CPBA

Projeto CPBA

O Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos – CPBA foi criado com o objetivo de ampliar o conhecimento a preservação dos acervos documentais por meio de um programa de informação e intercâmbio. Suas atividades se realizam em cooperação com um grande número de instituições.

Durante sua existência, o Projeto CPBA criou e alimentou uma página com o intuito de reunir e disseminar o conhecimento atualizado sobre a preservação de documentos e registros em papel, som, filme, fotografia e meio digital.

A Conservação Preventiva é vinculada a muitas áreas de conhecimento. Por esse motivo a ARQ-SP aceitou a proposta de contribuir para a preservação dos acervos brasileiros, compartilhando parte da experiência do Projeto CPBA, além da coleção de 53 títulos de literatura sobre preservação, traduzida para o português.

 

  • Sobre o Projeto

O Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, CPBA foi idealizado em 1994 por um grupo de pessoas preocupadas com a preservação dos acervos documentais brasileiros. As condições climáticas a que estão expostos nossos registros documentais reforça a necessidade de serem elaboradas políticas continuadas, por meio das quais seja possível evitar o acelerado processo de degradação química, o ataque de insetos e micro-organismos e a consequente falência de nossos acervos de memória. A Conservação Preventiva é sem dúvida a opção mais viável em termos de custos e de resultados.

Como esta prática era pouco difundida, este grupo, constituído de representantes de 19 instituições, entre arquivos, bibliotecas, museus e universidades, considerou que seria necessário desenvolver um amplo processo de informação e conscientização sobre a importância da Conservação Preventiva. Primeiramente era preciso disponibilizar, em nosso idioma, uma literatura básica que pudesse atender tanto a iniciantes como a docentes. Como base para a difusão deste conhecimento foram então identificados textos técnicos estrangeiros sobre temas prioritários, para tradução.

A partir desta seleção o grupo cooperativo pôde contar com o apoio técnico da organização norte-americana Commission on Preservation and Access (atualmente incorporada ao CLIR – Council on Library and Information Resources), para a elaboração deste Projeto, que veio a ter o apoio financeiro da fundação norte-americana Andrew W. Mellon e de VITAE, Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. A Fundação Getulio Vargas, como parceira, responsabilizou-se pela administração financeira dos recursos do Projeto e o Arquivo Nacional cedeu espaço e recursos humanos, inclusive para a coordenação. Um número crescente de instituições aliou-se, a partir de então, ao Projeto.

Em 1997, o Projeto CPBA publicou uma seleção de 53 títulos sobre a conservação preventiva de livros e documentos, de filmes, fotografias e meios magnéticos. Estes textos tratam do planejamento e do gerenciamento de programas institucionais, do controle das condições ambientais, da prevenção contra riscos e do salvamento de coleções, em situações de emergência, da armazenagem, conservação e reformatação, envolvendo os recursos da reprodução eletrônica, da microfilmagem e da digitalização.

A distribuição destes textos foi gratuita, beneficiando instituições que haviam respondido a um questionário até outubro de 1997, tendo sido incluídas no Banco de Dados do Projeto. Ainda em 1997, o Projeto iniciou o processo de difusão por meio de seminários organizados nas cinco regiões brasileiras, com a colaboração de instituições cooperativas, formando um grupo de multiplicadores, que por sua vez organizaram novos seminários e cursos, estimulando a prática da conservação preventiva nas instituições. Esse desdobramento é o mais importante resultado do projeto CPBA.

Em 1998, o Projeto CPBA recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. No mesmo ano, recebeu um segundo aporte financeiro de seus patrocinadores, objetivando a consolidação das ações empreendidas. Até junho de 2001, o Projeto CPBA já contabilizava mais de 130 eventos realizados em todo o país, somando mais de 6.000 pessoas envolvidas.

O Projeto agradece o generoso apoio recebido de seus patrocinadores e das instituições cooperativas, brasileiras e estrangeiras, reconhecendo que sem esta parceria nada teria acontecido. Deseja também agradecer aos autores e editores das publicações disponibilizadas, por terem cedido gratuitamente os direitos autorais.

Considerando que a fase do Projeto apoiada pela Fundação Mellon se encerra em junho de 2001, o grupo cooperativo espera encontrar, em continuidade, colaboradores e parceiros no Brasil, para que o processo de difusão do conhecimento da preservação não seja interrompido.

