[Palestra] Arquivos permanentes: desafios para classificação e difusão

A palestra tem como objetivo apresentar os desafios encontrados no trabalho de classificação e difusão de acervos dentro do Arquivo Histórico Municipal – AHM.  O Arquivo é o departamento responsável pela guarda permanente, identificação, ordenação, conservação e divulgação do valioso conjunto documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século XVI até a primeira metade do século XX. O Acervo, de valor probatório e histórico-cultural, é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo e custodia os documentos considerados mais antigos da América Latina – as Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo (1555- 1558).

Sobre os palestrantes:

Karla Maestrini:  Possui graduação em História (2009), extensão cultural em Política e Tratamento dos Arquivos (2011), Mestre em História Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Atua nas áreas de pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. É Supervisora do Acervo Permanente do Arquivo Histórico Municipal (AHM).

Leonardo de Sá Miranda: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2011), e é mestrando no Programa de Pós-Graduação de História Econômica da USP. Atualmente é coordenador – Arquivo Histórico Municipal – São Paulo/SP e Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (CSA-Cultura) da Secretaria Municipal de Cultura.

Quando? 5 de novembro, às 14 horas

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.

Quanto? GRÁTIS!

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Atenção! Preencha o formulário de inscrição apenas uma vez. Seus dados ficarão registrados e você receberá a confirmação da inscrição alguns dias antes do evento.

JAP 04/19 – Gestão de Informações Pessoais (PIM)

Data: 3 de outubro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: JORGE PHELIPE LIRA DE ABREU é mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Archivos y Derechos Humanos pela Universidad Autonoma de Barcelona. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Autor do livro Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística, publicado pela Associação de Arquivistas de São Paulo. Atualmente é analista de documentação da Federação Brasileira de Bancos.

Objetivos: apresentar o campo da Gestão de Informações Pessoais (PIM) como indicador de comportamento na criação, manutenção, avaliação, seleção e preservação de arquivos pessoais digitais, imprescindíveis para o tratamento desses arquivos, com vistas a elaboração de diretrizes para a produção, manutenção e tratamento de arquivos pessoais digitais.

Público-alvo: profissionais de arquivo e centros de memória, estudantes de graduação em áreas afins e demais interessados.

Programa: 

  • Os arquivos pessoais digitais na teoria arquivística;
  • Autenticidade e preservação em arquivos digitais;
  • Desafios e perspectivas do tratamento de arquivos pessoais digitais;
  • Perspectivas da Gestão de Informações Pessoais (PIM);
  • Criação e manutenção de arquivos pessoais digitais;
  • Noções de valor em arquivos pessoais digitais;
  • Práticas de preservação digital em arquivos pessoais.

Metodologia: aula expositiva, com proposição de exercícios e apresentação de estudos de caso. 

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

JAP 02/19 – Estratégias de difusão em arquivos

Data: 3 de setembro de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: MARCELO ANTÔNIO CHAVES possui bacharelado e licenciatura em História (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em História Social, todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Institucional, em educação e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil – trabalho – intervenção do Estado nas relações de trabalho – industrialização – sindicalismo – São Paulo. Especializou-se em Organização de Arquivos pelo IEB/USP, com experiência em documentação e organização de arquivo. Desenvolve projetos em Arquivos, tem experiência em gestão documental, arquivos permanentes, difusão em arquivos e gestão administrativa. Editor da Revista do Arquivo – publicação on line do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Objetivos: Apresentar breve diagnóstico sobre atividades de difusão em arquivos; propor marcos conceituais balizadores para difusão em arquivos; avaliar especificidades da difusão em arquivos, relacionando-as com as áreas das chamadas ciências da informação; estimular a extroversão dos conhecimentos acumulados pelos participantes em relação ao tema a fim de proporcionar o diálogo; pôr em discussão eixos norteardes para os serviços de difusão em arquivos.

Programa: 

  • Apresentação geral;
  • Atividade interativa e integrativa para troca de informações e de expectativas;
  • Os arquivos e suas especificidades;
  • Tipologias de arquivos;
  • Breve incursão diagnóstica;
  • Análise de caso;
  • Elementos para elaboração de roteiro para implantação de serviços de difusão em arquivo;
  • Experimentação;
  • Painel conclusivo

Investimento:

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 02/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF02/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2019) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2019). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

[Palestra] – Gestão contemporânea de arquivos e centros de memória

Na próxima palestra do Arquivo Geral da USP, Silvana Goulart abordará o tema, discutindo a formação do acervo, a descrição documental no sentido contextual, construção de base de dados e otimização da pesquisa, segurança das bases de dados, os profissionais destas instituições, , ação educativa, acesso e políticas para arquivos e centros de memória.

