

Passo 3 – Conferir os dados e o valor do curso. Clicar em PROCEED TO CHECKOUT.

Passo 4 – Para finalizar a compra, clique no link informado para entrar em sua área privada e completar seu cadastro com as informações solicitadas.

Passo 5 – Efetuar o pagamento na área do PagSeguro (boleto ou cartão de crédito, à vista ou parcelado).

Passo 6 – Aguardar e-mail da Associação de Arquivistas de São Paulo confirmando o pagamento do curso.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1. Não há reserva de vagas, exceção feita a pagamentos por empenho. A reserva da vaga está condicionada ao pagamento da inscrição.

2. Toda a matéria-prima utilizada nas aulas práticas do curso serão fornecidas pela ARQ-SP.

3. Os alunos levarão para casa todas as embalagens que produzirem nas aulas práticas do curso.

4. Algumas ferramentas (tesoura, régua, lápis etc.), documentos (textuais e iconográficos; folhas avulsas ou encadernados) e livros deverão ser levados pelos alunos para as aulas práticas. A ARQ-SP enviará comunicado sobre o material a ser levado, após a confirmação da inscrição.

JAP 05/19 – Diante da Imagem: Produção de conteúdo a partir de acervos

Data: 22 de novembro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa

Docente: CRISTAL DA ROCHA é doutoranda em História, Política e
Bens Culturais (FGV – Rio de Janeiro), Mestre em História
Social (USP – São Paulo), Bacharel em Arquivologia
(UFRGS – Porto Alegre). Possui experiência em arquivos
permanentes, patrimônio documental, difusão e marketing
de arquivos, além de desenvolver tese sobre a coleção de
Contatos Fotográficos do Acervo Estadão, mesmo local
onde atua como arquivista. No Acervo do jornal O Estado
de São Paulo
desenvolve atividades relativas à difusão de
conteúdos com atual foco em fotografia.

Objetivos: A proposta da oficina é demonstrar de forma teórica e
prática as possibilidades da produção de conteúdo a partir
de acervos, com enfoque em fotografia. Ampliar a
perspectiva de trabalho do profissional de instituições de
memória a partir da difusão. Estimular a percepção e o
olhar do participante para a imagem de arquivo e seus
usos.

Público-alvo: Arquivistas, bibliotecários, profissionais de acervo e
instituições de memória, jornalistas e demais interessados
em produção de conteúdo em arquivos e fotografia.

Programa:

Apresentação: a experiência inovadora do Acervo Estadão na difusão e
produção de conteúdos a partir do arquivo do jornal com
144 anos de história

Difusão em acervos e seus desdobramentos

Arquivista & profissional de acervo como produtor de conteúdo

O caminho da fotografia analógica no Acervo Estadão e os contatos fotográficos

Conteúdos do Acervo Estadão, um estudo de caso

Prática 1: Produção de Conteúdo com material inédito
do Acervo Estadão

Prática 2: Produção de Conteúdo para redes sociais

OBSERVAÇÃO: Para a realização das atividades práticas, pede-se aos alunos que levem notebook ou tablet, caso disponham destes equipamentos.

Investimento

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 05/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código JAP 05/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br


III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” – Trabalhos aprovados

Informamos que a lista de trabalhos aprovados para os painéis de comunicações orais do III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas” já se encontra disponível no site do evento.

Para ver a lista, clique aqui.

Nos próximos dias, a Comissão Organizadora enviará, por e-mail, os pareceres a todos os autores que submeteram trabalhos.


[Palestra] Arquivos permanentes: desafios para classificação e difusão

A palestra tem como objetivo apresentar os desafios encontrados no trabalho de classificação e difusão de acervos dentro do Arquivo Histórico Municipal – AHM.  O Arquivo é o departamento responsável pela guarda permanente, identificação, ordenação, conservação e divulgação do valioso conjunto documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século XVI até a primeira metade do século XX. O Acervo, de valor probatório e histórico-cultural, é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo e custodia os documentos considerados mais antigos da América Latina – as Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo (1555- 1558).

Sobre os palestrantes:

Karla Maestrini:  Possui graduação em História (2009), extensão cultural em Política e Tratamento dos Arquivos (2011), Mestre em História Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Atua nas áreas de pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. É Supervisora do Acervo Permanente do Arquivo Histórico Municipal (AHM).

Leonardo de Sá Miranda: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), e é mestrando no Programa de Pós-Graduação de História Econômica da USP. Atualmente é coordenador – Arquivo Histórico Municipal – São Paulo/SP e Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (CSA-Cultura) da Secretaria Municipal de Cultura.

Quando? 5 de novembro, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.

Quanto? GRÁTIS!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Atenção! Preencha o formulário de inscrição apenas uma vez. Seus dados ficarão registrados e você receberá a confirmação da inscrição alguns dias antes do evento.

JAP 04/19 – Gestão de Informações Pessoais (PIM)

Data: 3 de outubro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: JORGE PHELIPE LIRA DE ABREU é mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Archivos y Derechos Humanos pela Universidad Autonoma de Barcelona. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Autor do livro Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, publicado pela Associação de Arquivistas de São Paulo. Atualmente é analista de documentação da Federação Brasileira de Bancos.

Objetivos: apresentar o campo da Gestão de Informações Pessoais (PIM) como indicador de comportamento na criação, manutenção, avaliação, seleção e preservação de arquivos pessoais digitais, imprescindíveis para o tratamento desses arquivos, com vistas a elaboração de diretrizes para a produção, manutenção e tratamento de arquivos pessoais digitais.

Público-alvo: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

Programa: 

  • Os arquivos pessoais digitais na teoria arquivística;
  • Autenticidade e preservação em arquivos digitais;
  • Desafios e perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais;
  • Perspectivas da Gestão de Informações Pessoais (PIM);
  • Criação e manutenção de arquivos pessoais digitais;
  • Noções de valor em arquivos pessoais digitais;
  • Práticas de preservação digital em arquivos pessoais.

Metodologia: aula expositiva, com proposição de exercícios e apresentação de estudos de caso. 

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br