 

Rio de Janeiro, junho de 2001.

Ingrid Beck

Coordenadora do Projeto CPBA

 

  • Objetivos

Difundir o conhecimento de preservação e estimular o intercâmbio e a cooperação entre os profissionais atuantes na área da preservação de acervos, para que se consolide a prática da Conservação Preventiva nas instituições.

Desenvolver e manter uma Rede de Informação com dados atualizados sobre a preservação de acervos e sobre as atividades de preservação nas instituições brasileiras, por meio de:

  • Publicações sobre preservação;
  • Recursos Didáticos;
  • Seminários e cursos;
  • Banco de dados;
  • Mapa da Preservação.

 

  • Publicações

Em 1997, o Projeto CPBA publicou uma seleção de 52 títulos sobre a conservação preventiva de livros e documentos, de filmes, fotografias e meios magnéticos. Estes textos tratam do planejamento e do gerenciamento de programas institucionais, do controle das condições ambientais, da prevenção contra riscos e do salvamento de coleções, em situações de emergência, da armazenagem, conservação e reformatação, envolvendo os recursos da reprodução eletrônica, da microfilmagem e da digitalização.

Reunidos em 23 cadernos temáticos, estes textos, somando mais de mil páginas, foram impressos com uma tiragem de dois mil exemplares e doados a colaboradores, instituições de ensino e demais instituições cadastradas no banco de dados do Projeto.

Esta segunda edição revisada, com uma tiragem de mais dois mil exemplares, pretende, em continuidade, beneficiar as instituições e os profissionais de ensino, e todas aquelas instituições inscritas no banco de dados depois de 1997, que não chegaram a receber os textos.

O Projeto CPBA lança também, em primeira edição, o Manual do RLG sobre Microfilmagem de Arquivos. Este manual recebe o número 53, do conjunto de publicações.

Todos os textos disponíveis para download podem ser reproduzidos e utilizados para fins não comerciais, desde que citadas as devidas referências bibliográficas, os créditos aos autores e ao Projeto CPBA.

 

Você precisará do plugin Acrobat Reader para visualizar as publicações.

 

  • ACONDICIONAMENTO

1 a 9- Caderno técnico : Armazenagem e manuseio

Conteúdo do Caderno:

1- Métodos de armazenagem e práticas de manuseio – ed. Sherelyn Ogden

2- A limpeza de livros e de prateleiras – ed. Sherelyn Ogden

3- A escolha de invólucros de qualidade arquivística para armazenagem de livros e documentos – ed. Sherelyn Ogden

4- Invólucros de cartão para pequenos livros – ed. Sherelyn Ogden

5- A jaqueta de poliéster para livros – ed. Sherelyn Ogden

6- Suporte para livros: descrição e usos – ed. Sherelyn Ogden

7- Montagens e molduras para trabalhos artísticos e artefatos em papel – ed. Sherelyn Ogden

8- Mobiliário de armazenagem: um breve resumo das opções atuais – ed. Sherelyn Ogden

9- Soluções para armazenagem de artefatos de grandes dimensões – ed. Sherelyn Ogden

 

  • CONSERVAÇÃO

10 a 12- Caderno técnico : procedimentos de conservação

Conteúdo do Caderno:

10- Planificação do papel por meio de umidificação – ed. Sherelyn Ogden

11- Como fazer o seu próprio passe-partout – ed. Sherelyn Ogden

12- Preservação de livros de recortes e álbuns – ed. Sherelyn Ogden

13- Manual de pequenos reparos em livros – Robert J. Milevski

 

  • MEIO AMBIENTE

14 a 17- Caderno técnico : meio ambiente

Conteúdo do Caderno:

14- Temperatura, umidade relativa do ar, luz e qualidade do ar: diretrizes básicas de preservação – ed. Sherelyn Ogden

15- A proteção contra danos provocados pela luz – ed. Sherelyn Ogden

16- Monitoramento da temperatura e umidade relativa – ed. Sherelyn Ogden

17- A proteção de livros e papéis durante exposições – ed. Sherelyn Ogden

18- Isopermas: uma ferramenta para o gerenciamento ambiental – Donald K. Sebera

19- Novas ferramentas para preservação – avaliando os efeitos ambientais a longo prazo sobre coleções de bibliotecas e arquivos – James M. Reilly, Douglas W. Nishimura e Edward Zinn