Sobre a palestrante: SILVANA GOULART é mestre em História pela Universidade de São Paulo. Publicou o livro Sob a verdade oficial, a respeito da imprensa, censura e propaganda no Estado Novo. Especializada em Arquivologia, é coautora dos livros Tempo e circunstância, que traz proposta metodológica para o tratamento de arquivos sob uma perspectiva contextual (Fundação FHC), e Centros de memória: uma proposta de definição (Edições Sesc), ambos com Ana Maria Camargo. Dedica-se à consultoria, gestão de acervos e projetos culturais, elementos que comumente se reúnem nos centros de memória que tem organizado. 

Quando? 11 de setembro de 2019, às 14 horas.

Onde? Arquivo Geral da USP. Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária, São Paulo – SP. Veja o mapa.

Quanto? Grátis!

Para fazer sua inscrição, clique aqui

III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

Desde 2015, a ARQ-SP vem promovendo o Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”, um espaço aberto para o diálogo e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes.

Este ano, o evento será realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de dezembro e abordará as fronteiras dos arquivos pessoais com os pressupostos teóricos da Arquivologia e com os interesses de outros campos disciplinares, com palestras, mesas redondas e sessões de comunicações livres.

Trabalhos para as sessões de comunicações livres podem ser enviados até o dia 15 de setembro (veja aqui as diretrizes para submissão). O PRAZO PARA SUBMISSÃO FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO.

As inscrições para ouvintes e apresentadores de trabalho também já estão abertas.

Clique aqui para visitar o site do evento e conferir detalhes da programação, as diretrizes completas para submissão de trabalhos e mais informações sobre o evento.

Venha aprender, trocar ideias e experiências com a gente! Esperamos por você!

OF 04/19 – LABORATÓRIO DE ELABORAÇÃO DE TABELAS DE TEMPORALIDADE

Data: 20 e 21 de agosto de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Sede da Associação de Arquivistas de São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Av. Prof. Lineu Prestes 338, Sala N, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja o mapa.

Docente: MARCIA PAZIN – Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é bacharel em História pela mesma universidade e especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Docente do curso de Arquivologia UNESP. Foi responsável técnica da Códice – Memória & Arquivo Ltda. e Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Atuou como docente no curso de pós-graduação em Gestão Arquivística na FESPSP e no curso de Especialização em Organização de Arquivos do IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais.

Objetivos: apresentar os principais conceitos envolvidos na operacionalização da Avaliação Documental, a partir da realização de exercícios de discussão e anáilise para elaboração de Tabelas de Temporalidade.

Público-alvo: profissionais que atuam ou pretendem atuar em arquivos e centros de documentação, estudantes de graduação ou pós-graduação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e outros cursos de Ciências Humanas.

Programa:

Avaliação Documental: conceitos gerais
Metodologia de avaliação e instrumentos:
 – Comissão de Avaliação de Documentos: composição e atribuições 
– Tabela de Temporalidade (elementos constitutivos)
– Plano de Destinação
Exercícios práticos: 
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Pessoal
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Organizacional
– proposta de Tabela de Temporalidade para Arquivo Público 

Metodologia: aula expositiva dialogada e realização de exercícios de análise de produção documental e análise de legislação, com o objetivo de atribuição de prazos de guardas e destinação final de conjuntos documentais.

Investimento:

Profissional: R$ 200,00 (associado*) / R$ 260,00 (não associado)

Estudante**: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Empenho***: R$ 200,00 (instituição associada) / R$ 260,00 (instituição não associada)

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (OF04/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código OF04/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

Chamada de trabalhos – III Encontro “Arquivos Pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

A Associação de Arquivistas de São Paulo convida a comunidade de profissionais de arquivo, pesquisadores e estudantes a compartilhar estudos de caso, relatos de experiência, reflexões teóricas e informes de pesquisa nos painéis de comunicações livres do III ENCONTRO “ARQUIVOS PESSOAIS: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, PERSPECTIVAS”. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados como capítulos de livro editado pela ARQ-SP.

O evento, em sua terceira edição, será realizado em São Paulo, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019.