 

  • EMERGÊNCIAS

20 a 25- Caderno técnico : administração de emergências

Conteúdo do Caderno:

20- Planejamento para casos de emergência- ed. Sherelyn Ogden

21- Segurança contra perdas: danos provocados por água e fogo, agentes biológicos, roubo e vandalismo – ed. Sherelyn Ogden

22- Secagem de livros e documentos molhados – ed. Sherelyn Ogden

23- A proteção de coleções durante obras – ed. Sherelyn Ogden

24- Salvamento de fotografias em casos de emergência – ed. Sherelyn Ogden

25- Planilha para o delineamento de planos de emergência – ed. Sherelyn Ogden

26 a 29- Caderno técnico : emergências com pragas em arquivos e bibliotecas

Conteúdo do Caderno:

26- Controle integrado de pragas – ed. Sherelyn Ogden

27- A proteção de livros e papel contra o mofo – ed. Sherelyn Ogden

28- Como lidar com uma invasão de mofo: instruções em resposta a uma situação de emergência – Lois Olcott Price

29- Controle de insetos por meio de gases inertes em arquivos e bibliotecas – Nieves Valentin e Frank Preusser

 

  • PLANEJAMENTO

30 a 32- Caderno técnico : planejamento e prioridades

Conteúdo do Caderno:

30- Planejamento para preservação – ed. Sherelyn Ogden

31- Políticas de desenvolvimento de coleção e preservação – ed. Sherelyn Ogden

32- Planejamento de um programa eficaz de manutenção de acervos – Karen Garlick

33 a 36- Caderno técnico: Planejamento de preservação e gerenciamento de programas

Conteúdo do Caderno:

33- Desenvolvimento, gerenciamento e preservação de coleções – Dan Hazen

34- Seleção para preservação: uma abordagem materialística – Ross W. Atkinson

35- Considerações complementares sobre “Seleção para Preservação” : uma abordagem materialística – Margaret Child

36- Implementando um programa de reparo e tratamento de livros – Robert J.Milevski, e Linda Nainis

37- Programa de planejamento de preservação: um manual para auto-instrução de bibliotecas ed. Jan Merril-Oldham e Jutta Reed-Scott

38- Considerações sobre preservação na construção e reforma de bibliotecas: planejamento para preservação – Michael Trinkley

 

  • FOTOGRAFIAS E FILMES

39- Preservação de fotografias: métodos básicos de salvaguardar suas coleções – Peter Mustardo e Nora Kennedy

40- Guia do Image Permanence Institute (IPI) para armazenamento de filmes de acetato – James M. Reilly

41- Indicações para o cuidado e a identificação da base de filmes fotográficos – Monique C. Fischer e Andrew Robb

 

  • REGISTROS SONOROS E FITAS MAGNÉTICAS

42- Armazenamento e manuseio de fitas magnéticas – um guia para bibliotecas e arquivos – John W.C. Van Bogart

43- Guarda e manuseio de materiais de registro sonoro – Gilles St. Laurent

 

  • REFORMATAÇÃO

44 a 47- Caderno técnico : reformatação

Conteúdo do Caderno:

44- O básico sobre o processo de digitalizar imagens – ed. Sherelyn Ogden

45- Microfilme de preservação: plataforma para sistemas digitais de acesso – Lee C. Jones

46 – O processo decisório em presevação e fotocopiagem para arquivamento – Gay Walker

47- Controle de qualidade em cópias eletrostáticas para arquivamento – Norvel M.M. Jones

48- Microfilmagem de preservação: um guia para bibliotecários e arquivistas – ed. Lisa Fox

49- Do microfilme à imagem digital – Donald J. Waters

50- Uma abordagem de sistemas híbridos para a preservação de materiais impressos – Don Willis

51- Requisitos de resolução digital para textos: métodos para o estabelecimento de critérios de qualidade de imagem – Anne R. Kenney e Stephen Chapman

52- Preservação no Universo Digital – Paul Conway

53- Manual do RLG para microfilmagem de arquivos – Nancy E.Elkington

  • Associação de Arquivistas de São Paulo
    ARQ-SP
  • Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Térreo Sala N
    CEP: 05508-000 - São Paulo - SP
  • Telefone / Fax: (11) 3091-3795
    Email: contato@arqsp.org.br