Confira detalhes da programação e as normas completas para submissão de trabalhos no site do evento (clique aqui)

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS  –  NOVO PRAZO

  • Os trabalhos poderão ser assinados por até 2 (dois) autores
  • Pelo menos 1 (um) dos autores deverá estar inscrito no evento para realizar a submissão. O pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado após a divulgação dos trabalhos aprovados.  
  • trabalho completo (em formato “.doc” ou “.docx“) deverá ser enviado até o dia 27 de setembro de 2019 para o e-mail encontroarquivospessoais2019@gmail.com, acompanhado da ficha de identificação do trabalho.
  • Em caso de trabalhos escritos em coautoria, a submissãodo trabalho deverá ser feita por apenas 1 (um) dos autores
  • A lista de trabalhos aprovados será divulgada na página do evento em 1 de outubro de 2019.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  • O trabalho completo deverá ser redigido em língua portuguesa e ter extensão de até 15 (quinze) laudas, incluindo as referências bibliográficas. 
  • Para garantir o anonimato da avaliação, o trabalho não deve trazer qualquer elemento que identifique o(s) autor(es). Por isso, é preciso enviar separadamente a ficha de identificação do trabalho no momento da submissão. (clique aqui para baixar)
  • Recomenda-se utilizar o template disponível para download  (clique aqui para baixar)
  • Formatação do trabalho
    • Título:  Times New Roman; tamanho 12; caixa alta; negrito; centralizado; espaçamento 1,0.
    • Corpo do texto: Times New Roman; tamanho 12; justificado; espaçamento 1,5.
    • Notas de rodapé: Times New Roman; tamanho 10; justificado; espaçamento 1,0. As notas devem ser evitadas ao máximo e incluídas apenas como recurso explicativo. 
    • Bibliografia: Times New Roman; tamanho 10; alinhado à esquerda; espaçamento 1,0. 
  • A estrutura do texto, as citações e as referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas

CRONOGRAMA DE SUBMISSÕES

15 de julho – Abertura da chamada de trabalhos

15 de setembro – Encerramento das submissões – SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 27 DE SETEMBRO

15 de outubro – Divulgação da lista de trabalhos aprovados

15 de novembro – Data-limite para entrega da versão final do trabalho, com eventuais correções ou ajustes

JAP 03/19 – DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS E SONOROS: INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO ARQUIVÍSTICO

Data: 28 de junho de 2019, das 10:00 às 17:00

Local: Fundação Fernando Henrique Cardoso. Rua Formosa, 367, 6o andar, Centro, São Paulo-SP. (Próximo à estação “Anhangabaú” do metrô) Veja o mapa

Docente:  ALEXANDRE DE ALMEIDA é bacharel e licenciado em História e mestre em Antropologia pela PUC-SP. Doutor em História Social pela USP, com pesquisa sobre documentos sonoros. Tem experiência profissional em arquivos públicos, empresariais e pessoais, com passagem pelo Museu Paulista, Museu Banespa, Memorial da América Latina, Arquivo do Estado de São Paulo e Centro de Memória Bunge. Desde 2006 é documentalista na Grifo Projetos Editoriais, atuando na organização e difusão digital dos gêneros Audiovisuais e Sonoros do acervo Presidente FHC. Trabalhou nos anos 1990 como radialista e é produtor audiovisual.

Objetivos: abordar principais aspectos da rotina de tratamento arquivístico de documentos dos gêneros audiovisual e sonoro presentes em instituições custodiadoras de acervos.

Programa: Apresentação geral;

  • O que são documentos audiovisuais e sonoros?
  • Como avaliar e descartar corretamente os suportes?
  • Como fazer análise tipológica desses documentos e garantir uma descrição eficaz?
  • Como otimizar o espaço físico do seu acervo?
  • Qual a melhor estratégia para a digitalização de documentos audiovisuais e sonoros, considerando custos e otimização do espaço virtual?
  • Visita técnica ao acervo da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso

Investimento: 

Profissional: R$ 100,00 (associado*) / R$ 130,00 (não associado)

Estudante**: R$ 50,00 (associado*) / R$ 65,00 (não associado)

Empenho***: R$ 100,00 (instituição associada) / R$ 130,00 (instituição não associada)I

Para fazer sua inscrição, acesse a loja virtual da ARQ-SP e selecione pelo código da atividade (JAP 03/19)

Para inscrição com pagamento por empenho, entrar em contato com secretaria@arqsp.org.br. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

  1. Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas de São Paulo (arqsp.org.br). Clique em MINHA CONTA no menu superior e preencha as informações solicitadas.
  2. Após realizar seu cadastro, saia do sistema para validar os dados.
  3. Acesse a LOJA da ARQ-SP, clique em CURSOS, e depois na opção adequada, de acordo com a categoria desejada (Selecione pelo código JAP03/19).
  4. Realize a compra do curso, seguindo o passo a passo informado pelo site.
  5. “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.

(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para diretoria@arqsp.org.br cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.

(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é  preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.

(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail diretoria@arqsp.org.br

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: secretaria@arqsp.org.br